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Troca de Cassete

albertosemcontador

Well-Known Member
Post anterior, Apagar se faz favor, este incluído!!

Post colocado no tópico errado...

As minhas desculpas,

Obrigado!

Assinado:

BATMAN BIN SUPARMAN

;)

Grande abraço...
 

edununo

Well-Known Member
Mais uma vez, digo atenção à troca de pratos. Não vai funcionar. Não consegues colocar um prato 34 nesses cranks. Na actual geração de cranks Campagnolo, não há diferenciação do BCD entre compact, standard etc.... Pelo menos na gama Chorus, Record e Super Record,

Há algo como isto:

[FONT=&amp]DOUBLE STANDARDIZED BOLT CIRCLE DIAMETER ON ALL COMBINATIONS[/FONT]
[FONT=&amp]Maximum stiffness and lightness thanks to extension of the carbon fber crank close to the chainrings with 112 mm for the small bolt circle diameter and 145 mm for the large one.

Nos teus cranks o minimo que consegues colocar é um prato 38.
Para colocares 50/34 só trocando os cranks.[/FONT]
 

albertosemcontador

Well-Known Member
Sim!! Isso aí!! E certinho!!

Dai eu dizer! O cancro está na pedaleira!! E não nos pratos!!

"Falei no sítio em que engata os pés!! Evidentemente que não estava a falar em pedais!!"

Os pratos não servem, mas o cranck também não!! Problema de compatibilidades! O tal caminho difícil que eu estava a falar!

O prato 50/34 ali não entra!! Isso aí! E certinho!!

Agora a pedaleira já com pratos!! Não tem que ser record ou super record!

Arranja uma veloce com 0 kms a estrear nova em folha e mete ali!!p

Ahhh e tal!! Assim custa mais dinheiro e tal e coiso só a cassete e mais barata!!

Junta dinheiro!! E menos um café por dia!! Ao fim de um ou 2 meses já o tem lá!! Ninguém disse que era fácil!! Ahhh só assim é que se aprende!! E quando dói no corpo e na carteira!! Não é só num, nem no outro!! E os dois a doer ao mesmo tempo!! Para alguns só assim!!!

Grande abraço...
 

rjamr

Active Member
Ahhh e tal!! Assim custa mais dinheiro e tal e coiso só a cassete e mais barata!!

Junta dinheiro!! E menos um café por dia!! Ao fim de um ou 2 meses já o tem lá!! Ninguém disse que era fácil!! Ahhh só assim é que se aprende!! E quando dói no corpo e na carteira!! Não é só num, nem no outro!! E os dois a doer ao mesmo tempo!! Para alguns só assim!!!


Pareces ser dos que gostam de ouvir tanga!! E de dar tanga!!!


Vocês devem pensar que quem está aqui a ler e a ouvir são uns atrasados mentais, que estão num hospital psiquiátrico e não percebem nada disto!! Lol nao!! São ciclistas amigo!! Somos ciclistas aqui atrás a ler!!

Logo faz algum sentido? Focar prioridades nisso!!? Ou não será melhor andar com a cabecinha em cima dos ombros aprender isto como deve ser e ir pelo caminho correcto!!! E não pelo mais fácil mas sim o correcto!!! Aquele por vezes pode ser o mais difícil!! Mas é o correcto!!

Só agora é que tive oportunidade de ler isto com mais atenção... Só rir...

Como diz o outro... És o "máááior"!
 

MigC77

Well-Known Member
Já que estamos a falar de risotas… Estas afirmações são do melhor…

Tenho grupo Campagnolo Record, de 10v. A minha cassete é 11-25 e à frente 39/53.

A minha ideia é ter uma cassete com uma relação mais leve, para não "penar" tanto nas subidas acima dos 12/13%.

O 13 é leve??? Esgotar um 53-13 não deve ser nada fácil, mesmo a descer, pelo menos para mim, que não sendo o Sagan ainda faço descidas a 70 e 80Km/h...

Mas a 65/70 km/h por exemplo, com um 53-13 já vais bem a dar aos pedais...

Só tenho a dizer que há muito talento desperdiçado neste fórum… ;)
 

rjamr

Active Member
Este tópico bem espremido é: Mete uma cassete atrás com apenas 1 andamento e pedaleira tripla (pelo menos) A cassete para pouco ou nada importa!
 

rjamr

Active Member
Já que estamos a falar de risotas… Estas afirmações são do melhor…







Só tenho a dizer que há muito talento desperdiçado neste fórum… ;)

Consegues subir bem com 39/25 em subidas acima dos 12/13%? Os meu parabens! Eu não
 

MigC77

Well-Known Member
Eu não pá… eu sou um coitadinho que se arrasta na bicicleta! Longe, muito longe, das performances de qualquer um aqui no fórum tanto a subir como a descer.

