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B'Twin Sport 4 // De volta à ribalta

duchene

Well-Known Member
Re: B'Twin Sport 4 // A análise! PARTE 2

Transmissão Shimano 105, corrente KMC e Pedaleira Truvativ Elita Compact 34/50
Originalmente a bicicleta equipava um conjunto de mudanças com pedaleira tripla. Na altura não percebi que impacto isto poderia ter, nomeadamente a nível dos desviadores e da cassete e como isso poderia complicar a passagem para um sistema de pedaleira dupla.

No entanto a transição da pedaleira tripla para a dupla compacta foi pacífica, ficando como reminiscências da era tripla, o desviador traseiro de caixa média e o desviador da frente com a caixa mais alongada. Aparte desses pormenores, a conversão correu muito bem.

O sistema de mudanças funciona como esperado para esta gama. As passagens são bastante suaves e não há recusa de fazer o câmbio, mesmo quando vou em pedalada pesada, aplicando bastante força nos crenques.

A corrente é um KMC e fora o facto de a protecção lubrificante de origem apesar de boa se agarrar à corrente como chiclete, comporta-se como o esperado. O elo rápido é uma mais valia.

Para lubrificar utilizo agora o composto cerâmico da Finish Line, que é muito mais fácil de remover mantendo no entanto toda a protecção durante a volta.

Já manifestei antes a minha estranheza para com o grande salto entre os 2 pratos da pedaleira compacta, mas com o tempo e com o ganhar de força nas pernas já só mudo mesmo em caso de necessidade e descendo ao mesmo tempo algumas mudanças atrás. Foi uma questão de hábito, mas penso já estar superado o desconforto inicial.

Os shifters funcionam como previsto, com cliques suaves que não são do agrado de todos. Eu pessoalmente até aprecio. Para brutalidade tenho os SRAM na montagem de BTT.

Selim Selle Italia SLR XC Gel Flow
Já o conhecendo da montagem de BTT, este selim alia o baixo peso a um conforto aceitável e elevada resistência. O revestimento em Lorica é do mais bonito que se faz em selins. Não se danifica com facilidade e mantém o bom aspecto indefinidamente.

Reconheço no entanto que é ligeiramente menos confortável que o SLR Gel Flow Team Edition que tive durante uns tempos, no entanto por uma questão estética prefiro o selim preto, e a escolha recaiu então no SLR XC.

Fita Sram Pit Stop Bar Tape Vermelha
Primeira impressão positiva logo na colocação. Apesar de não utilizar aquele que para mim é o melhor sistema de fixação, com silicone, a fita tem o bónus de ser longa o suficiente para enrolar cada drop, e ainda sobrar uns bons 25/30cm de fita em cada lado que já tem dado jeito em outras aplicações aqui e ali na oficina.

Coloca-se com facilidade, mesmo por um estreante como eu, tolerando reajustes de ocasião. No final fica com um tacto bastante confortável. Normalmente estico mais a fita no drop e menos em cima o que dá um conforto extra na posição mais relaxada e a garantia de um tacto sólido nas zonas mais emocionantes onde as mãos vão nos drops.

Como ando sempre sem luvas é importante que a fita seja confortável e nesse aspecto está perfeitamente aprovada.*Em seco e em molhado.

A cor aguenta-se bastante bem, mesmo com lavagens constantes e a sujidade, se removida atempadamente, não se faz notar nem fica incrustada.
Grades de bidão X-Stasy
Recusando-me aderir à loucura de gastar 40 euros no mínimo em 2 pedaços de carbono para segurar nos bidões de água, comprei 2 grades da x-stasy, em alumínio.

Com 38 gramas cada estão dentro de um peso aceitável para o custo, 4,5€ cada.*

Outra hipótese teria sido um conjunto da Specialized em plástico, mas experimentei e ficavam volumosas demais para a tubagem fina do quadro.

Prendem o bidão com segurança, no entanto é fácil de colocar e retirar. Não fazem barulho e foram económicas. Portanto, nota positiva.

