lgass, bem fixe o tópico.
Vou deixar os meus dois cêntimos.
Uma coisa é fazer treinos/planos de hipertrofia. Outra coisa é conseguir realmente ganhar massa muscular.
Acredita que em muito ginásio por aí há muita gente - inclusive instrutores - que não percebem ou vincam essa diferença.
Para hipertrofiar algo que seja visível, terás que comer bastante. Tens que criar um ambiente anabólico no teu organismo. Tens que ter um aporte calórico em excesso.
Normalmente há uma fase em que vais ganhar massa muscular, mas invariavelmente alguma massa gorda.
E a somar a isso, tens que contar que desportos de endurance são catabólicos. Logo os treinos na bike vão dificultar-te bastante o processo de hipertrofia (significativa). Diria até, que não será possível conciliar os dois.
Ou seja queres objectivos que são incompatíveis.
Um processo de hipertrofia demora o seu tempo.
E se uma das provas a que queres ir é uma cronoescalada e é em Abril, parece-me que terás que rever um bocado os planos. Se realmente conseguires hipertrofiar, vais para uma prova de cronoescalada, com mais massa magra e mais massa gorda (pois como já referi será inevitável). É tudo o que não precisas para fazer uma cronoescalada.
E num GF ou MF, normalmente há bastante altimetria. Logo paga-se bem caro o peso extra.
Tens que pensar se queres fazer ginásio para manter a musculatura funcional e forte, ou se queres mesmo hipertrofiar. É que um objectivo de "manutenção" é uma coisa, hipertrofiar é outra.
E lembra-te. Para ter força muscular não é necessário ser muito musculado. Basta ter a musculatura bem treinada, e podes ser forte e relativamente leve ao mesmo tempo.
Em relação à dieta.
A Carolina deu-te as balizas para o consumo proteico diário. Referiste 3,3 g de proteína por kg de peso. Não sei quem te falou nisso, mas de tudo o que já li até hoje, não vejo que benefícios possas tirar disso.
Fica-te por algo na casa dos 1,5 (aproximadamente, pensa como um ponto central duma zona).
Na minha modesta opinião, não consumiria proteína processada (whey, etc).
Nos meus tempos de ginásio nunca usei proteína. E não foi isso que impediu-me de hipertrofiar quando assim o queria. Cheguei a ganhar 12 kg quando meti na cabeça que o queria fazer.
Não faltam fontes de proteína nos alimentos.
Força nesses treinos!