• Olá Guest , participa na discussão sobre o futuro desta comunidade neste tópico.

Aumento de treinos -> emagrecimento, embora com o mesmo peso... o que fazer?

rfcarvalho

Active Member
Tenho vindo a aumentar a carga de treinos, tanto na bike (passou de 1x para 3x por semana) como no ginásio (entrei em Junho), e embora o meu peso tenha-se mantido igual, como estou a perder gordura noto-me mais magro. Claro que isto tem a ver com a conversão de massa gorda em massa magra.

Não é nada de chocante, tenho 1.91m e 82 kgs, o IMC está óptimo, mas não gosto muito de me ver mais magro.

Para além de que, por experiencia, quando começo a ficar mais magro noto que perco alguma força... pode ser impressão, mas quando estou mais "crescido" tenho mais explosão.

Pergunto-me se me tenho alimentado como deve de ser... pelas contas que fiz devo ingerir umas 2800 cal por dia, não conto calorias do que vou ingerindo, mas basicamente é:

- Pq. almoço - Croissant + leite com ovomaltine + café
- Meio da manhã - Yogurte liquido
- Almoço - normal, variada, procuro sempre comida o mais caseira possível, evito fast food e bebidas com gás, como fruta e bebo café
- Pelas 14h - Outra peça de fruta
- Lanche - sandes + leite com chocolate ou chá
- Jantar - normal, normalmente a dose é um bocado mais pequena que o almoço, seguido de fruta

Com isto, não sei bem se atinjo as 2800 cal. No ginásio, desde que entrei que os instrutores aconselham batidos proteicos no final dos treinos, pois pelo que disseram dão quase tudo o que precisamos, de uma maneira mais rápida e eficaz.

Aqui pelo fórum oiço falar muito bem do Gold Nutrition Fast Recovery. Não queria muito entrar por suplementos, mas também percebo que não é por experimentar que me vai acontecer algo. E até posso gostar dos resultados.

Estou a delinear um plano de treino para os próximos meses, a carga vai aumentar um bocado (nada de especial) mas quero estar bem alimentado.

A questão também é... para ciclismo, o corpo provavelmente até é mesmo assim que deve ser ;)

Qual é a vossa opinião?
 

eletric0

Member
Conforme os teus objecitvos tens a tendencia fisica adequada!

Alberto Contador:
Altura 1.76 m
Peso 62 kg

Se fizeres as contas do indice de massa corporal ele está mesmo no limiar do peso normal mas a roçar abaixo do peso!

Claro que se fores olhar para um Cavendish ou Sagan a condição fisica é completamente diferente!

Eu agora estou numa de perder uns kg porque quero passar melhor nas subidas e aguentar mais com o grupo da frente a subir, sou um bocado pesado para a altura que tenho (1,64m.. 68kg)
Eu também pratiquei musculação e gostavado resultado, mas muita massa muscular não conjuga bem com ciclismo se quiseres subir por exemplo! Já se falares em sprints ou contra relogios a coisa já é diferente!

Tens é que dizer aqui os teus objectivos.

Quanto a alimentação acho normal, acho que é o que toda gente faz!

Boas pedaladas.
 

gtid10

Member
Boas,
Deixo-te algumas alternativas:
Pequeno almoço : cha + pao torrado com queijo fresco + 1 peça de fruta + café
Meio da manhã : iogurte magro com fruta + granola (mistura de sementes)
Almoço : mantem como fazes
Lanche : 2 peças de fruta com 4 bolachas sem açucar
Jantar : não comes hidratos de carbono, so proteina (carne ou peixe) e salada de vegetais ou legumes.
Antes de deitar : Chá (sem cafeina) com adoçante

Não:
-Beber liquidos à refeições
-Comer fruta à sobremesa
-sandes + leite com chocolate

Assim vais ter energia durante o dia e não te sentes fraco nos treinos, mas deves sempre levar uma boa alimentação durante o treino bem como boa hidratação e ainda beber uma bebida de recuperação pós-treino.
Eu utilizo proteina de Whey depois do treino e dou-me bem. No dia a seguir não noto aquela sensação de cansaço ou exaustão.

Espero que ajude.

Cumps.
 

rfcarvalho

Active Member
Certo electric0 faltaram os objectivos :) muito bem visto.