Ciclocomputador Sigm 2006 MHR
Este modelo da sigma ficou célebre pelos seus inúmeros problemas de comunicação entre o sensor e a unidade central. O meu não foi excepção e só contava quando lhe apetecia, de forma aleatória. Assim, accionada a garantia e sendo substituído por um novo, optei por não o voltar a submeter aos rigores do BTT e assim transitou para a estradista.

Tem na medição da frequência cardíaca e altimetria dois dos pontos fortes. Falta-lhe infelizmente a medição da cadência para ser um verdadeiro vencedor na estrada.

Pessoalmente, e por preguiça acabo por não usar tanto a fita cardíaca nem vigiar os resultados, mas tentarei começar a faze-lo por ser uma importante fonte de dados nos treinos.

A cadência seria interessante mas o registo da altimetria acaba por ser um outro atractivo.

O ecrã generoso é muito bem vindo, com números bem legíveis e a informação espaçada o que facilita a rápida leitura.

No entanto continuo a preferir o sistema do VDO que apresenta mais informação numa coluna do lado esquerdo, sem ser necessário andar a circular entre os campos de dados.

Diga-se que não voltou a falhar e portanto tem sido uma escolha acertada para registar os dados das voltas.
 

duchene

Well-Known Member
Re: B'Twin Sport 4 // A análise! Parte Final!

Apreciação global do conjunto
Feitas que estão os upgrades que entendi necessários, e mantendo a fasquia abaixo dos 1000 euros, tenho neste momento uma bicicleta que corresponde totalmente ás minhas expectativas.

Tendo em conta que o objectivo era ter uma segunda bicicleta para poder fazer uns treinos na estrada e não fazer vida profissional disto, tinha barreiras claramente definidas no que poderia ter, com aquilo que queria gastar.

Se dividirmos parte da necessidade dos upgrades com o funcionalismo puro (travões, espirais, pedaleira, selim) e parte com a redução de peso e componente estética (avanço, guiador, espigão de selim e aperto), considero que foram mudanças racionais e de longo prazo.

Globalmente a bicicleta é bonita, sem ser um prodígio da beleza. Sendo o quadro a maior peça, tem um papel importante na imagem global. A decoração é de transição entre o folclórico dos modelos mais antigos e a sobriedade das novas tendências de design. Os novos modelos têm um grafismo mais simples e portanto mais apelativo. Mas todos os males fossem esses!

Na estrada comporta-se muito bem. A transmissão responde afirmativamente em todas as situações, mesmo com mudanças simultâneas à frente e atrás, mudanças em carga elevada ou mudanças súbitas e consecutivas.

A posição de condução é agradável, mesmo para um estreante, não provocando dores nem grande incómodo. O quadro com um sloping pronunciado, é mais confortável e menos agressivo do que quadros de geometria convencional, mas adapta-se perfeitamente aos meus objectivos de estradista de ocasião.

A escora traseira dá um conforto notório e tive oportunidade de a ver trabalhar numa longa descida de alcatrão, em recta mas com o piso algo ondulado. Existe mesmo uma flexão visível que, aliada à flexão do espigão, faz ganhar ali alguns centímetros de flexibilidade e consequente absorção de irregularidades. Não deixa de ser dura, mas com um pequeno toque de suavidade.

Aliás, será eventualmente o grande ponto negativo desta montagem, precisamente o facto de o quadro ser algo flexível o que poderá afastar alguns puristas e duros do pedal. No meu caso é um bónus ou pelo menos é a ideia que tenho para já.

A travagem agora é segura e eficaz, com as limitações normais de um pneu com baixa superfície de contacto com o solo. Sinto segurança nas travagens normais do percurso, e mesmo em travagens inesperadas a potência de travagem renovada à frente já mostrou ser fundamental para evitar o pára-choques deste ou daquele incauto condutor.

