• Olá Guest , participa na discussão sobre o futuro desta comunidade neste tópico.

Bruso às voltas

rjcsc

New Member
Claro que um negócio desses só seria possível com o apoio da banca (mesmo que tivesses algum dinheiro).
Agora é uma questão de veres se tens interesse/disponibilidade para isso e tentar efectuar algum estudo de mercado para tentar perceber da viabilidade do negócio.
 

undernardo

Active Member
Tens aí uma bela oportunidade de negócio! O dinheiro é que é o pai dos problemas ahah

E por teres falado em "parcerias com hotéis" lembrei-me desta na minha zona: http://www.martinhal.com/offers/sites/bike-weeks-de.html
É em Sagres e é uma iniciativa organizada pelo Martinhal Beach Resort & Hotel. Basicamente é uma Bike Week, que já se realizou no inicio deste ano, e vai voltar a realizar-se no final de Novembro. Contará com a presença de Andre Greipel (e possivelmente Marcel Sieberg) e basicamente é pedalar pela zona do Litoral Algarvio durante uma semana (mtb e estrada). Obviamente há um custo associado..

É dinamismo e iniciativas deste género que se quer e ajudam a dinamizar uma região. =)
 

Bruso

Well-Known Member
Pois é. Os hoteis grandes responsabilidade nesta área. É uma área com muito potencial, mas que a maior parte das vezes é completamente desconhecido pelas pessoas competentes pela área de marketing.

O dinheiro tem de ser com apoio da banca claro, mas sem ter os conhecimentos certos e os contactos certos não vale a pena. Eu defendo que devemos arriscar na busca de emprego mas quando toca a sacar dinheiro do bolso é sempre mais complicado.
O meu interesse pelo ciclismo é recente e por isso não tenho grandes conhecimento ao nivel do ciclismo da região. Vou acompanhar de mais perto a próxima época a ver...
 

Bruso

Well-Known Member
Cabo Girão!!

Ontem finalmente consegui arranjar pernas e coragem para ir de Santa Cruz até o Cabo Girão. Mas vamos por partes.

Nos últimos dias o tempo já estado péssimo (muita chuva e vento) mas hoje reuniu-se todas as condições para uma excelente volta.

Ao contrário do que costumo fazer, ontem saí de casa com a bicicleta dentro do carro. O objetivo era tirar uma subida muito dura logo no inicio da "etapa". Assim o fiz, parei o carro na Assomada e foi aqui que se deu o ponto de partida. Quando vou para partir reparo que me esqueci da minha blackburn airstick (lição: nunca tirar a bomba do quadro xD). Já atrofiei porque se tivesse um azar estava lixado. Primeiros km's sempre a matutar naquilo mas depois cheguei à conclusão que não valia a pena porque no percurso de hoje existiam muitas bombas de gasolina e Elefantes Azuis.

1ºponto de passagem interessante foi o Miradouro do Pináculo. Ia a descer a uma boa velocidade mas tive de parar para tirar uma foto:
PA260031-1_zps0f1e45ca.jpg


PA260032-1_zps07a05825.jpg



Acabada a descida, estava eu no centro do Funchal. Percurso planeado incluía uns 600 metros em pave. Deu para acordar definitivamente.
PA260033_zpsf6ae4039.jpg


Segui então pela Avenida do Infante, Estrada Monumental, rolando a bom ritmo. A afinação das velocidade não está o ideal e estava a fazer um ruído que me estava a incomodar. Mas não havia nada a fazer a não ser pedalar esquecer o ruído.
Ainda antes de chegar a Camara de Lobos ouve tempo para uma foto sobre o destino:
PA260035-1_zpsf8189903.jpg


De Câmara de Lobos até o Cabo Girão já sabia que era sempre a subir. Comi uma barrinha e lá comecei a subir. Comecei com ritmo baixo a me poupar. Nunca passei por ali de bicicleta e de carro já não passo há alguns anos, portanto não sabia como ia ser a subida. As poupanças iniciais foram fundamentais para conseguir fazer esta subida sem parar (apenas para tirar fotos mas coisa de segundos).
O perfil da subida: STRAVA. São 9,5km com declive medio de 6,0%.
v4e8.png


Cuidado com estes 500metros. O sinal de GPS está correto, e o trajeto está mesmo no meio da estrada.
ugoy.png

hhao.png


Fotos durante a subida:
PA260041-1_zps8552c051.jpg

PA260043-1_zps70ad2ea9.jpg

PA260047-1_zpsa870d362.jpg

PA260048-1_zpse0d18ba4.jpg

PA260052-1_zps1b5c778b.jpg

PA260054-1_zps3572d415.jpg




Cheguei levezinho ao Cabo Girão. Talvez tenha me poupado demais. Afinal não foi assim tão dificil como esperava. E pelo o meio aconteceu uma coisa caricata. Fui enganado pela sinalização vertical e gastei bastantes energias a subir uma rampa monumental. Acabei por desistir e voltar para trás e não seguir a sinalização. A rampa devia ter mais 35%.

