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Bicicleta de Estrada

Bernalve

Well-Known Member
Só se tiver a andar no 39/12 ou 30/12, podia ser a razão da chiadeira do pedaleiro, com as mudanças cruzadas é normal salvo seja, a corrente raspar no desviador.
 

Zeni7

Active Member
Mas numa relação maior tenho mais possiblidades certo? Só estou a passar para palavras aquilo que senti, mas percebo o que estás a dizer.

Senti que em recta podia ir mais longe, por isso disse que uma mais pesada fazia falta. Também não sei qual a diferença entre uma 11 e uma 12. Se calhar não é nada.

A subir consegui safar-me com a 25, mas tb não estive kilometros a subir.

Não sei, só estou a falar pela pouca experiencia que tenho.

De uma 11 para uma 12 a diferença é significativa.
Penso que experimentaste a bike 520 da decatlon. Com pedaleiro triplo 50/39/30 e cassete 12/25

Se experimentares a 540 deves ter: Pedaleiro duplo 52/36 e cassete 11/28
isso quer dizer que os andamentos ficam um pouco mais pesados: a mais pesada passa a ser 52/11 e a mais leve 36/28, que são mais pesadas do que as correspondentes na bike 520. Não ficas com mais opções ficas com os andamentos ligeiramente mais pesados. O que deves saber é que o pedalar pesado é coisa para te dar cabo das pernas e levar-te as forças todas a meio da volta. Tradicionalmente pedalava-se pesado mas a tendência agora é trabalhar em cadência fazer os pedais girar com mais velocidade o que supostamente traz menos fadiga, claro que há pessoal que tem mais facilidade em meter cadência alta e outros continuam a pedalar um pouco mais pesado, mesmo a nível profissional há diferenças entre os ciclistas embora a tendência seja cada vez mais cadência.

A chiadeira tens de explicar melhor, mas não está relacionada com a qualidade da bicla disso podes ter a certeza.
 

cconst

Well-Known Member
2. gostava que tivesse uma velocidade mais pesada, questiono também se não serão preicisas velocidades mais leves para subidas mais compridas
Tenho uma 520 (do ano passado). Ainda ontem a descer usei no prato maior e o carreto mais pequeno. Atingi os 55km/h (não serei o mais rápido, certamente... mas a humidade e curvas não me parece que combinem muito bem com os pneus fininhos) sem ter conseguido esgotar (ainda ia a fazer força nos pedais e sem ir no máximo da minha cadência).
 

Bernalve

Well-Known Member
Com um 52/11 é preciso ir a mais que 70km/h para sentirmos a mudança leve, e isto tem de ser em condições favoráveis tipo numa descida ou atrás de uma camião.
 

Ruanito

Active Member
Com 50 à frente e 12 atrás sentis-te falta de velocidade?

LOLOLOL

Tu não digas disparates!!! Para além de provavelmente nem estares a usar as mudanças como deve ser, não devias ter cadência nenhuma!!!!

lol, tens q ter calma comigo... claro q não tenho cadência nenhuma... já não andava nisto há anos... só estou a espelhar o meu feeling

o q senti é que numa evolução normal podia ir mais longe, ia-me a dar gozo.. e não fui porque não havia..só isso

Só se tiver a andar no 39/12 ou 30/12, podia ser a razão da chiadeira do pedaleiro, com as mudanças cruzadas é normal salvo seja, a corrente raspar no desviador.

a chiadeira, o rapaz da decathlon disse que devia ser dum plástico qualquer, não percebi, sei que não dependia da mudança, qualquer uma chiava

mas pronto, acredito que seja defeito e não feitio

De uma 11 para uma 12 a diferença é significativa.
Penso que experimentaste a bike 520 da decatlon. Com pedaleiro triplo 50/39/30 e cassete 12/25

Se experimentares a 540 deves ter: Pedaleiro duplo 52/36 e cassete 11/28
isso quer dizer que os andamentos ficam um pouco mais pesados: a mais pesada passa a ser 52/11 e a mais leve 36/28, que são mais pesadas do que as correspondentes na bike 520. Não ficas com mais opções ficas com os andamentos ligeiramente mais pesados. O que deves saber é que o pedalar pesado é coisa para te dar cabo das pernas e levar-te as forças todas a meio da volta. Tradicionalmente pedalava-se pesado mas a tendência agora é trabalhar em cadência fazer os pedais girar com mais velocidade o que supostamente traz menos fadiga, claro que há pessoal que tem mais facilidade em meter cadência alta e outros continuam a pedalar um pouco mais pesado, mesmo a nível profissional há diferenças entre os ciclistas embora a tendência seja cada vez mais cadência.

A chiadeira tens de explicar melhor, mas não está relacionada com a qualidade da bicla disso podes ter a certeza.

obrigado Zeni, isso quer dizer que mesmo com 28 na T540 vou mais em esforço que na T520 que tem 25 por causa do pedaleiro triplo, é isso?

Podem-me ter entregue a bicicleta sem ter sido devidamente afinada

yah, é o mais provável


Tenho uma 520 (do ano passado). Ainda ontem a descer usei no prato maior e o carreto mais pequeno. Atingi os 55km/h (não serei o mais rápido, certamente... mas a humidade e curvas não me parece que combinem muito bem com os pneus fininhos) sem ter conseguido esgotar (ainda ia a fazer força nos pedais e sem ir no máximo da minha cadência).

