• Olá Guest , participa na discussão sobre o futuro desta comunidade neste tópico.

Troca de Cassete

DMA

Well-Known Member
Concordo a 100%
E 32 so para a serra da estrela e afins ou, como referes, para pessoas mais pesadas ou com pouco treino.
É que 5 min a cadencia pesada qq um aguenta, quando passa dos 10,15 , 20 ou 1h ja pia fininho principalmente se a soma das "subidinhas" na volta toda totalizar muito tempo com cadencia pesada.
A grande quebra numa unica subida é aos 15min. Até aí todos vao felizes e a queimar. Mais que isso quem entrou a queimar ou nao tem desmultiplicacao para baixar a velocidade/potencia e manter uma cadencia porreira vai sofrer...

É muito por aí. O que referiste sobre o somatório de várias "subidinhas" é muito relevante. Numa volta de 1-2h apanhar umas paredes (embora curtas) é acessível. O problema é quando as voltas são bem mais longas e vai-se apanhando essas paredezitas ... e por azar mais para o fim aparece uma subida daquelas que tu no papel menosprezas mas no terreno até choras ... é ver a malta (e eu também é claro) a ir às manetes ver se ainda há mais para desmultiplicar :)
 

DMA

Well-Known Member
O que está a bold está errado.
Para ir à mesma velocidade a potencia terá de ser a mesma, isto para o mesmo atleta. Tanto faz ir em 34/28 ou 34/32 numa subida à mesma velocidade. A potência é sempre a mesma. A grande vantagem é que com o 32 a força despendida é menor. Potencia é cadencia * força aplicada. O resto que dizes está correcto. Cadencias baixas, a aplicar grande força em longas subidas é mais desgastante.

É verdade que a potência é função do torque e das rpm (cadência).
Mas eu não disse que a ideia era ir à mesma velocidade (com o carreto 28 vs o 32).
Se calhar eu expressei-me mal e não passei de forma clara a minha ideia.
Vou dar um exemplo prático que talvez seja mais fácil. Há pelo menos 3 subidas em que isto acontece-me. É de tal forma marcante que eu sem esforço lembro-me logo :) .
O que acontece é o seguinte: as zonas tem tamanha inclinação (13-15% reais, talvez pontualmente mais) que não dá para ajustar a potência diminuindo mais a cadência (porque ela já é muito baixa). Estamos a falar de zonas em que com aprox 55 rpm vai-se acima dos 300W. Assim sendo não dá para ajustar (em baixa) a potência debitada, e eu prórpio tenho a noção que aquilo não é um ritmo sustentável. Por minha opção iria mais devagar (debitava menos power), mas não há grande margem para ajustar. Eu e a minha bike pesamos algo como 78 kg.
Se eu nessas zonas tivesse um carreto 32, a ideia não seria debitar a mesma potência, seria debitar menos potência. Para alguém com 85-95 kg (como referi no exemplo) isso será ainda mais gritante. Porque esse fulano para rebocar o peso dele a 55 rpm vai ter que debitar um torque maluco (logo um power muito alto). Opções: baixar as rpms? Já vai a uma cadência super baixa, não é grande opção. Por isso é que eu uso a expressão "cadência minimamente decente".
 

Martins

Well-Known Member
Devido a uma troca de cassete feita em cima do joelho vou "andar há chuva" em 36x28 durante uns tempos. Espero não apanhar nenhuma parede que me dê "uma molha"

Abraço
 

cou7inho

Well-Known Member
Onde eu vivo tem aqui algumas subidas que puxam bem. Eu em 35km tenho um acumulado de 1100m só para terem uma ideia. Eu vim aqui perguntar isto porque em dezembro vou comprar a minha bicicleta de estrada e as duas que eu tenho como opçao uma delas tem 50x34-32x11 e a outra tem 52-36- 28x11. Por o pouco que sei o mais indicado seria um 50x34 - 11x28.
 

