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Compra nova máquina de estrada

SLB4EVER

Member
Boas,

Sou o feliz proprietário desta máquina: http://www.forumciclismo.net/showthread.php?8421-Rose-pro-sl-2000
mas estou a pensar fazer um upgrade...

Orçamento +- 3.000,00€

Basicamente estou indeciso entre três modelos:

Opção 1

http://www.rosebikes.com/bike/rose-...cuV-14YGL-14YGM-153WF-15Kmr-17faN-1Ff6k-1Ff6l

Creio ser uma opção muito equilibrada já com Di2, não chega a 3.000,00€ e o peso anda abaixo dos 7 kg


Opção 2

http://www.rosebikes.com/bike/rose-xeon-cdx-3100-di2/aid:756153

Travão de disco com Di2, ultrapassa um pouco o orçamento e o peso é de 7,6 kg

Opção 3

http://www.cannondale.com/nam_en/20...ynapse-carbon/synapse-carbon-ultegra-di2-disc

Ultrapassa um pouco o orçamento... e peso...


Uma das grandes dúvidas que tenho é se efectivamente existe uma grande diferença de performance entre uma bicla abaixo de 7 kg comparativamente com outra de 8 kg, creio que este é um tema bastante perplexo e quanto a mim o que mais importa é efectivamente a qualidade do equipamento, não sou um obcecado pelo peso baixo, porém acredito que deve haver benefício directo duma bicicleta mais leve.
Acredito que existam muito mais opções, nomeadamente Focus; Canyon; Giant e por ai fora, mas por agora estas são aquelas que me alegram mais a vista, de referir que estou a ponderar fazer o investimento lá para o fim deste ano ou início de 2016 e claro que estou curioso com os novos modelos que estão na forja...
Apenas para concluir informo que normalmente faço +-180 km por semana, tendo pedalar 3 a 4 vezes por semana e ao domingo é quando faço mais km´s.
Não faço competição, mas gosto de participar nalguns Granfondos com o objectivo de chegar ao fim e cumprir com os objectivos proposto :cool:

Boas pedaladas e aguardo vossos comentários/opiniões ;)
 

sync1

Member
As diferentes coisas que acho que deves ter em conta:
Geometria:
Ambos os quadros têm geometrias diferentes, se já fizeste um fit na tua compara e vê qual te deves encaixar melhor. Se ainda não fizeste um fit aconselho-te a faze-lo antes de comprares uma bike desses valores.
Travões:
A meu ver os travões de disco só compensam em tempo de chuva. Geralmente adicionam 500g ao peso total e em tempo seco não são melhores que uns bons travões normais.
Transmissão:
Será que vale a pena a diferença de preço entre o mecânico e o electrónico? O Ultegra Di2 é mais caro e pesado que o mecânico. Nunca experimentei mas também acho que é uma coisa que dispenso.

Por 3000€ eu escolheria a Rose XEON CDX 3000 (Ultegra mecânico) e um bikefit, também já andei com ela debaixo de olho durante algum tempo.
Se puderes esperar, a Canyon vai lançar a Ultimate (sem travões de disco) lá para Outubro / Novembro, juntamente com novos modelos com travões de disco.
 

SLB4EVER

Member
Obrigado sync1 pelos concelhos.
Efectivamente já fiz 1 bike fit mais a sério numa loja da Specialized, mas não fiquei inteiramente satisfeito e como tal no próximo mês vou investir mais um pouco e vou efectuar um teste a sério com o Cabreira.
Relativamente aos travões, normalmente 90% das minhas voltas são em piso seco e muito raramente sai quando está a chover.
Em relação ao Di2 tenho um amigo que tem e está muito satisfeito, mas com os pratos ovais Rotor aquilo também não faz milagres e por vezes até apita ao passar de um para o outro, em termos de afinação é muito bom e depois tem a vantagem "mariquice" de estar em sintonia com o Garmin...
Como não tenho pressa estou tranquilo, aliás acho que a Rose que tenho dá e sobra para as minhas voltas, pois com idade que tenho (45 anos) não espero milagres, mas a vida não é só trabalho/casa casa/trabalho....
Em termos da Rose ou Canyon quanto mais tecnologia mais problemas posso vir a ter com alguma avaria e sua garantia, relativamente à Cannondale tenho uma loja bem perto de casa e claro, as vantagens são imensas embora nunca tenha tido qualquer problema com a manutenção da minha Rose efectuada normalmente nessa loja.
Parece-me que o pessoal anda preguiçoso ou está de férias, pois esperava mais comentários relativamente a este tema, não só relativamente às bicicletas, ams também relativamente à vantagem (ou não) do peso mais ou menos baixo.
Eu continuo a achar que há beneficio directo numa bicicleta mais leve, mas acima de tudo pelo tipo de material usado...vamos ver...

