Bruso às voltas

A subida mais dura de Portugal!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Penso que a subida pela qual o Bruso passou na sua penultima volta é mais agressiva que esta do Areeiro mas isto é a minha opinião olhando para as inclinações médias.

24 km a 5,7% ou 14 km a 9,3%? Qual é a vossa opinião? E qual é a tua opinião Bruso em relação a qual das subidas é a mais trabalhosa?
 

Bruso

Well-Known Member
pedro30

obrigado. Vindo de uma pessoa que fez 300kms com um sorriso na cara é um grande elogio!!

Mariosimas

calma. A que é considerada em vários sites como a subida mais dura de Portugal e e uma das mais duras da Europa tem inicio no Funchal com passagem pelo Monte, isto é subir a ER103 desde o Funchal. Para além disso eu já comecei a uma cota de 400 metros.

Paradawt
Não podias ter mais razão. Por vezes lamento esse facto mas é a mais pura da verdade. Aqui é sempre sobe e desce. Neste 50kms se fiz 5 kms totalmentes planos já é muito. QUanto às pendentes é verdade. Lembro-me de ontem já perto do Pico, perguntar ao colega que tem o garmin 500 a percentagem da subida - isto porque estava a ir a muito bom ritmo e esperava inclinações e dificuldades maiores - e a resposta dele foi "9%". Começo a ficar tão habituado a percentagens superiores aos 10%... Mas também uma coisa é certa...estou numa forma física que em distâncias destas o que conta é o ritmo. Até os 70kms eu sei que faço em qualquer tipo de terreno, mas já sei que tenho que ir a um ritmo baixo para a máquina não disparar.

undernardo

por acaso já tinha respondido. Claramente que a subida que relatei a semana passada é muito mais dificil que esta. Embora já esteja habituado a declives elevados prefiro fazer uma subida longa e menos inclinada como a de ontem. O Élvio por exemplo é ao contrário...ontem ficou ele para trás.
Mas já agora deixa que te diga que a subida que fiz a semana passada pode ir até ao Pico do Areeiro, pois acaba no Poiso, zona onde conflui a ER103, ER203 e ER202. Eu é que subi por um caminho florestal e só foi lá bater na descida.
 

Gandartista

Well-Known Member
epah...tenho 2 "pancas"...uma é subir a serra da Estrela (em princípio pra semana) outra é o Gerês...mas ao ver essas fotos...tenho que acrescentar a Madeira...certamente um destino a explorar um dia.....
 

Bruso

Well-Known Member
Prometido é devido!! Aqui estão elas...

Bem, como havia prometido voltei àquela subida diabólica da Er103 que liga São Roque do Faial ao Poiso.

Mas desta vez fiz a volta em solitário e no sentido oposto mas o que interessa são as fotos e quem segue-me no Instagram já teve uma belo cheirinho de fotos! Aqui ficam as tiradas com a máquina:












Para quem quiser passar umas férias isolado




A descer é fácil!!!









Fica o registo da estreia na subida completa do Terreiro da Luta até o Poiso, na descida da ER103 até São Roque do Faial e ainda a subida da ER108 que revelou-se uma subida bem dura com início no Porto da Cruz e final na Portela. E também o maior registo ao nível de extensão de uma atividade: 76.3km

Strava

Boas pedaladas!!
 
Excelente volta Bruso! Tem tudo o que gosto: Boa subida + inclinaçoes aceitaveis + descida alucinante + paisagens deslumbrosas.
Estou cá com uma inveja pah!
Muitos parabens mais uma vez, excelente
 

Bruso

Well-Known Member
E desta maneira despeço-me dos percursos duros...


Hoje é o último Sábado antes do início da época, o que significa o fim das voltas longas (relativo) e duras para serem substituidas pela outra paixão - futebol. Ontem à noite não tinha nada planeado mas de um momento para o outro decidi que esta data merecia um percurso condizente. As palavras de ordem seria "duro" e "o mais longo possível" - traduzindo: Pico do Areeiro cá vou eu!!!

Destino decidido faltava traçar o percurso. Depois de puxar pela cabeça lá tracei o seguinte percurso: sair de casa e rumar para o Caniço, suir a ER205 com destino à Camacha. Daqui seguia pela Er102 até o cruzamento com o caminho dos Pretos (ER201). Após chegar ao Terreiro da Luta era subir até o Poiso pela ER103 e depois subir para o Pico do Areeiro.

