• Olá Guest , participa na discussão sobre o futuro desta comunidade neste tópico.

B'Twin Sport 4 // De volta à ribalta

duchene

Well-Known Member
Não foi preciso ponderar muito, a sério que não foi...

A história

Como forma de completar o treino de BTT e combatendo a logística que normalmente uma volta de BTT implica (aparelhar, chegar ao monte, curtir, voltar a casa e depois ter de fazer a lavagem e manutenção), ponderei a compra de uma bicicleta de estrada por forma a rentabilizar o pouco tempo que tenho disponível.

Como basicamente posso treinar das 7 da matina às 9.30 e só saio ás 19 (e picos!) ao final do dia, a estradista era a solução "ready-set-go!" que procurava.

Equipar (calção, camisola e capacete), água no bidão, bicicleta à porta e... estamos a treinar!

Queria portanto uma bicicleta de estrada e queria algo económico. Mas nas pesquisas que fui fazendo, cedo me apercebi que económico e bicicleta de estrada eram dois mundos que raras vezes se cruzavam.

O olho fugia para os mil, e muitos (muitos) euros. A carteira falava em 700, para poder estourar o resto na de BTT. Comecei por eliminar todas as marcas de renome. Sora ou Tiagra, com nada de atractivo nos acessórios e esgotando logo o orçamento, não me era nada apelativo.

Procurei usado. Nada... dava-se um chuto no OLX, Miau e similares e apareciam 20 bicicletas com quadros 46, 50 e 52. Agora, eu precisava de um 56/57. Portanto, nada feito.

Até que, calmamente a navegar pelo site da Decathlon, reparei que os modelos de topo das bicicletas de alumínio, tinham dado um tombo nos preços. Fiquei imediatamente de olho na Sport 4. Caíra de 899 para 619 euros e o equipamento já se aproximava do que pretendia. 10V com um grupo de qualidade, um quadro de um fabricante que já aprovara anteriormente (Tive uma montagem com um 8.2 de BTT que adorei!) e como sou um bocado imune à febre do "brand status", 10 minutos depois estava ao telefone a mandar vir uma para Portugal.

Sim, porque não havia disponíveis por cá. Na loja da Maia foi a primeira que venderam, es estavamos no final de produção deste modelo (O de 2009 mudará as cores, mantendo o equipamento). O processo de encomenda é pouco amigável. Exigiram um sinal, mesmo perante o meu desagrado com o facto. Ultrapassadas as formalidades, 4 dias depois, vinda de Espanha, estava cá a minha Sport 4.

Uma semana depois de me entregarem a minha já a loja tinha mais 4 in loco para venda. Pelo que me disseram a minha esteve exposta durante o dia até eu a ir levantar e fez virar muitas cabeças. Também assim pensei quando a vi ao vivo. Afinal de contas era muito mais interessante do que nas fotografias!

O fio dental

Resumidamente:
Quadro: Decathlon em alumínio com escora wishbone em carbono
Forqueta: Decathlon com lâminas em carbono e ponteiras e tubo em alumínio
Transmissão: Completa Shimano 105 com exepção da pedaleira, uma Truvativ Elita Triple
Travões: Decathlon
Pneus: Hutchinson Top Speed kevlar
Rodas: Mavic Aksium Race
Periféricos: Espigão Decathlon, Avanço Decathlon, Guiador ITM e selim Selle Royal Xsenium

Peso: Não tive oportunidade de pesar a bicicleta no formato original. Os reviews indicam 9.2kg/9.5kg para o meu tamanho, o 57.

Impressões:
Como estava à espera, a habituação não é imediata mas as diferenças de comportamento são imediatamente notórias. As relações mais pesadas favorecem o arranque e a manutenção da velocidade a rolar. No lado negativo estão as intermináveis subidas a penar em ritmo leeeeeeeento.

