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Ajuda escolha primeira bicicleta de estrada!

albertosemcontador

Well-Known Member
eu tenho uma bicicleta a 5 anos......e nao penso em trocar.....

mas tambem existe fadiga do material, mas não a 4 ou 5 anos, de 20 a 25 anos em carbono bom (sobre tudo as colas) e 15 a 20 em carbono de menor qualidade, nesse tempo o carbono podera perder rigidez e desempenho mas não ira propriamente partir.

Carbono a lascar e a "desfazer-se" nao é carbono, é um monte de fibras com cola, nunca deveriam ter construido uma bike com ele, isso sim é o problema.

Existe tambem a possibilidade de a rigidez e desempenho do carbono ser mais reduzida, para entre 5 a 10 anos, mas ai estaria-mos a falar de peças que são sugeitas a elevadas atividades de contacto, por exemplo de remos, sempre com agua salgada, tambem em peças de carros, com um constante contacto com oleos diluentes e combustives.

Conselho será limpar sempre bem tudo com agua abundante,sem detergentes daqueles abrasivos, mesmo o limpa correntes tem de se ter cuidado.

Sejam carros motos ou bicicletas os oleos e lubrificantes e massas sao para andar em contacto com o ferro, não com o carbono.

Janas... Estás a falar da tua Eddy Merckx? Nem compares isso aqui amigo...no tempo em que essa foi feita, este assunto do carbono ainda era levado muito a sério...Essa bicicleta se não tiveres nenhum acidente, dura-te a vida toda...

Grande abraço...
 

albertosemcontador

Well-Known Member
Eu sempre li e ouvi dizer que um quadro de carbono é vitalício desde que bem tratado e que o alumínio ao longo dos anos sofre de corrosão e desgaste. Mas já ando confuso à algum tempo com esta do carbono de gama baixa aguentar só uns 4/5 anos. Alguém para esclarecer isto?

Bernardo... Não é preciso procurar muito... Às vezes para encontrar resposta basta olharmos para dentro da nossa garagem...;)

Grande abraço...
 

daniel_mb1

Active Member
Henrique, se estás a começar, a minha opinião é ires para a ultra 700 AF. Com a diferença de preço, compras já algum bom equipamento. Compra uns bons calções ou calças, um bom casaco, luvas, capacete, luzes, ferramentas... e vais ver que os 200€ já nem te chegam.
A Mach como já foi dito, tem uma geometria mais agressiva o que pode não ser o mais indicado para um iniciante (ainda não percebo muito disso de geometrias lol).
Se fosse a ti equacionava também a Triban 540. Penso que custa agora 749€, vem com 105 10V e umas rodas mavic. São mais uns trocos que sobram para o equipamento.

Nota muito importante. Investe em bom equipamento. Porque qualquer uma destas bicicletas, Triban 540 ou Ultra 700, são bem boas para iniciar. Compra o tamanho certo para ti, e vai para a rua desfrutar do Ciclismo de Estrada (é pa, que classe dizer isto).

Ahh, e fizeste bem em abandonar a ideia de bicicleta usada. Novo é novo. Ainda que se arranjem bons negócios no mercado de usados, em novo podes escolher o teu tamanho. E isto é muito importante.
Eu comecei com uma usada. Apareceu um bom negocio e o tamanho, um 48, serviu-me. Mesmo assim tive que comprar um avanço mais curto! Hoje ainda penso, se tivesse encontrado um tamanho mais pequeno, se calhar era mais ajustado!

Seguem em frente amigo, já te deram indicações do tamanho, portanto vais lá gastar as lecas, para ver se conseguimos um défice abaixo dos 3% este ano :D
 

otnemeM

Member
Pessoal, nunca uma bicicleta com quadro de carbono poderá custar menos de 2300€* e ser de qualidade. Da mesma maneira que um relógio nunca terá qualidade abaixo de 300€*. Da mesma maneira que uma TV com ecrã LCD poderá ter qualidade decente abaixo dos 1000€*. Da mesma maneira que nenhum motor feito na Ásia pode ser confiável. Isto é pura lógica, nem vale a pena discutir. :rolleyes:


*- ou outro número que os donos da razão não justificada decidam.
 

