• Olá Guest , participa na discussão sobre o futuro desta comunidade neste tópico.

Ciclovias

RJLA

New Member
Na sequência do tópico sobre as regras de trânsito, esta alínea despertou-me para abrir um outro tópico sobre uma questão que me tem incomodado:

Artigo 78.º - Pistas especiais
1- Quando existam pistas especialmente destinadas a animais ou veículos de certas espécies, o trânsito destes deve fazer-se por aquelas pistas.


Para quem conhece a as estradas junto à costa entre Nazaré, São Pedro de Moel, Vieira de Leiria e Pedrógão sabe há uma série de ciclovias paralelas à estrada. A questão é que quando vou andar para esses lados nunca circulo na ciclovia, e por uma razão muito simples. É que a dita ciclovia está minada de detritos de árvores, nomeadamente pinheiros, e invadida em alguns troços por areia, ao ponto de bloquear uma roda. Ora, perante este cenário considero estas ciclovias muito perigosas para circular com uma bicicleta de estrada, quer em relação a quedas, quer em relação a furos. Isto já para não falar que essas ciclovias são muito frequentadas por peões e ciclistas ocasionais em passeio com os míudos. Opto por circular na estrada, mesmo sabendo que tenho uma ciclovia ao lado. Obviamente já levei algumas buzinadelas e comentários menos agradáveis de automobilistas que acham que eu não devia circular na estrada! Pelo polícia nunca fui abordado, mas qualquer dia ainda calha.
O que fazem nestes casos? Circulam sempre nas ciclovias, independentemente do estado destas?
 

tranquilo

Active Member
Boas!
Conheço perfeitamente essas ciclovias (vivo em Monte Real) e realmente faço pouco uso delas por causa das raizes de pinheiro que ao crescerem dão cabo delas. Quem costuma andar nelas é o pessoal com bike de BTT em que este problema não é tão preocupante.
Portanto tenho usado a estrada e quase todo o pessoal de fininha que tenho visto por aí faz o mesmo. Ir a 35/40km/h e de repente apanhar com umas "lombas" que podem furar um pneu e causar uma queda é algo que não me apetece sequer pensar....

Abraço
 

rotiv1959

New Member
É uma pergunta pertinente. Por acaso na minha zona as poucas que existem estão em bom estado. A policia se quiser pode actuar. Apesar de estar de acordo contigo porque fazia o mesmo, o certo que o argumento, agora vestindo a pele de policia, do mau estado da ciclovia não pega porque o estado da maior parte das nossas estradas também é bastante mau, principalmente no interior.
 

Burning Dogma

New Member
A maioria das que conheço estão sempre cheias de pessoas a correr ou a passear os cães, portanto não são muito recomendáveis para ciclistas.
 

fogueteiro

Active Member
Eu também sou dos que fuge dessas vias. As que temos aqui na minha zona, estão sempre apinhadas de crianças em bicicletas, de patins, pessoal a correr, etc, etc, o que na realidade não é nada compatível com o tipo de andamentos que habitualmente levamos.
 

Man_In_Blue

New Member
se no nosso país se respeitassem as ciclovias eu perferia usalas pois nao gosto muito de andar sempre lado a lado com automoveis, mas como na minha zona, Porto e Gaia, as ciclovias que existem sao pras pessoas andarem nelas e pararem a falar entre outras coisas, prefiro ir sossegado pela estrada e assim corro menos riscos de acidentes e vou em paz sem stressar com inumeros individuos.
 
há 15 dias fiz a ciclovia toda de São Pedro Moel até ao Sitio da Nazaré e não vi areia que bloqueasse as rodas, quanto às raízes, sim. mas só são mais perigosas até ao desvio para Vale Furado (o bocado da Nazaré até ao Vale Furado).
 

tranquilo

Active Member
Pois, fizeste-a há 15 dias, tenta ir lá depois da época balnear. Já agora aproveita e vai até à Praia da Vieira para veres se não é preciso ter cuidado com as raízes, pinhas (!) e com a caruma (parece manteiga) :)

Por causa disso eu costumo andar na estrada para não me preocupar com isso. No entanto a semana passada fiz esse percurso desde o corte para a Garcia até à Praia das Paredes (e depois para a Nazaré por Pataias) e como fui com um colega meu que ainda não está habituado a andar de fininha fomos quase sempre na ciclovia nas calmas... Agora, quando quero rolar a sério nessa zona nunca ando na ciclovia para não ter sustos.

Boas pedaladas
 

ivan

New Member
as ciclovias que tenho aqui até são boas, a excepção de gente a passear o cão e a par de outro a conversar, escolho sempre das 11 as 14 para circular tem menos gente.
já em Braga será que é para rir! cortaram 1 metro a estrada tornando-a mais estreita e perigosa a circulação, para fazer uma miséria de piso com 1 metro de largura que é menos confortável e seguro que o paralelo, eu evito essa via prefiro a dos automóveis, a dita "ciclovia" esta limitada dum lado por guias e do outro passeio sendo ambos mais altos que a ciclovia, a mínima distracção provamos o alcatrão e muitas vezes aparecem patos bravos em contra mão.
 

