• Olá Guest , participa na discussão sobre o futuro desta comunidade neste tópico.

As minhas voltas com mais de 150km

Linobtt

Member
Subida à Sra. da serra o ponto mais alto do Marão 1416m de altitude.

734630_305440496226205_1760072101_n.jpg





A primeira grande volta de 2013

Sabado dia 3 de fevereiro eu, o Pedro Pereira e o Carlos Ferreira decidimos subir à Sra. da serra no Marão.
7:30 Arrancamos das bombas da BP de Ardegães, seguimos pela N15, subimos o Alto da Lixa e descemos até Amarante, aí fizemos a primeira paragem do dia para tomar café.
Forças retemperadas, lá seguimos pela N15 em direcção ao alto de Espinho para depois continuar a subir mais 10km até Sra. da serra no Marão, o ponto mais alto do norte 1416m de altitude.
De Amarante até à Sra. da Serra são 42km sempre a subir, sendo que os últimos 10km a estrada está em muito mau estado e as inclinações são brutais têm locais que mais parece uma pista de ciclocrosse.
Mas o pior nem foi a estrada, foi o frio no topo ainda tinha neve e gelo e o vento era gélido, as plantas junto à capela estavam congeladas (eu nunca tinha visto plantas congeladas) a descer tal era o frio que nem sentíamos as mãos e os pés, eu nem sequer travava, era deixar rolar por cima das pedras e buracos só pedia para não furar, pois se fura-se ia ser complicado, com as mãos geladas não íamos conseguir mudar as camaras de ar.
Descemos à Campeã para comer eram três da tarde quando almoçamos, demoramos 1:30 a fazer 10km.
Já conhecíamos o restaurante pois a última vez que subimos o Marão fomos lá comer, o restaurante tinha a lareira ligada na sala do café foi o melhor que nos podia acontecer para aquecer, depois de quentes comemos duas travessas de massa.
Só que para sair da Campeã para o alto de espinho são 6km a subir,mas depois foi sempre a descer até Amarante durante a descida voltei a ficar gelado.
Só voltamos a parar quase a chegar a Penafiel para comer e tomar café.
Depois foi sempre a pedalar até à Maia, o regresso custou-me imenso devido ao frio, a termos almoçado bastante tarde, como estava frio não me hidratei como devia, pois não tinha sede, não bebia, tinha saído de fazer o turno da noite poucas horas de sono, tudo conjugado quase que as caíbras e o Homem da marreta me apanhavam.
Foi aqui que os meus grandes amigos me ajudaram, trazendo-me sempre na roda, sem eles não tinha conseguido.
Foi um esforço desumano, em que no final mais que as pernas foi o psicológico e a camaradagem a fazer a diferença, entre desistir e ter conseguido terminar.
Obrigado aos dois.

Dados da volta pelo Gps do Carlos:

Distância percorrida para mim-----231km
Média-----23,3kmh
Tempo a pedalar----10:20h
Calorias gastas----7618
Altitude máxima a que estivemos- 1416m

Link para as fotos: https://picasaweb.google.com/linosa...&authkey=Gv1sRgCKebju-oitjUcg&feat=directlink
 

indy

Active Member
Gostei de ler mais este vosso relato.
E fiquei a saber que o segredo é mesmo não travar :D É que o piso está mesmo em mau estado e quando lá fui há uns meses, apesar de vir a travar, furei! :mad:
 

saurio33

Member
Brutal esse passeio. Fazer isso em pleno inverno e com esses agasalhos é de homens de barba rija! É mais uma história para contar quando forem velhinhos :)
Acho estranho nunca teres visto plantas congeladas. Na minha terra todos os anos há disso, junto com a água de abastecimento da casa. :)
Um abraço
 

pedro30

Well-Known Member
viva amigos:)
realmente este foi a doer,no alto da sra da serra estava lá um casal numa pikup,que nos perguntaram:voçês não se enganaram no caminho?? hi hi hi:cool:
bem.. no dia 21/2 estamos a pensar ir a cerveira fazer a subidinha ao monte do veado(coisa sfft) +/- 200km.
estão convidados todos quantos nos quiserem acompanhar.
abraço
 

