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BH Ultralight RC

rjferraz

Member
Boas amigos,

Como disse anteriormente no tópico criado para a KTM, estava decidido a trocar a bicicleta pois o tamanho era pequeno para mim (comprado por sugestão do vendedor...:mad:) e tinha uma testa demasiado baixa, tornando os treinos/passeios longos bastante cansativos, principalmente para o pescoço e zona lombar da coluna. Realizei uma análise bastante vasta dos modelos possíveis que se encaixassem no perfil procurado (testa mais alta, conforto, beleza, assistência técnica, preço comedido...) e, confesso Jorge, a opção escolhida era mesmo a Merida Scultura Comp...:rolleyes: (acertaste no palpite!). Entretanto, estava decidido a entregar a KTM e apanhar a Merida quando, ao conversar com os amigos Nuno Neves e Filipe, surgiu uma proposta interessante de um quadro que não tinha posto em causa, o quadro Ultralight. E por quê não havia posto em causa? Primeiro porque o único quadro Ultralight que vi, lá na loja, era uma versão de competição (cablagem externa) com decoração branca/vermelha que, apesar de admirar a beleza do quadro e níveis de acabamento, não achava grande piada pela decoração e a tal cablagem externa que a mim não agrada definitivamente. Quando fui à loja na sexta-feira, curioso para ver a tal proposta alternativa à Merida, fiquei louco. Era um quadro Ultralight, mas na versão civil (quase como os carros de rali e as versões de série...:rolleyes:), com cablagem interna, decoração que a mim apanhou logo em cheio (sempre achei que os quadros mais bonitos da BH eram em preto/branco/azul) e uma geometria que torna este quadro confortável (altura da testa igual à Scultura no mesmo tamanho, escoras finas para flexão e conforto, equipamento full carbono). Fiquei doido com a proposta (apesar de gastar um pouco a mais...:rolleyes:), e pensei neste quadro de maneira a ter um equipamento com mais qualidade e com maior potencial para futuros upgrades. Segue abaixo a descrição pormenorizada da minha nova máquina:

Quadro: Ultralight RC (875g) preto/branco/azul
Forqueta: Ultralight RC (300g)
Pedaleiro: FSA 386 K-Force EVO 50-34 (desenhado especificamente para este quadro), com um tuning de parafusos vermelhos nos pratos...:rolleyes:
Eixo Central: BB386 EVO
Cassete: SRAM Red 11-26
Desviador traseiro: Shimano Ultegra
Desviador dianteiro: Shimano Ultegra
Corrente: KMC X11 SL Superlight Silver Chain
Travão dianteiro: Shimano Ultegra
Travão traseiro: Shimano Ultegra
Avanço: FSA K-Force Light EVO
Guiador. FSA K-Force Light EVO
Fita guiador: Deda Tape Black Carbon
Espigão: SLR Monolink
Selim: SLR Monolink Flow
Rodas: Rodas Full Carbon "FCD" 50mm (em homenagem ao amigo Jorge, responsável pelo projecto!);)
Pneus: Continental Sprinter GatorSkin Tubular
Grades de bidon: FSA SL-K (duas)
Pedais: Exustar PR2 EPS-R CK (126g cada)
Peso total do conjunto: 6,73kg (com as grades de bidon + sensor de cadência Garmim + suporte Garmin para relógio 910XT + pedais)

Fotos:

As fotos foram tiradas hoje no fim da tarde, peço desculpas de tiverem um bocado escuras...:cool:

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As primeiras impressões ao rodar foram muito positivas. Não foi um grande teste, pois o tempo não ajudou, mas a bicicleta tem uma resposta muito reactiva, e ao mesmo tempo muito confortável, penso eu, devido às escoras traseiras realmente finas (fazem lembrar um pouco as da Supersix). O selim, tem um design espectacular, mas pareceu-me um bocado rijo pro meu rabo...vou dar o benefício da dúvida para umas voltas maiores...:rolleyes:
Eu, particularmente, fiquei muito satisfeito com o resultado. Os componentes estão todos devidamente a combinar, gosto muito do layout deles e enquadram-se perfeitamente no conceito da bike, afinal foram especialmente desenhados pela FSA para este quadro. É possível tirar mais peso dessa bike? Certamente, o avanço é pesadote (corpo todo em carbono), bem como o guiador e o espigão (todos full carbono também), entretanto, dão muito conforto e estilo à bicicleta.

