• Olá Guest , participa na discussão sobre o futuro desta comunidade neste tópico.

Ciclismo a arte de sofrer

cutkiller

Well-Known Member
E porque não? Conheces a subida em questão? A contas referem-se apenas à subida do S. Macário e não à volta toda, como é óbvio.

Matematicamente é impossível :p

Se 1010metros é a altura... 9000metros a distância percorrida até atingir os 1010metros.... e se começar a partir dos 0 metros... Nunca na vida tens 10% de inclinação média..

pareceu-me ser esses os dados da súbida... mas posso ter interpretado mal... se é o caso peço desculpa.
 

cutkiller

Well-Known Member
Ahh está melhor :D :D :D

Mesmo assim está um pouco abusado...

Mas para ajudar ao que estou a dizer.... a formula é: G = ((Amáxima – Aminima) / Distancia) x 100

Mas desculpem lá o off-topic em que nada tem a ver com o tópico! ;)
 

duchene

Well-Known Member
cutkiller, os ciclistas são como pescadores. Dão pouca importância à matemática.

No entanto o Daniel já respondeu com o segmento strava. A minha admiração e o tom na resposta prendeu-me mais com o facto de pensar que achaste completamente irrealista o valor de 10% numa subida tão longa e nem tanto com o facto de matematicamente ser 1% a mais do que o permitido pelo cálculo... ;)
 

grouk

Active Member
cutkiller, os ciclistas são como pescadores. Dão pouca importância à matemática.

No entanto o Daniel já respondeu com o segmento strava. A minha admiração e o tom na resposta prendeu-me mais com o facto de pensar que achaste completamente irrealista o valor de 10% numa subida tão longa e nem tanto com o facto de matematicamente ser 1% a mais do que o permitido pelo cálculo... ;)

Exatameny e o que achei também daí ter ido buscar
 

Bernalve

Well-Known Member
O Strava arredonda o valor médio de inclinação no site. No entanto na aplicação do telemóvel o strava não arredonda.
 

JorgeFerreira97

Active Member
Se entrares na equipa vais correr com a tua bicicleta ou uma qualquer que eles tenham lá? Sabes alguma coisa coisa sobre isso?
Para treinos e provavelmente as provas deve ser com a bicicleta que tenho a não ser que eles me disponibilizem alguma melhor que tenham lá para as provas o que até pode ser possível, mas estás interessado em que te responda a mais alguma coisa ou essa questão foi só por curiosidade?

jorgeferreira supnho que tenhas 17 anos pelo 97... Vou dar a minha opiniao... Tenho 16 anos e tambem vou entrar para uma equipa amadora aqui da zona o Viseu2001, ja ando a uns 3 anos mas so desde o ano passado altura da primavera e que comecei a treinar a "serio" ía com um grupeto de 4 ou 5 ciclistas como eu e faziamos cerca de 50 km 22/24km/h isto porque quebravam todos visto que sou de uma zona montanha (BEIRA-ALTA) comecei a gostar mais de ciclismo e comecei a sair sozinho e nunca passava 3 dias sem treinar isto e o mais importante, nunca passar mais de 4 dias sem treinar, porque se passar vais sentir nas pernas a falta de ritmo... continuei a treinar ate chegar aos 70km 25km/h isto atingi este ano por volta de Fevereiro/Março. Posso dizer-te que agora faço sempre + de 80km as vezes ate passo dos 100 e com medias a rondar os 27/30km/h. Um percurso que custumo fazer é : Pindelo-Viseu-Sao pedro do Sul-Serra do S.Macario (1010m, 9km a 10% media)-Castro Daire-Pindelo sao cerca 95km 1650m altitude acumulada ... a 4 meses fazia 21 de media agora faço 27km/h... Desejo-te boa sorte e que treines muito para nao deixares escapar a roda dos outros :)
Sim caro membro tenho 17anos e também a minha evolução foi semelhante a essa, nos treinos comecei devagar a nível de média e melhorei bastante para o que estou agora mas continuando com os treinos e ao treinar com corredores mais fortes do que eu ainda conto evoluir mais, desejo-te boa sorte na tua ventura e quem saiba se não nos encontraremos em alguma prova para o ano.
 

