• Olá Guest , participa na discussão sobre o futuro desta comunidade neste tópico.

As minhas voltas com mais de 150km

Linobtt

Member
Paradawt nao eu fui à Portela do Homem na terça feira sozinho.
Jpacheco, quando vieres para estes lados diz que se puder eu acompanho-te numa volta por estes lados
 

Linobtt

Member
Subida à portela do Homem no Gerês

031220134400.jpg



Boas, na última terça-feira rumei ao Gerês, estava um dia frio mas com um sol radioso.
Saí de casa por voltas das 10:00 meti a Massi no carro e rumei a Braga, não gosto de pedalar na Nº 14 é têm muito trânsito apesar de muitas vezes ter que andar nela.
Chegado Braga à que montar a menina e começar a dar ao pedal eram cerca de 10:30 já estava mais quentinho comecei logo a subir em direcção à Póvoa do Lanhoso pela nº103 e comecei logo a aquecer.
Conforme ia pedalando ia pensando a que lugar do Gerês é que havia de ir, como já fui a quase todo o lado, pensei em ir pelo lado de vilarinho das furnas e fazer a estrada em terra que liga à Portela do homem (esta estrada chama-se Geira, era a antiga estrada romana que ligava duas importantes cidades da península Ibérica: "Bracara Augusta", actual cidade de Braga, em Portugal e "Astúrica", actual Astorga, em Espanha,).
Mas como ainda tenho fresco o que me aconteceu na última volta, comecei a pensar que 10km em estrada de terra sem passar ninguém, no meio da serra não era boa ideia.
Por isso optei por ir à portela do homem mas pela estrada que atravessa Vilar da veiga e a Vila do Gerês.
Quando se vira da Nº103 para o Gerês é sempre a descer e entra-se logo em vilar da veiga pela ponte a descida têm uma vistas fantásticas, sobre a barragem.
Chegado á vila do Gerês foi tempo de tomar um café, tirar o blusão e as luvas pois estavam ao meio dia 16 graus, (quentinho).
O Gerês nesta altura do ano está lindo e deserto, fui subindo passei ao local onde se desvia para o miradouro da Pedra bela, passei a casa do guarda-florestal, sempre a subir.
Entrei na mata da albergaria que é o coração do Gerês, sempre acompanhado de paisagens com cores lindíssimas depois de sair da vila do Gerês até à Portela do homem, são à volta de 12km quase sempre a subir, só passei por dois carros um para cada lado e por dois Betetistas que estavam parados junto à cascata que fica perto da fronteira.
Quando cheguei à fronteira já ia bastante cansado devido ao acumulado de subida.
Tirei umas fotos, vesti o blusão, luvas, desta vez ia preparado e foi descer sempre apreciar a paisagem, por vezes até pensava sou um privilegiado por poder andar sozinho num local tão bonito e tão grandioso.
Esta estrada e digo eu, deve ser uma das mais belas estradas de serra que existem em Portugal para se pedalar e passear.
Chegado ao Gerês faltava o último obstáculo do dia que era subir até á Nº103 e que subida esta, sofri, bufei, babei-me, (foi ranho e baba até dizer chega hihihihi) já eram muitos km a subir.
Chegado á 103 é quase sempre a descer até Braga, Massi para o carro e à que regressar a casa, mas satisfeito e mais rico em recordações e emoções vividas.
Aconselho a todos a irem ao Gerês nesta época do ano é totalmente diferente o ambiente do vivido no Verão, sem multidões, sem barulho, sem carros, sem barcos na barragem e umas cores fantásticas nas árvores.
Dados desta volta:
Km----111,7
Tempo---4:31
Média---24,7
Acumulado de subida----3465m

Link para as fotos:
http://https://picasaweb.google.com/linosam22/SubidaAPortelaDoHomemNoGeres?authuser=0&feat=directlink
 
Tu é sempre a parir ideias Lino :D

Mas a ideia de fazer a Geira romana de bicicleta de estrada é uma ideia um bocado arriscada demais, demasiado mesmo!
Tinhas era o estradão que percorre a barragem de Vilarinho das Furnas que o André á uns tempos passou.

O teu acumulado deve estar errado acho eu, pelo menos na ultima volta que fizeste estava muito errado e olha que este não está muito melhor! Com o que é que gravas o percurso?

Cumprimentos
 

jpacheco

Well-Known Member
Bela volta Lino. A tua Massi está mesmo para as curvas...Pena não consigo ver as fotos devem ser bem bonitas pelas zonas que descreves :D

ahaha é mais se eu puder tento acompanhar, mas eu não me esqueço de levar uma corda :D

pelo menos de 23 a 28 devo estar pelo norte...já planei alguns percursos, mas estou aberto a sugestões...