Vais-me desculpar mas eu não tenho inclinómetro incorporado para te saber dizer a partir de que % de inclinação é que meto determinado carreto :) Já tu é só mesmo a partir dos 12-13%, até aos 10-11% vais fresco que nem uma rosa num 39/25… LOLOLOLOLOLOLOLOLOLOLOLOLOL

Já a descer quando vais ali por volta dos 70km/h chateia-te um bocado ter que subir muito a cadência de pedalada para não sentires que vais lento demais não é… LOLOLOLOLOLOLOLOLOLOL

Já agora se não for indiscrição em que descida é que costumas ter que dar ao pedal quando vais perto dos 70km/h?

Tu é que és o maioooor… Não sei que idade tens mas com jeitinho ainda entravas numa equipa profissional :)
 

rjamr

Active Member
Eu não pá… eu sou um coitadinho que se arrasta na bicicleta! Longe, muito longe, das performances de qualquer um aqui no fórum tanto a subir como a descer.

Vais-me desculpar mas eu não tenho inclinómetro incorporado para te saber dizer a partir de que % de inclinação é que meto determinado carreto :) Já tu é só mesmo a partir dos 12-13%, até aos 10-11% vais fresco que nem uma rosa num 39/25… LOLOLOLOLOLOLOLOLOLOLOLOLOL

Já a descer quando vais ali por volta dos 70km/h chateia-te um bocado ter que subir muito a cadência de pedalada para não sentires que vais lento demais não é… LOLOLOLOLOLOLOLOLOLOL

Já agora se não for indiscrição em que descida é que costumas ter que dar ao pedal quando vais perto dos 70km/h?

Tu é que és o maioooor… Não sei que idade tens mas com jeitinho ainda entravas numa equipa profissional :)

Ainda não posso ser profissional.. Isso só acima dos 1000 posts aqui no forum
 
Eu compreendo o que o rjamr quer dizer é facílimo esgotar o 53-13, pelo menos é o que eu acho, nesta desmultiplicação a velocidade máxima a 120rpm é cerca de 62km/h, eu uso compacto e com 50-11 @120rpm a velocidade máxima é cerca de 70km/h e esgoto com bastante frequência.

Já a subir como prefiro subir em rotação quanto maior melhor, a cassete que uso com mais frequência é a 11-30 e pra alturas especiais meto a 11-32.

Tu da cassete do 29 para o 30 não vais sentir grande diferença, nem chega a 1km/h de diferença, já do 12 para o 13 deves ter cerca de 5 ou 6 km/h de diferença.

Faz umas experiências com esta calculadora.

http://www.gear-calculator.com/#KB=34,50&RZ=11,12,13,14,15,17,19,22,25,28&TF=85&UF=2099&SL=2
 

albertosemcontador

Well-Known Member
Só agora é que tive oportunidade de ler isto com mais atenção... Só rir...

Como diz o outro... És o "máááior"!

Amigo rjamr!! O conselho foi dado e as recomendações também!! Nem sempre são dadas com a maior das formalidades!! Mas este desporto também não é pera doce!! E nesta modalidade nem sempre quem nos dá palmadinhas nas costas está a ser nosso amigo!!

Aqui não é como o futebol!! A bola aqui não é redonda!!

Dai por vezes alguns conselhos e recomendações serem dados de uma forma frontal e com alguma dureza nas palavras!! É verdade!!

Agora como digo!! O que importa é que sejam dados!! E por vezes é preciso um " murro no estômago " para nos fazer repensar e de facto encarar a realidade!!

Agora se não gostas-te da forma como falei, lamento, pouco ou nada posso fazer por isso!

Mas fico muito feliz, se tiveres entendido a mensagem!!

Podes amuar!! Ou então entrar na brincadeira a vontade! ;)

Mas!! Muda a pedaleira!! ;)

Quanto ao ser o "maaaaior" podes querer se me conhecesse pessoalmente! Ias dizer isso mesmo!! ;) sem ironias! E com outra satisfação!! ;)

Podes apostar!!

E eu estou certo que ia dizer o mesmo de ti!

Amigo rjamr!! Sempre a considerar-te!!

Grande abraço...
 

vaspsy

New Member
Boas,
Realmente o melhor aconselho que te foi dado é meter uma nova pedaleira compacta ou semi.
Eu já estive nessa situação tinha 53/39 e cassete 11/25, era um terror. Meti a cassete 12/27, a descer não fazia diferença, mas a subir penava à mesma, meti prato 38 que era o menor possivel e continuas a penar.. foi gastar dinheiro em vão.
Agora 52/36 com cassete 11/28 perfeito. Mais vale pagar de uma vez e ficar servido.

Hoje em dia custa-me ver pessoas principalmente de idade, com bikes antigas ainda com transmissoes do tipo a partir pedra, a penar nas subidas com cadencias de 60 ou menos, a cara de sofrimento mete pena...

Cump.
 