Abraço e boas pedaladas :cool:
 

Pintas

Member
Olá SLB4EVER, o peso de -1kg a nível profissional e segundo os estudos dá a vantagem de +\- 20 segundos numa subida de 5km com 7% de inclinação. Ou seja numa volta de 100 km para um ciclista amador faz uma diferença de +\- 15 minutos. Se fazes Granfondos mas o objetivo principal é chegar ao fim não me parece que o peso seja muito importante. Hoje em dia estão mais virados para a moda da aerodinâmica, segundo alguns entendidos esta faz mais diferença que o peso.
Mas se te preocupada com o peso na bike e da sua implicação na performance dá uma vista de olhos nestes links.http://www.forumciclismo.net/showthread.php?11766-Peso-da-Bike-VS-Performance-o-desmontar-do-mito!!!
Abraço
 

Noudar

New Member
Este tópico vem mesmo a calhar . . .

Estou igualmente com as mesmas dúvidas.
Pretendo adquirir 2 bikes; Uma de BTT, já escolhida a Radon Black 29 10.0 e outra de estrada Endurance.
Neste momento as opções são 4:
- Canyon CF 9.0 SL 2.700,00 € - https://www.canyon.com/pt/road/endurace/ - 7 kg - Dura-Ace - Esgotada !
- Rose Xeon Team CGF 4000 - 3 000,00 € - http://www.rosebikes.es/bike/rose-xeon-team-cgf-4000-746569/aid:746650 - 7 Kg - Dura-Ace - não tem o meu nº 50 !
- Trek Domane 5.2 - 2 900,00 € - http://www.trekbikes.com/us/en/bikes/road/endurance_race/domane/domane_5_2_compact/ - Ultegra - 7.7 kg
- Cannondale Synapse Carbon Ultegra Di2 Disc - 3 200,00 € - http://www.cannondale.com/nam_en/20...ynapse-carbon/synapse-carbon-ultegra-di2-disc - 8 kg - Ultegra Di2 Disc

Conclusões ( minhas ) :

Uma é Americana, outra Canadiana, duas Alemãs, sendo uma montada na Alemanha. Em preço e material a Canyon parece imbatível. Para mim tem uma desvantagem, não utiliza 11 x 32.
A Rose acredito seja uma excelente opção. É quase num produto artesanal. Tem a vantagem da configuração, mas não fazem o nº 50. Out . . .
A Trek parece ser uma vanguardista, cheia de pormenores. Made in USA . . .
A Cannondale é diferente. Travões de disco, pneu 700x28, usa 11 x 32 - Minha favorita. O preço está em promoção na Bikezone.

Resumindo.

Vivo no estrangeiro, numa cidade gigantesca, onde andar de bike é um caos, vou regressar a Portugal, para curtir a reforma passeando de bike, rodando pelos nossos belos campos e pela estrada.
Pretendo possuir boas máquinas, modernas e leves que ajudem a emagrecer uns bons quilos e a desfrutar. A ver se me aguento nas subidas . . .

Um Abraço a todos
Noudar
 

Martins

Well-Known Member
Tanta máquina fantástica.
Porque é que eu não plantei uma árvore de dar notas no jardim???

Eu escolhia a Trek
 
Eu gosto muito das canyon acho que têm uma relação qualidade preço imbatível, não a descartes simplesmente pela cassete que trás, isso é o mais barato e fácil de alterar.
 

SLB4EVER

Member
Olá SLB4EVER, o peso de -1kg a nível profissional e segundo os estudos dá a vantagem de +\- 20 segundos numa subida de 5km com 7% de inclinação. Ou seja numa volta de 100 km para um ciclista amador faz uma diferença de +\- 15 minutos. Se fazes Granfondos mas o objetivo principal é chegar ao fim não me parece que o peso seja muito importante. Hoje em dia estão mais virados para a moda da aerodinâmica, segundo alguns entendidos esta faz mais diferença que o peso.
Mas se te preocupada com o peso na bike e da sua implicação na performance dá uma vista de olhos nestes links.http://www.forumciclismo.net/showthread.php?11766-Peso-da-Bike-VS-Performance-o-desmontar-do-mito!!!
Abraço