MigC77

Well-Known Member
Pessoal, nunca uma bicicleta com quadro de carbono poderá custar menos de 2300€* e ser de qualidade. Da mesma maneira que um relógio nunca terá qualidade abaixo de 300€*. Da mesma maneira que uma TV com ecrã LCD poderá ter qualidade decente abaixo dos 1000€*. Da mesma maneira que nenhum motor feito na Ásia pode ser confiável. Isto é pura lógica, nem vale a pena discutir. :rolleyes:


*- ou outro número que os donos da razão não justificada decidam.

Bravo! Um post com qualidade e informação útil... e sem malicia! Estou orgulhoso de ti! Nunca defraudas as expectativas!

Já nem me dou ao trabalho de rebater os teus argumentos irónicos porque sei que desse lado só se procura o conflito em vez duma discussão inteligente.
 

daniel_mb1

Active Member
Ah, outra coisa Henrique. Não menosprezes o coração. Olhas para essas bicicletas, e de qual gostas mais? Esteticamente, sem olhar às especificações? Quanto a mim, é me difícil gostar da Mach. Aquelas arestas todas... Se a ideia era darem corpo à bicicleta, não se saíram muito bem. Aquilo parece que veio de cybertron, pois mais parece um autobot do que um bicicleta!
O ciclismo também é paixão. De que te serve uma bicicleta boa, topo de gama, se quando olhas para ela ficas com náuseas? Paras num sitio, tiras uma foto, mas antes afastas-te a bicicleta, para não se ver.. porque não gostas dela...
Não menosprezes o coração. Uma bicicleta de quinhentos, não tem que ser feia.
 

Bernalve

Well-Known Member
Bernardo... Não é preciso procurar muito... Às vezes para encontrar resposta basta olharmos para dentro da nossa garagem...;)

Grande abraço...

És ******! :p No meu caso cada vez mais, estou certo que foi um grande impacto que a bicicleta levou num buraco de que outra coisa. Acredito que possivelmente com um quadro mais caro não tinha acontecido. Então lá está... As marcas da bicicletas usam o melhor carbono nos seus quadros mais caros e nos mais baratos usam uma fibra mais fraca correndo o risco que o cliente esbardalhe todo num dia destes. Acho que isto está mal. Qualquer carbono devia der feito de forma igual ao nível de segurança. Mas estou para aqui a falar sem perceber as diferenças entre fibras e técnicas de colagem etc...
 

Martins

Well-Known Member
Podem-me chamar maluco ou aquilo que quiserem mas eu na decathlon não teria problemas em comprar uma bicicleta em alumínio, já em carbono não obrigado... Se não posso caçar com cão, caço com gato :)

Também há lá umas coisitas que poderás ter em conta:

http://www.decathlon.pt/bicicleta-estrada-ultra-900-id_8311457.html : ULTRA 900 - Quadro EVO DYNAMIC 850 gramas. Todo o equipamento é semelhante à Mach 720 acrescenta travões 105. Preço 1999,95€, ou seja, mais 900,00€ de quadro com menos 300 gramas

http://www.decathlon.pt/bicicleta-estrada-ultra-920-id_8290152.html : ULTRA 920. Acrescenta à anterior grupo ULTEGRA e rodas ksyrium elite. Preço 2599,95€

http://www.decathlon.pt/bicicleta-estrada-ultra-940-id_8290153.html: ULTRA 940. Acrescenta o DI2 ao grupo ULTEGRA e rodas Ksyrium SLR. reço 3499,95€

Uma destas já ponderavas?