Gabriel Cunha

New Member
Jorge Ferreira espero que assim seja... até há que continuar a treinar arduamente o que nao esta facil... falta de motivaçao e pouco tempo para treinar
 

JorgeFerreira97

Active Member
Curiosidade principalmente, no entanto para provas vais ter a necessidade de ter uma bicicleta melhor.
Acho que uma melhor dava jeito mas o que me devem fazer é colocar apenas os andamentos de juniores e acho que esta serve com os andamentos correctos de competição.

Jorge Ferreira espero que assim seja... até há que continuar a treinar arduamente o que nao esta facil... falta de motivaçao e pouco tempo para treinar
Isso é verdade mas temos de nos mentalizar que temos um objetivo e por mais que custe vamos sair recompensados no futuro e depois de nos lembrar de tudo o que já passamos em cima dela e do que ainda nos motiva a treinar para nunca desistir e melhorar-mos a nossa performance.

07-11-2014

Bem volto novamente aos relatos 3 dias após o último treino e tudo isto porque a chuva me impediu de fazer o meu treininho na 4ª e na 5ª, o dia era de frio como de costume mas a vontade de voltar a andar já era muita e saí para fazer uma volta razoável aqui pela zona e maioritariamente de terreno mais duro pois aqui para estas zonas encontrar plano é quase como encontrar uma agulha num palheiro :p.

O treino acabou por ser feito a um ritmo confortável apesar de ter apanhado dois sustos, um a nível físico pois na subida designada de Rua do Maninho apesar de entrar devagar passei mal e senti que ia ser um dia não pois senti-me muito mal durante a subida mas afinal foi apenas um mau começo pois logo após essa zona as pernas voltaram a corresponder e fiquei logo com outro ânimo para o resto do treino, o segundo susto foi algo que me aconteceu na descida da Rua Domingos Barros pois eu até não ia a acelerar muito, ia apenas com o balanço e não é que de repente sai-me um cão disparado para o meio da estrada, felizmente ainda tive tempo de me desviar para o lado e nada de mal me aconteceu valeu só o susto, de destacar o condutor que veio atrás de mim que se mostrou muito simpático e ao ver o meu abrandar metros à frente abriu o vidro do carro e inclusive me perguntou se estava tudo bem, de seguida fiz o treino normalmente que faltava e senti-me muito bem nas partes finais que nunca foram feitas ao máximo o que me deixam bons indicadores.

Bem espero que tenham gostado do pequeno relato, sintam-me livres de comentar e se expressarem.
Já agora amanhã alguém vai estar presente na Gala do Roda na Frente no Pavilhão Rota dos Móveis em Lordelo?


Treino a Solo:http://www.strava.com/activities/216509260
 

duchene

Well-Known Member
Jorge, não é assim muito difícil encontrar planura para treinares.

Basta fazeres Lordelo - Frazão - Raimonda e voltar. Os topos que tem pelo caminho não são nada de especial e sempre fazes um treino mais embalado, sem tantas viragens.
Por outro lado podes ir fazer séries à Seroa e à involvente zona industrial, se isso for a tua onda.

Obviamente não são planicies alentejanas mas aqui nos nossos arredores é do mais plano que existe.
 

Gabriel Cunha

New Member
Jorge, por vezes andar em terrenos irregulares é vantajoso pois quando vier o terro plano será muito mais facil rolar...
Tenho visto que tens indo a evoluir aos poucos... 20km 25 agora 30. Proponho que durante o fim-de-semana faças um treino de 50km+ isto se quiseres claro :)
 

JorgeFerreira97

Active Member
Estou de volta aos relatos, podem ter pensado que andei desaparecido mas não, continuei a vir ao fórum apenas como não tinha treinos para colocar e como não me manifesto muito noutros tópico passo pelas pingas da chuva. Venho falar um pouco da falta de treinos que me aconteceu,pedir umas dúvidas,falar da minha situação na ADRAP e colocar finalmente mais um treino, quanto a vocês espero que tenham tido saudades pois é sinal que gostam de acompanhar.