Ora, aquilo onde me sinto mais à vontade é a rolar e descer, provavelmente devido ao meu peso, noto que nas saídas em grupo porto-me bem aí. Em plano, nos drops, ajeitar o traseiro no selim e vai de enrolar o cordel... é o que me dá mais gozo. Já as subidas... estou fraquinho.

Realmente se pretendo melhorar subidas - embora o meu físico não ajude - não posso aumentar muito de peso. Não é preciso tornar-me um trepador nato, mas quero que a performance em subida não comprometa.

Em relação à alimentação, bem nem toda a gente se preocupa com o que come, há pessoal que 6 em 7 dias da semana é telepizza, almoços no centro comercial 90% fast food... :)

Tu tomas suplementos? Se sim, qual é a tua opinião?
 

Dono do asfalto

New Member
Boas rfcarvalho,

O meu peso também não varia muito, tenho 1,82 m e peso 75 kg, se bem que as vezes oscila (peso-me diariamente pela manhã). Para além do ciclismo, dou umas corridas (trail/estrada) e pratico alguma natação. Pelo que vejo o teu IMC está optimo, não queiras emagrecer mais;) Quanto à alimentação, não sou nada adepto das dietas nem concordo muito com aquelas pessoas que vão para a TV falar de planos alimentares, do tipo À 2f come "x" , à 3f "y", etc, assim como mete-me confusão por exemplo conhecer pessoal que faz desporto, vai a provas de corrida, maratonas e no final comem 2 "tachos" de cozido à portuguesa ou feijoada à transmontana e acompanham com uns copos de vinho tinto, isto não só no final das provas como no dia-a-dia...ou seja, deitam por terra o conceito de emagrecer/perder peso:):). Se calhar não sou exemplo, mas aquilo que faço é comer de tudo um pouco (a roda alimentar) desde que não faça excessos, ou seja, nas quantidades suficientes e evitar ao máximo comidas plásticas fast foods, mcdonald's e bebidas com gás. Claro que ao sábado à noite por exemplo, as vezes gosto de beber umas minis, mas pronto é só as vezes e não é isso que me vai fazer "crescer para os lados". Com este regime alimentar posso dizer-te que me sinto em forma e sinto-me bem comigo mesmo;);)

Quanto a suplementos alimentares não te vou dar opinião pois nunca experimentei!!!

Abraço:)
 

Murplatina

Active Member
Boas,

Eu tb notei q qd perdi gordura fiquei um pouco mais fraco em força, mas ao mm tempo fiquei mais leve comecei a notar melhorias a subir, tens de ganhar mais massa muscular nas pernas para voltares a ganhar um pouco mais de força, para isso tens treinos específicos e tens de ter algum cuidado com a alimentação. Mas um pouco de gordura tb é importante na alimentação, tens que saber escolher :D

Isto é o q eu costumo comer.
Pequeno almoço: leite (entre 220ml e 2x220ml), maça, banana, pão c/manteiga (Verão acrescento melão ou pêssego, Inverno 1 colher mel)
Almoço: O normal mas já não como fruta, reforço com verduras e mais quantidade de comida, bebo smp sumo da compal mas não mt
Jantar: Igual ao almoço
Antes de deitas: Às vezes um copo de leite

Devia comer um lanche a meio da manhã e a meio da tarde, mas como sou preguiçoso não como :p
Durante o dia tb devia beber agua, mas só faço isso qd chego a casa durante o tempo q tou no PC ou a ver TV e bebo +- 1,5L.
Qd acabo uma volta mais puxada como 1 lata de atum, 1 lata feijão frade, 2 ovos cozidos (clara), pepino, tomate e bebo uma coca-cola.

Com toda esta rotina e para o tipo de voltas q faço sinto-me bem :)

EDIT: Tou com 1,88cm e 74Kg
 

gtid10

Member
Tu tomas suplementos? Se sim, qual é a tua opinião?