Morg

Well-Known Member
Com calções!!!!!!!!! E pensava eu que era maluco...............
É preciso muita força de vontade.
Parabéns!
 

fogueteiro

Active Member
Quando eu fizer outra loucura e que chamem maluco, coloco logo um link para este tópico.;);););););)

Eu já aprendi que voltas assim grandes durante o Inverno é para esquecer. O frio torna-se demasiado incomodo. ~

De qualquer maneira, os meus maiores parabéns. É destas aventuras que eu gosto. Venham mais!!:D:D:D:D
 

Linobtt

Member
Boas
Obrigado a todos pelas palavras de incentivo.
Saurio é verdade já vi neve muitas vezes, geada,etc. Agora ver plantas completamente congeladas, que se lhe toca-se partiam, sem neve nem geada ao seu redor, só mesmo as plantas congeladas nunca tinha visto nem eu nem os meus companheiros.
Dia 21 como disse o Pedro 30 vamos a Vila nova de cerveira se alguém quiser vir com nós é muito bem vindo.
Se alguém nos vir na estrada que dei-a uma apitadela que nós gostamos de conhecer amigos novos e muito mais gostavamos de conhecer ets gente boa que nos acompanha aqui no Forúm.
abraço

Lino Sampaio
 

Linobtt

Member
Maia-Baiona, Espanha a volta internacional

481714_370122926435579_1318159357_n.jpg


Sábado dia 2 tínhamos decidido ir a Vila nova de Cerveira subir ao monte do cervo, (ou do Veado.)
7:30 arrancamos do Vivaci das Guardeiras vários elementos, em direcção à Póvoa do varzim onde se iriam juntar mais alguns colegas.
Todos juntos lá partimos em bom ritmo uns em direcção a Viana do castelo onde paramos para tomar café e local onde os que regressavam mais cedo se separavam de nós, despedidas feitas.
Ficamos 5 Eu, o Pedro Pereira, o João, o André e o Sr. Pinho.
Partimos e quando íamos a chegar a Caminha o Sr. Pinho teve a ideia luminosa? E se fossemos a Baiona a Espanha pela estrada marítima e assim foi planos alterados toca a rumar em direcção ao ferry de caminha para atravessar para La Guarda, mas azar o ferry só voltava a passar para Espanha às 14:30 decidimos ir até Cerveira para passar para Espanha pela ponte.
Ponte atravessada, Espanha cá vamos nós! Seguimos até la Guarda e daí pela estrada marítima até Baiona, ainda fizemos uma pequena incursão pela ciclovia que passa por dentro das aldeias junto a Oiã e que faz parte dos caminhos de Santiago pela costa, o piso era em terra mas muito lisa, parecia asfalto por isso as bicicletas rolavam muito bem.
De destacar a beleza desta estrada, de um lado a serra, do outro lado o mar, à chegada a Baiona, vê-se a entrada da ria de Vigo as Ilhas ao largo, a Fortaleza, lindo! E de bicicleta ainda mais bonito se torna.
Sorte das sortes, era a feira medieval em Baiona centenas de pessoas nas ruas, todos fantasiados parecia o carnaval, comemos numa das tasquinhas que existiam e voltamos pelo mesmo caminho.
Em La Guarda apanhamos o ferry e atravessamos para Caminha no meio do rio Minho têm-se uma vista muito bonita, de um lado o monte de S. Tecla do outro lado a fortaleza de Caminha os bilhetes são baratos 0,50€ por pessoa e por bicicleta um 1€ no total.
Em Caminha paramos para tomar café e depois foi sempre a pedalar até à Póvoa onde nos separamos do Sr. Pinho e do João.
Para nós os três ainda faltavam mais uns Km até à Maia, no castelo foi a separação dos três resistentes e assim terminou a minha primeira volta internacional.
Terminei com a mesma energia com que comecei, se tivesse que fazer mais 100km fazia, desta vez senti-me sempre muito bem, comi e hidratei-me como devia e isso é essencial para conseguir fazer estas tiradas enormes.
Esta volta foi a nível pessoal muito boa, porque conheci algumas pessoas se só conhecia do facebook, mas sem sombra de dúvidas o Sr. Pinho deixou-me deslumbrado, com uma bicicleta já clássica, com a idade do meu pai, pedalar e aguentar daquela maneira, só prova uma coisa o que conta não é a bicicleta mas sim o ciclista e ele foi enorme foi um prazer enorme terlo conhecido.
A única coisa que tive pena foi o Carlos Ferreira devido a assuntos profissionais, não nos poder acompanhar e o Fábio também não, mas fica para a próxima.
Obrigado a todos pela companhia 5 ***** durante todo o dia