Os pneus poderão melhorar em piso molhado mas até agora em piso seco não comprometeram. Como tem a pressão limite a 8 bar, quando necessitarem de ser trocados, terei em conta uns que aguentem pelo menos até aos 9 ou 10 bar, para ajudar a suportar melhor o meu peso :)

As rodas não comprometem, e o peso é uma arma contra os empenos, cortesia das estradas bem conservadas. Desde que foram revistas, ficaram no ponto.

Em suma (e este é o meu indicador de utilizador satisfeito), deixei de pensar neste ou naquele upgrade, e de fazer pesquisas nas lojas online. Estou contente com o que comprei e aprumei, e portanto agora é uma questão de fazer quilómetros e rentabilizar o investimento.

As melhorias já se fizeram notar a nível físico, o que só coroa a nota positiva global que atribuo à minha B'Twin Sport 4.

Voltarei à análise assim que se justificar. Boas pedaladas!
 

Tremoço

Member
Re: B'Twin Sport 4 // A análise! Parte Final!

Muitos parabens pela analise, e tens ai uma bela maquina....

Já agora onde compras-te os cabos???
 

duchene

Well-Known Member
Re: B'Twin Sport 4

Mandei vir da fizzbikes.

Já estava a contar não usar o cabo de travão, porque na foto aparecem as ferragens para manete de BTT no entanto o sistema é muito engenhoso. Em cada ponta do cabo vem cravado um terminal (um de BTT e um de estrada) e na altura de montar, cortas fora o que não interessar transformando-se num cabo específico.

No kit de mudanças é igual, tem 2 cabeças de cabo com tamanhos ligeiramente diferentes.
 

Interceptor

New Member
Re: B'Twin Sport 4

Os meus parabéns pela análise detalhada.
Tive muito prazer em ler cada um dos parágrafos.

Continuação de bom trabalho e força nos pedais.
 

zé Marco

New Member
Re: B'Twin Sport 4

Realmente uma bela analise aos componentes e comportamento da bike. Parabéns pela máquina.
Já me apercebi que está mais que satisfeito com a máquina, o que outros chamariam de vulgar a ti deixa-te completamente realizado. E isso é o mais importante.

Mais uma vez os meus parabéns.
 

duchene

Well-Known Member
Re: B'Twin Sport 4

Obrigado pelas simpáticas palavras.

Entendo que quando é para fazer uma análise a coisa nossa, que conhecemos melhor do que ninguém, devemos ser o mais empenhados possível.

Só assim alguém que esteja de fora consegue perceber os prós e contras de cada um dos componentes, o que esteve por detrás de cada escolha e que implicações tudo isso tem no conjunto final.

Naturalmente, e apesar de o texto ser exaustivo (17.000 caracteres) há sempre alguma coisa que falha e que podia estar mais completa com informação paralela.

Estou neste momento a dar os últimos retoques à análise da canyon de monte e já conta com mais de 53.000 caracteres, no entanto é muito mais promenorizada do que esta e já leva um par de semanas de escrita.

É defeito de profissão acho. Quando faço, gosto de fazer bem feito. E ainda bem que a comunidade valoriza. :)


Boas pedaladas!
 

duchene

Well-Known Member
Re: B'Twin Sport 4

Um pequeno grande update, infelizmente forçado.

Estes dias ao inspeccionar os pneus, dei com um corte de cerca de 8mm no pneu traseiro que, além de ter apanhado a borracha, ainda cortou uma ou duas fibras do miolo.

Naturalmente perdi de imediato a confiança naquele pneu. Ainda consegui rolar 60km aki no "circuito" mesmo ao lado de casa, mas estava decidido a não arriscar em percursos mais longos.

Como este fim-de-semana queria andar, vá de encontrar assim de emergência um par de pneus. Sim um par porque aqui o menino é cheio de manias e não ia aguentar ver um pneu de cada nação.

Com bastantes reviews positivos, o continental GP4000s era um sério candidato a substituir os Hutchinson Top Speed Kevlar, mas revelou-se esgotado na Regiabike, e em mais meia dúzia de lojas para onde liguei.

