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Ajuste de bicicleta ao usuário

tabrantes

New Member
O que quero saber é, quando compraram a bicicleta, se a ajustaram em casa (avanço do banco, altura de selim, etc.) ou se foi feita por um profissional.

Acredito que maior parte dos ciclistas, como eu, fizeram o ajuste em casa.

Valerá a pena consultar um profissional, mesmo que nos sintamos bem na "bicla"?
 

j_abrantes

New Member
Boas
Eu qando comprei a minha ajustei-a em casa e nao tive qualquer problema...:eek:
No entanto acho q deves consultar um profissional, pq mmo q t sintas bem na bicla podes estar a prejudicar o teu corpo sem saberes...

Cumprimentos e boas subidas...
 

osicran

New Member
h

Como penso que faz quase todo o pessoal, sempre fui eu próprio a ajustar-me às bicicletas.:cool: Contudo, há cerca de um ano, veio para o meu grupo um antigo ciclista profissional e logo numa das primeiras vezes que andámos juntos, ele chamou-me a atenção para a altura excessiva do meu selim. Eu, que achava que a altura era a ideal, ripostei que me sentia bem, coisa e tal...mas perante a insistência dele e os esclarecimentos que me deu, nomeadamente sobre a postura do tronco e movimento das ancas, resolvi, embora pouco convencido,:confused: baixar a altura do selim e a verdade é que já não regressei à posição anterior. Ele tinha razão. Tudo isto para evidenciar que a opinião e o conselho de um especialista valem sempre mais do que os nossos ajustamentos empíricos. Mesmo que muitas vezes pensemos o contrário.:)
 

Josant

New Member
Também concordo que uma opinião de um "professional" seja sempre a melhor opcção. Mesmo sendo por vezes dificil, de aceitar os conselhos :p
 

JorgeFerreira97

Active Member
Venho reavivar este tópico para colocar uma questão a ver se alguém me consegue ajudar, ultimamente nas minhas voltas maioritariamente no terreno a subir sinto um desconforto que apesar de ligeiro é sempre chato no fundo das costas, não sei se poderá ser o selim demasiado alto ou outro problema, caso alguém já tenha passado pelo mesmo e me consiga dar uma ajuda agradecia.
 

johny32

Member
Pode ser muita coisa. Desde problemas musculares (falta de musculatura na zona), falta de elasticidade, podes até estar a exercer muita força na região ou então pode até ser algum ajuste que possas ter que fazer na bike. Talvez selim alto ou guiador alto, porém estou a partir do principio que o selim esteja ajustado no que à posição em relação aos joelhos deve ter.
 

thebuny

New Member
Das poucas coisas que são iguais entre as nossas bikes e entre todos nós acho que deve ser o tamanho da roda! :D
Digo isto porque todos somos diferentes... podemos ter a mesma altura mas depois a geometria do corpo de cada um tem pequenas diferenças. Dito isto as bikes têm de ser ajustadas individualmente a cada um.
Há pequenos ajustes que podem fazer diferenças enormes na posição de condução e no conforto.

Nunca levei as provas a sério nem resultados mas já recorri a um bike fit 4 vezes porque até mesmo com o decorrer do ano vais tendo mais elasticidade e convém ajustar a bicicleta a ti de vez em quando.
 

joseruivo

Well-Known Member
Boas,

ultimamente nas minhas voltas maioritariamente no terreno a subir sinto um desconforto que apesar de ligeiro é sempre chato no fundo das costas.

Estou em situação idêntica. Os exercícios de fortalecimento lombar no ginásio ajudam, mas ainda não resolveram. Recentemente notei que quando puxei o selim mais à frente aumentaram as dores na lombar, e apareceram caibras nos isquios (parte de trás da coixa).

Entretanto comecei a pensar se o comprimentos dos cranks poderá fazer alguma diferença, visto que se forem demasiado grandes quando vêm (demasiado) acima, esticam mais os músculos e tendões na zona onde nos queixamos. Já alguém fez experiência semelhante? (No meu caso, sem ter agora fita métrica à mão, digo que ainda só conheci um homem com pernas mais curtas do que eu... trenho 1,65 m, mas as pernas são mais curtas do que na maioria dos homens com a minha altura.)
 

Carolina

Well-Known Member
e que fortalecimento lombar é esse? que exercícios é que estás a fazer? fortalecer só uma zona e ignorar o resto só piora. deves focar-te no core, lombar, glúteos e nas pernas completas.

fizeste um bikefit? normalmente a posição do banco é ajustada pela posição do joelho em relação ao eixo do pedal, quando os cranks estão paralelos ao chão.
 

