• Olá Guest , participa na discussão sobre o futuro desta comunidade neste tópico.

Colnago C59 Versus Colnago M10

golfsc

New Member
Boas!!

Terminada a época de 2012 penso já ser possivel descrever a comparação entre estas duas fantásticas bicicletas. A época foi mais ou menos dividida nestas 2 máquinas pelo que cada uma deve de conter cerca de 4500 a 5000km, e assim estou á vontade para dizer:

Colnago C59 - Têm a pesada herança da C40 que quanto a mim será sempre a tábua de comparação entre todo e qualquer quadro de carbono bem como é o quadro mais vitorioso de sempre até aos dias de hoje pelo facto de ter sido usado 10 anos (+ 1 em prototipo por Tony Rominger) em Pro Tour por equipas como a Lampre, Mapei, Rabobank, entre outros... Ao andar numa C40 a absorção de impactos era fabulosa e a rigidez do quadro imperial, no entanto o Pré B-Stay acusava deficiências no sprint e descida (a minha C40 era Pré B-Stay), no entaanto consegue ser corrigido com a introduçção do B-Stay na escora e dos famosos losangulos HPs já nos ultimos modelos C40. O quadro C50 (HM Carbon) parecia perfeito (já com a opção slooping - situação não introduzida antes pelo motivo de Ernesto Colnago ser um defensor apenas das geometrias tradicionais, agora rendido ao factor comercial e aos novos estudos em que ele desenvolve angulos novos para o poder introduzir), no entanto o aumento da rigidez levou á introdução das interiores junções de Titânio que o tornavam um pouco pesado, mas a nível de Performance - algo do outro Mundo!
A C59(HM Carbon) é simplesmente bem mais leve e fantástica e é neste momento a unica bicicleta a ser produzida em Cambiago Italia visto que todos os outros exemplares são produzidos para a Colnago na fábrica da Giant em Taiwan. Tive a oportunidade de fazer uma Volta a um País este ano com a C59, as estradas foram péssimas, no entanto a bicicleta teve sempre performances incriveis, sobe bem, desce bem, sprinta-se bem - É um verdadeiro topo de gama, e tudo o que dizem sobre ela é verdade, a sua rigidez permite que ao efectuar a potência de pedalada não se perca nada na sua transmissão, independentemente de sermos cicloturistas ou atletas de competição andar numa C59 é um prazer onde nem precisamos nem queremos estar acompanhados, pois façamos 4 ou 5 horas não sentimos monotomia porque sentimos sempre uma harmonia especial com a máquina.

Colnago M10 - O modelo abaixo da C59 (também usada por Pierre Roland no Tour em vez da C59 igual a Voeckler), partilha a escora e forqueta da C59 mas o quadro é todo ele um monoquoque feito com o mesmo carbono na fábrica da Giant em Taiwan. NOTA: Esta é a melhor bicicleta que já alguma vez tive!! Arrisco mesmo dizer que as bicicletas se podem atribuir idade AM10 e DM10, esta bicicleta curva, desce e sobe como o DIABO!! um ciclista mau a descer fica bom e um bom fica um Deus Vivo, a absorção de impactos é melhor que C59, nos rolos tem muito, mas muito menos torção que a C59... o design é mais atractivo, o Sprint até dá vontade de querer passar com o corpo todo onde nem sequer passa uma roda, e para finalizar é o quadro mais leve de sempre da Colnago!! ambas as bicicletas são a minha medida em 52 slooping mas na realidade a M10 têm lá qualquer coisa de diferente - Angulos concerteza!! (numa prova que fiz este ano na Suiça em que chovia na Montanha recuperei 7 minutos em 18km de descida e colei aos 4 fugitivos da frente - Não arrisquei nada, simplesmente a bicicleta não foge nem sai de estrada). é fantástica e para o topo de gama custa cerca de menos 1200€. Nunca a venderei !!
Grande Abraço


