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Bicleta gravel abaixo de 1000€

LuisFerreira.

Well-Known Member
Obrigado pelo feedback. Pelo que me parece fizeste aí uma bike bastante boa, com esses upgrades ainda gastaste um bocadito mas se calhar compensa bastante principalmente as rodas, os pneus. O guiador não estava tão importado em ser o de origem.

Ainda gastei um pouco com os upgrades, apesar das rodas ter comprado também em segunda mão.

Se realmente comprar a rc 500 pelo menos os pneus mudarei logo de início, as rodas talvez fique para mais tarde. Eu queria uns pneus que rolassem bem em estrada e tivessem algum grip fora dela mas nada por aí além. Achas que os Vredestein são melhores que os Hutchinson que compraste?

Troquei os Hutchinson pelos Vredestein pois queria um pneu com mais taco lateral mas sem grande exagero para não comprometer o rolar em estrada e achei os Vredestein bons nesse aspeto.

Como sou novo nisto, a troca dos pneus tubeless, numa roda que já seja "tubeless ready" é igual aos pneus normais certo?

Sim, neste caso nas rodas de origem da RC 500 tens de trocar a fita para uma fita tubeless e comprar umas válvulas, quanto ao resto é montar o pneu, adicionar o liquido selante e encher. Os Hutchinson consegui encher com a bomba normal de pé, já os Vredestein tive que usar compressor.
 

pedrodbo

Well-Known Member
ok obrigado. Para fazer a mudança de pneus tubeless é igual certo? Imaginando que tenho um furo é só andar com a peça para ajudar a remover o pneu, camara de ar, bomba de mão e pneu novo/patch + cola para reparar, não? O líquido só preciso de colocar a cada X meses penso eu

Sim eu também estava a procura de algo mais "slick" no meio e ter algum grip na lateral, mas porque razão os Vredestein não dão para encher com bomba de pé?
 

pemartins

Well-Known Member
ok obrigado. Para fazer a mudança de pneus tubeless é igual certo? Imaginando que tenho um furo é só andar com a peça para ajudar a remover o pneu, camara de ar, bomba de mão e pneu novo/patch + cola para reparar, não? O líquido só preciso de colocar a cada X meses penso eu

Sim eu também estava a procura de algo mais "slick" no meio e ter algum grip na lateral, mas porque razão os Vredestein não dão para encher com bomba de pé?
O tubeless não usa camara de ar. O líquido que vai dentro do pneu vai ajudar a tapar o furo, depende sempre do tamanho dele.
 

LuisFerreira.

Well-Known Member
ok obrigado. Para fazer a mudança de pneus tubeless é igual certo? Imaginando que tenho um furo é só andar com a peça para ajudar a remover o pneu, camara de ar, bomba de mão e pneu novo/patch + cola para reparar, não? O líquido só preciso de colocar a cada X meses penso eu

Se tiveres um furo e caso o liquido não consiga selar, sim, removes o pneu e a válvula tubeless e montas a camara de dar.

Sim eu também estava a procura de algo mais "slick" no meio e ter algum grip na lateral, mas porque razão os Vredestein não dão para encher com bomba de pé?

A diferença que notei é que as laterais dos Hutchinson ficavam mais uniforme depois de estar dentro do aro, ou seja, assim que começava a bombear a bead do pneu assentava logo no aro, enquanto as dos Vredestein não ficavam tão regulares, dai precisar da ajuda do compressor para ajudar assentar a bead no aro.

Já agora, uma curiosidade para teres uma ideia em relação as rodas originais:
Peso da RC500 c/rodas Fulcrum DB7 e pneus (410g cada um) Vredestein 38C TR - 10.220Kg
Peso da RC500 c/rodas Originais e pneus (320g cada um) Continental Ultra Sport III 28C (com camara de ar) - 10.720 Kg
 

joseruivo

Well-Known Member
Se tiveres um furo e caso o liquido não consiga selar, sim, removes o pneu e a válvula tubeless e montas a camara de dar.



A diferença que notei é que as laterais dos Hutchinson ficavam mais uniforme depois de estar dentro do aro, ou seja, assim que começava a bombear a bead do pneu assentava logo no aro, enquanto as dos Vredestein não ficavam tão regulares, dai precisar da ajuda do compressor para ajudar assentar a bead no aro.

