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Bicleta gravel abaixo de 1000€

pemartins

Well-Known Member
tenho uma b'twin ultra 900 com quase 10000km equipada com full ultegra e só tenho a dizer bem da bicicleta, recomendo vivamente a qualquer pessoa este tipo de bicicleta da gama alta deles (custou-me nova na loja 950€). Se trocava por outra? Talvez sim, mas por 2 motivos, um importante e outro irrelevante. Travão de disco, apesar de ter ultegra, não sinto muita confiança neles, principalmente se o tempo estiver húmido. E mudava para carbono porque tenho essa possibilidade financeira e deve ser melhor que alumínio (confortável em longas voltas).

No entanto, trocava sem problemas para uma outra decathlon na mesma, mas eles não tem, ao dia de hoje, nada de carbono com discos.

Como a que tenho nunca deu problema, nunca cheguei ao ponto serio de pensar em trocar e por isso vou-me mantendo bastante satisfeito. E já sei que se trocar algum dia será porque sim e porque posso.
A Decathlon já tem online carbono com discos. Ainda não deve haver stock mas estará para breve.
 

el-solitario

Well-Known Member
Ainda não tinha visto que já tinham no site os novos modelos 2021. Até achei piada a vermelha, mas 2750€? ja estão a entrar num campo que não é deles. Por este preço iria para uma canyon ultimate sl 8 disc (ou a sl7 disc que o 105 tambem é bom e são menos 400€). Agora essa decathlon por 2000€, não tinha problema nenhum em comprar.

Não estando a desvalorizar a marca, mas tem de ter noção de quem são. Meter os mesmos preços que bicicletas de "marca" não é boa opção. "Amanha", uma bicicleta decathlon vs "marca" com o mesmo preço inicial nunca será o mesmo. O forte deles contra os outros é o preço.
 

joseruivo

Well-Known Member
contactei essa loja eles viram com o importador e não vão ter a Nuroad nem conseguem mandar vir... Não me perguntes porquê porque devia dar para mandar vir... :(
Porque a fábrica também não tem para entrega nem sabe quando vai voltar a ter. As lojas têm de encomendar com vários meses de antecedência, e quando se atrasam às vezes já em conseguem comprar 1 única bicicleta de determinada marca. A própria Shimano está com dificuldade em fornecer componentes, e sem ovos não se fazem omoletes
 

pedrodbo

Well-Known Member
Porque a fábrica também não tem para entrega nem sabe quando vai voltar a ter. As lojas têm de encomendar com vários meses de antecedência, e quando se atrasam às vezes já em conseguem comprar 1 única bicicleta de determinada marca. A própria Shimano está com dificuldade em fornecer componentes, e sem ovos não se fazem omoletes

Eu percebo isso claro, mas mais valia eles dizerem "olhe a procura é tanta que eles provavelmente não vão sequer conseguir produzir uma bike para si mesmo que a encomende já porque já têm em lista outras tantas que não sabem se vão conseguir produzir"

É pena por acaso, achava essa Cube bastante bonita :p e parece-me que há muitos modelos que em 2021 quase não vão ver a luz do dia e em 2022 já não haverá grandes promoções de bikes de fim de colecção...

No entanto com a seca que houve em 2020 pensava que a situação das bikes ia melhorar, mas muito pouco mesmo...
 

joseruivo

Well-Known Member
Eu percebo isso claro, mas mais valia eles dizerem "olhe a procura é tanta que eles provavelmente não vão sequer conseguir produzir uma bike para si mesmo que a encomende já porque já têm em lista outras tantas que não sabem se vão conseguir produzir"

É pena por acaso, achava essa Cube bastante bonita :p e parece-me que há muitos modelos que em 2021 quase não vão ver a luz do dia e em 2022 já não haverá grandes promoções de bikes de fim de colecção...

No entanto com a seca que houve em 2020 pensava que a situação das bikes ia melhorar, mas muito pouco mesmo...
No início de Setembro estive numa loja Trek cujo dono me disse que tinha acabado de encomendar bicicletas com entregas prevista para Março... Compreendes agora?
 

pedrodbo

Well-Known Member
Eu sei, eu em Setembro numa loja da Specialized também me disseram o mesmo, que havia encomendas para Fevereiro-Maio de 2021..mas há marcas com mais procura que outras. As lojas dizem que vao chegando bikes todos os meses, podes ter sorte ou azar com as bikes que chegam
 

pedrodbo

Well-Known Member
Tenho outra questão/curiosidade se é que é possível darem-me uma estimativa.