Dados da volta:
Km---------268 Km
Média------26,6Kmh
Tempo-----10:03

( Ao contrário das voltas anteriores em que tinhamos sempre grandes subidas pela frente, desta vez foi um percurso muito rolante, de vez enquando também sabe bem.)
As minhas próximas grandes voltas, Brevet dos Randonneurs Baixo minho 200km dia 13 de abril
Maratona Extreme 190 km; Luso galaico em BTT dia 27/28 de Abril.

Link para as fotos deste passeio:https://picasaweb.google.com/linosa...authkey=Gv1sRgCJqZuKSSnNOMwgE&feat=directlink
 

ivan

New Member
parabens fizes-te uma volta que desejo a muito fazer, a ver se este verao faço essa aventura
continuaçao de bons passeios
 

Linobtt

Member
parabens fizes-te uma volta que desejo a muito fazer, a ver se este verao faço essa aventura
continuaçao de bons passeios

Quando fores se quiseres companhia avisa, que se for em dia que eu ou o Pedro possamos ir nós alinhamos.
Abraço
 

pedro30

Well-Known Member
boas amigos :)
em breve irei fazer uma voltita porreira.
maia/barragem da venda nova,pela N 103/salto/mondim, pelaN312/mondim subir há campeã, pela N304/campeã maia, pela N15, e N207.

TOTAL:MAIA/MONDIM/VIA VENDA NOVA, E SALTO=150KM----+MONDIM/MAIA,VIA CAMPEÃ,E AMARANTE=125KM ------NA TOTALIDADE 275KM.
ESTOU A AGUARDAR O TEMPO MELHORAR,SE DESSE ESTE FIM DE SEMANA É QUE ERA..... se alguém quiser alinhar é bem vindo,irei colocar aqui a data a seu tempo.

tenho mais duas na forja,com o acinselhamento do amigo aqui do forum duchene:cool:
avelino bora lá amigo.
 

duchene

Well-Known Member
Comentário prévio à quilometragem: é um absurdo, especialmente nesta época do campeonato! E vindo de alguém que comia 3200m de ac+ ao pequeno almoço em Janeiros e Fevereiros idos, acredita que é um elogio... :)

Sem mapa, e apesar dos pontos de referência que dás, acabo por ter de especular um pouco, mas vamos lá. Pegando em pontos chave que me parece quereres visitar, dei-lhe o meu toque para chegar a isto:

screenshot20130328at021.png


Se fores até Braga apanhar a 103, vais apanhar também uma seca monumental de estrada aboslutamente sem interesse pelo menos até às Cerdeirinhas. A minha sugestão seria o mal menor: ir via Guimarães, sair para S. Torcato e apanhar a 205 e a 304 em volta do Ermal para depois entrar na 103 já em paisagens mais interessantes, um pouco antes da barragem da Venda Nova. Aparte do troço da N105 até Guimarães, o restante é relativamente interessante (muito interessante a partir dos arredores do Ermal) e muito mais sossegado do que a eventual rota por Braga.

Apanhando a 103 seguirias o plano original cortando pelo Salto até Cabeceiras (atenção que a descida está em obras de alargamento e o piso em bastante mau estado!), Arco de Baúlhe e Mondim via N210. Se a fome apertar nesta fase, faz uma paragem técnica no Luís do Outeirinho, à saída de Cabeceiras. A comida é boa e o tinto pinta a malga...

