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Bicicleta de Estrada

Ruanito

Active Member
Olá a todos,

Após muitos anos de interregno, tinha uma bicla de estrada que pesava kilos quando era miúdo, gostava de voltar a pedalar e estou a pensar comprar uma bicicleta para testar este meu entusiasmo.

Digo testar, e estou a ser totalmente honesto, não tenho ideia nenhuma no que isto possa resultar e, nesse sentido, não quero estar a investir muito dinheiro nisto, pelo menos para já.

Já tentei ler umas coisas por aqui e por ali e já dá para ter alguma ideia. Mas como da teoria à prática vai uma distância grande, gostaria de ter a opinião de pessoas mais experimentadas e que me ajudem a inclinar para um dos lados.

Sei que investir muito dinheiro num teste não é uma boa opção, fazer um teste sem investir alguma deve dar mau resultado. Por isso, gostava de vos perguntar o que fariam na minha situação.

Estou bastante inclinado para comprar a BTwin Triban 500 (400 paus) e pelo que li parece uma opção honesta. No entanto, e como algumas questões podem fazer alguma diferença, estou a falar na experiência de utilização pois é isso que se avalia, tenho encontrado alguma opção no mercado de usados que me deixam na dúvida.

Sendo assim qual seria a melhor opção a tomar? Optar pela Triban nova ou arriscar numa Specialized Allez ou numa Scott Speedster S30?

Já agora? Para um gajo com 1,85 qual o tamanho que acham apropriado?

Obrigado pela paciência e pela ajuda se puderem.

Cumprimentosm
 

pratoni

Well-Known Member
Vai a Decathlon e pede para experimentar a bike por 48h. É uma política deles e já pode dar para ver se te agrada ou não...;)

Atenção é aos tamanhos...
 

Carolina

Well-Known Member
A triban parece-me a melhor opção. Como dizes, és um novato nisto. Se te puser uma bicicleta usada à frente não ias conseguir ver o desgaste dos componentes, etc. Se fosse uma bike em 2a mão, mas comprada em loja, aí até se poderia pensar no assunto porque ao menos tinhas a garantia que te estavam a vender uma coisa em condições. OLX esquece.

Segue os conselhos acima e vai a uma decathlon pedir para testar. A 500, 520 e 540 têm todas a mesma geometria. Vê se consegues experimentar o M e o L nalguma delas. Se conseguires pede a alguém para te filmar ou para te tirar fotos em cima da bike. Assim é mais fácil para nós sugerir um tamanho.

O mais importante de tudo: não te guies pelo tamanho recomendado da decathlon! Ainda ontem apareceu aqui um rapaz a pedir ajuda porque tinha dores. Seguiu o guia da decathlon e enfiaram-lhe uma bicicleta gigante!
 

Ruanito

Active Member
Boas, obrigado pelas respostas. Estive este tempo todo a estudar o mercado e as minhas dúvidas agora são mais mecânicas, não em termos conceptuais mas mais na aplicabilidade prática.

Faz muita diferença uma bicla de 8v, 9v para 10v? Qual a vantagem de ter na cassete 11-32 em vez de 11-30? Nota-se uma grande diferença entre um kit Claris, Sora e ou Tiagra? Isto tendo em conta que vou iniciar-me nestas coisas.

Tudo isto porque estou indeciso entre:

Specialized Allez [Claris 8v 11-32] (626€)
Cube Attain [Sora 9v 11-32] (749€)
Specialized Allez Sport [Sora 9v 11-32] (756€)
Scott Speedster 30 [Sora 9v 11-30] (764€)
Scott Speedster 20 [Tiagra 10v 11-32] (849€)

Estou a pensar errado? Devo ter em conta outras coisas?

Obg desde já e 1 abraço
 

Ruanito

Active Member
Boas

Fui ver as Scott na Bike Zone e achei a S20 linda. Mas a S30 é mais em conta (€) e também é bonita. A única diferença é que a S20 é 9 velocidades e as S30 tem 8. Assim que perceber qual é o impacto que isso vai ter na minha iniciação logo vejo.

O vendedor aconselhou-me uma M em termos de tamanho, eu tenho 1,85m e 81 de perna (altura do cavalo parece que é assim que se chama :D). Também experimentei as medidas das Triban na Decathlon e o M parece-me o mais confortáve. O que acham?

Vou ver as Specilized em princípio hoje.

Já descartei as Triban por aquilo que já li aqui no fórum. Ou seja, um bom quandro para depois evoluir a bicicleta. Acham que a Speedster é um quadro para isso? Já li por aqui que a Specialized tem.

Cumprimentos,
 

Carolina

Well-Known Member
O M deverá servir, mas nada como experimentar. O S com um avanço maior também seria uma hipótese.

Tendo em conta a diferença de preço iria para a speedster 20. O novo shimano tiagra tem excelentes reviews, vais ficar muito bem servido. O desempenho é bem superior ao do shimano sora.

Sinceramente, para os valores que queres gastar dificilmente encontrarás um quadro em que valha a pena investir. É preferível comprares uma bike de entrada e vais juntando dinheiro para mais tarde comprar uma nova que te encha o olho.
 