GMQ

Well-Known Member
Obrigado Joseruivo. Há primeira vista e crendo que estou a olhar para a tabela correcta o tamanho mais acertado para ti deveria ser o 48. Tu tens uma altura de 1,65. Julgo que referes que tens umas pernas pequenas para o comum dos homens. Acho que existe por aqui quem te possa ajudar sem que sejam possiveis milagres. Esclarece duas coisas:

1. tamanho do avanço;
2 Espigão sem ou com recuo ( se for com qual é o recuo).

Fizeram-te algumas medições quando adquiriste a bike ou foste tu que escolheste?
 

MigC77

Well-Known Member
joseruivo, é caso para dizer que “é pior a emenda que o soneto”… A questão dos “fortalecimentos” é muito engraçada… porque a malta fortalece na maioria das vezes nem sabe bem ao certo que grupos é que estão a ser trabalhados… mas o pior é que se esquece do mais importante que são os alongamentos! Repara que no “fortalecimento” o músculo está a trabalhar em contração e por consequente “encurtado”. Por isso é que é fundamental a seguir alongar os músculos que foram fortalecidos caso contrário aos poucos e poucos vai-se perdendo flexibilidade…

Agora falando do que o comum ciclista normalmente precisa de fortalecer e alongar… e pegando no exemplo do que disseste… foi um erro tremendo da tua parte pores-te a fortalecer os lombares porque tu nessa zona provavelmente precisas é de alongar mais do que nada. Para o ciclista é mais importante ter alongar de forma a ter flexibilidade ao nível dos lombares, gluteos e isquios do que fortalecer essa zona… que por si só já é fortalecida ao pedalar. No entanto uma zona deficitária em termos de fortalecimento é o core abdominal e disso normalmente ninguém se lembra… o fortalecimento dessa zona não só vai estabilizar o tronco enquanto se pedala como torna a pedalada mais eficiente e ainda é a zona responsável por suportar parte do peso do tronco. É por isso que quando a bicicleta é grande para o ciclista, como é o teu caso joseruivo, tens que ir numa posição em que o tronco vai muito inclinado e se não tiveres um core abdominal forte que aguente o peso tronco vais sobrecarregar o lombar e as mãos/pulsos.

As causas para as tuas dores são por esta ordem: teres uma bicicleta grande que te obriga a uma posição “quase impossível”, não teres um core abdominal forte o suficiente e provavelmente não teres flexibilidade nos lombares, gluteos e isquios.

Em relação ao tamanho para teres uma ideia tenho uma Synapse tamanho 51 e meço 1,77m. Se não estiveres na disposição de trocar por uma bicicleta mais pequena... começa por trocar o avanço por um mais pequeno (80mm).
 

joseruivo

Well-Known Member
Olá Carolina,

e que fortalecimento lombar é esse? que exercícios é que estás a fazer? fortalecer só uma zona e ignorar o resto só piora. deves focar-te no core, lombar, glúteos e nas pernas completas.

Então...
1) prancha, sobre os joelhos. Sobre os pés faz-me doer um bocado as costas;
2) abdominais "pequenos", ou seja, levanto apenas os ombros do chão;
3) deste não sei o nome... deitado de barriga para baixo, levanto o peito do chão, com as mão ao lado da cabeça, não apoiadas;
4) leg presses.


fizeste um bikefit? normalmente a posição do banco é ajustada pela posição do joelho em relação ao eixo do pedal, quando os cranks estão paralelos ao chão.

Fiz bike fit. A posição de avanço atraso do selim estava boa, apenas quis experimentar puxar um pouco mais à frente, para ganhar alguma força a subir. Ganhei, e não me doeram os joelhos, mas fiquei passei a ter caibras principalmente nos isquios.

Obrigado,
joseruivo
 

joseruivo

Well-Known Member
Olá GMQ,

Obrigado Joseruivo. Há primeira vista e crendo que estou a olhar para a tabela correcta o tamanho mais acertado para ti deveria ser o 48. Tu tens uma altura de 1,65. Julgo que referes que tens umas pernas pequenas para o comum dos homens.

Também imagino que o 48 ficasse melhor, mas acredito que se possa atenuar a diferença. Medi ontem a altura entre pernas, descalço: 69 cm.


Acho que existe por aqui quem te possa ajudar sem que sejam possiveis milagres. Esclarece duas coisas:

1. tamanho do avanço;
2 Espigão sem ou com recuo ( se for com qual é o recuo).

Fizeram-te algumas medições quando adquiriste a bike ou foste tu que escolheste?