Este será o mais durinho, os 3 topos, para fazer nas calmas:
1lStc.jpeg


e devo fazer aos pares de montanhas por dia.
 

Linobtt

Member
Boas Danielkezia eu tenho o conta km da bike e depois utilizo o programa Strava para gravar os restantes parametros,quanto ao acumulado eu sei que os números nunca são corretos, são apenas aproximados, como coloquei no post na subida ao Marão,o programa marcava 37 por cento de inclinação mas eu sabia que era impossivel aquela inclinação. Eu apenas coloco como mero indicativo isto dos gps têm muito que se-lhe diga eu ja fiz maratonas em que varios colegas fizeram o mesmo percurso na prova e no final tinham km e acumulados diferentes.
 

pedro30

Well-Known Member
hi hi hi ai os meus filhinhos.....:cool:

este avelino pá,não sei onde foi buscar esta idéia de ir a sra da serra.... aquilo é tão lindo,é sempre a subir.....

estes tipos mentem-se em cada uma... da última vez o outro artista até teve que parar a meio da subida para alçmoçar....

agora sério:grande companheiro e grande amigo do do coração mesmo,já tivemos grandes aventuras de bike e mais virão,mas nesta não estive presente. só me ligaram a dizer que a coisa is dando para o torto hi hi hi:cool:

mas como eu costumo dizer é disto que a gente gosta de sofrer em cima da bike :)
um abraço a todos.
 

Zeni7

Active Member
Estive agora a ler os teus últimos relatos. Fiquei contente por saber que estás de volta às voltas por prazer, temos de combinar um dia para ir pedalar por aí e usufruir da bicla. Abraço (André Alves)
 

Linobtt

Member
Ao sol até Viana do Castelo

Depois de várias semanas de chuva em que andar de bicicleta é um triste fado.
Chuva, lama e frio têm sido o pão nosso de cada dia para quem gosta de andar de bicicleta, esta terça feira finalmente sol.
180220144405%2520-%2520C%25C3%25B3pia.jpg

180220144406%2520-%2520C%25C3%25B3pia.jpg

Como já estou farto de pequenas voltas decidi dar uma maior e ir a curtir o sol, sem me preocupar com mais nada só mesmo pedalar e sorrir e acenar.
Segui em direcção á nacional 13 e decidi ir a Viana do castelo comer bolas de Berlim à confeitaria Zé Natário onde dizem que se comem as melhores bolas de Berlim do mundo nada como ir lá confirmar.
180220144419.jpg

180220144420.jpg

Lá fui eu num ritmo calmo sem stress de qualquer ordem só mesmo apreciar o sol que saudades que eu tinha de um dia assim.
Fui parando para tirar algumas fotos a primeira paragem foi na ponte do rio ave em Vila do conde.
Estrada fora, nas marinhas ainda estive tentado em subir à capela, mas pensei hoje é para usufruir deste magnifico dia, não é para fazer subidas.
180220144408.jpg

Na ponte de Fão nova paragem para apreciar a paisagem.
Chegado a Viana o tempo piorou, as nuvens encobriram o sol comecei a desanimar ,mas voltou a descobrir e o sol a brilhar.
180220144410.jpg
180220144414.jpg

Quando cheguei ao Natário comi logo 2 bolas de Berlim, só para confirmar se eram boas como diziam e não é que são mesmo boas.
Estive um bocado a observar o navio hospital GIL Eanes, que está atracado em Viana do castelo, é um navio lindo e fez-me recordar o meu tempo de tropa quando andei na Marinha.
180220144418.jpg

No regresso parei em cima da ponte metálica para poder ver a foz do rio lima e a cidade de Viana, fantástica vista e fui regressando sempre num ritmo de passeio.
O tempo começou a piorar mas ainda deu para passar na marginal da Póvoa e de Vila do conde.
180220144432.jpg
180220144439.jpg

Em Vila do conde mais umas fotos à caravela que se encontra lá atracada e eis que vejo umas grades de uma esplanada toda feita em bicicletas todas pintadas de branco, tantas vezes já lá tinha passado e nunca tinha reparado nesse pormenor lá encostei a minha Massi toda negra junto às branquinhas.
180220144440.jpg
180220144441.jpg

