• Olá Guest , participa na discussão sobre o futuro desta comunidade neste tópico.

Bruso às voltas

Bruso

Well-Known Member
Claro que sim rjcsc. Eu é que não tou para gastar dinheiro nisso :p

O GPSIES parece ser o site com acumulado mais credivel.
 

jpacheco

Well-Known Member
Poderá ser da precisão do proprio GPS?

Tens que experimentar no strava definir um percurso antes de saires de casa... ele dá-te os valores todos (depois comprar com os valores feitos na estrada). Só para ter a certeza que os valores do GPS sãp iguais à base de dados que eles têm no app strava.

Vou experimentar isso no domingo.
 

Bruso

Well-Known Member
O meu GPS é o telemovel, logo tem muito pouca precisão. O problema é que a base de dados do Strava tem valores exagerados.
 

Bruso

Well-Known Member
I'm back!!!

Aproveitando o adiamento da jornada do Campeonato regional da Madeira de Futebol (devido aos danos provocados pela chuva), peguei na bicicleta para matar saudades.

Primeira coisa que fiz mal acordei foi ir à janela ver o tempo. Felizmente o céu não ameaçava chuva e mesmo estando um pouco de frio não era nada que impedisse a saída.

Saí de casa sem destino definido. Ia para onde as pernas mandassem. Acabei por ir na direção de Santa Cruz. Quando cheguei lá veio-me logo uma vontade de subir. Testar as pernas...subida atrás do aeroporto = PR :D.
Finalizada esta subida decidi voltar para trás com outro objetivo na cabeça. Fazer a subida até às aguas Mansas. Já a tinha feito uma vez mas não ficou registado no Strava por problemas técnicos.
Nos primeiros km ainda hesitei um pouco, porque (embora esteja em boa forma fisica devido ao futebol) as costas já começavam a dar sinais de ferrugem. Mas lá fui subindo sem pensar em KOM's.
Subida:
6.2km a 9,3% de declive médio...que acham? fraquinha?
Strava
qp70.png

Sem forçar muito consegui o 4ºlugar em 8 corredores.

Acabada a subida, cheguei à minha pista para rolar: pouco mais de 500 metros planos (é o que se arranja xD).
2013-12-01+11.37.50.jpg


Depois de rolar um pouco para um lado e para o outro, era hora de descer pelo mesmo caminho que subi. Descida algo técnica principalmente o início. O problema era que o alcatrão estava húmido e portanto nem me aventurei em grande velocidades. Desci devagar e aproveitei para tirar algumas fotos:

Parte inicial da descida (neste caso parte final da subida pois foi tirada no sentido ascendente):
2013-12-01+11.49.30.jpg


Aqui a descida:
2013-12-01+11.49.35.jpg


Aqui mais uma parte da subida:
2013-12-01+11.52.38.jpg


Pavé madeirense ahahaha
2013-12-01+11.53.43.jpg


Vista sobre Santa Cruz:
2013-12-01+11.58.30.jpg


Daqui até casa o alcatrão já estava seco portanto foi sempre a acelerar.

Resumo da volta: 31.1 km
Acumulado: 1532 m no Strava, 711 no GPSIES
Velocidade média: 17.9km/h
Strava

Boas pedaladas!!
 

Bruso

Well-Known Member
Nao acredites nesse valor. Eu uso o Android por isso o valor é claramente é exagerado. Segundo o GPSIES o acumulado é metade desse.

Não digo a etapa rainha, mas dava para fazer pelo menos 2 etapas de alta montanha para a Volta.
 

Morg

Well-Known Member
Quando carregas para o strava com um equipamento com altímetro barométrico como garmin 500 tens a opção de pedir para ser o site a calcular ou deixar como ele carrega inicialmente que é com os dados do GPS.

Pelo que dizem nas informações quando carregas de outro equipamento como telemóveis ele calcula sempre pela base de dados.

Já testei o sistema e os valores que dão nos mapas deles são muito parecidos aos capturados pelo meu garmin 500.

O garmin costuma ficar maluco quando há nuvens cerradas como parece acontecer por esses lados.
Quando o GPS tem pouca precisão pode marcar zonas ao lado da estrada em escarpas que têm altimetrias muito diferentes da estrada onde nos encontramos.
 

jpacheco

Well-Known Member
é pahh..mas sobes uma montanha com 720 +- de altura e partes quase do nível do mar... o acumulado do GPSIES também me parece ligeiramente diminuto da realidade :D

se disse-se 1100 +- de acumulado acreditava. 700 da montanha, 200 de uma subida que tens para ai. e e o resto são trocados :D
 

Bruso

Well-Known Member
Morg:
eu uso smartphone e os dados que me dá são sempre exagerados. Não sei como são medidos...Essa das escarpas já aqui tinha dito mas acho que nem foi o caso. Pelo perfil não vejo grande quebras de altimetria. Mas conheço um rapaz que comprou um Garmin 800 e gravou um percurso com smartphone e outro com Garmin e o perfil não tem nada a ver. O do Garmin é constante enquanto o do smartphone é sempre sobe e desce...

jpacheco
talvez seja...mas este percurso que fiz até é acessivel. Qualquer um de vocês o fazia digo eu...Foi só para tirar a ferrugem hehehe :D
 

Bruso

Well-Known Member
Graças ao companheirismo do Fórum Ciclismo hoje recebi isto:



PC100302.jpg


PC100303.jpg


Não tenciono usá-lo nos próximos tempos mas no verão a Argos-Shimano vai estar representada na Madeira :D
 

Bruso

Well-Known Member
Eira do Serrado com passagem pelo Curral das Freiras

Finalmente tive tempo para dar uma volta digna de registo escrito e fotográfico.
Há muito tempo que tinha planeado este percurso e em conversa via Facebook com um ciclo turista (Élvio, que não conhecia pessoalmente), concordamos que seria um excelente percurso para um Sabado de manha que se perspectivava solarengo. Convidei ainda o meu companheiro habitual de pedaladas e lá ficou planeado a subida à Eira do Serrado. Falo de um subida que começa praticamente a cota 0 e acaba nos 1094 metros.