A gestão do ritmo é diferente e talvez por isso senti alguma dificuldade depois de 3 semanas parado no BTT, só fazendo estrada. Quando voltei ao monte, apliquei o mesmo ritmo da estrada e as pilhas acabaram antes do normal. Na segunda saída já melhorou e aos poucos vou sentido os benefícios do treino extra, nomeadamente no rigor da cadência e na gestão do esforço.

A máquina comporta-se à altura, digo eu. À falta de termo de comparação e empiricamente posso dizer que o conjunto funciona bastante bem e cumpre na íntegra as minhas expectativas iniciais.

As rodas aguentam os rigores dos meus 98 quilos sem grandes queixas, não sinto grande torsão lateral, nem mesmo quando faço uso das generosas plataformas dos pedais para esmagar e puxar os crenques com "violência" e faço aquela dança tipo sprinter tresloucado. O rolar é suave graças aos rolamentos e a barulho do cepo é normal. Ou diria, silencioso ao pé do Sun Ringlé de BTT!

Os travões já se sabe, não havendo grande atrito dos pneus com o asfalto, não há milagres. Em suma, cumprem a função até bloquear a roda, daí para a frente, é pura sorte!

A transmissão é precisa e muito suave. As relações são bastante próximas o que permite manter o andamento fluído. O conjunto é bastante silencioso, mesmo com a roldana da KCNC. A pedaleira truvativ peca pelos 3 pratos que não são tão estéticos como os dois pratos, mas a avozinha já deu uma ajuda nas subidas mais crónicas aqui da vizinhança, quando a força ainda era pouca. Agora nos últimos tempos não a tenho usado, preferindo sofrer um pouco mais, se a subida for curta.

A forqueta lida muito bem com as pequenas irregularidades avulsas. Naturalmente em paralelo "mal amanhado" a velocidade desce drasticamente e a bicicleta parece que se vai desmontar a qualquer momento.

Apesar da escora traseira ser em carbono não noto flexão, notando apenas uma ligeira torção lateral. Contudo e sem surpresa, ao passar para a FS de BTT entramos num mundo de conforto aparte!

Resumindo: Como caloiro que sou nestas andanças, está sempre tudo bem. Não há nenhum elemento que me incomode particularmente ou que note que possa ser radicalmente melhorado. Alguns ajustes aqui e ali e é só.

Upgrades:
Estando o conjunto bastante equilibrado e o quadro esteticamente interessante, faltava só dar um toque mais actual ao espigão, selim e aproveitar para renovar a frente. Com as alterações que introduzi, além do factor estético, pesou (ou melhor, deixou de pesar) a redução de peso. Passa dos 500g a redução conseguida com a troca de Selim, Espigão, avanço e guiador!

Em breve coloco a tabela dos ganhos reais e o peso final.

Foi então trocado:
Espigão de origem com 340g pelo KCNC Ti Pro Lite de 142g
Avanço de origem com 160g pelo Ritchey WCS com 110g
Guiador de origem com 360g pelo Ritchey WCS com 244g
Selim de origem com 362g pelo Selle Italia SLR XC Gel Flow com 180g
Aperto de espigão de origem com 30g pelo MSC de 9g
Anilhas de direcção de origem pelo cone de carbono da PRO com 16g
Corte da coluna de direcção à medida, menos 3 g.
Roldana de origem do 105 pela KCNC - peso igual: 8g
Grades de bidão em alumínio, mais 38g x 2

Total: 8868g

Coloquei também fita vermelha da SRAM. Fica um contraste interessante e o conforto pelo que já rolei, é bastante bom.

Em princípio a brincadeira ficará por aqui. Apenas conto por uns apertos bling, eventualmente os titanol da A2z em vermelho e, quiçá alguma parafusada também vermelha.

Para cortar radicalmente no peso poderia trocar de rodas, mas sinceramente não me estou a ver a gastar 250 ou 300 euros... Posso ainda trocar a pedaleira por uma compact e os travões pelos 105. Estaríamos a falar, estou convencido, de poucas dezenas de gramas. Portanto e como a questão funcional desses elementos para já está assegurada, não se pensa mais nisso.