Depois desta paragem técnica, foi sempre a pedalar até casa, volta muito boa que deu para apreciar o sol, o litoral do norte, para por os pensamentos e as ideias em dia, para ser feliz, por poder viver, poder sentir que estou vivo, andar de bicicleta ajuda a ver a vida de outra forma.
dados desta volta:
KM....150,6
Tempo.. 5:21h
Média....28,1 kmh
180220144442.jpg
180220144443.jpg
180220144444.jpg


180220144435.jpg
 

pedro30

Well-Known Member
sim senhor leindo menino.....
gosto da parte em que te sentes "vivo"...... um dia destes vamos já ali e vais ver que te vais sentir um morto num corpo vivo hi hi hi
excelente amigo,a ver se reunimos a "maralha" a ver se vamos para o monte fazer uma estrada... perdão... vamos para a estrada.....
hi hi hi

assim como num quer a coisa...... hi hi hi
aidb.jpg


muito bom
d6qb.jpg


agora vai pensando.....
if3u.jpg

jk7e.jpg
 

Rui Lima

Member
Conheço todos os locais apresentados nas fotos e as bolas do Natário tambem (confirmo que são mesmo de experimentar para quem ainda desconhece) pois sou de Viana e moro em V.Conde
 

Linobtt

Member
Subir a Danaia

290320144458.jpg

Boas
Ontem dia 29-3 eu e o meu grande amigo Pedro Pereira voltamos a andar juntos de fininha depois de muito tempo sem o fazermos.
E para comemorar nada melhor que fazer uma daquelas voltas com subidas que nunca mais terminam, que nos fazem sofrer o corpo mas que nos alegram a alma.
Á muito tempo que andava com uma subida em mente e sempre que lá passava de carro e via a placa me fazia sonhar (Danaia).Sabem onde fica? Eu já lhes conto.
Quem melhor que o Pedro para me acompanhar nesta aventura, volta combinada, 7:00 lá nos encontramos rumamos a Braga em amena cavaqueira colocamos a conversa em dia sempre em ritmo moderado.
Braga, Vila verde, subimos até Portela de vade, fizemos a descida que liga a Ponte da barca e para quem conhece esta estrada( nº101), no final da descida é Cuide de vade, existe um entroncamento com várias placas de sinalização uma delas diz Danaia miradouro, outra diz Medonha, é aqui que começa a subida 5,5km com 9,7% de inclinação média diferenças de altitude 535 metre (Altitude desde 58 metros para 593 metros) Subida acumulada 508 metros.
Começamos a subida, alguns locais têm uma inclinação brutal com mais de 20% conforme vamos subindo a paisagem vai mudando e cada vez as vistas são mais largas e o horizonte maior estrada deserta, apenas o ruído da agua que brota por todos os lados e cavalos selvagens (garranos) vacas com campainhas aos pescoço, rebanhos de cabras somos só nós e a natureza.
WP_20140329_011.jpg

Quando ia a chegar ao topo saem do monte dois cães pastores que estavam sozinhos a guardar um rebanho de cabras pelo menos eu não vi o pastor e foi o bom e o bonito gastei meio bidon de agua a atirar-lhes a ver se eles não me mordiam eram persistentes os jecos.
problema ultrapassado chego ao topo sento-me numa pedra a recuperar o folego e a apreciar a paisagem e dou comigo a rir o Pedro vai ser comido pelos cães.
Nas subidas a maioria das vezes optamos por subir cada um no seu ritmo e o Pedro vinha mais atrás e não é que os cães lhe fizeram uma espera, diz ele quando chegou ao pé de mim até tive que desmontar para atirar pedras aos cães hihihihi eles sabem quem têm carne tenra meu amigo percalço ultrapassado, no topo de Danaia existem muitos carvalhais e agora que chegou a primavera as folhas estão a despontar é uma paisagem fantástica tudo verde ao longo da estrada que durante alguns km foi quase plana.
Em vários locais viam-se os campos em socalcos verdejantes com gado a pastar um cenário idílico.
290320144484.jpg

Caminho fora, agora o nosso destino era S. António de Mixões da Serra uma pequena aldeia perdida no meio da serra com uma igreja muito pitoresca, local que eu já conhecia de vários passeios que dei com a minha família.
paragem para tirar umas fotos o Pedro começa a comer uma sande e um cão aproxima-se dele, ele dá-lhe uma bucha e o jeco quase que lhe comia a mão, os dentes até lhe roçaram nos dedos eu só me ria, os cães hoje tiraram o dia para nos morderem.
290320144480.jpg