Ficou combinado nos encontrarmos às 9h45 na Padaria Mariazinha onde seria dado a partida. Os primeiros km's foram pouco interessantes, circulando no centro da cidade do Funchal e em zonas muito habitadas. Primeiro ponto de passagem digno de registo foi o Pico dos Barcelos (355m) (deixo o conselho: excelente local para ver o fogo na passagem de ano). Neste altura eu e Élvio já seguíamos sozinhos e após uma breve chamada para o outro companheiro ficou combinado que nos encontrávamos no Restaurante Estrela. E assim foi, lá partimos os dois estrada fora.

O dialogo foi bastante até que a estrada começou a inclinar e as forças iam todas para os pedais. Aos poucos e poucos fui ficando para trás até perder o Élvio de vista (que máquina a subir). Após muito sofrer lá cheguei. Falo de um subida (Vasco Gil-Estrela) com 2,57km e com um acumulado de 240 metros, declive médio de 9% mas com 3 rampas (totalizando 500 metros) com inclinação superior a 20%.

Após uma pausa para reagrupar e reabastecer o corpo lá seguimos juntos até ao túnel do Curral das Freiras. Neste segmento com menos declive já fui tirando algumas fotos da magnifica paisagem circundante:
PC280003.jpg


PC280004.jpg


Estrada que liga a Eira do Serrado ao Pico do Areeiro (era um dos desafios para o dia mas que rapidamente foi esquecido devido aos declives extremos).
PC280005.jpg


Chegado à entrada do túnel nova paragem. Inicialmente, o planeado foi a subida direta até à Eira do Serrado. Mas decidimos fazer uma visita à pacata Vila do Curral das Freiras. Após algumas fotos e corta ventos vestidos (menos eu que deixei o meu para trás por trás de um poste porque estava a atrapalhar) lá seguimos pelo túnel que é sempre a descer.
PC280012.jpg


PC280011.jpg


Ganhei algum avanço nestes 2404m de túnel e tive tempo para parar e tirar algumas fotos na saída do túnel.
PC280019.jpg


PC280020.jpg


PC280021.jpg


PC280022.jpg


Até o centro do Curral das Freiras foi sempre a descer. Chegado foi tempo para uma pausa mais prolongada com direito a uma bela broa de mel, um cafezinho e um par de fotos.

PC280024.jpg


PC280026.jpg


PC280027.jpg


Já com as forças restabelecidas era hora de começar a subir rumo à Eira do Serrado.
PC280029.jpg


O grande desafio seria atravessar o túnel. O Élvio propôs-se logo a bater o seu recorde pessoal. Eu como nunca tinha feito este segmento não me aventurei porque nao sabia muito bem o que me esperava. Lá deixei ele ir sozinho e fui ao meu ritmo. É um daqueles segmentos que parece que nunca mais acaba, via a luz ao fundo do túnel mas quando olhava para a placa via que ainda não ia a metade. Lá cheguei ao final e lá estava o fotografo para a foto da praxe:

1499830_433520930108902_495635788_n.jpg


Nova pausa para reagrupar e seguimos rumo à Eira do Serrado. Uma estrada simplesmente fantástica com um vista de cortar a respiração. Não tem dificuldade alguma e por isso deixo as fotos relatarem o percurso.

PC280032.jpg


PC280033.jpg


PC280034.jpg


PC280035.jpg


PC280036.jpg
.

Aqui a foto após lá chegar:
PC280046.jpg


Após pausa para contemplar as vistas lá seguimos rumo ao Funchal pela mesma estrada. Era praticamente sempre a descer portanto as pernas teriam um belo descanso, isto embora o estado do asfalto tornasse a descida algo desconfortável e muito perigosa.
PC280048.jpg


PC280050.jpg


Chegado ao Funchal foi só subir a Estrada Conde Carvalhal e lá cheguei ao ponto de partida. Cheguei ao carro já era quase 16h. Volta que durou muitas horas mas que deveu-se às muitas pausas para reagrupar e descansar e também ao ritmo passeio. De qualquer maneira notei um desgaste bastante elevado devido à falta de um bom selim e de uma boa carneira nos calções. Esquecendo isto, a diversão foi muita e foi um excelente passeio a um lugar onde ainda não tinha ido de bicicleta.
 

jpacheco

Well-Known Member
Vocês aí sobem... XIII. ...

E não é todos os dias que nos tiram uma foto em cima do selim ;) sem dúvida que com essas paisagens o melhor é mesmo aproveitar.

Ahah nas nossas voltas farto-me de falar.. mas quando me calo é sempre pelas mesmas razões :)
 

Bruso

Well-Known Member
Nunca tive direito a fotografo porque ou vou sozinho ou quando vou acompanhado sou sempre o primeiro a chegar ao destino xD

Também chegou a alturas que tive de me calar porque não conseguia controlar a respiração. Não esperava que fosse assim tão puxado mas teve de ser. Foi volta para fechar o ano e também porque sei que não terei oportunidade tão cedo!!
 

gonpalco

Member
Fotos com uma paisagem de cortar a respiração.
Muito bom!
Próxima ida à Madeira, tenho de ver se é possível alugar uma bike de estrada, ou por quanto ficará o transporte da minha.
Já me imagino a acabar uma volta, sentado na esplanada, a comer uma bela de uma espetada!!! :)
continua!
 
Top Bottom