Contas feitas, somando o preço em loja com os upgrades temos 810 euros de bicicleta. Se em conversa já me torceram o nariz à marca :mad:, ao vivo recebe alguns elogios pela montagem simpática e equilibrada.

À medida que vá havendo novidades comportamentais ou na composição da "isabelinha de lata", vou colocando por cá.

Fotos do antes:

acroad01wm5.jpg


acroad02px0.jpg


acroad03kk2.jpg


acroad04tg9.jpg


acroad05uv6.jpg


acroad06pv4.jpg


acroad07qi7.jpg


acroad08in6.jpg


Amanhã vou tentar colocar fotos do depois!
 
Last edited:

Burning Dogma

New Member
Re: B'Twin Sport 4

Tenho uma Sport 3, o quadro é igual a essa mas tem montado Campagnolo. É uma máquina, especialmente para o que custou. Qualidade-preço é algo a que a Decathlon já nos habituou. Esta semana já leva mais de 300 kms:D

Depois mete fotos actuais, estou curioso para ver como está com os upgrades.

Bons kms com a máquina:)
 

Burning Dogma

New Member
Re: B'Twin Sport 4

Já parece outra:D

Assim de repente, parece que ficas bastante para a frente em cima da bike (pouco setback, avanço comprido) mas o importante é que andes confortável.

Uma sugestão, caso não uses o pratos de 30, tira-o fora e afina o desviador só para os outros 2. Dá uma estética completamente diferente à bike, acredita;)
 

duchene

Well-Known Member
Re: B'Twin Sport 4

Por acaso hoje fui fazer uma voltinha aqui pelos arredores, e no final dos 70km não notei grande desconforto além da habitual dor de pescoço, dos iniciados nestas coisas.

Com as mãos no topo do guiador, se olhar para baixo a "cabeça" do avanço tapa o cubo. Com as mãos nos drops, vejo meio cubo à frente do avanço.

Não me pareceu mal. As próximas voltas o dirão.

Hoje subi uma subidita mais brava e consegui não usar de todo a avozinha. Acho que vou tirar mesmo o prato pequeno, não sei é se os parafusos irão dar só com os 2 pratos montados.

Se não der, andam mais 60g a fazer peso mais uns tempos!
 

Burning Dogma

New Member
Re: B'Twin Sport 4

Dá, porque os parafusos que vês por fora só apertam a talega e o do meio. O pequeno é apertado por dentro do crank, ou seja, tens que tirar fora a pedaleira, sacar o prato e voltar a montar. Mas isso não custa nada, é só desapertares o crank do outro lado e puxar que isso sai tudo;)
 

duchene

Well-Known Member
Re: B'Twin Sport 4

Lol, tens toda a razão!

Estava a pensar no single speed! Em que se suprime o prato grande e depois os parafusos não apertam e têm de ser limados.

Sendo assim, acho que não passa de hoje, vou tentar encontrar informação de como colocar o desviador a funcionar só com duas velocidades à frente e o prato salta fora!

Obrigado!
 

duchene

Well-Known Member
Re: B'Twin Sport 4

E está feita a revisão dos detalhes.

O cepo das Aksium estava silencioso de mais. Desmontei para investigar e lá dentro as palhetas quase que boiavam em tanto óleo. Limpei tudo e lubrifiquei apenas com o óleo essencial. Resultado: agora já parece um canário :)

Removi também a avózinha. Sempre são menos 86g (preto e parafusos).

Fica melhor esteticamente, fica... que a malta também come com os olhos.

Fico portanto com um 39-50. O 50 é algo curto nas descidas mais emocionantes mas para já não incomoda muito, aproveito para descansar.

Haja é pernas para aguentar com o 39 nas subidas!

Próximos detalhes passam por... fazer km!
 

duchene

Well-Known Member
Re: B'Twin Sport 4

Pequeno update.

Arranjei a um preço muito simpático o SLR Gel Flow Team Edition em branco com a risca vermelha.