Abraço
 
Ao ler este tópico ainda não parei de me rir........... então um quadro com garantia vitalicia é melhor do que um com apenas dois ou cinco???????????? É por isso que as fibras aguentam mais... Santa paciência. Tive dois quadros com garantia vitálicia e partiram os dois e eram de uma conceituada marca e não custaram dois tostões.... A Pinarello se não me engano dá 3 anos a colnago 2 anos, logo por essa ordem de ideias são para trocar ao fim dessse tempo..... eles até são baratinhos... neste momento tenho um com garantia de 5 anos, logo tenho de me peocupar em trocar antes de atingir a sua data de "validade".
Que me digam que um quadro em "bom" carbono, é mais leve, mais rigido, mais bem construido, logo mais caro ainda compreendo, agora falarem em garantias para aferir a qualidade do quadro é mesmo ser completamente ignorante e não saber o que são politicas de marketing.
 

MigC77

Well-Known Member
Também há lá umas coisitas que poderás ter em conta:

http://www.decathlon.pt/bicicleta-estrada-ultra-900-id_8311457.html : ULTRA 900 - Quadro EVO DYNAMIC 850 gramas. Todo o equipamento é semelhante à Mach 720 acrescenta travões 105. Preço 1999,95€, ou seja, mais 900,00€ de quadro com menos 300 gramas

http://www.decathlon.pt/bicicleta-estrada-ultra-920-id_8290152.html : ULTRA 920. Acrescenta à anterior grupo ULTEGRA e rodas ksyrium elite. Preço 2599,95€

http://www.decathlon.pt/bicicleta-estrada-ultra-940-id_8290153.html: ULTRA 940. Acrescenta o DI2 ao grupo ULTEGRA e rodas Ksyrium SLR. reço 3499,95€

Uma destas já ponderavas?

Abraço

Bom dia Martins,

Honestamente começo achar que devo transmitir muito mal as minhas ideias quando escrevo porque por muito que escreva parece que não me faço entender…

Volto a reiterar… para ver se agora me entendem… tendo em conta a oferta actual da Decathlon, NÂO COMPRARIA UMA BICICLETA COM QUADRO DE CARBONO NA DECATHLON. A comprar uma bicicleta no Decathlon seria sempre de alumínio! Se achasse que por exemplo a Triban era a bicicleta que melhor se ajustava às minhas necessidades e ao meu orçamento, é que não tinha qualquer problema em comprar…

Agora que já temos esse ponto assente, vamos falar dos 3 exemplos que colocaste aí e do que está a encarecer o preço final:

- Da Match 720 para a Ultra 900 nos 900€ de diferença estás a pagar: 450g a menos de peso, o selim Fizik, o periféricos DEDA Zero, os travões, etc… Ainda assim acho muita fartura para se poder oferecer nesse pacote um quadro de carbono com qualidade (para os meus standards…)
- Da ultra 900 para os modelos superiores pagas grupos e rodas superiores rigorosamente mais nada…

Os modelos de carbono da Ultra para mim seguem a mesma abordagem ao mercado que a Canyon utiliza. Quadros com grupos, rodas e periféricos chamativos a um preço relativamente em conta. Eu sinceramente não vou nessas cantigas… sabes porquê??? Porque me estou completamente nas tintas para andar a mostrar ao vizinho, a este ou aquele que tenho o grupo X,Y,Z ou as rodas A,B,C…

Mas agora vou falar um pouco daquilo que eu escolho para mim. Para começar tenho uma mania… não compro bicicletas em que o fabricante não dê garantia “vitalícia” do quadro… Sei que ao longo dos anos muitas marcas de topo têm vindo a rever a política da garantia vitalícia limitando por X anos a garantia dos quadros e forquetas. Ainda assim sou “marreta” e tenho mais confiança num fabricante que se responsabiliza por qualquer defeito de fabrico que possa surgir ao longo do tempo do que um que limita a sua responsabilidade a 2,3,5,6 anos…