Hoje por exemplo na minha volta, atingi estas velocidades na da BTT com pneus de btt em estrada. Que melhoria a nível de velocidades máxima e média acham que conseguiria obter com uma bike de estrada como as que temos falado neste topico (Triban RC 520 por exemplo)

Pergunto isto dado que nunca andei em bicicleta de estrada e espero que as melhorias sejam bastante visíveis.
Não liguem à velocidade média, hoje tive de fazer 2 paragens e não pus em pausa :p normalmente a velocidade média que costumo atingir é cerca de 16-17 km/hr.

A velocidade máxima foi numa descida, normalmente quando faço sprints sem inclinação chego aos 40 km/hr

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Carvalhon

Well-Known Member
No meu caso, andava de BTT com pneus slicks, e ao passar para a de estrada, ganhei cerca de 2 Km/h de média, uns dias um pouco mais, outros um pouco menos, dependendo do percurso. Mas provavelmente é ingrato ver desta forma, uma vez que agora faço percursos maiores e mais difíceis. No meu caso, ganho mais tempo a subir, mas em bastantes descidas, principalmente mais sinuosas, com mau piso ou desconhecidas, apesar da bike até descer mais depressa, vou bastante mais devagar que na BTT.
 

el-solitario

Well-Known Member
não me recordo ao certo, mas quando comprei a minha de estrada tenho ideia que aumentei em media 5km/h. Voltas na casa dos 17km/h para os 22km/h.

Já não tenho ideia concreta, mas sim, notas bem diferença, porque ganhas bastante tempo nas subidas/planos. Na descida é melhor, mas não é ai que vais ganhar a diferença.
 

jcca

Well-Known Member
Tenho outra questão/curiosidade se é que é possível darem-me uma estimativa.

Hoje por exemplo na minha volta, atingi estas velocidades na da BTT com pneus de btt em estrada. Que melhoria a nível de velocidades máxima e média acham que conseguiria obter com uma bike de estrada como as que temos falado neste topico (Triban RC 520 por exemplo)

Pergunto isto dado que nunca andei em bicicleta de estrada e espero que as melhorias sejam bastante visíveis.
Não liguem à velocidade média, hoje tive de fazer 2 paragens e não pus em pausa :p normalmente a velocidade média que costumo atingir é cerca de 16-17 km/hr.

A velocidade máxima foi numa descida, normalmente quando faço sprints sem inclinação chego aos 40 km/h

A bicicleta de estrada será sempre mais Aerodinâmica que a de BTT a tua postura na de estrada será sempre mais Aerodinâmica que na de BTT e eu digo em tom de brincadeira aos meus colegas que andam mt mais que eu que a diferença numa de estrada das mãos em cima para os drops são 2km/h e dos drops para posição a Aero de cotovelos no guiados são mais 3, por isso sim será sempre mais na de estrada que na de BTT.

ESQUECE ISSO DAS MÉDIAS, podes ter uma bela média e a volta valer pouco ao nível da exigência/dureza e ter uma média da treta e a volta vale mt ao nível da exigência/dureza, ou estás num tipo de treino específico e a média não vale nada pois em determinados momentos é para recuperar MESMO, devagar, devagar, devagar e no momento do trabalho estás num sítio que a inclinação te provoca uma velocidade média de 12/13 km/h ou menos.

Exemplo prático de uma volta com alguma exigência devido ao global média global nada por aí alem.

28,9km/h,
Mas foi em 205Km, com 2100m de acumulado e 7h (cima da bicicleta), se calhar até é uma boa média afinal.
Mesma volta atenção ao numero das lap e cada lap tem cerca de 60 min:

Agora se reparares na hora 2 e 4 têm uma média da treta comparando com a 1 e a 7, mas:


o desnível de subida na 2 e 4 é muito superior ao ao de descida e na volta 1 e 7 são muito semelhantes, analisando então a 1ª hora vale pouco comparando a 2ª e a 4ª, a 7ª tem valor pelo acumulado de tempo/desgaste e acumulado do resto da volta.