Apesar de tomar algum protagonismo e retirar a homogeneidade ao conjunto revelou-se uma exelente compra. É mais confortável do que o já muito confortável SLR XC Gel Flow. Estava aprovado ao final de 80km e continua a ser um sofá. Valeu o acréscimo de 40g!

Entretanto já fiz mais alguns km só com o prato 39 e, apesar de alguns momentos de aflição ali para os lados de Santo Tirso com umas paredes numa estrada secundária que me iam fazendo estourar as veias da testa, o resultado é positivo. Basicamente não senti falta da avozinha.

É claro que se trata de uma solução de recurso porque o veio será sempre de uma tripla e os pratos ficam algo para fora, mas enquanto não vier uma pedaleira nova (provavelmente uma noir :D) vai servindo muito bem!

Agora exige-se a troca da fita para balancear as cores e aproveito ponho também espiral branca.

Nota menos boa, embora seja relativamente normal, para as Aksium que, após 300km já precisam de uma boa esticadela nos raios. Vou dando pequenos ajustes na afinação cada vez que chego de uma volta, mas como parece que têm pouca tensão geral, com os meus sprints ajudados pelos generosos 100kg, os raios devem ter desapertado/folgado. Está na hora de ir fazer a revisão "grátes" na decathlon e por tudo mais justo.

E assim se vai fazendo a história da minha estradeira.
 

duchene

Well-Known Member
Re: B'Twin Sport 4

Minor update:

Nunca, mas nunca deixem de ser massacrantes nas conversas de café. :D

Consegui uma pedaleira dupla compacta à conta disso!


Ou seja, saiu a Truvativ Elita de 3 pratos (30-39-50) e entrou uma Truvativ.... Elita! Mas esta de 2 pratos (34-50) e cromada, ao invés da preta de origem.

Mudei também as pontas dos apertos, as que ficam opostas à alavanca e só nisso, foram 35 (sim, 35) gramas à vida. As da mavic eram mesmo chumbo!

Menos uns valentes gramas e a Kate Moss desceu para uns simpáticos 8.520g!

Acho que não dá para descer mais, pelo menos sem gastar dinheiro.

Está encomendado o kit de espiral branca para as mudanças e para os travões. Além da estética, no caso dos travões preciso de uma espiral menos comprimível que a de origem.

Não devo montar para já essa porque obriga a tirar a fita ao guiador, e esta ainda está muito boa. A propósito, recomendo vivamente a fita da SRAM. Ando sempre sem luvas (detesto luvas sem dedos!) e mesmo em tiradas longas, não sinto as mãos castigadas.

Tenho feito alguns km sem surpresas adicionais.

Para já o investimento está a corresponder ás expectativas.

Não há fotos pelo menos para já, mas assim que houver possibilidade faço umas para colocar aqui.
 

mexxx

New Member
Re: B'Twin Sport 4

bem, parece-me que ja estouras-te uma pipa de massa para teres uma bike de uns 8,500!!! pelas minhas contas ja gastaste 1000 euros com essa bike. pelo mesmo dinheiro, um pouco mais (1100 euros) já compravas uma decathelon 9.1 com um quadro muito bom, e com um peso de 8,400 de origem sem apgrades... ficavas mais bem servido.
 

duchene

Well-Known Member
Re: B'Twin Sport 4

Mexxx, não sejamos alarmistas!

Fizeste as contas um pouco por alto. Não que seja do interesse público, mas a bicicleta como está agora, com todos os extras e incluindo a compra da dita está nos 846 euros, somadas todas as facturas.

Falas na decathlon 9.1 que já não existe há 2 anos. Os modelos de 2008 e 2009 são designados por sport ou comp e numerados.

No caso da sport, a que a decathlon chama entrada de gama para estrada, a 4 que possuo é o modelo de topo.