Chegado a Mondim apanhas a 304. A uma primeira parte mais calma até ao Ermelo segue-se depois a mui longa mas lindíssima subida do alto do Velão. Lá em cima, um pequeno segredo para experimentares antes de chegar à Campeã: É uma estrada secundária que esteve cortada durante uns tempos por causa das obras na A4 (por isso não a usei no PIF à nossa moda II) e que permite cortar caminho até ao Alto de Espinho, sem ter de gastar tantos quilómetros a andar em direcção a Vila Real para depois voltar para trás.

No alto de Espinho já sabes o que a casa gasta: N15 até Amarante. E por terras do S. Gonçalo, mais uma opção Duchene: Ao invés de continuar pela N15 para o Alto da Lixa, podes ir pelo interior, por Vila Meã, indo sair muito perto de Caíde. A estrada é infinitamente mais sosegada, o piso é melhor e tem umas subidas jeitosas pelo meio, especialmente depois de cruzar a linha de caminho de ferro...

Chegados à N15 é ao gosto do freguês. Pessoalmente se já detesto a N15 desde Amarante ainda mais detesto a parte entre Penafiel e Baltar, por isso no mapa desenhei-te uma alternativa por Lousada que vai sair à Agrela. A estrada não é muito fascinante mas é diferente e não arriscas a rebentar um aro na descida da auto-estrada em Paredes...

Eu depois de Vila Meã já desligo o sistema e vou em modo automático até casa, porque já não há nada de interesse para ver, portanto é mesmo uma questão de escolherem a seca com que querem terminar a aventura!

Em números redondos, com início e chegada a Alfena a minha ideia daria 272Km com 4300m ac+ (a que se devem somar mais uns 100/150m que é a variação média do BRT). Dará, por isso, um dia bem passado... :D

Seria esta a minha sugestão. Podes esmiuçar o indispensável mapa aqui: http://bikeroutetoaster.com/Course.aspx?course=518254.

Quer utilizes na totalidade ou em retalhos, espero que seja útil! E como não custa pedalar com as pernas dos outros, cá ficamos à espera do relato!
 

pedro30

Well-Known Member
boas amigos:)
amigo duchene só respondi agora pois cheguei agora do trabalho :p
muitissimo obrigado pela ajuda e peloas dicas,que na finalidade irei fazer a totalidade do percursso,assimo tempo o permita,pareçe que o s.peter,não está com idéias de me liberar uma aberta para fazer este primeiro ataque de muitas voltas que tenho para fazer :cool:
hoje no trabalho,já andei lá a melgar um amigo para me imprimir o mapa e imprimir os textos que colocas-te em relação as voltas que me tens dado a preciosa ajuda :D sou um bocado trepo em termos de tecnologia,por isso tem que ser tudo ainda há moda do arroz de 15 lol:p mas com ajuda de malta fixe como tu,lá me vou safar. estou em pulgas pois estão-me a fazer cá uma sede......
bem mas vou ver a melhor altura para fazer então esta da 304(penso conheçer esse "atalho" que dizes antes da campeã,é por ai que vamos para ir almoçar,quando vamos ao alto espinho,foi por ai que fomos quando fomos agora a sra.da serra,esta última volta aqui reportada.quem sobe pelo lado de amarante no alto mesmo,antes de começar a descer,cortas a esquerda,passas logo uma ponte que,ainda tem umas chapas lá do tempo das obras,aquilo é sempre a descer bem,mas depois do almoço,quando viemos embora....... que terror....,mas vai ser então por lá que vou vir,pois corta um bom bocado,e vem dar logo ao alto.
quanto as outras voltas estão já alinhavadas.
grande abraço amigo,e muito obrigado,irei dando noticias:)
 