Depois tenho muito claro que numa bicicleta o mais importante é o quadro, para mim pague 10000 ou 1000 por uma bicicleta é isso que estou a comprar… essa é a base! Aliás quem compra um bom quadro que dure sabe que tarde ou cedo vai ter que acabar por ter que trocar os componentes da transmissão ou sabe que num dia qualquer pode ter uma distração passar por um buraco/tampa de esgoto e inutiliza uma roda… normalmente não racha uma forqueta… por isso é que o mais importante para muitos como eu é o quadro… Esses se calhar são aqueles que gastam 3000€ numa bicicleta de carbono que vem com Sora ou Tiagra e com umas rodas “linha branca”. Depois muitos não percebem… ainda o outro dia li aqui no fórum que um user não percebia porque é que havia marcas que montavam certos grupos de entrada de gama em quadros de carbono… porque essas marcas vendem quadros de qualidade acima de tudo isso. Por motivos de escalonamento de preços colocam componentes e rodas menos nobres nos modelos de entrada de gama.

Mas muita gente não pensa assim… pensa é que tem que ter material igual ou o mais parecido ao dos prós… Atenção, se podem e querem, é perfeitamente legitimo… eu próprio em 2009 comprei uma S-Works Tarmac equipada com Dura-Ace porque queria ter uma bicicleta similar à do Contador. O problema é quando se acha que isso se consegue com 3000€… O problema é que em muitos desses casos está-se a começar a casa pelo telhado, compra-se um bicicleta com uma boas rodas e um bom grupo e depois???? Acontece como a muitos que têm SRAM Red, Dura-Ace, Di2, etc… tem que trocar um componente desses e começam a ganir… ou lixam uma roda e ai Jesus… Nestes casos ou acabam por gastar pipas de massa para manter o nível dos componentes num quadro que nem de longe nem de perto tem o mesmo nível ou acabam por começar a fazer downgrades… Na minha óptica mais valia terem dado prioridade ao quadro e depois caso pudessem irem fazendo upgrades… Com isto o que quero transmitir, apesar de muitos acharem que não é assim, é que ter tudo de topo logo à cabeça custa bastante dinheiro… não são 3000 ou 4000… E apenas falo nisto porque sinceramente acho que as prioridades de muitos compradores estão invertidas ou estão mal informados.

Sabes que mais… a ignorância é tanta que quando se discute a “qualidade dos quadros de carbono” fazem-se comparações estupidas com relógios, lcds, motores automóveis, etc… quando se calhar faria mais sentido comparar com uma camisola de lã!

Não tenho por objectivo convencer ninguém mas pelo menos espero que me tenha feito entender.

Abraço
 

DMA

Well-Known Member
O problema é as pessoas acharem que sendo carbono temos certas características.
Automaticamente quando se fala em carbono dizem logo que é mais confortável.

Metam na cabeça que o carbono é um material completamente sintético.
Mudando as fibras e as resinas, pode-se fazer uma fibra dura e basicamente sem capacidade nenhuma de flectir ou fazer uma fibra altamente flexível.

E o processo de fabrico envolve muitos passos e manufactura. Penso que é isso que o Mig77 quer mostrar com os videos que postou (sinceramente ainda não tive tempo de ver).

Assim sendo a única forma de fabricar muito barato é queimar etapas.
Em vez de colocares várias camadas de fibras finas, usam-se menos camadas, mas de fibras mais grossas.
Nos quadros mais complexos, há colocação de fibras específicas em certas zonas dos quadros. Seja para dar mais rigidez, para ser mais absorvente, etc. Isto são processos que exigem atenção e rigor. E tempo. Isso encarece o produto final.
Nas peças caras (seja nas bikes, seja em aeronáutica, veleiros, F1) há uma obsessão com a correcta aplicação das camadas, a sua orientação. E um ponto fulcral e garantir que não há ar retido entre camadas. Isso exige andar com "raspadores" e outros artefatos de forma metódica a pressionar e a manipular as fibras para garantir que está tudo aplicado de forma impecável. E mais uma vez se consome bastante tempo.

Tudo isso irá modificar características como a rigidez, conforto, durabilidade, etc.

Depois há que pensar que há que submeter a peça à vácuo, curar a mesma numa autoclave, aplicar filmes protectores contra UV (que arrebentam com as resinas).

