• Olá Guest , participa na discussão sobre o futuro desta comunidade neste tópico.

[Arquivo] La vélo Duchene: As crónicas de André Carvalho

Status
Not open for further replies.

Skyforger

Active Member
André, o teu estilo de narrativa e de construção de crónicas não agrada a muita gente, mas apaixona outros tantos, eu incluído! Entrar no fórum e ter o privilégio de ler e absorver atentamente aquilo que tão bem colocas em palavras e em imagens é o catalisador para ansiar pegar na bicicleta e sair por aí...E acho que este poder de incentivar os outros a pedalar é o melhor elogio que podes receber...um verdadeiro serviço público...e de excelência ;)


Curiosamente, também ando numa fase na qual o foco tem andado algo afastado das bicicletas...não só porque outras prioridades se têm erguido, como também porque por vezes é melhor dar um passo atrás para dar dois em frente. A vontade e as ideias começam a despontar de forma mais intensa nas últimas duas semanas, agora é colocá-las em prática...embora a uma escala muito diferente da tua. O treino, esse, no último mês tem sido semelhante ao teu...obras em casa e afazeres domésticos que cansam mais do que uma semana de ginásio...:)
 
Já tudo foi dito no entanto permite-me explanar algumas ideias...
Realmente são estes posts que me prendem avidamente até ao fim. Como um bom livro que esperamos incansavelmente que não termine...
Quanto à narrativa continuo a achar que além de excelente devias pensar seriamente evoluir para algo mais sério. Um livro de crónicas era o ideal é garanto-te que teria aceitação...
Quanto à viagem propriamente dita, essa zona é uma das que tenciono explorar em 2015. Sempre senti que chama por mim....
Grande abraço e obrigado, muito obrigado pela partilha e pela narrativa
 

Bruso

Well-Known Member
Uauuuu.... Já fazia falta novidades neste tópico!! Já se sabe que contigo é assim...Quando é para criar um post neste tópico é sempre algo sério e de babar!!

Parabéns por mais um brevet concretizado (depois de 3 meses de pausa, deve ter um sabor ainda mais especial. Superação pura!!).

Tens aí uns belos postais!! Tirados com o telemovel imagino eu!!
 

Zeni7

Active Member
André mais uma vez parabéns e obrigado pela tua crónica. Eu também sou um dos que admiro a forma como descreves as tuas pedaladas, a minha forma de descrever ainda deve agradar menos, a última volta que aqui deixei (sendo do melhor que consigo imaginar) não mereceu um único comentário.
As zonas onde pedalaste são zonas que já conheço relativamente bem das minhas idas à minha Meca do ciclismo, a Serra do Montemuro. Na verdade até já fiz essa volta quase na totalidade, o cão de Aregos (deve ser o mesmo mauzão) até já levou com a minha sapatilha no focinho, (desculpem os amigos dos animais, mas antes isso do que levar uma trinca :) ). A verdade é que, tal como diz o teu colega randonneur, há sempre algo novo a conhecer, e mesmo que não haja é bom rever o que já conhecemos. Gostei muito da forma como descreveste a zona, de facto ela é enganadora, parecendo que não há dificuldades de maior, com o passar dos quilómetros as pernas começam-se a queixar.
Ainda não foi desta que me estreei em brevets Randonneurs, as tuas palavras avivaram ainda mais a minha vontade, a ideia de usufruir a volta, as estradas e as paisagens sem ligar muito a médias, máquinas e coisas do género vai muito de encontro à minha forma de estar.
 

Marcos200

Member
Muito bem André! Parabéns pela conquista! Excelente relato como sempre acompanhado por fotos magnificas e com a capacidade de prender o leitor até aos ultimos caracteres e com pena de ter terminado ! grande abraço e até a proxima aventura. Pedro eu sou da mesma opinião e já a transmiti ao André, este material merece um livro!
 

Armando

New Member
Após a leitura deste teu relato, estou pronto para ir ao banho!

Tem que ser é com agua a escaldar, pois sinto-me um bocado enregelado e, de seguida vou colocar um bocado de WD40 nas dobradiças, para tirar a ferrugem acumulada.

Parabéns por mais esta epopeia.
 

fogueteiro

Active Member
André, revejo-me quase na totalidade na tua pele. Até a sopa que falas eu sei o valor que tem. Após ter entrado nessa das sopas, deixei de lado por completo toda essa malfadada alimentação dita para desportistas.

Temos que aceitar as diferenças de gostos. Uns gostam de andar sempre a 300 kms/h e outros a 20 ou menos. No meu caso prefiro os últimos. Vê-se, saboreia-se, aprecia-se, comenta-se, tudo devagar; tão devagar que até as próprias borboletas nos ultrapassam (onde já li isto?).

Parabéns André! Ando a pensar um dia destes alinhar contigo... a ver vamos.
 

duchene

Well-Known Member
Obrigado mais uma vez a todos o que tiveram a simpatia de comentar. A satisfação da partilha é ainda maior quando percebo que a leitura é apreciada e pode ser catalisadora de pedaladas, também desse lado do monitor. Porque para mim também é extremamente inspirador ler uma crónica de qualidade seja ela escrita seja fotografada.