Já agora, uma curiosidade para teres uma ideia em relação as rodas originais:
Peso da RC500 c/rodas Fulcrum DB7 e pneus (410g cada um) Vredestein 38C TR - 10.220Kg
Peso da RC500 c/rodas Originais e pneus (320g cada um) Continental Ultra Sport III 28C (com camara de ar) - 10.720 Kg

Pelas minhas contas é uma diferença de 680 gm, no par das rodas, para umas - Fulcrum DB7 - que são de entrada de gama desse fabricante. Quer dizer que as originais pesavam cerca de 2,3 kg?
Acho que é o sítio mais fácil para as marcas pouparem dinheiro e "enganarem" a malta é nas rodas, porque toda a gente toma atenção à transmissão e travões, mas pouca gente pensa nas rodas, em especial quando elas são da marca da bici e não existe informação sobre elas :-(
 

pedrodbo

Well-Known Member
Se tiveres um furo e caso o liquido não consiga selar, sim, removes o pneu e a válvula tubeless e montas a camara de dar.



A diferença que notei é que as laterais dos Hutchinson ficavam mais uniforme depois de estar dentro do aro, ou seja, assim que começava a bombear a bead do pneu assentava logo no aro, enquanto as dos Vredestein não ficavam tão regulares, dai precisar da ajuda do compressor para ajudar assentar a bead no aro.

Já agora, uma curiosidade para teres uma ideia em relação as rodas originais:
Peso da RC500 c/rodas Fulcrum DB7 e pneus (410g cada um) Vredestein 38C TR - 10.220Kg
Peso da RC500 c/rodas Originais e pneus (320g cada um) Continental Ultra Sport III 28C (com camara de ar) - 10.720 Kg

ok obrigado. Realmente é uma diferença grande, daí ja estar a pensar mais na RC 520, trocava só os pneus (visto que as rodas são um bocado mais leves que as da RC 500), e estava pronto a seguir.

Já agora, alguma desvantagem em usar pedais de btt em bicicleta de estrada? Pergunto isto porque já tenho um sapatos com encaixe de btt e quando realmente for comprar os pedais de estrada vai ter um encaixe diferente...
 

pemartins

Well-Known Member
ok obrigado. Realmente é uma diferença grande, daí ja estar a pensar mais na RC 520, trocava só os pneus (visto que as rodas são um bocado mais leves que as da RC 500), e estava pronto a seguir.

Já agora, alguma desvantagem em usar pedais de btt em bicicleta de estrada? Pergunto isto porque já tenho um sapatos com encaixe de btt e quando realmente for comprar os pedais de estrada vai ter um encaixe diferente...
As rodas da RC520 também não são leves. Pesam 2kg.
Quanto aos pedais nenhuma desvantagem a não ser o peso e a plataforma de apoio ser mais pequena mas se for para Gravel é melhor pedal de BTT.
 

pedrodbo

Well-Known Member
Sim as Fulcrum são mais leves, cerca de 1,75kg, mas mesmo assim as da rc 520 pesam 2kg e se vir que compensa posso fazer mais tarde o upgrade. Dar mais 200€ pelas rodas era algo que nao me apetecia :p

Vou ter isso em conta mas o gravel que irei fazer não será muito acidentado daí que nao seria problema o pedal ser de estrada. A questão é ter que me decidir entre um ou outro. Mas a diferença é muito grande em termos de transferência de energia por ter um apoio maior do pé?

A cannondale é aquela do tópico do projecto que fizeste? @mussulo
 

pemartins

Well-Known Member
Sim as Fulcrum são mais leves, cerca de 1,75kg, mas mesmo assim as da rc 520 pesam 2kg e se vir que compensa posso fazer mais tarde o upgrade. Dar mais 200€ pelas rodas era algo que nao me apetecia :p

Vou ter isso em conta mas o gravel que irei fazer não será muito acidentado daí que nao seria problema o pedal ser de estrada. A questão é ter que me decidir entre um ou outro. Mas a diferença é muito grande em termos de transferência de energia por ter um apoio maior do pé?

A cannondale é aquela do tópico do projecto que fizeste? @mussulo
Tens aqui um artigo que te pode ajudar.
https://road.cc/content/buyers-guide/spd-sl-v-spd-how-choose-best-clipless-pedals-232671?amp
Mas também depende do ciclismo que vais fazer. Dizes que o gravel não vai ser muito acidentado mas vai ser gravel na mesma logo se fosse eu optaria por pedais de BTT.
 

