• Olá Guest , participa na discussão sobre o futuro desta comunidade neste tópico.

Bruso às voltas

Bruso

Well-Known Member
Bem me parecia que era nessa zona. Já passei várias vezes por aí (3 e 4) (a pé e de carro) e penso que só devem estar encerradas no Inverno devido à queda de pedras. Próximo verão e numa incursão pela costa Norte vou tentar passar por lá.

A zona 2 está aberta e transitável. Quanto falas na zona 1 falas naquela subida cravada na rocha? É uma subida e peras que acaba no planalto do Paul da Serra. São só 20km's e um acumulado de 1412metros. Uma bela empreitada a fazer!!

A antiga estrada que ligava São Vicente ao Porto Moniz é qualquer coisa de fantástico. Infelizmente perderam-se alguns troços devido a derrocadas (o do Véu da Noiva era lindo), e outros apenas por segurança. Como tem os túneis o Governo prefere fechar para não ter problemas e assim poupa na limpeza e manutenção. Também foi por esta razão que fecharam a antiga estrada para o Curral das Freiras.

Existe outro troço nessa zona que está marcado no google maps como sem saída, mas existe um túnel cavado à mão na rocha mas não tenho a certeza se está aberto. O ano passado estava fechado.
0aow.jpg


Se vires no Google Maps entre o Porto Moniz e São Vicente existem vários troços com o nome "Antigo Traçado da ER101". Todos esses estão interditos.
Este troço é brutal:
p6pz.jpg


A própria ponte da via expresso (onde está o autocarro) neste ponto é qualquer coisa...:
61ba.jpg


Tenho de confirmar como está este troço. Atualmente tenho quase a certeza que está fechado mas no Verão pode ser que esteja aberto.

Epah agora deixaste-me louco para pegar na bicicleta e ir para a costa norte!!! Eu conheço estas estradas todas e já tenho planos para elas, o problema é a falta de tempo. Mas este Verão promete!!!
 

Bruso

Well-Known Member
Não fossem os calhaus que caem de lá de cima e fazia-se a estrada muito bem!!

Quando era miúdo fazia esta estrada umas 6 vezes por ano. Vivia no Funchal mas ia com os meus pais passar férias no antigo parque de campismo na Vila do Porto Moniz. E que grande viagem que fazia....tirem a Via Rápida (VR) e a Via expresso (VE) do mapa e já percebem :D. Velhos tempos!!
 

jpacheco

Well-Known Member
Essa zona dá cá com cada paisagem do melhor... muito bom mesmo. Tens mesmo que te fazer à estrada!!!! De pedras se não forem muito grandes o capacete ainda aguenta :D
 

Bruso

Well-Known Member
Vamos lá ver se consigo tirar umas fotos destas!!! Mas só lá para o verão. Tudo depende do estado da estrada.

jpacheco

uma pedra com 100gramas a cair de uma altura com 100 metros faz estragos.
 

gonpalco

Member
Acho que nas férias, arrumas com a malta aqui do "contenente" com algumas fotos, e estradas.
Das que me recordo:
  • Caminho dos Pretos
  • ER228 na Laurisilva
  • Pico
  • Er101 - para os lados de Santana


Pico_do_ar.jpg

Pico

ER101_santana.jpg

Er101 - para os lados de Santana

ER228_Laurisilva.jpg

ER228 na Laurisilva

Ilhas_Selvagens_ER204.jpg

ER204 - Ilhas Selvagens



PS - Lembrando-me agora das vezes que fui à 1ª no carro, se calhar era melhor reconhecer de mota... e depois fazer de BIKE! :p
Haja TEMPO... e PERNAS (muitas PERNAS/PULMÕES/etc...!)
 

Bruso

Well-Known Member
Caminho dos pretos eu já passei e relatei aqui, coloquei pelo menos 1 foto.

Ao Pico do Areeiro (1ªfoto) é uma empreitada que está na minha cabeça à muito tempo. Já passei perto várias vezes mas nunca ganhei coragem para a subida final.

A 2ªfoto é da Ponta Delgada. Essa estrada também está completamente cavada na rocha. O piso é que está em muito mau estado devido à queda das pedras. Curioso é que parte dessa estrada é em pavé.

A 3ªfoto é uma bela de uma subida do Rosário até a Encumeada.

A 4ªfoto é no Caniço. A subida àquele monte ao fonte também já cá foi relatada. Subo de carro quase todos os dias para ir para os treinos de futebol.

Meu caro amigo já vi que queres-me por a dar a volta à ilha!!! :cool: QUe rico verão que vou ter!!!

PS: Ilhas Selvagens?? isso é quase em África. Aquilo que vês na foto são as Ilhas Desertas :D.
 

jpacheco

Well-Known Member
Vamos lá ver se consigo tirar umas fotos destas!!! Mas só lá para o verão. Tudo depende do estado da estrada.

jpacheco

uma pedra com 100gramas a cair de uma altura com 100 metros faz estragos.

devia de haver pelo menos umas redes na berma...já poderia evitar alguns danos. o melhor é sempre andar "encostado à encosta". A tendência é da pedra ressaltar
 

TigasPT

New Member
Fogo a foto das 2 ou 3 pontos, e dos túneis é algo maravilhoso, adorava ir à Madeira, e adorava ainda mais andar aí de bicicleta! :D
 

Bruso

Well-Known Member
De volta à Madeira e ao relatos!

IMG_20140712_120139575-2.jpg

Já há algum tempo que aqui não escrevia nem publicava umas fotos das minhas voltas.