Aguardo as opiniões dos amigos e peço desculpas por algumas fotos, vou fotografá-la com luz natural, vai ficar ainda melhor!

Tenho de fazer alguns agradecimentos para a conclusão deste projecto:

- Ao amigo Jorge (jorgefcd), obrigado pela ajuda nas rodas, foram batizadas em sua homenagem!;)
- Ao amigo Filipe (DaSilva), que meteu-me o bicho na cabeça! Sem dúvida, esse quadro está lindo!;)
- Ao amigo Nuno Neves da Longusbike, pela sinceridade e confiança, além do exemplar atendimento!
- À malta toda da Longusbike, pela ajuda e dedicação!

Abraço a todos!
 

paradawt

Moderador
Companheiro,

Só tenho uma coisa a dizer... BOA ESCOLHA! Acho este quadro bastante completo e bonito também.

Qualquer dia pondero a troca do meu Supersix por outro (só pela questão do tamanho). Queria um quadro mais curto um pouquinho porque não vou para novo :D

Vai dando feedback da máquina ;)
 

phelp5

New Member
boas...
grande máquina, muito bem concebida, parabéns...todos os domingos rola uma em preto fosco/petit peu vermelho e quando paramos pro café lá vou tomar o peso á bicha não me canso de sentir aquela leveza.
ao ler a tua discrição acerca dos componentes, deparei-me com a solução que pretendo e a a qual ainda não me tinha vindo á ideia, a tua cassete 11/26 da sram red, ou seja ultegra acima de 25 só mesmo 28 e não queria tanto e a tua deixou-me a pensar na aquisição, apesar da sua compatibilidade, achas que o seu funcionamento é bom e sem falhas?
cumps.
 
Que bicicleta espetacular a todos os niveis, especialmente a niviel de componentes.

A estética fica discutivel com os vermelhos aqui e ali mas é mesmo assim!

Cumprimentos e muitos klm's nela!
 

rjferraz

Member
Companheiro,

Só tenho uma coisa a dizer... BOA ESCOLHA! Acho este quadro bastante completo e bonito também.

Qualquer dia pondero a troca do meu Supersix por outro (só pela questão do tamanho). Queria um quadro mais curto um pouquinho porque não vou para novo :D

Vai dando feedback da máquina ;)

Boas paradawt,

Acho que fiz uma boa opção também, a Merida era um quadro mais pesadote e numa versão de entrada, mas havia igualmente uma decoração muito bonita. Penso que fiquei com um quadro com melhores capacidades de evolução e andamento. Numa primeira volta, mais leve, senti logo muita diferença para a KTM...muito mais confortável, quer seja na posição, quer seja no andamento em si...estou convencido que são aquelas escoras fininhas...:rolleyes: Outro factor que pesou muito, é o feedback dado pela BH. O pessoal da loja tem elogiado muito a assistência deles, se houver algum problema com o quadro, trocam logo por outro, a resposta para reposição de peças e soluções é muito rápida também. Isso hoje em dia, haja visto os problemas que os amigos infelizmente passaram (o do Jorge, por exemplo, com a TREK) deve ser tomado em conta.

Forte abraço!
 

rjferraz

Member
boas...
grande máquina, muito bem concebida, parabéns...todos os domingos rola uma em preto fosco/petit peu vermelho e quando paramos pro café lá vou tomar o peso á bicha não me canso de sentir aquela leveza.
ao ler a tua discrição acerca dos componentes, deparei-me com a solução que pretendo e a a qual ainda não me tinha vindo á ideia, a tua cassete 11/26 da sram red, ou seja ultegra acima de 25 só mesmo 28 e não queria tanto e a tua deixou-me a pensar na aquisição, apesar da sua compatibilidade, achas que o seu funcionamento é bom e sem falhas?
cumps.