Depois de chegar à Camacha decidir mudar de ideias por um razão. Quero ir da cota 0 até os 1810metros de uma vez sem grandes descidas e desvios. Sendo assim e em cima da hora decido subir pela dura e mal tratada ER203.

E agora o que interessa - Fotos


Primeira foto do dia. Vista sobre Gaula e Santa Cruz


E aqui começava a subida do dia. Nesta altura levava 6km's e sabia que daqui para cima era quase sempre a subir até o Pico do Areeiro. E nada melhor que uma rampa a 16% para começar.


Já na ER203. Percebem porque disse que é mal tratada?! E esta parte até nem era das piores!


Ainda na ER203 numa parte mais suave mas que significava que logo a seguir viria rampas muito duras.


E lá estão os declives acentuados.


A 400 metros estava ali em baixo!!


Na chegada ao Poiso quase que me dava um mal!! Lá foi a minha subida, pensei eu, mas afinal o meu percurso e o destas máquinas não ia coincidir.


Último esforço e estamos no Pico do Areeiro.


Parque Ecológico do Funchal


Nevoeiro, frio e vento são as 3 palavras que melhor descrevem esta subida!


Parte mais rápida e mais bela da subida


Quem quiser passar umas férias longe de tudo!!


Percebe-se porque é a mais bela?! O problema é que devido à sua largura reduzida porque pouco não foi abalroado por um autocarro.


Este vale...


Esta parte da subida a máquina fartou-se de disparar!!


Ponta de São Lourenço ao fundo.


E aqui acaba a estrada!!

Chegado ao topo foi hora para a 1ªpausa do dia. Devido ao nevoeiro não deve para avistar grande coisa do topo, mas os poucos turistas que passaram por mim congratularam-me pela coragem e força :cool:.
Depois de algumas fotos na placa simbólica dos 1810 metros lá sentei-me para comer e esticar as pernas. Fui abordado por um ciclista do Porto que até tirou fotos comigo e com a minha bicicleta! Ainda trocamos 2 dedos de conversa (fiquei a saber que é possuidor de uma Cervelo com meros 5,5kg). Ele conhecia o Fórum ciclismo portanto se ler isto espero que se acuse :D.


Corta vento vestido, e lá parti para uma descida que esperava diabólica.


À 1ªcurva da descida tive que parar para duas fotos!!


Aquele selfie forte!!


Para além do vento que já previa, deparo-me com chuva durante a descida toda e uma zona com nevoeiro cerrado.


Ainda por aqui? Hora de pausa para um cafezinho para aquecer.


Finalmente sol




Descida alucinante, pastilhas de travão Shimano Dura-Ace portaram-se muito bem.


Última foto do dia ainda antes de chegar ao Santo da Serra. Daqui até casa só tinha uma dificuldade.

Resumo do dia: Subida bastante longa com cerca de 25km. Foi a subida mais longa que alguma fiz e senti-me bastante bem. A pior parte foi mesmo a subida do Poiso até o Pico do Areeiro, não pela dureza da subida mas sim pelas condições meteorológicas. O vento contra estragava o ritmo, o frio dificultava movimentos e o nevoeiro não permita ver as paisagens deslumbrantes. Os cumprimentos do topo do Pico foram bastantes encorajadores, e deram-me força (aqueles gritos na berma da estrada devem ser um boost enorme, pelo menos se o fizessem para mim). A descida foi dificil, devido ao vento não me sentia em controlo total da bicicleta.

Tudo correu como planeado e assim dou por encerrado um verão com muitos e muitos km's e só espero que o próximo seja assim. Também só tenho expetativas de voltar aos relatos no Natal ou na Páscoa. Mas logo veremos o que o futuro profissional nos reserva, e até pode ser que o próximo relato seja em latitudes diferentes.

Já me esquecia. Hoje foi dia para testar a minha nova Action-Cam. A recomendação do user Moshinho lá avancei para uma SJ4000 e estou bastante contente com a relação qualidade/preço.

Espero que gostem das fotos.

Boas pedaladas!!
 
Espectacular bruno. Já tinha tido oportunidade de te felicitar pela subida no strava. Agora com algumas fotos até parece que a subi até ao topo com esse vento e frio mas bem sentado no meu quentinho no sofá de casa.

Boa sorte para a nova época desportiva.
 

Bruso

Well-Known Member
Obrigado. O objetivo é mesmo esse e fico contente por o conseguir :D

Vamos lá ver o que a época nos reserva. Nesta fase o futebol é secundário portanto até posso não acabar a época. A tal história da latitude!!