Quanto ao facto de não ter treinado deveu-se a algumas razões, a mais esperada e que já todos devem conhecer é a chuva, o tempo aqui esteve muito mau e era impossível sair de casa para ir treinar tendo altos riscos de ter uma queda e ficar depois em repouso forçado, outra das agravantes e esta inesperada, foi o facto de ter apanhado uma gripe forte que me impossibilitou de andar durante uma semana, semana essa onde até existiram alguns dias razoáveis para a prática da modalidade mas com a doença isso foi impossível e os dias foram passados com sofrimento nas aulas e depois disso deitado de tarde no sofá a tomar chás e pastilhas para a gripe.

Depois de uma semana muito mal passada com dores fortes de garganta entre outras, eis que chegou a sexta feira e apresentei uma melhoria, já não tinha dores de garganta etc e já só pensava em estar recuperado para no sábado ir à Adrap assinar os papeis e fazer a primeira caminhada pela equipa, no dia seguinte estava significativamente melhor e dirigi-me para lá com o intuito de fazer a caminhada que pensava eu ser um passeio a pé ali pela zona mas estava enganado. Fomos para o monte com alguns directores que já conheciam aqueles caminhos e andamos sensivelmente 2h:30m sobre alguma chuva que aparecia de vez em quando, foi um belo passeio e deu para fazer algo diferente sem ser em cima da bicicleta, estas caminhadas servem para fortalecer os atletas enquanto equipa e até em estilo de brincadeira carregamos alguns troncos de madeira em grupo ;).

Passando agora para o treino recente, tinha muitas saudades da bicicleta e quando pensava que me sentia assim tão melhor e pronto a um treino eis que após os primeiros km passados vejo que estou mal fisicamente e que o coração dispara rápido demais sem grande esforço, ainda sinto a tosse a meio que parece que me corta a respiração e torna assim muito difícil controlar o batimento.Em suma não andei muito perto dos meus melhores tempos a média é relativamente mais baixa em relação à que fazia e cheguei bem pior a casa do que num treino destes dantes a 30km/h.

Espero que tenham gostado do relato e sintam-se na liberdade de comentar e também dar dicas que me possam ajudar a voltar a uma boa forma.
Regresso aos treinos:http://www.strava.com/activities/221287147

Jorge, não é assim muito difícil encontrar planura para treinares.

Basta fazeres Lordelo - Frazão - Raimonda e voltar. Os topos que tem pelo caminho não são nada de especial e sempre fazes um treino mais embalado, sem tantas viragens.
Por outro lado podes ir fazer séries à Seroa e à involvente zona industrial, se isso for a tua onda.

Obviamente não são planicies alentejanas mas aqui nos nossos arredores é do mais plano que existe.
Não conheço muito essas zonas mas se fores de perto e quiseres fazer uns treinos as vezes por aqui perto estou totalmente disposto a isso.

Jorge, por vezes andar em terrenos irregulares é vantajoso pois quando vier o terro plano será muito mais facil rolar...
Tenho visto que tens indo a evoluir aos poucos... 20km 25 agora 30. Proponho que durante o fim-de-semana faças um treino de 50km+ isto se quiseres claro :)
Eu nessa altura já fazia treinos mais longos só não arriscava muito por causa da chuva que podia aparecer e estragar muita coisa e claro que o terreno irregular acaba por ajudar ;)
 

GMQ

Well-Known Member
Isso talvez se fique a dever a teres estado doente e talvez não totalmente recuperado. Tiveste uns tempos de inactividade que contribuem para uma diminuição na forma. Faz outro tempo desse tipo e vê como o corpo reage. Se presistir talvez seja melhor procurares um médico. Poe-te bom e boa sorte na ADRAP. As melhoras.
 