Boas phelp5,

Obrigado pelo elogio, fiquei bastante satisfeito também. Pois é, com relação à cassete, o problema era exactamente esse...como estou em São Miguel, preciso de andamentos leves e pesados...andamentos medianos não tem grande interesse...rolar aqui é algo muito difícil. Com uma relação 11-26 consigo um equilíbrio melhor para subir e descer, valores melhores nas duas vertentes, que a anterior 12-25 que tinha na KTM. Com andamento 28 teria um fosso bem maior entre as relações. Ademais, se quiser fazer treinos de rolamento (triatlo), tenho a GC Aero que faz 53-39 e 11-25...relação mesmo para rolar. Essa bike será a minha companheira de treinos e provas com grande altimetria, para as provas de triatlo longo a GC Aero é que trabalha. Numa primeira volta, não consegui ter grande feedback dessa alteração...foi uma volta pequenina mesmo pra desvirginar a fininha...lol. Mas vou dando mais feedbacks do andamento.

Abraço!
 

rjferraz

Member
Que bicicleta espetacular a todos os niveis, especialmente a niviel de componentes.

A estética fica discutivel com os vermelhos aqui e ali mas é mesmo assim!

Cumprimentos e muitos klm's nela!

Boas Danielkezia,

Obrigado pelo elogio! Com relação aos vermelhos, sabe, quando montei as rodas, o destino era a KTM...daí os cubos, terminais dos raios e aperto rápido serem vermelhos. Quando instalei as rodas na Ultralight, ponderei trocar os cubos por uns azuis, mas o azul metalizado dos cubos é bem diferente do tom de azul do quadro, e não ficariam bem. As fotos não estão com muito detalhe, mas se reparares há uns detalhes em vermelho (as inscrições Ultralight RC) no quadro e no grafismo dos componentes. Experimentei e achei que ficaria melhor os detalhes em vermelho que num azul muito diferente. Aliás, as anilhas azuis debaixo do avanço ainda estão em análise, talvez não fiquem lá muito tempo...:rolleyes: Já agora, aceito opiniões sobre possíveis anilhas para aquela zona...talvez alterar a caixa de direcção mesmo...mas seria melhor se fosse algo da FSA, afinal, praticamente todos os componentes foram desenhados por eles, com excepção do selim e espigão. Mas é como dizes, gostos são muito particulares...o que seria do vermelho, se todos gostassem do azul...?? (essa comparação não foi mera coincidência...;))

Abraço, amigo!
 

Janas

New Member
eu nao gosto de bicicletas com essas anilhas ...mas la esta gostos sao gostos, nao é uma critica destrutiva.

se tens tantas anilhas é porque o tamanho é pequeno, ou não, ou seja se fosse um tamanho maior nao terias de por tanta anilha ai, bastava encurtres no avanço....eu gosto de bikes com o avanço mesmo junto a testa....

Deixaste tubo em cima....tb nao gosto, mas tenho que respeitar pois numa futura venda ou troca valoriza...eu por exemplo nao vendi um dia uma pois era baixa e ja nao dava para subrir....

mas é uma boa maquina....

so colocaria um pouco de cor nas rodas....coisa muito pouca....

parabens, ta muito bonita....com um peso impressionante....
 

rjferraz

Member
eu nao gosto de bicicletas com essas anilhas ...mas la esta gostos sao gostos, nao é uma critica destrutiva.

se tens tantas anilhas é porque o tamanho é pequeno, ou não, ou seja se fosse um tamanho maior nao terias de por tanta anilha ai, bastava encurtres no avanço....eu gosto de bikes com o avanço mesmo junto a testa....

Deixas-te tubo em cima....tb nao gosto, mas tenho que respeitar pois numa futura venda ou troca valoriza...eu por exemplo nao vendi um dia uma pois era baixa e ja nao dava para subrir....

mas é uma boa maquina....

so colocaria um pouco de cor nas rodas....coisa muito pouca....

parabens, ta muito bonita....com um peso impressionante....

