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Ciclovias

Karne

Active Member
Boas,

Uma pequena rectifciação - onde disse "ciclovia Nazaré - Àgua de Medeiros" queria dizer ciclovia Nazaré - Praia do Osso da Baleia", Obrigado.

Boas pedaladas
 

mario_ajp

New Member
Ciclovias para quê eu sou contra. Tenho carta de automóvel, com equivalência para motas da categoria A1, independentemente do veículo que conduza tenho o direito de andar na estrada. Ando mais depressa que alguns velocípedes com motor, temos de nos organizar e exigir os mesmos direitos dos outros velocípedes, o meu também tem "motor". Mesmo quando corro, piso a estrada no lado que achar mais seguro, pode ser no sentido contrário ao trânsito ou não, faço as curvas sem visibilidade sempre pelo lado de fora. Na ciclovia partilhada corro sempre no lado em contra-mão para poder ver se vem alguém de bicicleta.

Eu evito estradas com ciclovia quando vou com a fininha, se a polícia me mandar parar para passar para lá, mantenho a minha, recuso-me e vou a pé!

Ao andar na cicloiva há riscos de furar, cair, chocar ou empenar uma roda nos desníveis ao cruzar estradas.
 

Armando

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Quanto à ciclovia Nazaré - Àgua de Medeiros, aberta recentemente, não é de todo apropriada ao treino. Conheco-a bastante bem e raramente a utilizo. Vou sempre pela estrada. Efetivamente já recebi algumas apitadelas e bocas (boas e más), mas nunca tive a sorte de ter um condutor mais inflamado a parar. Como diz o Aldo Lima na rábula da tourada, picam e chamam o touro mas depois fogem a sete pés a galope. Enfim, atitudes.

Não tenho conhecimento que a Policia tivesse multado alguém, e não multará se levar em linha de conta o estado desta ciclovia em concreto.

Boas pedaladas,


Olha que ja ouvi falar de dois ciclistas,que tiveram as bikes apreendidas e foram deixados a pé perto do "Samouco", por se recusarem a ir para a pista.
Ainda a semana passada fui interpelado pela GNR a deslocar-me da estrada para a pista, entre as Pedras-Negras e Praia Velha. Acabei por não o fazer,dizendo que não tinha entrada e que mais à frente o faria. Quando realmente o tentei fazer ja perto da Praia Velha,tive que regressar rapidamente à estrada,pois os caminhantes eram por demais e não havia condições para andar na pista.

É por todos este motivos que eu não gosto de andar em estradas que tenham ciclovias e prefiro andar pelas outras estradas nacionais.
 
Uma duzia de ciclistas a "limpar" a ciclovia as pessoas percebem logo para que servem... o problema é mesmo a falta de uso, se tivesse um vai e vem constante todos os dias ninguém se metia em cima.
 

pedrofeijo

New Member
Pior mesmo é que, algumas ciclovias por incrivel que pareça , por vezes são piores que andar numa estrada de terra batida.Tenho o exemplo daquela que foi feita do Laranjeiro ao Fogueteiro , nem sequer foi nivelada ,mandaram para lá o cimento e devem ter alinhavado aquilo com uma tabua das obras.Ora para andar naquilo ,só com a de btt ,e ,mesmo assim é melhor que tenha suspensão total.
 

zekosta

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POr cá existem ciclovias em alguns troços da EN 327, (zona das praias do Furadouro, Torreira e S. Jacinto)uma estrada super-concorrida pela malta da zona, bem como na EN109-5 entre a Ponte da Varela e Estarreja. Todavia, o problema é o já apontado: ciclovias estreitas, com peões, bicicletas mais lentas e muito sujas, com caruma de pinheiro, areia e pinhas.
Para não correr o risco de ter problemas com a polícia, devo ser dos poucos que evita rolar nesses percursos e prefiro 1000 vezes ir para zonas de serra, com menos trãnsito e sem pelotões (aos fins-de-semana são literalmente milhares).
 

ivan

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ciclovias em portugal apenas conheço as que fizeram em braga, que mais valia estar quietos e nao ter gasto o dinheiro, foram por a estrada mais estreita, para criar uma faixa de rodagem ridicula com 1 metro de largura e piso que mais parece calçada, se nao tivessem feito nada a estrada dos carros tinha largura que dava para todos agora mal da para os carros e somos obrigados a rolar em cima daquela COISA.
as daqui da Suiça sao impecaveis as de cidade sao na faixa dos carros apenas separadas por um traço amarelo sempre que der podemos ultrapassar, as junto a nacional sao faixas de 2 a 3 metros de largura em que apenas encontramos bikes e por vezes maquinas agricolas a aceder aos campos.
aqui é possivel ir de Zurich a Genebra sem andar na estrada dos carros apenas por ciclovias ou estradas de serviço as plantaçoes.
Portugal ainda tem imenso a aprender tanto o condutor como o Governo
 

ruialex

New Member
Eu vou deixar o meu testemunho... Costumo frequentar a Ciclovia do Dão, entre Santa Comba Dão e Viseu.