Perfilavam-se vários pneus que estudei, entre o Ultremo R o Pro 3 Race e o Vittoria Diamante. Só que, estes são pneus já na categoria de corrida, e como tal com carcassas relativamente frágeis, apesar de leves e com excelente aderência.

Fiquei de olho nos Pro 3 Race, mas com um ligeiro pé atrás devido aos relatos de fragilidade aos cortes. Os ultremo ainda acenaram, mas o recall e os flancos frágeis eliminaram-nos da lista.

Ia mesmo para comprar os Race 3 quando dei de caras com os Michelin Krilion Carbon. Ora as opiniões neste caso eram extremamente consensuais: Um pneu muito bom para treino, especialmente resistente e duradoiro, sem comprometer muito no rolar. Convenceu-me!

A 32 euros a unidade, acabei por trazer a versão preta e vermelha para manter o toque de vermelho na montada.

São mais justos a montar, tendo de me socorrer do desmonta para encaixar os últimos 10%. Para ajustar perfeitamente passei água com sabão nas laterais e com uma única enchidela a 8.2psi, ficaram perfeitamente colocados.

Agora é retirar a generosa camada de goma que os reveste e estão prontos para o teste de estrada amanhã.

A ver vamos como se comportam.
Depois dou novidades!
 
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Burning Dogma

New Member
Re: B'Twin Sport 4

Não sei como são os Krylium, mas em comprei um par de Pro Race 3 e são um espectáculo. Leves, aderentes, resistentes, etc. Talvez os Pro Race 3 que tive antes fossem ligeiramente mais resistentes a furos, mas é capaz de ser só impressão minha.

De qualquer forma, é certamente um upgrade em relação aos Hutchinson que tinhas;)
 

duchene

Well-Known Member
Re: B'Twin Sport 4

Os Krilion fizeram-se à estrada!

Os primeiros 80Km não chegaram para tirar aquelas farripas de borracha que ficam no centro da faixa de contacto com o alcatrão, resultantes do molde do pneu.

São robustos, rolam com mais pressão, logo melhor, e como são uns mm mais baixos que os hutchinson, acabam por ser menos moles, mas nem por isso menos confortáveis.

A análise visual no final não detectou nada cravado na borracha nem cortes, apesar das más estradas de santo tirso, penafiel e arredores.

E estrearam-se logo numa subida de segunda categoria da volta a Portugal, na Senhora da Assunção!

Vamos ver como se portam ao longo do tempo, para já, nota positiva!
 

RaTaMaCue

Member
Re: B'Twin Sport 4

Boa análise (muito bem escrito e com óptimas fotografias) e bons upgrades.

Parabéns! A bicla ficou altamente.
 

duchene

Well-Known Member
Re: B'Twin Sport 4

Apesar desta ser uma altura péssima para investir na estradista, já que com a chuva praticamente não tem tido uso, não pude deixar de aproveitar uma promoção da fizzbikes e de dar uma prenda à B'twin pelos seus 3500kms.

Vem então a caminho uma redução de peso na casa dos 230 a 250g que, em conjunto com as rodas que virão algures na primavera, serão os últimos upgrades de nota nesta montagem.

Conto ficar com uma montagem sub 8Kg, que é mais do que suficiente para os meus objectivos quanto à estradista.

Ainda estive tentado a fazer um super upgrade com a compra de um quadro Cube novo, em carbono, sub 500euros, mas não consegui justificar de facto o investimento. Fica para daqui a uns anos...

Segunda-feira já deve chegar a encomenda, e na altura revelo o que é, embora não seja difícil de adivinhar.

Quanto ao material que rola por agora, daqui a uns dias faço um update à minha análise, com as impressões que fui recolhendo ao longo destes últimos 1500km.
 

duchene

Well-Known Member
Re: B'Twin Sport 4

Já chegou o novo upgrade para a bicicleta do supermercado francês de desporto.

Como tão cedo não o devo montar, para coçar o pedaleiro actual e a corrente nos rolos, enquanto vai chovendo, fica a foto para introduzir o sujeito.