RJLA

New Member
O problema é que no caso da ciclovia de S. Pedro de Moel e Nazaré os automobilistas buzinam os ciclistas que não vão na ciclovia. Pelo menos já me aconteceu diversas vezes. É que nem se dão ao trabalho de pensar um bocadinho, olhar para o estado da ciclovia, ver se reune condições para se circular em segurança e colocarem-se no lugar dos ciclistas. Certamente também circulariam pela estrada.
 

20fps

Member
As ciclovias q conheço, são as de Lisboa e arredores. Sempre cheias de gente a passear os caninos e famílias pipoca a "suar" de bicicleta. Mas alguma vez aquilo dá para andar de bicicleta?! Bem sei que somos obrigados... mas calma lá.
 

prates

New Member
Boas.
Imaginem só um grupo de 20 ou 30 ciclistas a circular nas ciclovias de cascais zona do guincho e no cartaxo com as entradas para as vivendas nem pensar.
 

paradawt

Moderador
Eu sou um péssimo exemplo... Nunca nunca nunca circulo numa ciclovia. O porquê?! Normalmente porque como são locais de menor movimento, acumulam mais detritos que provocam furos.

É uma opção minha, à minha responsabilidade.

Além do mais, poucas são as ciclovias em Portugal que são dignas de serem chamadas como tal.

Cumprimentos.
 

dekeriel

Member
Por experiência própria acreditem que na Holanda e Dinamarca há ciclovias que chegam a acumular transito de bicicletas de centenas de metros :)
Mas não se pode comparar com portugal, são culturas diferentes, mentalidades diferentes, terrenos diferentes, orçamentos diferentes, originados por politicas erradas desde 1900 e poucos, mas a culpa não é só dos políticos, é também das pessoas que nunca tiveram grande interesse em andar de bicicleta logo não era preciso ter ciclovias. Nos Países Nórdicos as pessoas "sempre" andaram de bicicleta e as ciclovias nasceram por necessidade.
 

Pato_Kamikaze

New Member
Na ciclovia de Gaia não ha esse problema de raizes de arvores e assim mas como o man in blue disse as inumeras pessoas que la circulam dificultam a tarefa de um ciclista.
Hoje mesmo fui por la dar 1 voltinha e tiver de parar umas quantas vezes porque as excelencias estavam na pista sem a minima preocupaçao e ainda por cima se meteram a mandar vir, enfim.
 

torrao

New Member
Para mim as ciclovias ou a maior parte delas não foram feitas para as bicicletas de estrada, são muito estreitas por vezes muito sujas por se situar em zonas de praias ou mesmo zonas de alguma vegetação por ter muito movimento de peões e em algums casos como na minha zona há zonas da ciclovia que não foram alcatroadas por ser zona ecologica ficaram em terra batida bom para o btt por isso eu tb não uso a ciclovia.
 

M1962

New Member
Olá
Partilho da opinião que no geral as ciclovias não são adequadas ás fininhas,especialmente quando vamos a ritmos mais elevados.
Naturalmente que haverá excepções mas no geral há no piso toda a especie de detritos,pedras,gravilha,areias,vidros,etc.e conforme sabem uma ciclovia depois de concluida ,jamais é limpa,em zonas mais urbanas o pessoal que anda a pé mesmo com passeio muito largo tem que andar e "estacionar" na cavaqueira em plena ciclovia.Portanto uso as ciclovias ocasionalmente,dependendo do seu estado,ritmo a que circulo,e densidade de ocupação.

Abraço

Mário
 

Karne

Active Member
Boas,

Como é evidente, as ciclovias, pelo menos a maioria, não é apropriada a quem anda de fininha e principalmnete quem vai a treinar com um andamento elevado e constante. Servem apenas para a prática do chamado desporto saudável de fim de semana, isto é, passear o cão, contar as novidades e recolher as fofoquices, bem como mostrar o bronze :rolleyes:. Estas práticas querem-se em lugares mais seguros e por via disso criaram-se as ciclovias.

Quanto à ciclovia Nazaré - Àgua de Medeiros, aberta recentemente, não é de todo apropriada ao treino. Conheco-a bastante bem e raramente a utilizo. Vou sempre pela estrada. Efetivamente já recebi algumas apitadelas e bocas (boas e más), mas nunca tive a sorte de ter um condutor mais inflamado a parar. Como diz o Aldo Lima na rábula da tourada, picam e chamam o touro mas depois fogem a sete pés a galope. Enfim, atitudes.

Não tenho conhecimento que a Policia tivesse multado alguém, e não multará se levar em linha de conta o estado desta ciclovia em concreto.

Boas pedaladas,
 
Top