Pintas,

Estudo muito interessante, sinceramente não tinha a noção que 1 kg podia fazer tanta diferença, mas creio que a norma não pode ser aplicada de uma forma tão directa...
Por exemplo, na volta deste último domingo considero que estive muito próximo do meu limite...(sem abusar em demasia) https://www.strava.com/activities/359247482 , analisando esse método de uma forma directa, considerando que a minha bicicleta actual tem 8 kg, se tivesse uma bicicleta de 7 kg podia melhorar o tempo em +- 10 minutos fazendo o mesmo esforço o que considero algo de extraordinário....:cool:
Relativamente às aerodinâmica para mim não é o ideal, pois tenho alguns problemas na coluna e a posição demasiado radical não é para mim.
Por último tenho mais uma máquina para juntar às opções...é um pouco mais cara, mas enche-me as medidas https://www.canyon.com/pt/road/ultimate/ultimate-cf-slx-9-0-sl.html creio que se optar pela compra on-line vou optar por uma máquina mais tradicional, sem sistema Di2 e provavelmente sem travões de disco.

Abraço e boas pedaladas para todos,
 

Noudar

New Member
Eu gosto muito das canyon acho que têm uma relação qualidade preço imbatível, não a descartes simplesmente pela cassete que trás, isso é o mais barato e fácil de alterar.

Em abstrato, gosto da Canyon, nunca possui nenhuma. O binómio qualidade / preço é muito valorizado. Os novos modelos de 2016 vão ser divulgados a meio deste mês e a meados de Outubro, começam a ser comercializados. Era uma excelente opção, mas não quero perder o verão. Ainda não fiz a escolha definitiva, está para breve.
 

DMA

Well-Known Member
Olá SLB4EVER, o peso de -1kg a nível profissional e segundo os estudos dá a vantagem de +\- 20 segundos numa subida de 5km com 7% de inclinação. Ou seja numa volta de 100 km para um ciclista amador faz uma diferença de +\- 15 minutos. Se fazes Granfondos mas o objetivo principal é chegar ao fim não me parece que o peso seja muito importante. Hoje em dia estão mais virados para a moda da aerodinâmica, segundo alguns entendidos esta faz mais diferença que o peso.
Mas se te preocupada com o peso na bike e da sua implicação na performance dá uma vista de olhos nestes links.http://www.forumciclismo.net/showthread.php?11766-Peso-da-Bike-VS-Performance-o-desmontar-do-mito!!!
Abraço

Pintas não percebi as contas.
Do que tenho visto em termos de dados, há variação nos valores, não parece haver consenso. Mas muitos apontam para algo como 2,5 a 3 s/km de ganho numa subida de 8% por cada kg de peso retirado.


Vamos imaginar um cenário extremo:

O pessoal que fez os testes e cálculos foi muito conservador nos números e o que se poupa são 5 s/km por cada kg retirado.
E que vamos fazer uma volta bruta de montanha em que faríamos 5 subidas de 12 km com 8% de inclinação. Isso daria 4800m de acumulado só nestas subidas. São 5 subidas cada uma delas com 960m de desnível.
Pouparias então na passagem duma bike de 8 kg para 7 kg algo como 5*5*12 = 300 s
Logo numa volta extrema e usando um rácio muito favorável pouparias 6 minutos.
Usando um rácio mais real, e que é o que normalmente uso (3 s/km por cada kg) pouparias algo como 5*3*12 = 180 s (3 minutos)
A questão é que a altimetria não é feita toda em subidas de 8%, muita é feita em subidas de menor %; assim sendo a poupança por km cai bastante.
E o peso a menos na descida teoricamente fará perderes tempo ...

Logo num percurso brutal, com 4800 de altimetria (reais, não é de apps :p ) sempre a 8% pouparias menos de 3 minutos.
 

SLB4EVER

Member
Boas,

Efectivamente este último cenário apresentado vai mais de encontro aquilo que eu tinha em ideia.
Mais uma vez creio que a qualidade do material (mesmo com mais peso) pode fazer a diferença pela positiva.
Como já referi anteriormente a minha bicicleta actual está com 8 kg, eu tenho 1,74 m e 68 kg de peso.
Muitas vezes a descer tenho dificuldade em acompanhar os meus colegas e enquanto eles vão relativamente tranquilos, eu tenho de ir constantemente a pedalar para não ficar para trás...a subir por vezes a história já é outra ;)
Cada vez mais estou inclinado para uma bicicleta entre os 7kg / 7,5kg tentando investir logo também numas boas rodas...vamos ver...:cool:
 

otnemeM

Member
Eu gosto muito das canyon acho que têm uma relação qualidade preço imbatível, não a descartes simplesmente pela cassete que trás, isso é o mais barato e fácil de alterar.
Isto mesmo. A cassete até é barata para quem fala nestes valores e pode ser simultaneamente um upgrade. 60€ Ultegra 6800 (já sabes é que não é compatível com cage curto).
 