Boas amigo Janas,

Na verdade as anilhas estão lá à espera de fazer o bikefit daqui a duas semanas. Como ainda não sei exactamente qual será a configuração final dela, deixei com as anilhas, caso sejam necessárias. Pela mesma razão o tubo não foi totalmente cortado, já cortaram uma parte e deixaram para cortar o resto após o bikefit. Não vou deixar de cortar o tubo preocupado com a venda, apenas estou à espera de acertar totalmente a geometria da posição. Com relação às rodas, estava a pensar num lettering para elas, mas ainda não me surgiu nenhuma idéia...aceito sugestões...:rolleyes: Somente não quero cenas do gênero "Zipp" ou "Easton", pois se é pra usar Zipp, ou uso verdadeiras ou então não me armo em tolo. Realmente, o peso é fruto do quadro e componentes K-Force da FSA, uma linha muito leve. Ainda dá pra ficar mais leve, talvez no futuro, por ora quero curtir a máquina...;)

Abraço e obrigado pelo elogio!
 

joao.ads

Well-Known Member
Boas amigo Janas,

Na verdade as anilhas estão lá à espera de fazer o bikefit daqui a duas semanas. Como ainda não sei exactamente qual será a configuração final dela, deixei com as anilhas, caso sejam necessárias. Pela mesma razão o tubo não foi totalmente cortado, já cortaram uma parte e deixaram para cortar o resto após o bikefit. Não vou deixar de cortar o tubo preocupado com a venda, apenas estou à espera de acertar totalmente a geometria da posição. Com relação às rodas, estava a pensar num lettering para elas, mas ainda não me surgiu nenhuma idéia...aceito sugestões...:rolleyes: Somente não quero cenas do gênero "Zipp" ou "Easton", pois se é pra usar Zipp, ou uso verdadeiras ou então não me armo em tolo. Realmente, o peso é fruto do quadro e componentes K-Force da FSA, uma linha muito leve. Ainda dá pra ficar mais leve, talvez no futuro, por ora quero curtir a máquina...;)

Abraço e obrigado pelo elogio!

agora gostava mesmo era de ver esta ou a mana TT no triatlo do estoril :)
 

jorgefcd

New Member
Haa grande bike, ainda bem que desistiu da ideia da merida ainda para mais a comp, esta é sem duvidas muito superior em tudo e então com este equipamento k-force ta uma maquina e tanto. Só aconselho uma coisa é a ter pedais iguais em ambas as bikes ou coloca exustar na outra tb ou então look nesta e andar sempre com os mesmo sapatos pois apesar de as patilhas serem iguais os pedais tem diferenças como a área de contacto com a patilha e outra coisas e isso vai originar vários problemas de habituação e consequentemente problemas musculares e mais grave ainda nos joelhos e tornozelos tirando isso parabéns pela maquina gosto muito :)
 

rjferraz

Member
Haa grande bike, ainda bem que desistiu da ideia da merida ainda para mais a comp, esta é sem duvidas muito superior em tudo e então com este equipamento k-force ta uma maquina e tanto. Só aconselho uma coisa é a ter pedais iguais em ambas as bikes ou coloca exustar na outra tb ou então look nesta e andar sempre com os mesmo sapatos pois apesar de as patilhas serem iguais os pedais tem diferenças como a área de contacto com a patilha e outra coisas e isso vai originar vários problemas de habituação e consequentemente problemas musculares e mais grave ainda nos joelhos e tornozelos tirando isso parabéns pela maquina gosto muito :)

Achas mesmo que os pedais vão dar muitas diferenças Jorge, mesmo sendo patilhas Look em ambos??:confused: Pensei nesses Exustar pelo peso bom (126g) e a relação preço/qualidade, além claro, de ter encaixe igual aos Look. Mas percebo ao que te referes, dizes da área de contacto do pedal, certo?
Já agora, que és o mentor das rodas "FCD", achas que um lettering discreto ficava bem nelas?? Já imagino o que vais dizer, mas vou perguntar só por desencargo de consciência...:rolleyes:

Forte abraço!!
 

paradawt

Moderador
Opá lettering..... Tu não queres nada do género "Zipp" ou "Easton" e eu concordo. Se não é original não se coloca nada.

Mas para se colocar algo personalizado com siglas nossas... nesse conjunto?! Acho que é para estragar sinceramente!

Para já deixe ficar assim, depois poderá surgir alguma coisa eventualmente. Não concorda?
 
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