1) 8 cm. Não era o de origem, mas foi com este que saiu da loja, por recomendação do vendedor;

2) Acho que é com, mas não me parece relevante, porque como está, acertando o avanço/recuo do selim com base na distância do joelho ao eixo do crank, se fosse sem recuo ficava com selim mesmo no extremo dos carris;

3) Não me fizeram medições antes de adquirir a bici. Escolhi este tamanho porque foi o mais pequeno que me arranjaram, em promoção, cujo tubo superior não me fazia pressão sobre o abono de família

Obrigado,
joseruivo
 

joseruivo

Well-Known Member
Olá MigC77,

joseruivo, é caso para dizer que “é pior a emenda que o soneto”… A questão dos “fortalecimentos” é muito engraçada… porque a malta fortalece na maioria das vezes nem sabe bem ao certo que grupos é que estão a ser trabalhados… mas o pior é que se esquece do mais importante que são os alongamentos! Repara que no “fortalecimento” o músculo está a trabalhar em contração e por consequente “encurtado”. Por isso é que é fundamental a seguir alongar os músculos que foram fortalecidos caso contrário aos poucos e poucos vai-se perdendo flexibilidade…

Oh meu Deus! (headbang) Foi um instrutor num ginásio que me pôs a fazer os exercícios que já descrevi noutra mensagem... A prancha, pelos menos, também já vi muitas vezes recomendado para fortalecimento do core, não? Já agora, correr - porque também corro (menos do que gostaria) fortalece os abdominais, ou não?


É por isso que quando a bicicleta é grande para o ciclista, como é o teu caso joseruivo, tens que ir numa posição em que o tronco vai muito inclinado e se não tiveres um core abdominal forte que aguente o peso tronco vais sobrecarregar o lombar e as mãos/pulsos.

Hum... Começando pelos sintomas.. sim, dor na lombar, pressão sobre as mãos e pulsos, muitas vezes com dormência, especialmente numa outra bicicleta, mais antiga, ainda maior do que esta. Medi-lhe um destes dias a distância na horizontal desde o tubo da direcção até ao espigão de selim.. tem 54 cm.
O resultado é que fui subindo a altura do guiador para resolver a dormência nas mãos, mas na realidade não ajudou na lombar.


Em relação ao tamanho para teres uma ideia tenho uma Synapse tamanho 51 e meço 1,77m. Se não estiveres na disposição de trocar por uma bicicleta mais pequena... começa por trocar o avanço por um mais pequeno (80mm).

Não estou inclinado a trocar. Já tenho um avanço de 8 cm. Posso experimentar reduzir ainda mais, não há problema. Confirma-me só uma coisa, s.f.f.: subir o guiador não deverá fazer grande diferença, mas encortar o avanço sim, certo?

Agora voltando à minha pergunta inicial, e pegando na questão da flexibilidade.. Comprimento dos cranks. Conforme já disse antes aqui a minha altura entre pernas é 69 cm. Considerando que uns cranks maiores obrigam-me a fletir mais a coixa, com uns mais curtos não atenuaria o problema? Tenho de 170 mm, pondero mudar para 165 mm, como tenho noutras bikes, e gosto.

Obrigado,
joseruivo
 

GMQ

Well-Known Member
Sem dúvida que ficarias melhor com um 48. Já não vale a pena chorar sobre o leite derramado. Agora é tentar minorar o problema. Se bem percebo já tens um avanço de 80mm. O user Mig77 já dava essa dica. mas existe aqui duas pessoas que têm muitos conhecimentos na matéria. Não quero indicar-te o nome pois não os quero vincular a nada.

Do pouco que sei, necessitas de um ter um espigão sem recuo e talvez até um avanço mais curto seja mais adequado, mas depois a direção fica muito directa . Porquê? Porque o objectivo é compensar um top tube demasiado grande para a tua estatura. Esquece a altura de pernas que isso é resolvido pelo espigão subindo ou descendo.
 

jpacheco

Well-Known Member
Se puderes mete o avanço mais curto que encontrares e de preferência eu tentaria vender ou dar à troca a bicicleta e compra uma com menos 3, a 6 cm de TopTube.

Trabalhar o core pelo que entendo, para ciclista, é trabalhar a flexibilidade. O tal trabalho de alongar bem após cada volta (trabalhar os grupos musculares das zonas afectadas em particular). Mas valerá a pena andar meses a fazer o "reforço muscular" quando se percebe que a máquina é grande demais para o homem que nela pedala?

O ideal ainda seria ver uma foto tua em cima da bicla na lateral. Mas pelas medidas que meteste e pelos sintomas que apresentas dá mesmo a ideia que tens uma maquina grande para o teu cabedal :(
 
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