2073x1y.jpg


KCNC RD1 - Ktype - 175mm - 740g completo, pesado por mim

Já sei que não é o mais rígido nem tem o toque hi-tech do carbono, mas como o preço foi interessante, houve que aproveitar. Poucas horas depois de encomendar já estava de novo ao preço normal.

O truvativ elita pesa 983g em 3 pratos mas sem a avózinha e parafusos. Assumindo que o duplo pese um pouco menos este é, ainda assim, um ganho de peso interessante.

Assim que o coloque no sítio e faça uns quilómetros, venho opinar e trago comigo novas fotos.
 
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duchene

Well-Known Member
Re: B'Twin Sport 4

Contas feitas à vida, felizmente o ano de 2009 correu bem, o que permite fazer um par de upgrades que estavam pensados mais ainda sem data marcada.

E o primeiro já está consumado!

Depois de batalhar com dezenas de opiniões, muitas horas de pesquisa e um orçamento que apesar de ter margem de progressão, não quis esticar, eis que acabo de encomendar o novo par de rodas que irá equipar a minha estradista nos próximos tempos.

Foi uma guerra a 4, com várias hipóteses em cima da mesa, mas que acabou por ser decidido ao sprint e com recurso a photofinish!

Como peso normalmente de 87 a 90Kg, estava bastante condicionado no quanto podia cortar ao peso, em favor da fiabilidade das rodas. Facilmente se conseguiria uma montagem de 1300g em clincher, com uma esticadela no orçamento de 300 ou 350 euros. No entanto, corria o risco de andar com umas rodas que pareciam uma meada de esparguete cozido, para não falar no risco acrescido de quebra de raios ou de constantes empenos de roda.

Teriam portanto de ser umas rodas robustas, dentro da casa 1450-1600g, para justificar a redução de peso face ás Aksium Race 2008 e de preferência não ultrapassando os 450 euros de orçamento.

Um outro aspecto merecia análise e ponderação. Olhando para o meu primeiro ano nas andanças de roda fina, e analisando dezenas de tracks GPS que por aqui tenho, facilmente cheguei à conclusão que as subidas dominam nos sítios por onde rolo. E portanto, apesar de interessantes esteticamente, e de lhes reconhecer o devido efeito nas secções planas e nas descidas, não ia equacionar, certamente com umas rodas de perfil alto nesta altura do campeonato. Prefiro capitalizar o custo e o peso que teriam a mais, noutros upgrades que entendo mais pertinentes.

Eram então os concorrentes: Mavic Ksyrium Elite, Dt Swiss RR1450 Mon Chasseral, Shimano WH-RS80 e uma montagem custom.

Pesados os prós e contras tínhamos, ainda, um empate técnico:

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Mavic Ksyrium Elite (382€)
(+) atraentes, dentro do peso alvo
(-) relatos de raios partidos com utilizadores mais pesados, preço dos raios específicos, mais vistas que o video caseiro da pamela anderson

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Dt Swiss RR1450 Mon Chasseral (450€)
(+) peso interessante, qualidade cubos dt swiss, aspecto global
(-) limite de peso de 90Kg, relatos de autocolantes descolados e olhais do aro frágeis

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2mopliq.jpg

Shimano WH-RS80 (365€)
(+) exclusividade (relativa), qualidade dos cubos shimano, mesmo aro das rodas Dura Ace, opiniões bastante positivas
(-) raios cromados e específicos

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kd9085.jpg

Montagem custom
(+) liberdade de escolha dos componentes, peso baixo
(-) preço mais elevado, dificuldade na escolha do fornecedor com tudo em stock

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Tive então de começar a ser picuínhas e cortar opções.
Com muita pena, as RR1450 foram as primeiras a cair. Apesar de poderem aguentar à barra, o facto de serem de olhal simples, tornam os aros mais vulneráveis ás nossas miseráveis estradas e, a juntar ao meu peso próximo do limite anunciado, poderia tornar-se numa dor de cabeça permanente com afinações.