Linobtt

Member
Ida a Caldelas Vila Verde e à capela de S. Julião

Depois de uns tempos sem dar uma voltas grandes, devido ao tipo de treino que tenho andado a fazer, para participar nas provas de XCO do campeonato da Maia e nas maratonas A C ciclismo do Porto
Hoje de manhã decidi ir às termas de Caldelas em Vila verde.
Queria experimentar o material que montei na minha Massi, montei os seguintes componentes, uma pedaleira em carbono da FSA o MEGA EXO em carbono, com a relação 39/53, um BB com rolamentos cerâmicos.
Também montei um selim em carbono, um espigão da FSA e um avanço em carbono da FSA, mais um espaçador cónico em carbono e uma corrente da SRAM a PC 1091R.
Comprei uma chave dinamométrica para poder fazer o aperto dos parafusos, com o aperto indicado e comprei um chave para poder apertar o BB.
Fui eu que montei a pedaleira e todo o material, como comprei o material pela internet (se leva-se a bike ao meu mecânico ele começava logo a torcer o nariz).
O selim desde o momento que o vi fiquei apaixonado, comprei logo 4 por um preço fantástico, vendi 2 e o meu irmão raptou-me logo um para a bicicleta dele.
Já tenho mais duas encomendas de selins, acabei por juntar o útil ao agradável.
Só faltava mesmo experimentar para poder ver se tinha montado tudo corretamente e se o selim em carbono era confortável.
Por isso como tinha um treino de 2:30h para fazer decidi dar uma volta maior.
Saí de casa ás 10:00 e foi sempre a andar só parei em Caldelas, quando estava a chegar a Caldelas do meu lado esquerdo, ao longe erguia-se um monte com uma capela lá no topo.
Começou-me logo a dar a vontade de ir lá ao topo e assim fiz, no final de almoçar em Caldelas lá me dirigi em direcção á capela, ao chegar lá perto perguntei num café como se chamava a capela e como se ia para lá.
Os Srs. disseram que a capela era de S. Julião e ficava em S. Vicente, mas que eu não conseguia subir lá acima com a minha bicicleta de estrada, que o caminho era em terra, que tinha pedras e que subia muito.
O que eles não sabiam é que a minha bicicleta têm alma e que eu não desisto.
Chegado ao caminho que dava para a capela realmente aquilo subia e estava um bocado em mau estado, era caminho para bicicleta de BTT não de estrada mas lá fui subindo.
Ia com um bocado de receio que não conseguisse subir, pois a pedaleira 39/53 não é para brincadeiras, uma resbaladela aqui e ali, mas consegui subir tudo e a Massi portou-se à altura, são cerca de 3km e com inclinações das boas.
Mas chegado lá acima a paisagem compensou o esforço.
Tiradas as fotos da praxe foi descer, pensei que ia furar ou cair, mas não! A minha menina esteve sempre à altura dos acontecimentos cada vez gosto mais dela.
Foi pedalar até casa sem parar, no final um bom passeio, consegui experimentar a pedaleira e ver que a tinha montado bem.
No final tinha 163km e uma média acima de 26kmh o que atendendo às subidas que fiz está muito bom.
Quanto aos componentes estão aprovados e o selim é super confortável, apesar de à primeira impressão meter medo, devido a ser bastante fino e não ter qualquer tipo de revestimento, mas que chama a atenção a quem o vê é uma realidade, todos os colegas o querem experimentar. ( Eu digo-lhes é pá eu vendo-vos um).
Quanto ao peso com que minha bicicleta ficou, não sei nem me importa saber, não é com esse intuito que eu mudei o material, queria um material melhor e por a minha Massi ao meu gosto, neste momento só faltam as rodas quero umas Mavic as R-Sys SLR mas vou ter que esperar mais algum tempo.
Sábado que vem vou dar mais uma volta das boas ao Gerês, depois colocarei aqui o relato dessa volta e como se comporta o selim e a pedaleira numa volta com mais de 200km.

Link para as fotos:
https://picasaweb.google.com/linosa...authkey=Gv1sRgCNXyhIDN_6mqwgE&feat=directlink
 

raul061990

New Member
Ontem, consegui fazer um percurso, muito desejado por mim, fui finalmente à terra dos melões, ALmeirim.