Eu não tomo suplementos. Sinceramente acho que não preciso. Faço uma boa alimentação e consigo só assim obter a maior parte dos nutrientes que preciso pra pedalar confortavelmente sem carências (normalmente faço voltas de 60/80 kms entre a Marginal/Cascais/Sintra). Tento sempre misturar subidas com plano. Se um dia tiver que tomar suplementação será apenas para eliminar algum défice proveniente da alimentação, mas não relacionado diretamente com o ciclismo. Já tomei Glucosamina+Condroitina para as articulações (e vou voltar a tomar) mas isso não é suplementação, é apenas uma prevenção/ajuda para as atriculações. "Bombas", não obrigado :p
 

iMiguel

Active Member
Eu devo ser a "ovelha negra" do rebanho... Tenho neste momento 62kg com 1,84m, peso a menos para a altura que tenho e nestas ferias de verão consegui a proeza de ainda emagrecer mais lol aqui uma consulta de nutrição é bem vinda, embora eu tenha cuidado na alimentação e coma sempre nos "intervalos" das ditas refeições grandes (almoço e jantar).
 

Murplatina

Active Member
Eu devo ser a "ovelha negra" do rebanho... Tenho neste momento 62kg com 1,84m, peso a menos para a altura que tenho e nestas ferias de verão consegui a proeza de ainda emagrecer mais lol aqui uma consulta de nutrição é bem vinda, embora eu tenha cuidado na alimentação e coma sempre nos "intervalos" das ditas refeições grandes (almoço e jantar).

Boas,

É impressionante como consegues ter esse peso, eu tenho apenas mais 4cm q tu e peso 74Kg, à pouco tempo fui fazer uma medição de IMC a uma daquelas máquinas das farmácias e indicou q tenho 10Kg de gordura, ou seja em teoria podia ir até aos 64Kg, mas isto na prática não é verdade pois o valor mínimo de gordura que um homem sem treino/alta competição deve ter serão 10%, por isso se eu alguma vez chegasse aos 64Kg podia ir parar ao hospital ligado a uma maquina.
 

baba2775

New Member
Eu peço desculpas, mas estes pesos quase que me fazem impressão. Eu à muitos anos atrás, nos meus 20 e qq coisa aninhos, o peso mais baixo que tive foram 75kg +/- para 1,83m, e já não havia mais por onde perder, a treinar 5 a 6 dias por semana de ginásio e a andar de bicicleta todos os dias (ok, levantava 500kg na prensa). Eu vejo aqui pesos que única coisa que me leva a pensar é onde é que está a massa muscular desta gente, ou já não faz falta para andar de bicicleta?
Espero que não levem o comentário a mal, mas a meu ver, andar a contar calorias, a não ser que façam competicão, é um desperdicio de tempo. Ou então sou eu que estou mesmo a ficar velho e já não percebo nada disto.
Abraços
 

napster

Member
Eu neste momento estou com 1.85cm e apenas 60KG.
Alimento-me bem, mas a bicicleta derrete tudo, tenho a sensação que por mais que coma, mas a andar não consigo sair de 63kg para cima. tal como o rf também já pensei em me meter num ginásio para tentar ganhar algum peso, porque se não for assim pela comida apenas não chego lá.
rf eu na tua alimentação só retirava do lanche da tarde a sandes e o leite com chocolate.
 

saurio33

Member
Caramba, até fico confuso! Tenho 1,84 e peso quase 90 kg. As minhas amigas dizem que estou muito magro... Para ter 60 kg, só se tirasse alguns ossos.
Para aquele pessoal que acha que está muito esquelético, a receita é simples. Proteína para cima. Não me refiro a essas bombas que criam Schwarzenegers em meia dúzia de meses. É proteína saudável e muito exercício com pesos (mas como deve ser, não ó-calha).
 

Dono do asfalto

New Member
Eu neste momento estou com 1.85cm e apenas 60KG.
Alimento-me bem, mas a bicicleta derrete tudo, tenho a sensação que por mais que coma, mas a andar não consigo sair de 63kg para cima. tal como o rf também já pensei em me meter num ginásio para tentar ganhar algum peso, porque se não for assim pela comida apenas não chego lá.
rf eu na tua alimentação só retirava do lanche da tarde a sandes e o leite com chocolate.