Hoje foi dia para voltar à bicicleta após uma pausa de uma semana para férias nas terras de Sintra. (Que belas estradas existem naquela Serra de Sintra)

O percurso traçado na cabeça tinha como 1º destino Machico. O percurso para lá chegar já relatei aqui e não tem nada de interessante. Chegado a Machico, e acompanhando alguns ciclistas que por ali andavam decidi rolar uns kms para desbloquear as pernas e analisar o meu estado físico após esta semana de pausa (os travesseiros, queijadas e pasteis de belém não prejudicaram tanto como pensei).

Dei duas voltas ao percurso (8kms) e de seguida dirigi-me para a Água de Pena. A ideia era fazer a ligação Água de Pena-Santo da Serra via ER239. Só tinha feito esta subida 1 vez e tinha memória que era uma subida longa e com inclinação bastante elevada e pouco constante. Dividi a subida em dois na minha cabeça (há quem diga que ajuda e tem toda a razão). A nível fotográfico a estrada é pouco interessante. O único interesse é a zona em que a estrada ladeia o campo de Golfe do Santo da Serra mas nem isso me fez parar (No futuro conto fazer um pequeno vídeo da subida). Subida custou a fazer mas a satisfação ao chegar ao Santo da Serra era muito grande.

Chegado ao Santo da Serra e após paragem para alimentação, seguia em direção a casa quando me lembrei de uma estrada que tinha colocada na lista de "a fazer". Trata-se de parte do caminho antigo que que ligava Santa Cruz ao Santo da Serra antes da construção das estrada regionais, e dá-se pelo nome de Caminho da Pereira. O pavimento está me muito bom estado (se tivessem mantido a calçada original seria ainda mais interessante de fazer) e há muito pouco trânsito. Todo o caminho é entre árvores e vegetação e o verde no alcatrão mostra que são poucos os raios de sol que ali aparecem. Deverá ser por esta razão que este caminho nem aparece no Google Maps (até pensam que andei a fazer BTT). Esta descrição toda para um caminho com apenas 2km's. Acreditem que são dois km's de puro prazer (tem duas rampas que fazem pôr a língua de fora, acima dos 15%, digo eu)

Aqui sim, fiz várias paragens para tirar fotos e até gostei do resultado final. Tive pena por não ter levado a máquina fotográfica para tirar um auto-retrato, mas irei lá voltar.

IMG_20140712_115629784-2.jpg


IMG_20140712_120303243-2.jpg


IMG_20140712_120026383-2.jpg


IMG_20140712_120641938-2.jpg




Até casa fui sempre acompanhado por nevoeiro. Até às Águas Mansas pela ER102 num sobe e desce e depois até casa pela ER206 sempre a descer em ritmo reduzido devido à meteorologia.

Foi um bom regresso à estrada e às subidas longas e inclinadas. Os números finais foram 53km com um acumulado a rondar os 1100metros.

E dou assim por finalizado o meu regresso aos relatos. Há muitos projetos na cabeça mas vamos ver se se concretizam a curto prazo.
A principal condicionante é mesmo a bicicleta que está a precisar de uma revisão profunda e de um desempenamento na roda traseira.
 

Bruso

Well-Known Member
Caniçal pelo caminho mais longe!

IMG_20140721_200625.jpg

Percurso de ontem:

1ªparte: Gaula - Santo da Serra
A subida para o Santo da Serra foi feita pela ER207 (6,8km a 10%). Só tinha feito esta subida uma vez e tinha jurado que nunca mais a voltaria a fazer, e acho que foi por esta mesma razão que a repeti. A parte mais difícil da subida são os 2,3km finais pois são quase em linha reta com declives sempre a rondar os 11%. A prova que esta subida é bem dura é que apenas foi escalada por 16 pessoas e apenas 18 tentativas. Apenas duas pessoas voltaram lá para repetir (eu sou um deles). As sensações desta vez foram muito melhores e embora tenha passado por um mau bocado na parte intermédia a parte final foi feita a bom ritmo.

2ªparte: Santo da Serra - Baia d'Abra
Na chegado ao Santo da Serra o cansaço era bastante mas aproveitei o plano para recuperar forças e seguir com a rota planeada. O objetivo era seguir até à Portela pela ER102 e de seguida descer até Machico pela ER108. Até à Portela a estrada, com algumas excepções, encontra-se em bom estado e não sendo totalmente plana faz-se a uma boa velocidade. Da Portela até Machico é quase sempre a descer e aí surgiu o principal problema do dia. Não sei o que se passa com o meu travão de trás. Faz uma guinchada maluca. Coloquei pastilhas Dura Ace há 1 mês atrás mas só agora está fazendo este barulho. Se alguém tiver uma solução para isto agradecia.
A estrada até à Baia d'Abra (ponto mais a Este da Madeira acessível por estrada) foi a ER109. A ida foi feita a boa velocidade e após paragem para umas fotos voltei até Machico pela mesma estrada (é a única hipótese) e até casa fui pelo percurso normal, num misto de Estradas regionais e caminhos municipais.

IMG_20140721_192032.jpg

Vista sobre Machico

IMG_20140721_195813.jpg

Ponta de São Lourenço

IMG_20140721_200521.jpg

Machico e Santa Cruz ao fundo
 

pratoni

Well-Known Member
não será óleo/lubrificante/porcaria gordurosa que caiu para o aro?

Aconteceu-me isso à dias e tive que andar a limpar o aro com um lenço para que o barulho parasse e só passado algum tempo porque tinha que limpar a porcaria agarrada às pastilhas com as travagens...
 
Top