--

NOTAS SOLTAS

Daniel
No meu caso nem foi uma questão de saturação, porque felizmente projectos e vontade de os concretizar não faltam. No entanto a minha vida não passa por andar exclusivamente de bicicleta e, como tal, há alturas em que temos de dar prioridade às coisas realmente importantes. O monitor, esse, está cheio de post-its com números de estradas e locais a descobri. Por isso espero começar a limpa-lo em breve!


Pedro
Sinceramente não acho que o que escrevo esta seja matéria publicável. Há que fazer essa análise friamente. Tenho histórias interessantes de percursos interessantes com fotografias interessantes mas não existe um fio condutor que possa funcionar enquanto obra num todo. Talvez procurando uma dimensão mais etnográfica ou humanista chegasse lá. Mais isso não se faz em voltas como as minhas.

Mas material para uma publicação digital regular talvez tenha. Há muito tempo que ando a tentar finalizar essa compilação mas ainda levará mais uns meses a ver a luz do dia.

Bruso
A criar conteúdo, que seja de qualidade! A quantidade é apenas um bónus. :D

E sim, as fotografias foram todas feitas com um telemóvel. No entanto a tecnologia é uma pequena parte do resultado final. E mesmo com toda a tecnologia do mundo, as melhores imagens são aquelas que retemos na memória. E nem sempre são as mais espectaculares ou dignas de um postal...

André
No próximo ano haverá, pelo menos, os dois brevets da praxe cá por cima (Minho 200 e Barroso 300) e alguns outros mais a sul. Por isso oportunidades não faltarão para experimentares. Para mim, a grande vantagem de um brevet não é conhecer estradas novas mas sim conhecer pessoas novas, sobretudo estas, que apresentam paradigmas de utilização da bicicleta ligeiramente diferentes da norma.

Quanto à tua crónica, só agora que falaste é que a vi no teu tópico. Naquela zona de facto não há como enganar. As pedaladas são sempre fascinantes!


Até no calor a sopa já marcha! É mesmo uma maravilha!

Quanto aos estilos de pedalada: é como o capacete, nem gasto latim com isso. Desde que cada um se sinta feliz com o que faz, até pode fazer todos os dias o “Le Tour du Quarteirão”. Mais fica!

Acerca das pedaladas conjuntas: vamos trabalhar para isso! Quero levar a Lynskey ao centro geodésico de Portugal! ;)
 

fmm

Member
Boas Duchene

"Acerca das pedaladas conjuntas: vamos trabalhar para isso! Quero levar a Lynskey ao centro geodésico de Portugal! "

Quando vieres apita.

Abraço

Filipe
 

sneijder

New Member
Sou mais um dos leitores assíduos deste tópico e só tenho a dizer que é um enorme prazer ler os teus relatos Duchene. Só tenho pena de ainda não ter visto essa Lynskey "in loco" já que somos concidadãos de Vallis Longus. :)
Continuação de boas pedaladas e, se possível, por estradas desertas e fascinantes.
Abraço.
 

GMQ

Well-Known Member
Caro Duchene sou do Algarve e confesso que não conheço nada dos lugares a que se reportam as tuas crónicas:eek:. É das zonas de Portugal que ainda não descobri mas que anseio por fazê-lo para breve (sou apologista de turismo cá dentro). No entanto, as tuas crónicas por serem tão descritivas permitem a qualquer leitor visualizar as paisagens e sentir os odores. Confesso que mesmo antes de me tornar membro de forum já lia as tuas crónicas e os teus projectos. Confesso que essa variante do ciclismo de estrada me atraí mas falta-me a coragem e por vezes tempo para este tipo de aventuras solitárias. Cumprimentos
 

duchene

Well-Known Member
Filipe
Se for para esses lados aviso por aqui.

sneijder
A Lynskey pára pouco por Valongo, é só mesmo chegar e partir...
Mas se um dia te cruzares com uma ou com uma Cannondale cromada com uma lefty branca, nas belíssimas serras do nosso quintal, provavelmente serei eu...

GMQ
Não darás o tempo por mal entregue num périplo pelo Norte. No entanto, o encanto do nosso país é global e, felizmente, temos coisas bonitas em quase todo o lado. Quanto à coragem. Isso não é desculpa...
 

Paulo V.

New Member
Li agora a tua aventura!!!
Fantastico relato mais uma vez acompanhado de belas fotos.
Não tenho muitos mais comentários a acrescentar a tudo o que já aqui disseram, apenas te digo que compreendo muito bem o teu ponto de vista sobre o que é um passeio em cima da da bicicleta e que também partilho dessa mesma filosofia.
 

duchene

Well-Known Member
Obrigado Paulo.
O importante é que cada qual encontre o seu espaço e faça o que realmente goste, sem compromissos.

Eu, felizmente, encontrei um espacinho mesmo à minha medida!
 
Status
Not open for further replies.
Top