Em termos de paisagem é muito bonita, especialmente a natureza, tem muitas casas bonitas e construções interessantes, estão a ser recuperados alguns edifícios de antigas estações, tem um comboio antigo numa das estações, duvido que qualquer um de vós tenha visto muito melhor na vida.

Tem um bom restaurante no início da ecopista em Viseu, tem pelo menos um bar em funcionamento mais ou menos a meio

A construção é recente, tem alguns buracos e algumas irregularidades mas nada que incomode, além disso tem equipas de manutenção.

Aos fins de semana é provável que seja muito frequentado. Tenho ido durante a semana e anda-se sem problemas.

Alguns de vós já devem conhecer mas decidi deixar o meu testemunho, pelo menos um positivo depois de tantos negativos.

E tem mais um ponto positivo, para quem conhecer a região, cruza muitas vezes a antiga estrada de Santa Comba Dão para Viseu. Podem fazer a ciclovia toda, podem sair em troços da estrada, tem umas subidas interessantes perto de Faíl.
 

pratoni

Well-Known Member
Eu fui lá em agosto do ano passado e fi-la toda, ida e volta, Santa Comba Dão - Viseu - Santa Comba Dão (+-98kms).

A única critica que tenho seria, na altura, em certos sítios (pincipalmente nos concelhos de S.C.Dão e Tondela) bastante sujidade devido a deslizamentos de terras e que já estavam a provocar algum desgaste/ireegularidades na mesma.

De resto é bem fixe, sim!!
 

ruialex

New Member
Quanto aos deslizamentos de terra, existem de vez em quando mas as equipas de manutenção limpam. Quando lá passou devia ter acontecido há pouco tempo.
 

lcarlos

New Member
Acabo de voltar de férias e aproveitei para algumas pedaladas matinais com a BTT com rodas de estrada (a fininha ainda não está pronta) normalmente entre Altura e V.R.S. António, Castro Marim e Monte Gordo ou para o outro lado para Tavira ou para o interior. Ora a EN125 está cada vez mais estreita e construiram uma ciclovia paralela à estrada que vai mais ou menos da Praia Verde até V.R.S. António mas, a mesma é sobrelevada face à estrada e cada vez que se cruza com um acesso a uma casa ou quinta lá temos uma mini descida de 15 cms seguida de uma mini subida (chegam a existir 4 ou 5 seguiadas) ou um desvio de 3 metros para direita para tornear uma paragem de autocarros seguido de um desvio de 3 metros para a esquerda. Além disso, foram alisadas com uma tábua como referia o Pedro Feijó, pelo que vamos "muita contentes aos saltinhos"...

Quando ia para Monte Gordo, não deu para ultrapassar um ciclista mais lento pois a largura não dá para tal (e eu estou mais magro) pelo que tive de ir para a estrada. Além disso, serve de Parque de Estacionamento junto da entrada do Parque de Campismo de Monte Gordo. Para além dos carros estacionados um pouco por todo o lado e felizmente que às 08 da manhã, os passeantes eram poucos mas entre duas casas, num acesso apareceu-me um carro para entrar na estrada quando ia a passar e este foi o "cagaço do dia".

Assim, no primeiro dia tentei, mas desisti pouco tempo depois, pois a velocidade era ridícula e os riscos eram muitos. Fui para a estrada pois claro e nos dias seguintes, mudei de volta.

Não tenho nada contra as Ciclovias, mas as mesmas deviam ser construídas com a colaboração de quem sabe do assunto e avaliadas após a contrução (o betumioso irregular não fazia de certeza parte do caderno de encargos da Câmara Municipal...) senão, são caminhos para ir ao pão. De certeza que há um conjunto de regras de construção e de segurança a que as ciclovias têm de obedecer. Ou não?