Umas centenas de metros à frente de S. António de Mixões da Serra, existe um entroncamento sem qualquer sinalização esquerda ou direita, mapa estendido gps a trabalhar, vamos pela direita, começamos a descer, descida brutal numa curva termina os asfalto, terra e cascalho durante 100m o Pedro quase que ia lamber o chão apesar do susto riamos estávamos no caminho errado, era pela esquerda. Recalcular rota.
Uma consulta ao mapa, vamos descer a Terras de Bouro e voltamos a subir para apanhar a estrada que liga ao S. Bento da Porta aberta na vila do Gerês.
Valeu o engano passamos por locais lindíssimos até que numa das descidas caiu-me a roda da frente num buraco uma pancada seca e forte o guiador da Massi desceu, o avanço cedeu para o lado, quase que ia eu lamber o chão.
À que parar para resolver o problema, mas estes contratempos não nos desanimam, vemos sempre pelo lado positivo, paramos sobre uma ponte com um ribeiro e uma praia fluvial que nos deixou sem palavras, esquece a Massi por momentos, vamos é ver esta maravilha da natureza e tirar fotos.
WP_20140329_029.jpg
WP_20140329_027.jpg

A partir daqui foi sempre a subir durante kms até alcançarmos o entroncamento que dá para Campo de Gerês e começarmos a descer para o S. Bento da Porta Aberta.
Paramos para almoçar comemos numa barraquinha ao lado do santuário, a Sra. que nos atendeu era super simpática, enquanto comíamos por onde vamos por onde não vamos, eu por mim vinha por Amares que é mais plano, o Pedro por ele subia à Nº 103 e descíamos a Cerdeirinhas, mas eu ainda tinha na memória o que penei a fazer esta subida da última vez sozinho.
Ganhou o Pedro, vamos para a dureza e desta vez com a companhia do meu amigo fizemos a subida juntos a conversar, quase sem dar por ela estávamos na Nº 103 afinal com os amigos as coisa tornam-se mais fáceis.
Descemos à Póvoa do Lanhoso e a vista do castelo no cimo daquela rocha enorme é um espetáculo para a vista, só voltamos a parar para comer um bolo e tomar um café a chegar a Famalicão.
Daí para a frente foi sempre em amena cavaqueira até á Maia.
Mais uma grande volta com o meu amigo Pedro Pereira.
Fiquei com a certeza que vou lá voltar brevemente, para fazer novamente esta subida da Danaia, mas vir por Portela de Vade e explorar mais um bocadinho do Gerês.
Dados desta volta contados no GPS do Pedro, para mim. (Ao Pedro deu mais pois ainda tinha que fazer mais uns quantos kms até casa)
Distância.....200km
Acumulado de subida..... 3175m

Link para as fotos deste passeio
https://picasaweb.google.com/linosa...&authkey=Gv1sRgCJKsqcjsmYScMw&feat=directlink

https://picasaweb.google.com/linosam22/SubidaADanaiaETravessiaDoGeres?authuser=0&feat=directlink
 

M1962

New Member
Nice trip.Para ciclistas de barba rija:cool:
Reportagem fotográfica a condizer,incluindo gado de corno na estrada:cool:
Parabéns.
 

pedro30

Well-Known Member
ora viva :cool:
sim senhor meu amigo... excelente relato,mas só mesmo in loco é que se pode sentir e bem,nas perninhas a subida da danaia....... ;)
BANDIDO,levaste-me para uma subida onde fui atacado por cães e ainda por cima tive de desmontar,por não ter pernas,e depois por causa dos cães...... hi hi hi :cool:
ainda por cima com gps,mapas,sinais de fumo, e mais não sei o quê,acabamos por ir parar a uma descida em terra onde eu ia comparando um rico terreno(ai não melembra de ter passado aqui,isto foi uma derrocada que houve.....:cool:).
meu grande amigo foi um gosto enorme voltarmos a pedalar juntos e rir há brava e disfrutar de paisagens lindissimas como tu bem conheçes :D
venham mais e É UM ORGULHO TER AMIGOS COMO TU E O TEU IRMÃO E OS DEMAIS..

FICA AQUI O MEU REGISTO DO STRAVA: http://www.strava.com/activities/125019157
a subida da danaia começa ao km 85.4 +-.
ricardo aquele abraço ;)
um abraço a todos e boas pedaladas
 
Mais uma boa volta para variar... Isto aqui no norte é só duros!

Essa subida para Danaia não estou a ver qual é, mas em Portela de Vade junto a uma mini rotunda se virar à direita vai para Mixões e aí também sobe valente. Quer dizer, pelo menos desce bastante porque nunca subi! Vou investigar melhor isso...

Cumprimentos
 
Top