DMA

Well-Known Member
Esses 1100m em 35 km são dados pelo Strava (ou algo do género), ou com medição por sensor barométrico do GPS? É um valor bem alto (altimetria/km). (quando postei a Carolina já tinha feito também uma pergunta sobre o valor ... sorry :) ).
Lá está, depende do tipo de subida, da tua condição física e do teu peso. Dá-nos uma ideia destes pontos e assim fica mais fácil dizer algo :)
 

GMQ

Well-Known Member
As relações de transmissão que referes não é má, um 28x34 dá para desenrascar muita em muita subida. Mas um 32x11 permite-te subir ainda mais relaxado. Depende de muita coisa, condição fisica, peso, etc como a malta já referiu anteriormente.
 

cou7inho

Well-Known Member
Eu uso o strava. Mas é provável que o acumulado ande sempre acima dos 850/900m. O percurso que eu tenho feito tem subidas de 7/8 km a uns 4% em média.Há uma subida com uns 700m com uns 13% de media.
Mas tenho em vista uma alteração no percurso que vai ter uma subida de 5km com alguma dureza em algumas partes.
Em relação a minha condição física vou ser o mais sincero. Ando desde julho a treinar todas as semanas e tenho vindo a melhorar imenso. O meu treino passa mesmo so por passar algum tempo em cima da bicicleta e dar umas corridas de vez em quando. Mas posso dizer que tenho uma boa preparação física. Ainda aqui á dias apanhei um ciclista que ia passar por mim e eu com a minha bicicleta de montanha fui na roda dele sem grandes problemas (o único problema era que eu ia com uns 20% de rotações a mais. ele tb ia numa fininha toda janota e eu ia numa de montanha). Mas sim, tenho uma boa condição física. O meu peso é 70kg.
já me ia esquecendo. Na parte final do percurso tenho a subida para minha casa que é em paralelo e tem 300 metros muito duros. Tem la uma parte com mais de 20% de inclinação (e olhem que não é preciso nenhum aparelho para medir a dureza daquilo). Se bem que eu tiro o rabinho do selim e é sempre siga. Tipo alberto contador mas versão amadora.
 

DMA

Well-Known Member
Condição física porreira, treino regular e peso de 70 kg. Acho que podes andar perfeitamente com um 50/34 e k7 11-28 (ainda para mais as subidas que referes têm percentagens normais).
 

joseruivo

Well-Known Member
32

Boas cou7inho,

Quais são as principais diferenças entre um 11x28 e 11x32? Algum deles e demasiado "pesado" para montanha ou nota se mais a diferença em andamentos a grandes velocidades?
Abraço!

11x32 é mais leve, podes subir mais devagar, com menos esforço, do que com 11x28.

Cumps,
joseruivo
 

NULL

Moderador
Staff member
Boas

Aproveito este tópico aberto para tentar esclarecer umas dúvidas... Tenho na minha bicicleta de estrada andamentos bons para rolar ou para fazer subidas não muito inclinadas, contudo, quando as subidas passam dos 10-12% os andamentos ficam demasiado pesados para fazer vários quilómetros. Tenho 39-53 com 11-26 atrás. Estava a pensar que quando fosse fazer voltas com muita subida (Gerês, Coura, etc) comprava uma cassete 11-32 e metia-a. No entretanto experimentei uma cassete de 32 dentes e não funciona, o desviador não é longo o suficiente. Tenho grupo Sram Red e pelo que li e testei só aceita cassetes até 28 dentes... haverá alguma forma de colocar uma cassete de 30 ou 32 dentes sem alterar o desviador? Eu sei que outra solução seria passar para pedaleiro compacto, no que tenho o mínimo que consigo meter são 38 dentes...
 

NULL

Moderador
Staff member
Pesquisa por: Wolftooth RoadLink ;)

Atenção, o comprimento da corrente tem de ser corrigido...

Obrigado!

Hummm Interessante! Vou investigar.

Uma das coisas que me deixa pensativo é a diferença entre andamentos numa cassete 11-32, talvez sejam demasiado afastados...

Segundo me indicaram a relação mais equilibrada é 36-52 com 11-28... dá para tudo. Infelizmente não consigo meter menos que 38 à frente. Atrás dizem que bem afinadinho ainda consigo meter uma cassete de 30 sem acessórios... não tenho a certeza.
 