Nas comp, o modelo de entrada custa 999 euros, vem com uma transmissão tiagra (mais fraca), rodas da decathlon (dou mais crédito ás mavic) e periféricos como guiador, espigão, avanço e selim bastante modestos (portanto bem mais fracos que a minha combinação).

O quadro poderá ser mais interessante, mas só isso não justifica a troca: primeiro são os 150 euros de diferença de preço para o custo da minha já com os upgrades, e mais, ficaria com os restantes componentes mais fracos. Trocando os periféricos que enumerei como mais fracos, facilmente dispararia para os 1250 euros (sem mexer sequer na transmissão!).

E mais, não acredito, porque já peguei nela na loja, que seja de todo tão leve como a minha. Mesmo que roubem 200g no quadro, o peso dos restantes periféricos ultrapassa essa diferença. E a prova está em quanto peso tirei na minha, só com esses detalhes.

Não vale a pena ver os restantes modelos já que a comp 1, o modelo a seguir na gama das comp, custa 1250 euros o que é o dobro do custo da minha sport 4 à saída da loja.

Portanto, resumindo e concluindo, estou bastante satisfeito com o conjunto que tenho agora e, não só dentro da decathlon como em muitas outras marcas que vou comparando, estou muito bem servido. Não me revejo portanto na tua opinião.

Boas pedaladas!
 

Interceptor

New Member
Re: B'Twin Sport 4

Bom trabalho, sim senhor.:)

Adorei ver o que fizeste á tua bike. Deves ser do tipo:
"Não tenho tudo o que amo mas amo tudo o que tenho."
Continuação de bom trabalho e força nos pedais.

P.S. Gostei da tua resposta ao comentário do Mexxx.
Este Mexxx nos post`s que faz é um bocado "cortes" mas
não é dos piores.:D

Até breve.
 

duchene

Well-Known Member
Re: B'Twin Sport 4

Aproveitando uma leva de encomendas online, mandei vir os últimos upgrades por uns tempos para a Sport 4.

Chegaram então as espirais brancas para travão e mudança para dar um toque diferente ao conjunto.

Devem chegar amanhã os travões 105 o que deixa apenas a pedaleira em falta para ter o grupo completo.

Era um upgrade que, em conjunto com a espiral, era mesmo necessário, já que a travagem deixava mesmo muito a desejar, especialmente para um tipo de 95kg como eu, mais até por culpa da espiral do que por culpa das maxilas.

Aproveitei um bom negócio e vendi o espigão KCNC. Comprei o Ritchey WCS e ficou a fazer "pandan" com o avanço e guiador.

Mais um "tombo" de 70 euros, o que coloca ainda a fasquia total abaixo dos 1000 euros.

Não há upgrades agora em vista, mas sim continuar a fazer quilómetros ao ritmo que o trabalho deixa. Como tenho a Canyon desmontada a ser revista e rectificada tenho dado mais trabalho à estradista.

-x-x-x-x-x-x-x
Mini análise à Truvativ Elita 50/34

Apesar de apreciar os andamentos mais leves, não sou 100% fã da pedaleira compacta. Especial e particularmente por causa da grande diferença de dentes entre os 2 pratos. Sinto que fico a pedalar no ar, sempre que reduzo do 50 para o 34. É claro que já ganhei o instinto de descer logo 2 ou 3 mudanças atrás, mas mesmo assim nota-se o solavanco e a mudança abrupta no ritmo.

-x-x-x-x-x-x-x-

Para breve prometo (e vou tentar cumprir!) fotos e, especialmente, a análise dos primeiros 1000km!
 

duchene

Well-Known Member
Re: B'Twin Sport 4 // As Fotos

Hoje arranjei algum tempo para montar um mini estúdio (com o fundo por passar a ferro!) e fiz algumas fotos da Sport 4.

Está completa de upgrades para longos meses, tendo já dado provas que cumpre os requisitos e portanto, não há necessidade de mexer mais.