A seguir caíram as Ksyrium. Apesar de serem extremamente populares, não fiquei com boas impressões dos relatos de ciclistas mais pesados. Bastantes queixas de raios partidos e, aqui e ali, um ou outro cepo que ganhou folga em demasia. Como contra final, precisamente o facto de ser um set já bastante visto, e por isso procurava algo mais alternativo e diferente.

Finalmente caíram as rodas custom. Apesar de se conseguir montagens com componentes muito interessantes, o preço disparava para perto dos 700 euros e nem todas as lojas online tinham exactamente os 3 componentes que eu pretendia para fazer uma montagem à medida. Esta teria sido eventualmente uma opção a considerar, não fosse ter de gastar praticamente o dobro da minha escolha acertada, para reduzir 200g. Podia ficar com umas rodas na casa dos 1340g, arriscando no entanto a potencial fragilidade que isso poderia acarretar. Decidi não comprometer.

E, tínhamos um vencedor!

Bem pesadas na balança, com os seus 1520g (sem fitas e apertos) comprovados, as Shimano RS80 afirmaram-se como as vencedoras de um lugar no meu setup de estrada.

Juntar os aros topo de gama da shimano nesta medida, raios aero decentes, um cubo de esferas com provas dadas e um preço verdadeiramente competitivo, foi a receita que me convenceu. E não só a mim. A cannondale americana, por exemplo, monta-as de origem na sua Caad9 1, a topo de gama de alumínio da marca.

Tenho lido os maiores elogios a estas rodas e acredito que foi de facto a melhor escolha nesta batalha a 4.

Estas rodas estão inseridas na família ultegra e apesar de serem 150g mais pesadas que o topo de gama Dura Ace, têm o mesmo aro, o que lhes garante grande parte das propriedades de aceleração das suas irmãs mais caras. O aro aliás é um interessante exercício já visto noutros componentes e que foi agora replicado nesta forma.

A shimano revestiu então um aro de alumínio mais fino que o normal, com uma "capa" em carbono unidireccional, por forma a aumentar a rigidez e reduzir o peso.

Os cubos são de esferas, que não tenho problemas em manter e revisionar, sendo que este sistema da Shimano funciona basicamente como um rolamento, mas com as partes que o constituem, amovíveis.

O único grande senão que lhes encontro é o facto de os raios não serem pretos, o que me faria mais contente. No entanto, estou disposto a sacrificar esse pormenor em favor do conjunto.

Estarei com estas rodas, tão preso a nível de alterações como num outro conjunto de fábrica com componentes específicos no entanto, por experiência própria o fornecimento de peças de reposição da shimano é francamente rápido e as garantias funcionam sem grandes problemas. Além do mais, não tenciono trocar de raios, aros ou cubos, enquanto tiver as rodas comigo, uma vez que não é esse o objecto, caso contrário teria feito o esforço para as rodas custom.

Foram encomendadas na Bike 24, portanto deverão chegar nos próximos dias, altura em que tentarei actualizar o tópico com algumas impressões mais concretas.
 
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SLM

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Re: B'Twin Sport 4

Penso ser a primeira vez que posto neste tópico, apesar de o ler desde o início com muito prazer. Análises detalhadas e escolhas ponderadas, que resultaram numa bela máquina.
Quanto ás rodas, lá para o fim do ano tambem será um upgrade que pretendo fazer (vida de estudante! há que ir juntando:D) e também como tu não queria gastar mais do que 400/450.Tenho lido muito de positivo sobre as Dura-ace, desconhecia estas Shimano WH-RS80, vamos ver como se comportam e se são, de facto, rodas para ter debaixo de olho.

PS: E o futuro deste projecto, há novidades sobre o quadro BMC?
 

Burning Dogma

New Member
Re: B'Twin Sport 4

Bem, essas Shimano são, de facto, lindas! E devem rolar que é uma maravilha.

Por curiosidade, não chegaste a ponderar umas custom mais "tradicionais", tipo cubos Dura Ace, aros Mavic Open Pro e uns raios Sapim, por exemplo?
 
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