Sai de loures e segui sempre pela nacional, o vento forte que se fez sentir, atrapalhou-me um bocado, dando resitencia a pedalar e prejudicando a pedalada e aumentando o meu esforço. Mas feitas as contas, fiz 157 km, em 5h20, com média de 30 km/h, penso nao ser mau, para kem à 3 meses fazia 100 km À rasca, boas pedaladas
 

Linobtt

Member
971036_523455524382700_1468937951_n.jpg

382540_523456334382619_392760676_n.jpg


Boas depois de muitos meses sem colocar aqui nada e como tinha prometido dizer como se comportava o selim e a pedaleira que coloquei na minha Massi em voltas com mais de 200km.
Esta minha ausência não foi porque deixei de andar de bike mas porque andei a treinar para as minha provas, porque tenho andado a bater uns seguementos no Strava,etc.
Cá vai o relato da volta que fiz passado pouco tempo de ter colocado o último post.
Fui ao Gerês ao miradouro da pedra bela com o meu amigo Pedro Pereira o Fábio, o Fernando Sousa que mal conhecia e o Luís Maia que não conhecia.
Na ida fomos por S. Torcato Guimarães, Ermal, Vieria do minho. Na volta viemos pela Póvoa do Lanhoso.
Quando começamos a descer para vilar da Veiga já tínhamos um acumulado muito generoso, mas o melhor estava para vir era a subida ao miradouro da pedra bela e é nesta subidas que se vê quem têm pernas, o Lúis Maia que não conhecia mas de quem fiquei amigo e admirador é uma máquina a subir, a bicicleta dele é a bicicleta que o Rui Costa utilizou na temporada de 2012 e ficou com um dono que está à altura dela, como descobri nesse dia e posteriormente quem quiser ver o que este homem anda é só ir ao Strava e segui-lo e o lugar que ele fez no Gerês grand found diz tudo acerca dele.
O Nando ou Fernando Sousa, bem este homem que mal conhecia e que hoje em dia é um dos meus grandes amigos das bikes e não só!
Com os seus 47 anos é um portento de força, este homem é tão só o homem que mais km faz em Portugal no Strava ainda á 2 meses ficou em 6º lugar a nível mundial em km percorridos e acumulado de subida num mês no Strava é daqueles que todos devem ser seguidores no Strava pois as voltas que ele dá são do outro mundo, só para os deixar com agua na boca este homem via do Porto à Régua 2 dias seguidos sobe o Marão 3 dias seguidos e coisas tais como estas.
O Pedro já todos conhecem e Fábio é um amigão.
Na subida para a Pedra bela deu logo para ver a raça destes homens o Lúis e o Nando e eu adiantamo-nos um pouco ao pedro e ao Fábio a meio e o Nando quebrou um pouco eu acompanhei o Luis mas a cerca de 2km do topo era impossível continuar a acompanhar o Lúis ele foi por lá cima que dava gosto ver.
Descemos comemos em Vilar da veiga e depois tínhamos a subida de vilar da veiga para Nº103 são 14kmmais uma vez a história repetiu-se na subida Pedro e Fábio, Nando eu e o Lúis e mais uma vez o Lúis lá nos foi deixando pela subida acima na mesma posição que na subida à Pedra bela.
Depois da Póvoa do Lanhoso até casa o Nando e o Pedro vinham malucos, vieram o caminho todo a puxar um pelo outro em sprints e depois esperavam por nós, nem parecia que tinham acabado de fazer aquelas subidas medonhas.
O melhor desta volta para além de subir mais uma vez ao miradouro da Pedra Bela, foi ter conhecido este dois amigos Fernado Sousa e Lúis Maia.
Quanto ao selim e á pedaleira 5***** portaram-se à altura e o selim super confortável, quanto às rodas novas quando escreve isto já as tenho e já fiz umas voltas com elas irei, dizer quais são e como se comportam na próxima crónica e quando fizer o relato da volta que foi a mais terrível volta que dei até hoje, quase que ia desta para melhor e em parte se cá estou devo-o a essas rodas e à minha Massi que foi medonha.
Dados desta volta ao Gerês 211km 25km de média e 3632m de acumulado de subida
Link para as fotos desta volta:
http://https://picasaweb.google.com/linosam22/SubidaAPedraBela?authuser=0&feat=directlink
 
Top