Lista de material da versão final:
B'Twin Sport 4 da Decathlon
Full Shimano 105, excepto pedaleira
Pedaleira: Tuvativ Elita Compact 34/50
Espigão, avanço e guiador: Ritchey WCS Wet Black
Selim: Selle Italia SLR XC Gel Flow
Rodas: Mavic Aksium Race
Pneus: Hutchinson Top Speed Kevlar
Aperto: de Selim KCNC
Tampa avanço: BBB carbon
Espaçadores: Pro com cone e anilha em carbono
Cabos e espirais: Jagwire
Fita: Sram Pit Stop Tape
Grades bidão: X-Stasy em Alumínio
Pedais: Look Keo Easy

acasfaltica01.jpg


acasfaltica02.jpg


acasfaltica03.jpg


acasfaltica04.jpg


acasfaltica05.jpg


acasfaltica06.jpg


acasfaltica08.jpg


acasfaltica09.jpg


acasfaltica10.jpg


acasfaltica12.jpg


acasfaltica07.jpg


acasfaltica11.jpg


acasfaltica13.jpg


acasfaltica14.jpg


acasfaltica15.jpg


acasfaltica16.jpg
 
Last edited:

Figueiredo

Active Member
Re: B'Twin Sport 4

Até podia ser uma pasteleira dessas de hipermercado (o que não é o caso, pelo contrário está bem fixe...), mas a produção fotográfica está um espectáculo:eek::eek::eek:
 

genioux

New Member
Re: B'Twin Sport 4

Espectacular a bike:eek:! Simples, com um aspecto muito clean...grande trabalho que fez!

Parabens (também pelo trabalho fotográfico;))!

Cumprimentos.
 

duchene

Well-Known Member
Re: B'Twin Sport 4

Obrigado pela simpáticos comentários.

Na verdade, como a sessão foi feita só com um flash montado na máquina, sem difusão e num estúdio com o pé direito baixo, a luz ficou algo dura e estourou um pouco os brancos, mas até acabou por ficar dramática. :D

Deu para fazer a apresentação das modificações que era o objectivo principal e para fazer arquivo de como se pode pegar numa proposta interessante e com algumas alterações bem pensadas, fazer uma bicicleta para muito e bons km's.

A montagem pretendeu-se sóbria, com apenas 3 cores, sendo que o preto e o branco dominam e o vermelho dá um toque de força ao conjunto.

Além do mais é sempre uma alternativa à onda de branco que tem varrido o mundo do ciclismo de estrada e de montanha. :)

Fica só a faltar a prometida análise, que já será praticamente dos 2000km.
 

Interceptor

New Member
Re: B'Twin Sport 4

Parabens pelo teu trabalho,
tanto fotográfico como estéctico. A bike que está FENOMENAL.:D

Até breve.
 
Last edited:

duchene

Well-Known Member
Re: B'Twin Sport 4 // A análise! PARTE 1

Finalmente, como o prometido é devido, fica aqui a minha análise à B'Twin Sport 4, agora com 2000km:

Quadro e forqueta B'Twin Sport 4
Este quadro já acompanha a gama de estrada da decathlon há um par de anos.
É um quadro em alumínio com escora superior em carbono unidireccional. Utiliza nas partes em alumínio os típicos tubos triangulares da marca.

Tem uma geometria mais relaxada com um sloping acentuado no tubo superior e escoras um pouco mais compridas, fazendo um triângulo traseiro mais aberto e baixo.

Gosto do facto da testa do quadro não ser aproveitada de um qualquer quadro de BTT como já vi em marcas conceituadas, especialmente porque encaixou na perfeição no cone de carbono da Pro.

A passagem ao carbono é feita com uma ligação Wishbone e o encaixe parece bem feito, embora a pintura seja feita após a inserção do carbono o que faz com que na zona de transição, a tinta do quadro apanhe 1 ou 2mm da zona de carbono. Notei isto em mais do que um modelo. É o preço a pagar pela produção em massa...