Se a utilização é obrigatória, então como no exemplo contado pelo Armando, a GNR tal como lhe chamou a atenção por não estar a utilizar a ciclovia, também com a mesma veemência tem de chamar a atenção aos passeantes, corredores, passeadores de cães, de carrinhos de bebé, etc., para a utilização abusiva que estão a fazer.

Boas Pedaladas,

LCarlos
 

osicran

New Member
Não vou pronunciar-me radicalmente a favor ou contra as ciclovias. Entendo que como quase tudo na vida, têm vantagens e inconvenientes e essas vantagens e esses inconvenientes estão muito dependentes de um conjunto de circunstâncias de utilização que variam muito de caso para caso.

Naturalmente que pelotões muito numerosos, como acontece muito por exemplo entre a Ponte da Varela e a Torreira, inviabilizam completamente a utilização da ciclovia devido à falta de largura e à frequência simultânea de muitos caminhantes pedestres, incluindo crianças e idosos, nos dois sentidos. Mesmo grupos mais pequenos, de cinco, seis, sete ou oito ciclistas, correm riscos na sua segurança devido à quantidade de utilizadores e aos diferentes ritmos que utilizam, além de que a via é única para os dois sentidos. Ou seja, se a ciclovia naquele percurso nos dá inegavelmente segurança em relação aos automóveis, por outro lado concentra num espaço sem dimensão para tal um grande conjunto de utilizadores com formas de utilização do espaço muito heterogéneas, o que potencia o risco de acidente. É este o quadro habitual aos fins de semana, particularmente da parte da manhã.

Por outro lado e cingindo-me à mesma ciclovia, nos dias de semana e fora do período de Verão, a utilização baixa consideravelmente por parte de ciclistas e principalmente de pedestrianistas e nessa altura, com a excepção dos tais pelotões de muitos ciclistas, então parece-me francamente vantajosa a utilização da ciclovia pela protecção que nos dá em relação à circulação automóvel.

Pessoalmente, faço a minha opção ciclovia/estrada em cada momento e conforme as circunstâncias, mas também já me aconteceu ser interpelado por um carro-patrulha a intimar-me para passar para a ciclovia. Seria bom que os agentes de autoridade estivessem devidamente informados sobre as condições de segurança das ciclovias e fossem sensíveis ao bom senso, em vez da ordem cega para o cumprimento dos sinais de utilização obrigatória. Seria óptimo (e inteligente) que as ciclovias não fossem de utilização obrigatória, mas apenas de utilização aconselhada. Na minha perspectiva de utilizador frequente da bicicleta e às vezes de marchante a pé.

Outra aspecto relevante e que vemos frequentemente descurado é o estado de manutenção dos pavimentos e particularmente da sua limpeza. Nos casos que conheço melhor e concretamente nas ciclovias entre a Ponte da Varela e Estarreja e entre a Foz do Rio Mau e Paradela do Vouga, nos concelhos, respectivamente, da Murtosa e de Sever do Vouga, as respectivas autarquias tiveram o mérito de construir ciclovias com bons pisos e boas ou razoáveis delimitações e protecções laterais, mas esqueceram-se de que é absolutamente fundamental cuidar periodicamente da sua limpeza para que elas possam ser usadas. Tanto uma como outra, mais a murtoseira, encontram-se habitualmente num estado de sujidade lamentável e perigoso para os ciclistas. No caso desta última, o pavimento tem lá de tudo, folhas das árvores, pequenos ramos, areia (muita!), terras arrastadas pelas rodas dos tractores que as cruzam, pequenas pedras, silvas, fenos, dejectos de cavalo, vidros e plásticos de um qualquer acidente automóvel, enfim!... No caso da ciclovia severense é mais o problema das folhas das árvores que ali ficam depositadas meses a fio e que no Inverno e em dias de chuva transformam o piso em manteiga...

Vai longa a exposição. Ouvi ontem num telejornal que (finalmente!!!) parece que um governo se prepara para legislar no sentido da protecção rodoviária dos ciclistas. Aguardemos com a esperança de que saia algo feito por quem conhece a realidade da utilização da bicicleta e não apenas pelos burocratas dos gabinetes e que não se esqueçam também destes condicionalismos que envolvem a utilização das ciclovias...
 

jocarreira

Well-Known Member
Desculpem estar a desenterrar este tópico, mas o assunto enquadra-se aqui e não há necessidade de abrir outro tópico.

Hoje estava a circular numa ciclovia que também é partilhada por peões, e como de costume as pessoas em grupo andam umas ao lado das outras para poderem conversar. Ora, eu quando vejo um grupo desses que circula no mesmo sentido que eu (não há possibilidade de me verem antecipadamente), grito alto "Cuidado!" com bastante antecedência para as pessoas olharem para trás e se chegarem para o lado.