Espaço para umas fotos do mais famoso miradouro da Região. O Maior cabo da Europa (+ de 500m) e o 3ºmaior do Mundo. Há bem pouco tepo foram feito obras de modo a criar uma varanda panorâmica. O resultado é este:
PA260062-1_zps172d00c0.jpg

PA260068_zpsfa5da090.jpg

PA260069_zpsbc9128ac.jpg

PA260070-1_zps50483294.jpg

PA260072-1_zpscf113807.jpg


A volta estava programada ser feita pelo mesmo caminho da ida, mas a meio decidir mudar e descer direto para Camara de Lobos sem passar pelo Estreito. Cortei bastante caminho:
Algumas fotos:
PA260074-1_zps6bf351b2.jpg


Ao menos são sinceros.
PA260075_zps0c6296bf.jpg


PA260055-1_zps60a42d15.jpg

PA260056-1_zpsb7d63eea.jpg

PA260057-1_zpsd58e9cc8.jpg

PA260058-1_zps72227929.jpg


PA260076-1_zps31db8431.jpg



Chegado a Camara de Lobos foi sempre a abrir até o Funchal. O percurso incluia uma passagem por São Martinho, Santo António e Til.
Na subida para o Til ainda transpirei um pedaço. Já estava numa fase de cansaço avançado e o corpo já pedia reforço alimentar. Parei num mini mercado e lá foi um Chipicao e uma Coca Cola.

Uma bela Obra de Arte:
PA260079-1_zpsab7869b9.jpg


Pela frente ainda tinha uma subida durinha. 1,9km com 8,7% de declive médio (Strava)

Finalizada a subida foi sempre a rolar de regresso ao carro.

Bati o meu recorde de km's percorridos. pensei que me ia doer mais mas até que fiz bem.

Resumo da volta: 66,8km
Acumulado: 3361m
Tempo da Volta: - de 3horas
Strava 1
Strava 2

Fica para o registo uma boa dose de PR batidos.


Boas pedaladas!!
 

jpacheco

Well-Known Member
Bela reportagem. As fotos sao sempre espectaculares... eu nao deixava a bike como tu fizes-te no cabo Girão. Se isso cai.. ai jasus. Imagino as vertigens que a bike teve nesse teu pequeno momento de loucura de a deixares só ;)

Grande volta sim sinhor. Esse acumulado é de meter respeito. Abrc
 

Bruso

Well-Known Member
Ahahah eu pus me em cima com ela hehehe. Aquele miradouro é para rir. As pessoas têm um medo enorme de por os pés em cima do vidro xD.

Mas sem dúvida que é um dos pontos com mais interesse turístico da Ilha. Aconselho a todos os que cá vierem a passar por lá. Se trouxerem bicicleta apitem que eu faço de guia com todo o gosto :D
 

Bruso

Well-Known Member
Há rumores que o Ferri ARMAs vai voltar a fazer ligações marítimas. Se isso acontecer é ainda mais fácil.
 

Meiras

Member
atenção que os acumulados feitos numa aplicação do telemovel nao sao iguais aos acumulados de um gps .. digo isto por experiencia própria sem querer tirar mérito a ninguem . em 3000m de acumulado numa aplicaçao de telemovel tirem pelo menos 1200 para um gps ( garmin edge500 que é o que eu tenho )
 

Bruso

Well-Known Member
Otalem

não te vais arrepender :D

Meiras
completamente de acordo. Já conclui isso mesmo. O problema é que não tenho nenhum site que me dê um acumulado certo. Usei durante uns tempos o bike route toaster mas concluí que apresentava um acumulado muito abaixo do real. O ride with GPS apresenta um acumulado exagerado, bem como o Strava.
Claro que só posso ter certezas com um altimetro barométrico.

Se conseguisse um site de planeamento de percurso que me desse um acumulado mais correto era ótimo. Mas não há.
 

pratoni

Well-Known Member
Claro que só posso ter certezas com um altimetro barométrico.

Eu acho que nem assim.

Os barométricos também têm as suas falhas, principalmente se não estiverem bem calibrados ou se houver variações climáticas (pressão atmosférica) a meio da volta...
 

Bruso

Well-Known Member
Mas tens sempre um valor mais proximo da realidade pratoni!!

Meiras

Deu-me 2864m de acumulado. Deu menos uns 500 metros. Pela tua experiencia achas este site uma boa base??
 

Meiras

Member
nop . mesmo assim é muito. pensei que fosse mais certo . fazia um percurso com o telemovel de quase 2700 e com o edge 500 agora da-me 1650 .. o telemovel é so para se ter uma ideia !! mesmo as pendentes que ele marca a subir é tudo fictício ..só a média de pendente é que ele vai buscar a base de dados . esquece isso e continua é a pedalar =D
 

Bruso

Well-Known Member
Mas como sabes que é muito??:confused:

Sim eu não ligo muito ao acumulado. O que importa é me divertir e desfrutar do passeio. O ideal será mesmo comparar com alguém que tenha um edge500 mas pelo que vejo não é muito habitual nos ciclistas da Madeira.
 

rjcsc

New Member
A maneira mais fiável de ter um acumulado "correcto" é ter um ciclocomputador/gps com altímetro barométrico... o meu Rox 9.0 tem :p
 
Top