Pintas

Member
Olá DMA e SLB4EVER, posso ter-me enganado nas contas, no entanto a idéia que queria passar acho que ficou. Ou seja para o SLB4EVER é extraordinário fazer menos 10 minutos numa volta de cerca de 80km, para mim numa volta de 100km mais 15 ou menos 15 minutos é irrelevante, logo para mim não faz sentido gastar dinheiro a tirar peso à bikes, enquanto que para o SLB4EVER, já faz todo o sentido. Contínuo a dizer que cada um tem que ver o que é importante para si.
Abraço.
 

Wawando

Well-Known Member
Bom dia,
Recentemente andei na mesma tarefa de trocar de bike com quase o mesmo orçamento e dilemas de escolha.
Em relacao ao peso é simples: com esse orcamento tenta comprar uma bike que pese 7kg. 8kg é muito e para ser mais leve e preciso mais €€€.
Acho que o di2 nao é uma mariquice, vale mesmo a pena. Em relacao aos discos acho que n vale a pena so daqui a 3 geracoes de bikes quando o mercado dos quadros, componentes e rodas estiver mais maduro.
Todas as opcoes aqui apresentadas sao mt boas, escolhe a que achares mais bonita! Eu optei por investir num cervelo s3 com di2 e utilizar os componentes que ja tinha.
Abc e boas escolhas!!
 

SLB4EVER

Member
Olá Pintas,

Para mim também acaba por ser irrelevante + ou - 15 minutos numa volta de 100 km, mas se com - 1kg na bicicleta posso fazer - 15 minutos utilizando o mesmo esforço, ai sim acho bastante extraordinário :cool:
De resto acho que com o meu peso, tanto a rolar em grupo como a descer acabo por perder.
Vamos aguardar pelos modelos que estão na calha para sair em breve ;)

Boas pedaladas!
 

DMA

Well-Known Member
Olá DMA e SLB4EVER, posso ter-me enganado nas contas, no entanto a idéia que queria passar acho que ficou. Ou seja para o SLB4EVER é extraordinário fazer menos 10 minutos numa volta de cerca de 80km, para mim numa volta de 100km mais 15 ou menos 15 minutos é irrelevante, logo para mim não faz sentido gastar dinheiro a tirar peso à bikes, enquanto que para o SLB4EVER, já faz todo o sentido. Contínuo a dizer que cada um tem que ver o que é importante para si.
Abraço.

Olá Pintas :)
Concordo, cada um é que terá que ver as suas prioridades.
Não há dúvidas que com menos peso será mais rápido a subir. A questão é quanto.
E foi isso que eu quis por em perspectiva, os valores que vocês estavam a avançar eram irrealistas.
Ninguém vai ganhar 10-15 min numa volta de 80-100 km (mesmo que dura em termos de altimetria) por tirar 1 kg a uma bike.
Há ganhos e basta usar os dados que referi para ter-se uma noção que serão muito mais baixos. O que não quer dizer que não existam. Lá está; cada um é que deve refletir se a bike começa a apresentar um preço que para si começa a deixar de fazer sentido.

Concordo com o Wawando.
Entre os 7 kg e 7,5 kg encontras grandes máquinas (em termos de estética, qualidade, conforto, rodas, transmissão) que ficarão dentro do teu orçamento.
Acho que se acabares com uma bike que com grades, suportes de GPS, selim que tu gostes, pneus ao teu agrado e pedais (no fundo o peso real) que fique abaixo dos 8 kg ficas muito bem servido. Não entres em maluquices para ires muito abaixo disso. Não te esqueças que os pros vão para estrada com bikes de 6,8 kg (reais). Se andares com uma bike de 7,5 kg (a minha por exemplo pesa 7,7 kg) estarás com menos de 1 kg a mais que a bike dum ciclista WT. Nada mal hã? :) Como vimos 1 kg mesmo num GF não é nada demais.

E como disse o Wawando. Os bikes com discos vão estar "em ponto de rebuçado" com mais uns 2/3 anitos em cima. Vão ser uns brinquedos engraçados :)
 

SLB4EVER

Member
Boas,

O site da Canyon já disponibiliza muitos modelos de 2016, sinceramente fiquei um pouco decepcionado, pois esperava mais opções Di2 / travões de disco (esperava também mais da gama Endurance).
Relativamente à Rose, recebi um e-mail a informar que até ao fim do mês vão disponibilizar os novos modelos de 2016 e pelo "pouco que mostraram" vai haver muita novidade :cool:, vamos ver....

Boas pedaladas;
 
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