Ou então 2h média de 21,5 (é bom para btt), mas foi estrada que treta.
Calma em 43km subiu 1000m sem nunca ir ao anaeróbio (ou para os mais modernos) ir ao valor de FTP, ui afinal se calhar até foi um treino com objectivos (uma bela volta para quem passeia em vez de treinar).
Para já que vais iniciar esquece as médias e pensa só em desfrutar e divertires-te em cima da bicicleta seja de estrada ou de BTT, dp se gostares mesmo logo investes em algo melhor: material e ou treino.
 

Not Fast Just Furious

Well-Known Member
Eu troquei recentemente de bicicleta de BTT para estrada e tive curiosidade em avaliar essa diferença.... Em agosto do ano passado tinha feito uma ciclovia com 28 kms com a BTT e voltei a repetir em janeiro com a de estrada...
O meu caso não foi muito promissor mas a minha média não é nada boa tambem...eu tinha feito 22.4 e fiz com a de estrada 23.7.
Pontos a considerar... foi a minha 4ª volta na bicicleta e ainda tinha bastantes receios... não andava nos drops nem nada que se pareça... Sendo uma ciclovia estava mais congestionada desta segunda vez.
 

Aslume

Well-Known Member
Ando de bicicleta de BTT, e creio que a grande diferença da velocidade de uma de BTT e de estrada é fundamentalmente da roda pedaleira. As de BTT o máximo que tem são 42 dentes, e as de estrada vão aos 52. Claro que peso, aerodinamismo, pneus tem influência, mas creio que a grande diferença está nesta variável.
 

pedrodbo

Well-Known Member
Sim normalmente não ando em sítios planos, na cidade tem sempre subidas grandes e com bastante declive.

Obrigado pelas dicas, já tenho alguma ideia daquilo que consigo fazer, vamos ver como será em estrada com bicicleta mais apropriada para tal:p
 

pedrodbo

Well-Known Member
Malta uma ultima questão (espero eu): que tamanho acham ser o mais indicado para mim?

Medi-me hoje (com ajuda) e fiquei surpreso como é que descalço eu media 1,72m, tinha 78 cm de entre pernas e 60cm de comprimento de braço (ombro até ao pulso). Segundo esta tabela que conclusões posso tirar acerca do número indicado para mim? Seria um S/M? (procuro uma posição mais confortável do que desportiva). Não sei qual seria o tamanho indicado caso no futuro precisasse de fazer ajustes (quer ganhe mais flexibilidade ou perca)

Imagem das medidas da Triban RC 520
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joseruivo

Well-Known Member
Malta uma ultima questão (espero eu): que tamanho acham ser o mais indicado para mim?

Medi-me hoje (com ajuda) e fiquei surpreso como é que descalço eu media 1,72m, tinha 78 cm de entre pernas e 60cm de comprimento de braço (ombro até ao pulso). Segundo esta tabela que conclusões posso tirar acerca do número indicado para mim? Seria um S/M? (procuro uma posição mais confortável do que desportiva). Não sei qual seria o tamanho indicado caso no futuro precisasse de fazer ajustes (quer ganhe mais flexibilidade ou perca)

Imagem das medidas da Triban RC 520
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Se a tabela estiver certa, diria o M, porque tem mais stack. Mas parece errada, porque o M tem menos reach do que o S ...
 

pedrodbo

Well-Known Member
realmente diz la que tem menos 1cm lol... @joseruivo vou tentar ligar para lá para saber mas normalmente nao me calha ninguem que consiga realmente ajudar :(

as tabelas todas dos modelos Triban estão assim com essa "gralha"
 

joseruivo

Well-Known Member
realmente diz la que tem menos 1cm lol... @joseruivo vou tentar ligar para lá para saber mas normalmente nao me calha ninguem que consiga realmente ajudar :(

as tabelas todas dos modelos Triban estão assim com essa "gralha"
1 mm ;-)
Se for isso não é relevante, o M é claramente mais "confortável" do que "desportivo". Considerando que entre o S e o L a diferença de reach parece ser de 5 mm, até pode ser que a tabela esteja quase certa
 
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