Carvalhon

Well-Known Member
Vou ter isso em conta mas o gravel que irei fazer não será muito acidentado daí que nao seria problema o pedal ser de estrada. A questão é ter que me decidir entre um ou outro. Mas a diferença é muito grande em termos de transferência de energia por ter um apoio maior do pé?
@mussulo
Eu tenho uns pedais shimano SPD, com indicação para estrada da própria shimano... penso que apoio deve ser muito semelhante. São os Shimano ES600 SPD Road.
 

pemartins

Well-Known Member
Eu tenho uns pedais shimano SPD, com indicação para estrada da própria shimano... penso que apoio deve ser muito semelhante. São os Shimano ES600 SPD Road.
Atenção que esse pedal apesar de usar cleats de BTT é de apoio apenas de um dos lados do pedal por isso é que é indicado para estrada e não BTT.
 

mussulo

Well-Known Member
Sim as Fulcrum são mais leves, cerca de 1,75kg, mas mesmo assim as da rc 520 pesam 2kg e se vir que compensa posso fazer mais tarde o upgrade. Dar mais 200€ pelas rodas era algo que nao me apetecia :p

Vou ter isso em conta mas o gravel que irei fazer não será muito acidentado daí que nao seria problema o pedal ser de estrada. A questão é ter que me decidir entre um ou outro. Mas a diferença é muito grande em termos de transferência de energia por ter um apoio maior do pé?

A cannondale é aquela do tópico do projecto que fizeste? @mussulo

Essa mesmo.
 

joseruivo

Well-Known Member
Mas a diferença é muito grande em termos de transferência de energia por ter um apoio maior do pé?@mussulo
Diria que com pedais de BTT a rigidez do sapato é mais importante do que com pedais de estrada, devido à diferença de tamanho de apoio de um pedal de estrada vs BTT. Já usei de estrada, agora uso de BTT, um pedal largo e baixo, com uns sapatos bem rijos, não noto diferença
 

LuisFerreira.

Well-Known Member
Para Gravel também aconselho os SPD de BTT, alem dos sapatos facilitar a caminhada em "off road" ou naquela paragem para o café, caso apanhes um obstáculo em algum tipo de trilho e tenhas de desencaixar e voltar a encaixar não precisas de estar a procurar o lado correto do encaixe.
 

pedrodbo

Well-Known Member
Sim pelo artigo que colocaste @pemartins acho que vou pelos de BTT.

Agora quando o confinamento passar a ver se faço um bikefit aqui em Coimbra na Cyclos (espero que a lista de espera não seja grande neste momento), não queria comprar o tamanho errado da bike. Sugerem outro sítio para fazer o BikeFit aqui em Coimbra caso não tenha vaga tão cedo neles?

Na loja onde costumo ir em Coimbra disseram que uma empresa faz o BikeFit mas que dura só 1h e pouco e eu fiquei um bocado de pé atrás, além de que custa 130€ na mesma. Ja li aqui no fórum que em Aveiro tem o VeloFitSystem mas se não tivesse que me deslocar até lá seria ótimo.

De vez em quando também vou ao Porto e estava a pensar em passar no Projecto Pedal

@mussulo ficou muito fixe a bike, mas desta vez preferia comprar nova e ajustado ao meu tamanho. Tenho alguns problemas de desconforto na minha de BTT actualmente, e não queria arriscar isso a comprar uma nova
 

pedrodbo

Well-Known Member
Malta uma questão que me está a inquietar (além de não haver stock de nada :p ):

Já me disseram várias vezes que os quadros das bikes da Decathlon são "piores" e não garantem, com o acumular de centenas ou milhares de Kms, uma transmissão tão fluida mesmo tendo componentes de melhor qualidade (por exemplo shimano 105 abaixo de 1000€). Ao certo o que quer isto dizer? Porque de alguma forma se os componentes das bikes da decathlon só aparecem em bikes com o dobro do preço quase, alguma coisa eles têm de fazer para que a bike saia tão barata no PVP.

Preciso de opiniões para ter a certeza, além de que existem muitos relatos de pessoas no grupo do facebook da Decathlon de Bikes que tiveram problemas com peças e as bicicletas são apenas ou mesmo no quadro.

Não sei se fui claro mas mesmo assim gostava de ouvir uma opinião que me fizesse decidir, porque o preço delas é apelativo e a marca em cima não me importa, interessa mesmo que a bike tenha qualidade. Não quero comprar uma bike de quase 1000€ agora e ter de a trocar daqui a 3-5 anos porque está a dar muitos problemas.
 
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