Bruno Silva

Active Member
Eu penso que as pedaleiras compactas (34/50) continuam a ser a melhor opção, isto é, para nós comuns amadores (falo por mim). O 34 dá um muito jeito nas longas subidas de forma a manter uma boa cadência, e o 50 chega perfeitamente para rolar rápido!

Agora... é verdade que os andamentos em cassetes 11/32 ficam um bocado mais afastados, mas não é nada dramático!!
 

NULL

Moderador
Staff member
Boas Bruno Silva.

A pedaleira compacta era a solução, pena é que essa alteração está fora do meu orçamento por enquanto. Por isso a minha ideia passava por alterar somente a cassete... outra das opções é treinar bem as pernas e evitar subir "paredes" ;) Vou investigar bem o acessório que me falou, todavia, disseram-me que não ia conseguir aumentar à corrente por causa das diferenças no desgaste da existente e dos elos a colocar... Vamos ver...

Cumprimentos
 

NULL

Moderador
Staff member
Pesquisa por: Wolftooth RoadLink ;)

Atenção, o comprimento da corrente tem de ser corrigido...

Boa tarde!

Contactei o pessoal da Wolftooth e eles não têm nenhum acessório para o que pretendo. Sugeriram-me a WiFli da Sram Red, desviador que o Contador utilizou no Giro há uns anos, mas fica muito longe do meu orçamento...

Das duas uma, ou coloco um prato de 38 dentes e cassete 11-28 ou compro um pedaleiro 52-36 como um Tiagra e aguento-me com a cassete que tenho. :/

De qualquer das formas já percebi que com os andamentos que tenho não posso abusar... subidas muito inclinadas são um problema.
 

Morg

Well-Known Member
Se estivesse nessa situação vendia o RED 39/53 e comprava um compacto de uma gama abaixo Force ou Rival.
Foi o que fiz há uns anos atrás, tinha um Ultegra 39/53 com pouco uso, vendi e comprei outro igual mas compacto. Como arranjei uma boa promoção comprei igual mas perdi poucos €.
No entanto não gosto do 34 e tenho 36, mas eu sou da planície. Actualmente com cassete 32 que só uso quando vou para a serra.
 

NULL

Moderador
Staff member
Se estivesse nessa situação vendia o RED 39/53 e comprava um compacto de uma gama abaixo Force ou Rival.
Foi o que fiz há uns anos atrás, tinha um Ultegra 39/53 com pouco uso, vendi e comprei outro igual mas compacto. Como arranjei uma boa promoção comprei igual mas perdi poucos €.
No entanto não gosto do 34 e tenho 36, mas eu sou da planície. Actualmente com cassete 32 que só uso quando vou para a serra.

Boas.

Obrigado pela opinião. No entanto não estou a pensar vender o que tenho... provavelmente encostar e comprar um pedaleiro 52-36, o problema é que não estou a encontrar padaleiros com esses pratos para 10V, só encontrei um Tiagra, mais nada...

Alguém conhece alternativas que sejam compatíveis com Sram Red de 10V?
 

Bruno Silva

Active Member

NULL

Moderador
Staff member
Que tipo de caixa de pedaleiro tens?

Sinceramente NULL, troca por um compacto 34/50! Além de teres umas boas relações para subir com o 34, vais conseguir manter mais tempo a corrente no 50 e utilizar bastante melhor toda a cassete! ;)

Este daria para ti com caixa GXP?
https://www.bike24.com/1.php?content=8;product=18999;menu=1000,4,29;mid=0;pgc=0;page=27;orderby=4

Se fosse eu, tentaria manter tudo SRAM, simplesmente por um coerência de transmissão, nada mais...

Obrigado!

Não faço ideia da caixa que tenho... eu de bicicletas percebo pouco, é só montar e andar! ;)

Uma 50-34 não fica curta a descer e a rolar? Estou a perguntar porque nunca experimentei andamentos desses...
 
Top