A ligação da escora superior à escora inferior é muito espartana, não formando o habitual lábio por cima da zona do eixo. É um pormenor que melhor trabalhado daria outra qualidade àquela zona do quadro, tal como acontece com o quadro de BTT que considero impecável nesse aspecto.

As escoras são moldadas embora esperasse ver a escora inferior a curvar à saída do eixo pedaleiro, mantendo-se mais próxima da roda até se dirigir para a zona do eixo traseiro. Ao invés sai do eixo pedaleiro a direito. É um pormenor mas que numa bicicleta de estrada fica sempre bem.

A pintura é muito boa, apenas com alguns pontos de sujidade presos no verniz. Parte do quadro é envernizado, a outra parte foi deixada baça.

A forqueta absorve as pequenas irregularidades com facilidade o que, aliado ao guiador, dá o conforto possível.

Rodas Mavic Aksium Race e Pneus Hutchinson Top Speed Kevlar
Depois de uns primeiros tempos atribulados, em que tinha que ajustar a tensão dos raios a cada saída, lá levei as rodas para afinar como deve de ser e o problema ficou resolvido.

Já apanharam algumas porradas valentes nas nossas fantásticas estradas, mas estão se a aguentar à barra.

Adicionalmente o cubo da frente vinha com os copos mal apertados, mas o ajuste foi rápido e a melhoria notória. Deixou de chocalhar no paralelo e em piso mais degradado.

Achava o cubo muito silencioso e por isso abri para limpar o óleo em exesso e dar um pouco mais de tensão às molas. Ficou audivelmente melhor!

Os apertos das rodas são bastante pesados, muito por culpa da ponta que enrosca no veio. Acabei por trocar os meus por uns A2Z com eixo em titânio e reduzi substancialmente o peso.

Os pneus, talvez ainda seja muito cedo para opinar (2000km), mas ficam algumas ideias.
Os meus não desenvolveram papos como foi relatado em alguns Hutchinson, mas também não sei se serão o mesmo modelo.

Têm uma tracção muito boa em piso seco, se bem que não ando propriamente a testar os limites de aderência. Só os senti hesitantes numa descida para os lados de Santo Tirso em que ia lançado e alguém se lembrou de lavar o passeio e a estrada numa zona de curvas. A traseira deslizou um pouco, vi a veleta perto, mas consegui corrigir a tempo.

Aparte deste episódio, nada a assinalar. O único furo que tive foi um snake bite porque andava nessa altura com a pressão baixa demais para o meu peso e ao passar numa zona de alcatrão enrugado (lindo serviço do empreiteiro) o impacto trilhou a câmara de ar atrás.

O piso ainda se apresenta em muito bom estado, sem furos e com as zonas texturadas como novas.

Espigão de selim, avanço e guiador Ritchey WCS Wet Black
Sou um paranóico dos conjuntos, especialmente no que toca a apertos rápidos e periféricos como o espigão, avanço e guiador.

Na de BTT é a panca da Thomson e KCNC, na estrada não havia de ser diferente.

No entanto não se justificava a austeridade da robustez Thomson e portanto havia de ser algo com um traço mais animado. Algo que digamos, que enchesse o olho...

A escolha recaiu pelo kit WCS da Ritchey, no seu infame revestimento Wet Black. Sei de antemão, e por experiência própria que é bastante susceptível à mínima pancada mas decidi arriscar, a bem do charme do conjunto.

O preto brilhante e as letras brancas acabam por se enquadrar no tema da bicicleta e ficaram impecáveis. Não acho que o anodizado comum pudesse competir nesse aspecto.

A resistência é a esperada nestes componentes. O espigão é medida 27,2mm o que acaba por provocar alguma flexão, desejável até já que, aliado à escora de carbono, actua como amortecedor.

A regulação da cabeça não é tão precisa e simples como o Thomson ou KCNC de 2 parafusos longitudinais, mas aguenta-se. Afinal de contas, após as primeiras 3 afinadelas, fica no ponto por longos meses/anos.