Wawando

Well-Known Member
Uma boa solução neste tempo de chuva é pegar na bicicleta de BTT e ir dar umas voltas. Eu ando a fazer isso agora.

Subscrevo. Mesmo com tempo normal acho que umas voltas de btt é bom para arejar as pernas, e se lhe deres com alma o coração tb leva com cada arejamento que na estrada é mais dificil!
 

JorgeFerreira97

Active Member
Hoje não tenho muito a dizer, o treino foi a caminhada da ADRAP realizada todos os sábados como de costume e amanhã vai ser o primeiro treino de bicicleta mas suave pois já disseram que nesta fase não querem que andemos muito tempo de modo a repousar ao máximo.

Caminhada Adrap:http://www.strava.com/activities/221926251
Espero que desfrutem de todos os posts e sintam-se na liberdade de se expressarem ;).

Quanto à parte do btt também parece que vamos explorar essa vertente e amanhã pode ser que vos traga novidades sobre a equipa, se alguém conseguir adivinhar o que é, estou aqui para ir averiguando posso dizer que tem a ver com o colectivo :cool:.
 

SantosDaCasa

Well-Known Member
Uma boa solução neste tempo de chuva é pegar na bicicleta de BTT e ir dar umas voltas. Eu ando a fazer isso agora.

Hoje aqui pelos meus lados estava uma chuva miudinha ininterrupta. Nem a bike de BTT me salvava. Armei-me em esperto e apanhei uma molha daquelas.... :(
 

JorgeFerreira97

Active Member
Bem pessoal volto hoje com os meus relatos, a meio da semana já tinha feito alguns treinos mas inseri tudo via manualmente no strava pois acabei por não levar o telemóvel em nenhuma das voltas, voltas essas que acabaram por ser todas feitas a ritmo baixo e apenas para rolar isto pedido pela equipa que não querem que nos esforcemos na pré-época pois ainda faltam cerca de 4meses para a primeira prova a de abertura.

Hoje ao sair de casa por volta das 08:00 não sabia onde me meter estava um frio que não se podia e só comecei a aquecer na chegada à sede, encontrei-me com os meus colegas de Rebordosa e rapidamente seguimos para o ponto de encontro, como era de prever esperamos por alguns atletas e antes da saída para a volta estivemos à conversa com o director que nos informou das condições do estágio e do facto de termos de realizar exames para saber se podemos competir a este nível.

Posto isto foi hora de sair à estrada, como contávamos com a presença de atletas mais novos, outros de mais idade e algumas meninas ficou logo decidido que nos iríamos dividir em grupos mas sempre a ritmo calmo, mais tarde estas classes que mencionei iriam parar sensivelmente na primeira parte do treino e iriam voltar para a sede continuando apenas em treinos os cadetes e juniores que acabaram por ser divididos.

Seguia então com os juniores quando entramos na subida para o alto da lixa, o objetivo era fazer a subida a um ritmo confortável e manter o pulso abaixo do 160, algo que acabou por ser atingido, aí era hora de voltar para Penafiel para nos dirigir-mos a casa, só que como eu e os meus colegas fomos de bicicleta e consequentemente viríamos embora acabamos por pedir ao treinador se nos deixaria vir por Barrosas e Paços de Ferreira algo que nos acabava por sair mais perto e que iria completar o nosso treino, pedido este que foi aceite.

A vinda foi feita a ritmo calmo e em Paços acabamos por encontrar um ex-atleta da Adrap que já ganhou a Volta Portugal de Juniores o Pedro Seabra, que por acaso é Rebordosa e andou na mesma escola do que eu, seguíamos com ele até fazermos uma paragem em Lordelo para encher água e depois viramos cada um para sua casa pois as barrigas começavam a dar horas.

Espero que tenham gostado do relato e sintam-se na liberdade de comentar, obrigado a todos os que leem e vão deixando aqui o seu contributo.
Volta de equipa:http://www.strava.com/activities/224346432/
 
Top