DMA

Well-Known Member
Nos últimos 4-6 meses deve ser o 4º tópico sobre o mesmo tema.
Eu continuo a não ver sentido numa pedaleira 52/36; limitar a desmultiplicação em subida para ter mais 4% de andamento no prato grande? Não obrigado. Pedaleira 53/39? Isso é para atletas com muita capacidade, para pessoas que fazem trajetos com baixa altimetria ou para atletas muito leves.
Para a maioria das pessoas isto é relativamente simples. 50/34 com uma cassete 11/28 ou 11/32.
 

cou7inho

Well-Known Member
Decidi aproveitar este tópico pq a minha dúvida rápida.. Quais são as principais diferenças entre um 11x28 e 11x32? Algum deles e demasiado "pesado" para montanha ou nota se mais a diferença em andamentos a grandes velocidades?
Abraço!
 

DMA

Well-Known Member
Para mim (e vejo isto ser pouco referido), o peso do ciclista é muito importante na escolha. Um ciclista que seja pesado (imagina 85-95 kg por exemplo), vai beneficiar muito em ter o 32. Vai permitir ter uma cadência minimamente decente em subidas mais complicadas e não ter que ir a debitar níveis de potência exageradamente altos (o que rapidamente arrebenta com o atleta).
Outros factores:

- Quanto maiores as voltas, mais importante é ter uma mudança para nos "safar".
- Quanto maiores as percentagens de inclinação, maior a vantagem em ter mais dentes na k7
- Quanto menor a capacidade física, mais fundamental torna-se ter mais dentes na k7
- Factor peso que já expliquei

Em termos de velocidade de ponta, as duas k7 que referiste são iguais; ambas têm 11 dentes.

Dito isto, um atleta com endurance, boa capacidade para aguentar períodos de 20-40 minutos a desenvolver potência e que pese menos que 75-70 kg, safa-se bem com um prato 34 e cassete com carreto 28 (30 também é uma boa opção) ... a não ser que seja um percurso mesmo bruto e com muitas subidas com grande inclinação (as famosas "paredes").
 

Wawando

Well-Known Member
Nos últimos 4-6 meses deve ser o 4º tópico sobre o mesmo tema.
Eu continuo a não ver sentido numa pedaleira 52/36; limitar a desmultiplicação em subida para ter mais 4% de andamento no prato grande? Não obrigado. Pedaleira 53/39? Isso é para atletas com muita capacidade, para pessoas que fazem trajetos com baixa altimetria ou para atletas muito leves.
Para a maioria das pessoas isto é relativamente simples. 50/34 com uma cassete 11/28 ou 11/32.
Concordo a 100%
E 32 so para a serra da estrela e afins ou, como referes, para pessoas mais pesadas ou com pouco treino.
É que 5 min a cadencia pesada qq um aguenta, quando passa dos 10,15 , 20 ou 1h ja pia fininho principalmente se a soma das "subidinhas" na volta toda totalizar muito tempo com cadencia pesada.
A grande quebra numa unica subida é aos 15min. Até aí todos vao felizes e a queimar. Mais que isso quem entrou a queimar ou nao tem desmultiplicacao para baixar a velocidade/potencia e manter uma cadencia porreira vai sofrer...
 

edununo

Well-Known Member
Para mim (e vejo isto ser pouco referido), o peso do ciclista é muito importante na escolha. Um ciclista que seja pesado (imagina 85-95 kg por exemplo), vai beneficiar muito em ter o 32. Vai permitir ter uma cadência minimamente decente em subidas mais complicadas e não ter que ir a debitar níveis de potência exageradamente altos (o que rapidamente arrebenta com o atleta).
Outros factores:

- Quanto maiores as voltas, mais importante é ter uma mudança para nos "safar".
- Quanto maiores as percentagens de inclinação, maior a vantagem em ter mais dentes na k7
- Quanto menor a capacidade física, mais fundamental torna-se ter mais dentes na k7
- Factor peso que já expliquei

Em termos de velocidade de ponta, as duas k7 que referiste são iguais; ambas têm 11 dentes.

Dito isto, um atleta com endurance, boa capacidade para aguentar períodos de 20-40 minutos a desenvolver potência e que pese menos que 75-70 kg, safa-se bem com um prato 34 e cassete com carreto 28 (30 também é uma boa opção) ... a não ser que seja um percurso mesmo bruto e com muitas subidas com grande inclinação (as famosas "paredes").

O que está a bold está errado.
Para ir à mesma velocidade a potencia terá de ser a mesma, isto para o mesmo atleta. Tanto faz ir em 34/28 ou 34/32 numa subida à mesma velocidade. A potência é sempre a mesma. A grande vantagem é que com o 32 a força despendida é menor. Potencia é cadencia * força aplicada. O resto que dizes está correcto. Cadencias baixas, a aplicar grande força em longas subidas é mais desgastante.
 
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