COLNAGO C40 - www.dhelvetia.com


COLNAGO C50 - www.dhelvetia.com


COLNAGO C59 - www.dhelvetia.com


COLNAGO M10 - www.dhelvetia.com
 

ivan

New Member
sim senhor, pelos comentarios até da vontade de ter uma, é bom que apareça alguem a dar feedback destas maquinas italianas, para quem esta de fora saber sobre elas, penso que sejam as primeiras aqui no burgo.
continuaçao de boas pedaladas
 

golfsc

New Member
sim senhor, pelos comentarios até da vontade de ter uma, é bom que apareça alguem a dar feedback destas maquinas italianas, para quem esta de fora saber sobre elas, penso que sejam as primeiras aqui no burgo.
continuaçao de boas pedaladas

A C59, penso que já há ai pelo menos mais uma ou duas, a M10 não sei... O feedback é bom, no entanto acho que é importante realçar a forma como a Giant teve a capacidade de com os materias (carbono) da Colnago fazer um quadro tão maravilhoso como o M10 na sua fábrica que quanto a mim supera a C59.
Abraços
 

cezinho

New Member
ando a apreciar ultimamente quadros sem sloping e por isso tenho me virado muito para a C59 que gosto muito mesmo.
onde é possivel comprar uma C59 em portugal?
sabes o peso do quadro?
Obrigado
 
ando a apreciar ultimamente quadros sem sloping e por isso tenho me virado muito para a C59 que gosto muito mesmo.
onde é possivel comprar uma C59 em portugal?
sabes o peso do quadro?
Obrigado

gostas destas?:))..é a versão do 150th aniversario da Republica Italiana.

2012_colnago_c59_italia_150th.jpg


acho a mais bonitas das 59s

Se não estou errado o quadro pesa a volta de 950 gr...1kg max na medida 53....tubos anilhados com conjunções em carbonio por isso as medida são custom...a m10 acho um monoscocca por tanto cumpra medida standard....há um video giro no site Colnago onde mostra todas as fases da construção desta bike.A c59 80 acho a mais procurada:), fizeron muitas versões na Italia desta bike,há tambem a C59 disk!
Cezinho...acompanha tambem o mercado italico que no fim do ano há sempre lojas que devem fazer limpeza.....tu conheces os italicos como são impacientes no ter o modelo 2013.

ciao
 

golfsc

New Member
ando a apreciar ultimamente quadros sem sloping e por isso tenho me virado muito para a C59 que gosto muito mesmo.
onde é possivel comprar uma C59 em portugal?
sabes o peso do quadro?
Obrigado

Olá,
O peso do quadro é aproximadamente 1 Kg, em Portugal não te safas porque o importador demora não sei quantos meses a mandar vir isto!! É incrivel mas é verdade, e depois ainda te tenta vender uma CLX pelo meio!!! Já para não dizer que não me levaram a sério quando eu disse que queria comprar uma C59 e uma M10... enfim. Sim , tens a opção sem Slooping neste modelo,
Cumps
 

jimlizard

Member
A M10 é muito boa mas, é mais uma bicicleta como outra qualquer na estética.
A C59 é intemporal, com um design clássico que é um sonho. Fica especialmente bem na opção de geometria tradicional, ou seja, sem sloping. ;)
 

golfsc

New Member
Boas!!
Claro a opinião de cada um têm que ser respeitada. Eu pessoalmente também sou um bocado Vintage e prefiro as linhas clássicas, no entanto para a minha necessidade (porque faço ai umas corridazitas), a performance também conta e na minha opinião a M10 supera a C59 em todos os aspectos. Relativamente á Geometria tradicional tenho uma C50 que não a quero vender precisamente por ser um 55,5 geometria tradicional e por ser dificil de arranjar por ai, no entanto o angulo de slooping da Colnago é perfeito e preciso e só notas a vantagem face ao tradicional em subidas com mais de 20% de inclinação. A descer a Colnago com slooping não é falsa ao contrário de muitas outras marcas, o slooping Colnago dá um centro de gravidade perfeito até aos 27% a partir dai já consegui levantar a roda da frente a subir sentado num "cotê" na Bélgica!! Portanto a Geometria Tradicional para Portugal Basta, para subidas de inclinações impensáveis o slooping ganha vantagem com a alteração do CG.
Abraço
 
Top