Ruanito

Active Member
obrigado pelo feedback Carolina.

Entre a Speedster S20 e a Specialized Allez Elite (ambra com Tiagra) qual será a melhor opção tendo em conta que a Speedster é 11-32 e a Specialized apenas 11-28?

Não há nada no mercado por volta dos 1000 que tenha um bom quadro para depois evoluir?
 

Carolina

Well-Known Member
A speedster tem uma geometria mais relaxada, vai ser mais fácil para começares.

O 32 é dispensável, a não ser que tenhas excesso de peso (20 ou mais quilos a cima do que seria considerado normal). Podes pedir na loja para te trocarem a cassete e até mesmo o desviador de trás por um de caixa curta e meterem uma cassete de 11-28. Se calhar não te cobram nada. A vantagem desta troca é que não tens uma diferença tão grande entre cada mudança e a passagem vai ser mais suave.
 

Ruanito

Active Member
Pois, assim tanto excesso também não, pelo menos ainda :D

Mas pelo pouco que percebo, estas de gama baixa têm todas 11-32. Qual a diferença de 8/9/10 velocidades, no que é que tiro partido disso?
 

Carolina

Well-Known Member
Normalmente quando têm 11-32 costumam ter pedaleira 52-36 para compensar. No caso da scott já tem pedaleira compacta (50-34), portanto não será necessário. Provavelmente só irás meter o 32 nalgum muro e mesmo assim...

Quanto mais mudanças tiveres, menor vai ser o salto entre cada mudança. Imagina que vais a rolar e queres meter uma mais pesada sem prejudicar muito a cadência, se passares para um prato que só tenho mais 2 ou 3 dentes, a diferença no "peso" da pedalada não é grande. Por outro lado, se tiveres menos mudanças, o salto vai ser maior e provavelmente ao passares para outro prato a tua cadência vai ter de se alterar para valores desconfortáveis e menos eficientes.

Para além disto, há ainda a questão do tiagra ser mais suave que o sora. Já li várias reviews onde referem que o tiagra é quase como o 105 11v, mas com 10 v. Aquilo funciona como um relógio, as mudanças entram com uma fluidez fantástica.

Não há mal nenhum em vir com o 11-32, é mais porque provavelmente quase não vais usar o prato de 32. E há ainda o problema de poderes ganhar o mau hábito de ir para uma mudança demasiado leve antes de ser necessário. Há malta que assim que entra numa subida corre logo a cassete toda para não doer tanto.
 

Ruanito

Active Member
ok, já percebi! lembro-me bem quando pedalava na antiga bike de ferro que alternando para mudanças mais pesadas sentia o "coice" da alteração na cadência da pedalada, parecia que estava a arrancar outra vez :D. O choque era grande, ficava pesado bem depresa, agora com mais velocidades é mais suave. Got it ;)

muito obrigado!

então o que aconselhas é vivamente o Tiagra.

Amanhã vou ver a Allez Elite (tem 10v 12-28) e devo decidir entre essas duas!

Também temos a Trek Emonda ALR4 (2016) por 899€, mas aqui já estamos a fugir do orçamento e se começar a subir por aí a cima :rolleyes:
 

Carolina

Well-Known Member
A emonda também é uma excelente opção, sempre tem uma geometria bem mais simpática que a allez.

Uma coisa são os preços marcados nas lojas online, outra coisa são os preços a sério. Vai a um representante trek e vê o que fazem.

Não tenho a certeza, mas talvez a giant defy encaixe nesses valores.
 

Ruanito

Active Member
hehehe, tou lixado. Cada visita fico mais baralhado :confused:

Fui para ver a Allez e nem a vi como saí de lá com uma proposta de um Merida Scultura 400 por 899€ . Fogo! é tentador não? O problema é que é mais 50 aqui, 100 ali e já estou quase nos 100. Eu que não queria passar os 600, depois os 700 e agora os 800 :D
 

Carolina

Well-Known Member
Tens de ser disciplinado. Define o orçamento.

E já tens o resto do equipamento? Pedais, sapatos, roupa, capacete, óculos de sol, multiferramentas, bomba de ar, co2, etc?
 

Carolina

Well-Known Member
Então acalma-te lá, porque só no que falta vais gastar pelo menos 200€...

Não é toda 105, os travões são uma gaita (para não usar outra palavra). Mas sim, fica a um preço simpático.
 

Ruanito

Active Member
Mas é Merida não é uma bike boa? A Allez é melhor?

Vamos lá a ver, só vale a pena dar o salto (€) se realmente compensar.

Desculpa estas questões todas mas estou mesmo indeciso
 

albertosemcontador

Well-Known Member
Uma triban 500 para uma Allez e uma Emonda e uma diferenca grande? NAO achas Ruanito?

NAO estou a falar apenas de diferenca financeira, Mas sim a nivel de geometria!

O que que achas Ruanito?

E que corres seriamente o risco em pagar o dobro do preco Por um artigo, motivado Por marketing e upgrades, que NAO precisas para algo que Nem sequer Te serve!

Comparar uma triban 500 seria Mais com uma Domane e NAO uma Emonda, com uma Roubaix e NAO Allez!!

Grande abraco...
 
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