1,85 m e 60 kg de peso...não é por nada, mas acho que estás com peso a menos
 

rfcarvalho

Active Member
Caramba, até fico confuso! Tenho 1,84 e peso quase 90 kg. As minhas amigas dizem que estou muito magro... Para ter 60 kg, só se tirasse alguns ossos.

saurio33 claro que nem todos temos a mesma estrutura... o meu pai tem exactamente a mesma fisionomia que eu, já é genético, mas como é lógico se eu meter carga de treinos na bike com muito cardio, a coisa tem de consumir a gordura. O máximo que já tive, com zero de exercicio, foi esse 90 kgs mas para 1.91m, e está "normal", mais cheio claro. Só com uma barriguinha de nada.
 

rfcarvalho

Active Member
Eu peço desculpas, mas estes pesos quase que me fazem impressão. Eu à muitos anos atrás, nos meus 20 e qq coisa aninhos, o peso mais baixo que tive foram 75kg +/- para 1,83m, e já não havia mais por onde perder, a treinar 5 a 6 dias por semana de ginásio e a andar de bicicleta todos os dias (ok, levantava 500kg na prensa). Eu vejo aqui pesos que única coisa que me leva a pensar é onde é que está a massa muscular desta gente, ou já não faz falta para andar de bicicleta?
Espero que não levem o comentário a mal, mas a meu ver, andar a contar calorias, a não ser que façam competicão, é um desperdicio de tempo. Ou então sou eu que estou mesmo a ficar velho e já não percebo nada disto.

Quem é que falou em contar calorias? A unica coisa que fiz foi usar uma calculadora onde dás alguns inputs, quanta actividade fazes, e diz-te aproximadamente quanto precisas de comer para manter o peso, só isso. Não tenho interesse em andar a contar tudo o que como. Eventualmente olho para a informação nutricional de uma ou outra coisa, quando não tenho a minima ideia do que poderá ter de calorias, proteina, etc. mas sem paranóia.

Bem, se pesos baixos para determinada altura corporal te faz confusão... bem vindo ao ciclismo :D o que não falta é tanto amadores como profissionais a roçar o minimo aceitável, razão? A bicicleta é brutal para eliminares tudo o que é gordura do corpo. Ah e já agora, peso é lastro na bicicleta. Em relação ao peso para "potência", tu concerteza vês provas do pro-tour em que gajos enfezadinhos com 58 kgs trepam que nem uns animais certo?

A massa muscular é muito útil, como reforço muscular no gym para conseguirmos fazer os treinos que queremos, mas não é preciso ter peso para ter uma performance excelente. Agora, para um amador, algum treino de core, abdominal, braços, ombro, peito, epa quando vamos para a bike tudo parece mais leve. Sem cargas nada de especial, só com a intenção de trabalhar um pouco a musculatura menosprezada no ciclismo. Concordo contigo, faz MUITA diferença.

Agora, nós não somos pros, e peso a menos fica mal. Há que ter 2 dedos de testa, resumirmo-nos à nossa realidade, e epa, tentar aliar o útil ao agradável... não concordas?
 

p25m

New Member
Lê-se por aí cada coisa...

>a massa gorda não se converte em massa magra
>no ciclismo, o contributo das proteínas é bastante significativo. Fazer ciclismo e manter-se forte e musculado é complicado, pq são desportos antagónicos. Quem quer manter os dois desportos, pode chegar a uma altura em que vai ficar frustrado, pois vai estagnar em ambos. A fazer ambos, penso que deve abster-se dos tradicionais treinos de ginásio e optar por treinos menos volumosos, mas mais intensos. Optar pelos exercícios básicos, que têm uma maior margem de progressão. Nunca treinar até a falhar. Não estar em défice calórico. Aumentar a ingestão de proteína. Descansar bastante.
>com 1.90m e 81kg pareces realmente magro. Se queres aumentar o peso, mantendo esse nível de actividade física terás que comer bastante mais, acima das 3200
>o batido proteico é tão bom como outra qualquer fonte de proteína. Se preferires, come frango, ou atum no final do treino. Depende do gosto e do bolso do freguês.
>essa dieta está bastante fraca. Isso é dieta de piriquito: leite, iogurtes, chocolate, fruta, bolachas... Não referes ao certo o que comes nas refeições principais, mas as restantes podias modificar. Umas sandes de pão integral com peito de frango/peru/atum nas refeições intermédias. De manha um batido de aveia/farinha de arroz, banana, whey

>Não vejo onde está o desperdício de tempo de contar as calorias. Parece-me uma coisa bem básica e uma opção bastante inteligente parar quem quer optimizar a dieta. É o mesmo que dizer que contar o dinheiro é um desperdício de tempo para quem quer poupar. Gasta-se a balda e depois logo se vê! Na dieta é a mesma coisa.

Lê-se pela net cada coisa que Deus me livre. Mas agora já é tarde e só de estar a ler isto catabolizei 1kg de proteína
 
Top