Com um 52/11 é preciso ir a mais que 70km/h para sentirmos a mudança leve, e isto tem de ser em condições favoráveis tipo numa descida ou atrás de uma camião.

Também pode ser à frente dum camião sem travões

pah, não sei, é como digo, estava a pedalar e ia pondo pá frente, chegou a um ponto e não dava mais

também estava a testar a bicicleta e a experimentar tudo, a ver até onde ela ia, sem qualquer preocupação na gestão do esforço ou na definição da cadência

se calhar numa situação normal não utilizaria assim
 

Carolina

Well-Known Member
De certeza que na pedaleira da frente não ias no prato maior. É impossível teres esgotado os andamentos todos em plano e ainda quereres mais.
 

Ruanito

Active Member
pah, ok, vamos assumir q posso estar errado. vamos entrar no sim ou não, eu agora também já começo com dúvidas (embora tenha quase a certeza)

só andando outra vez, agora já não é possivel e como respeito o v/ maior conhecimento siga...
 

Bernalve

Well-Known Member
E não é assim tão anormal a transmissão faxer barulho. Tinha eu 7 anos e já sabia que esses barulhos na minha bicicleta de rodinhas ou era de má afinação ou má manutenção. São coisas lógicas.

Claro que a qualidade do material também faz a diferença.
 

Ruanito

Active Member
E não é assim tão anormal a transmissão faxer barulho. Tinha eu 7 anos e já sabia que esses barulhos na minha bicicleta de rodinhas ou era de má afinação ou má manutenção. São coisas lógicas.

Claro que a qualidade do material também faz a diferença.

essa da qualidade do material também aprendeste aos 7 anos ou foi mais tarde? é só para eu perceber se ainda vou a tempo
 

cenazia

Well-Known Member
Agora falando a sério acho que a tendência quando se começa é andar sempre com cadencias baixas, daí pensar-se que se está a esgotar quando na realidade o problema está na técnica de pedalada ou cadencia escolhida, quanto melhor a técnica e o core, mais rendimento se consegue tirar de uma cadencia alta, por exemplo 100 rpm num 50x12 equivale a 52,6 kph, isto a andar sozinho só a descer se consegue, vai aqui brincar um pouco com as escolhas de andamentos:

http://www.sheldonbrown.com/gear-calc.html

Os barulhos pode ser muita coisa mas o mais certo, se é uma bicicleta para o pessoal experimentar é estar mal afinada ou algum componente já ter sofrido demais
 

Ruanito

Active Member
sim @cenazia , claro que sim

é normal que seja "necessária" uma aprendizagem em todos os sentidos, em termos de posição na bicicleta, em termos de pedalada, da sua cadência, da relação homem-máquina, a forma como se usa a transmissão, tudo

concerteza que não usas a bicicleta como usavas quando começaste, não sei se foi aos 7 ou mais cedo :p, mas não deves pedalar como pedalavas, etc, etc,

quanto ao barulho, a bicicleta é nova em folha, deveria precisar de uma afinação ou outra, já nem tou aí
 

Carolina

Well-Known Member
É que se tu esgotaste os andamentos da bike então tens mesmo de te juntar a nós ao fim de semana! Assim o @Bernalve já não tem de se meter atrás de autocarros para sacar KOMs LOLOL
 

Jorze30

Well-Known Member
É que se tu esgotaste os andamentos da bike então tens mesmo de te juntar a nós ao fim de semana! Assim o @Bernalve já não tem de se meter atrás de autocarros para sacar KOMs LOLOL

Granda batoteiro @Bernalve . Estou a ver que esse gajo so vai atras de malta com 4 rodas!

Ja quando fui com voces diz que foi agarrado a um tuc-tuc na pena.

Assim também eu!

Lololo
 

Bernalve

Well-Known Member
essa da qualidade do material também aprendeste aos 7 anos ou foi mais tarde? é só para eu perceber se ainda vou a tempo

Tu estás a criar uma problema enorme porque a corrente deve estar a raspar no desviador da frente! É normal quando está desafinada. A qualidade do material ajuda principalmente na manutenção, se for uma transmissão das gamas mais baixas com o tempo e desgaste será muito ais complicado pôr a transmissão a funcionar como veio da fábrica. Apenas isso.

E até se comprares um Giant, Trek, etc... é certo que terás de levar a bike ao mecânico após umas voltas para afinar a transmissão.
 

Bernalve

Well-Known Member
Granda batoteiro @Bernalve . Estou a ver que esse gajo so vai atras de malta com 4 rodas!

Ja quando fui com voces diz que foi agarrado a um tuc-tuc na pena.

Assim também eu!

Lololo

Com o tempo vais ver que esse KOMS daqui da zona têm todos marosca. Ou é nortada, mota-pace, autocarros, carrinhas, grandes grupos a puxar à vez que até é o mais honesto ehehe

O KOM da Pena é uma falha do GPS de quem o têm por exemplo, mas de referir que ninguém anda mais que ele também lol
 

Jorze30

Well-Known Member
Com o tempo vais ver que esse KOMS daqui da zona têm todos marosca. Ou é nortada, mota-pace, autocarros, carrinhas, grandes grupos a puxar à vez que até é o mais honesto ehehe

O KOM da Pena é uma falha do GPS de quem o têm por exemplo, mas de referir que ninguém anda mais que ele também lol

Ahahah , batoteiros eu sei que há muitos. Já vi muitos segmentos que são impossíveis, pelo menos na minha cabeça. Tipo uma subida com médias de 35-40, tipo ....
 
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