O avanço é bastante rígido, apesar de leve. O guiador flecte o suficiente para ser confortável em piso mais irregular, mas sólido em andamento normal. Sinceramente nos "sprints" que faço, não penso se o guiador está a molejar ou não, portanto não posso opinar nesse sentido. Apenas dizer que não tem um feeling gelatinoso no geral.*

Apesar de o guiador ser oversize, reduz para a medida convencional de forma suave mas rápida, pelo que na zona de apoio das mãos no topo do guiador já tem uma largura confortável.

Travões Shimano 105 (e os antigos B'Twin)
Não sendo imperativa a troca, pelo menos precisava de trocar os calços e os cabos/espirais dos travões de origem, para melhorar a sua eficácia. A 15/20 euros o par de pastilhas, ia gastar mais de metade do custo de uns travões 105 novos. Por isso optei por fazer um dos upgrades que mais tarde ou mais cedo iria fazer, por uma questão de uniformização e mandei vir da bike-components o par.

Curiosamente apesar da construção ser muito similar, a ponto de parecerem cópias, os travões de origem pesam menos 10g cada do que os Shimano. Apesar de tudo apresentam detalhes interessantes como os afinadores similares aos campagnolo e gravação da marca a laser.

Como os 105 foram montados em conjunto com a espiral, acredito que grande parte do benefício obtido na travagem foi devido à espiral e não às maxilas em si. Mas de qualquer forma ficam mais bonitas na bicicleta e resolvi também a questão dos calços e da uniformização do grupo.

Kit Espiral + Cabos Jagwire para mudança e travões
De todos os upgrades que efectuei, este foi provavelmente dos mais baratos (13.99€ por jogo) e sem dúvida o que provocou maior impacto positivo.

Se o kit de mudança inova sobretudo pelas ferragens e pelos cabos revestidos a teflon, o kit de travagem é qualquer coisa de abismalmente fantástico.

Utilizando o mesmo miolo da espiral de mudança, mas com um resistente reforço em malha de kevlar, esta espiral de travão, aliada aos cabos revestidos a kevlar, proporciona uma rigidez fabulosa, bem como um poder de travagem assinalável.

Aliás, face à espiral de origem este foi o aspecto que mais melhorou. Com a espiral antiga, especialmente ao travar atrás, notava-se claramente a espirar a flectir, perdendo-se curso precioso da manete a ponto de esta bater na fita, mesmo com as pastilhas afinadas ao máximo. O cabo de origem era também péssimo e não mantinha a tensão quando a manete estava a repouso, o que roubava logo 2 ou 3mm de curso só para esticar o cabo, antes de se sentir qualquer efeito na maxila de travão.

Agora a resposta é imediata, o bloqueio é firme e a segurança aumentou substancialmente, especialmente porque tenho mais poder de travagem à frente, onde realmente importa.

No campo das mudanças, a passagem é fluída e consistente, sem prisões. Optei por uma colocação de cabos tradicional com o chamado "Criss-Cross" em que os cabos saem das manetes e fazem uma curva mais suave, encaixando na ferragem do quadro, no lado oposto à manete de onde sairam. Ou seja, a espiral da mudança da frente encaixa no quadro do lado direito, e a espiral da mudança de trás encaixa no quadro do lado esquerdo da testa.

Isto faz com que as espirais façam uma curva muito mais suave, não havendo a contra curva que normalmente a espiral faz, para voltar ao mesmo lado de onde saiu.

Este sistema gasta um pouco mais de espiral, mas pessoalmente acho que fica mais bonito.

Os cabos recuperam a ordem original cruzando-se no tubo inferior. Este cruzamento implicaria que os cabos ficassem a roçar, no entanto colei os "donughts" de borracha numa posição em que impedem esse contacto.

Optei também por não utilizar afinadores à saída das manetes, mesmo não os tendo no quadro, por uma questão de arrumação no guiador. Exige um pouco mais de perícia na primeira afinação, especialmente à frente, mas depois não levanta problemas de maior.
 
Last edited:
Top