Logo há aqui um enorme potencial para "atalhar" e conseguir baixar o preço.

Penso que o quadro duma BMC TM SLR 03 pesa acima de 1200g (penso não estar enganado).
O quadro duma CAAD 12 anda na casa dos 1150g

Penso que é demonstrativo do cuidado que é colocado na execução duma peça (R&D, fabrico, etc) -a CAAD- e como a outra foi um bocado "bota pra lá que é de noite".
Pode ver-se por exemplo forquetas a pesarem quase 700g e serem de carbono.
Penso que é demonstrativo que o único objectivo é poder dizer que é de carbono.
 

MigC77

Well-Known Member
Ao ler este tópico ainda não parei de me rir........... então um quadro com garantia vitalicia é melhor do que um com apenas dois ou cinco???????????? É por isso que as fibras aguentam mais... Santa paciência. Tive dois quadros com garantia vitálicia e partiram os dois e eram de uma conceituada marca e não custaram dois tostões.... A Pinarello se não me engano dá 3 anos a colnago 2 anos, logo por essa ordem de ideias são para trocar ao fim dessse tempo..... eles até são baratinhos... neste momento tenho um com garantia de 5 anos, logo tenho de me peocupar em trocar antes de atingir a sua data de "validade".
Que me digam que um quadro em "bom" carbono, é mais leve, mais rigido, mais bem construido, logo mais caro ainda compreendo, agora falarem em garantias para aferir a qualidade do quadro é mesmo ser completamente ignorante e não saber o que são politicas de marketing.

Como enfio a carapuça das garantias, vou esclarecer a razão de ter mencionado isso…

Efectivamente existem muitas marcas conceituadas que tem vindo a limitar no tempo o período de garantia para cobertura de defeitos nos seus quadros e isso efectivamente não garante maior ou menor qualidade. Aliás a garantia pode ser considerado como um “seguro”, que obviamente não sejamos ingênuos está incluido no preço final… No entanto, falando de garantias, cada marca tem as suas políticas baseadas em vários factores como os seus controls de qualidade, marketing, etc…
Isso obviamente por si só não é um indicador de qualidade!

No entanto se reparares as políticas de garantia normalmente são transversais a todos os modelos da marca independentemente do material do quadro… podendo em alguns casos haver excepções em quanto aos modelos destinados a modalidades mais “radicais” como downhill, freestyle. etc…

Agora quando uma marca dá garantia vitalícia nos quadros de alumínio e 5 anos nos de carbono, eu pessoalmente já começo a fazer contas de cabeça… mas isto sou eu!

Já agora todos os quadros, especialmente os de carbono, partem sejam eles de que marca ou preço forem… Agora a diferença está no que é preciso para os fazer quebrar…

Agora para lá de rir senão ainda ficas com soluços.

Abraço
 

Martins

Well-Known Member
Bom dia Martins,

Não tenho por objectivo convencer ninguém mas pelo menos espero que me tenha feito entender.

Abraço

Claro que sim, a falar é que a gente se entende.

E o que será que anda a fazer o causador deste tópico???

Henrique já compras-te a bicicleta??

Abraço
 
No meu caso os quadros que partiram foram da marca que usas "Sp" e da qual tb gosto. Não foi preciso nada de especial para partirem... Um foi junto do aperto do espigão e outro começou a rachar junto da cx de direcção. Entretanto o último quadro não partiu mas vendi-o a um amigo e lá continua a bombar. Em relação a garantias continuo a dizer que nada tem a ver com qualidade mas sim com politicas de marketing e isso como bem disseste tem custos no preço final. Aliás a Sp cá em Portugal dá garantia vitalicia, mas em alguns países não o que nada tem a ver com a qualidade dos quadros pois suspostamente vêm todos do mesmo local.
 