Acontece que iam duas senhoras com um miúdo pequeno mais à frente, eu abrandei e gritei "Cuidado!", elas viraram-se para mim e abriram o meio da pista para mim indo cada uma para um lado, sendo que o miúdo ficou num dos lados. Eu vi o meio aberto, certifiquei-me que me tinham visto e deixei-me ir no meio da pista. Nem sequer ia a pedalar porque estava lá um miúdo e já se sabe como são irrequietos, portanto deixei-me simplesmente ir.
Vocês já devem estar a ver o filme. No momento em que ia a passar pelas duas senhoras o miúdo lembrou-se de ir para o outro lado e eu não tive reacção possível e abalroei-o. Fiquei um pouco magoado, queimaduras, arranhões e pisadelas e pelos vistos (felizmente) o miúdo também só teve o mesmo que eu e um valente cagaço.

Chamou-se uma ambulância que levou o menino, mas penso que estará bem tendo em conta a situação (nada partido). Os pais (o pai apareceu logo a seguir) foram 5* comigo, a mãe admitiu logo que eu não tive culpa nenhuma, preocuparam-se também comigo e o pai até disse que não valia a pena eu ficar lá à espera da ambulância se eu não estivesse magoado. Eu disse que não, e fiquei até colocarem o miúdo na ambulância até porque também estava preocupado. Ainda pensei em deixar o meu contacto para me dizerem se o menino tinha ficado bem, mas algo me fez não arriscar: eu estava sozinho, não conheço as pessoas e, apesar de parecerem simpáticos, podiam a certa altura lembrar-se de me entalar...

Feita a descrição do meu acidente, a partir de agora vou pensar seriamente em circular pela estrada mesmo que haja a tal ciclovia, isto quando verifique que circulam peões na mesma.
Eu sou uma pessoa respeitadora, inclusive paro nos semáforos e já vi muitos ciclistas a não o fazerem, mas agora tenho medo de circular por ali. Isto deixa-me frustrado porque se eu vou na estrada sujeito-me a levar com um carro em cima, se eu vou na ciclovia sujeito-me a aleijar-me a sério e até a aleijar alguém.

Quando vocês circulam nas ciclovias (e pelo que li, são poucos a fazê-lo) de que maneira chamam a atenção das pessoas que vão de costas para vós? É que nunca se sabe a reacção das pessoas, mesmo quando estas são alertadas a tempo: umas vão para a esquerda, outras para a direita...

O material (bicicleta) nem se estragou muito, só uns arranhões num dos hood, que eu tratei logo de igualar do outro lado quando cheguei a casa (cansaço + excesso de confiança + curva apertada + pedras = chão). Enfim, um domingo nada simpático...
 

20fps

Member
Viva, felizmente nada de grave nem contigo nem com o miudo.

As ciclovias em portugal raras excepções, são terríveis. A largura é mínima e estão sempre cheias de gente. Raramente são construídas a pensar em nós, mas sim porque é moda e dá votos. Se circulas usa campainha e anda bem devagar sempre que vires alguém.
 

pratoni

Well-Known Member
uma buzina ou campainha que se oiça a sério.

Tirando isso não estou a ver outra solução.

O pior são as pessoas que vão com auscultadores, mas aí não há muito a fazer...
 

pratoni

Well-Known Member
O problema em Portugal é que a maioria das ciclovias não passam de passeios pintados de outra cor.

Vê-se claramente que não foram muito bem pensadas para promover o uso exclusivo de bicicletas
 

Magic 10

New Member
Na Holanda e na Alemanha as ciclovias também são só passeios e bordas de estrada pintados de outra cor a diferença está no respeito e nas leis

Lá ao contrario daqui não vês as pessoas a circular nas ciclovias

O pessoal lá raramente avisa quem lá anda pura e simplesmente vão contra as pessoas e não estão preocupados nos cruzamentos ou rotundas que não têm sinalização para as bikes

São mentalidades diferentes e não podemos crer mudar isso de uma hora para a outra

Este tipo de mudanças leva o seu tempo!!!

Penso que já é positivo o aparecimento das ciclovias e de que cada vês mais gente usa a bike como meio de transporte mas não nos podemos comparar a países onde praticamente é tudo plano

O pessoal que anda a treinar não circula nas ciclovias!!!
 
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