MigC77

Well-Known Member
No meu caso os quadros que partiram foram da marca que usas "Sp" e da qual tb gosto. Não foi preciso nada de especial para partirem... Um foi junto do aperto do espigão e outro começou a rachar junto da cx de direcção. Entretanto o último quadro não partiu mas vendi-o a um amigo e lá continua a bombar. Em relação a garantias continuo a dizer que nada tem a ver com qualidade mas sim com politicas de marketing e isso como bem disseste tem custos no preço final. Aliás a Sp cá em Portugal dá garantia vitalicia, mas em alguns países não o que nada tem a ver com a qualidade dos quadros pois suspostamente vêm todos do mesmo local.

Oliveira, vou concordar parcialmente contigo em relação à questão do marketing… sobretudo em casos onde a política é transversal a todos os modelos independentemente dos materiais dos quadros. Agora nas marcas em que há diferenças consoante o material do quadro já não posso estar 100% de acordo e acho que entram em linha de conta outros factores… para além da Decathlon, a Kona também faz essa diferença e acredito que haja mais marcas.

Desconhecia que havia diferenças consoante os países ou regiões, mas a ser assim realmente só prova que, tal como referes, depende da abordagem da marca a determinados mercados.

A zona do aperto do espigão é o “calcanhar de Aquiles” das bicicletas, sobretudo nas de carbono, felizmente nas minhas nunca tive chatices mas conheço mais casos, tanto na Spec como em outras marcas, em que isso aconteceu.

Abraço
 

Jluis

Member
Lamento só agora poder responder mas sim para mim e Gama baixa... E gama baixa por gama baixa preferia ir para um quadro canyon que no meu ver não foge dos preços e já mostrou muito mais que a btwin.

Como disse sou inexperiente mas leio bastante não só a opinião dos outros como alguns textos escritos por quem realmente sabe..

Não vamos discutir isto aqui porque não vale a pena.
Estamos a fugir do tópico.

Se quer3s ir alumínio vai ultra . se queres carbono vai canyon .. É a minha opinião e vale o que vale.

PS: se poderes subir um pouco mais sempre tens a CAD10 que pelo que já li e o alberto foi um dos que disse salvo erro.. Vale mais que muito carbono que por aí anda.
Na bikezone acho que tinha uma em promoção
 

otnemeM

Member
Ao ler este tópico ainda não parei de me rir........... então um quadro com garantia vitalicia é melhor do que um com apenas dois ou cinco???????????? É por isso que as fibras aguentam mais... Santa paciência. Tive dois quadros com garantia vitálicia e partiram os dois e eram de uma conceituada marca e não custaram dois tostões.... A Pinarello se não me engano dá 3 anos a colnago 2 anos, logo por essa ordem de ideias são para trocar ao fim dessse tempo..... eles até são baratinhos... neste momento tenho um com garantia de 5 anos, logo tenho de me peocupar em trocar antes de atingir a sua data de "validade".
Que me digam que um quadro em "bom" carbono, é mais leve, mais rigido, mais bem construido, logo mais caro ainda compreendo, agora falarem em garantias para aferir a qualidade do quadro é mesmo ser completamente ignorante e não saber o que são politicas de marketing.
Isto é assim, se servir a minha opinião, o argumento da garantia é válido. Se por outro lado for virado contra a minha opinião, então começa a não ser bem assim e tal.
Se o preço for um argumento de acordo com a minha opinião, acho muito bem, porque essas empresas que conseguem vender quadros de carbono por menos 30% do que as marcas que eu considero ser de confiança (baseado apenas e só na minha opinião e sem um único facto ou prova) só vendem porcaria que eu nem dada aceitava. Claro que se depois me apresentarem mais duas ou três marcas que - mesmo passando por importadores e revendedores - conseguem preços muito aproximados a online direct selling companies, aí é mais um caso de ah e tal pois coiso.
Se me dizem que marcas que eu anteriormente referi como sendo dignas de confiança têm vários problemas e falhas conhecidas, acho mal e isso tem de ser relativizado com umas frases que passam assim uma tangente a esses pormenores sem de facto os encarar como sinal de que se calhar falar de umas marcas como sendo boas e outras más é capaz de ser uma parvoíce. Se calhar.
 
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