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Troca de Cassete

NULL

Moderador
Staff member
@albertosemcontador, como sou um gajo que gosta de aprofundar os temas andei a dar uma vista de olhos em alguns artigos publicados em revistas da especialidade sobre esse assunto.

Há na verdade uma corrente que defende que cracks mais pequenos significam mais eficiência... mas também há quem defenda o contrário. Acaba por ser uma discussão onde não há consensos.

A própria Sky e outras equipas de World Tour já testaram cranks mais pequenos nos seus ciclistas, no entanto, ainda hoje mantêm a tendência dos 172.5mm ou 175mm. Froome, G. Thomas entre outros utilizam 175mm...

No meu caso em concreto um crank mais pequeno poderá ser mais vantajoso uma vez que tenho alguns problemas num joelho. Uma menor flexão e extensão da perna é benéfica para o joelho. Outro ponto mais vantajoso é na questão aerodinâmica. Na potência, segundo os estudos realizados, não implica qualquer tipo de aumento ou diminuição...

Ora, isto foi uma pequena pesquisa que fiz, nada de aprofundado.

Agora vem o Ti Américo e diz: Carai!!!! Olha o que eu te digo e c@aga nos estudos! :D;)
 

albertosemcontador

Well-Known Member
@albertosemcontador, como sou um gajo que gosta de aprofundar os temas andei a dar uma vista de olhos em alguns artigos publicados em revistas da especialidade sobre esse assunto.

Há na verdade uma corrente que defende que cracks mais pequenos significam mais eficiência... mas também há quem defenda o contrário. Acaba por ser uma discussão onde não há consensos.

A própria Sky e outras equipas de World Tour já testaram cranks mais pequenos nos seus ciclistas, no entanto, ainda hoje mantêm a tendência dos 172.5mm ou 175mm. Froome, G. Thomas entre outros utilizam 175mm...

No meu caso em concreto um crank mais pequeno poderá ser mais vantajoso uma vez que tenho alguns problemas num joelho. Uma menor flexão e extensão da perna é benéfica para o joelho. Outro ponto mais vantajoso é na questão aerodinâmica. Na potência, segundo os estudos realizados, não implica qualquer tipo de aumento ou diminuição...

Ora, isto foi uma pequena pesquisa que fiz, nada de aprofundado.

Agora vem o Ti Américo e diz: Carai!!!! Olha o que eu te digo e c@aga nos estudos! :D;)

@NULL ja foi Mais que debatido o assunto!

Em primeiro lugar os pros NAO Sao exemplo para ninguem! Lembra-Te que os pros tambem Tem vicios, apesar de hoje em dia terem acesso a todo o material do bom e do melhor e Mais algum, lembra-Te que a vida para eles Nem sempre foi ouro, muitos deles comecaram e evoluiram Na modalidade sem grande acesso a material e tecnologia, a fazer 100 kilometros Por dia, todos os Dias, 4 a 6 horas em cima da bicicleta, muitas delas de tamanho errado, com acessorios desajustados, com dores que sabe la deus e Mesmo Assim Sao quem Sao! Logo e normal, que depois de tantos anos Assim habituados, muitos deles com o avanco da ciencia em varios campos Sao bastante cepticos Na mudanca!

Podes querer! E acreditar!

No entanto Quando Te disse que Isso Ja foi Mais que debatido, e infeliZmente estamos numa modalidade que so o que cada um Tem e que e bom! E o que os outros usam NAO presta para nada! Ha diversas opinioes sobre o assunto!

Mas eu Quando Digo que Este forum e o melhor forum do mundo Nao Estou a brincar!

Porque Esses iluminados que andam Ai a defender que quanto maior a cranck maior e o poder de alavanca! (AQUI tambem os ha!)

Vs

Quanto menor o cranck maior o poder de rotacao! (AQUI tambem os ha)

Eu calo os 2 com o seguinte...

A primeira (quanto maior o cranck maior o poder de elevacao Ou maior transferencia de forca) que e o que eles dizem (ignorantes) muitos deles ate vem Com o triste exemplo de que para desapertar uma Alavanca Por exemplo, Se encaixar um tubo Na chave e Mais facil, Porque da para aplicar Mais forca, e quanto maior for o tubo Mais forca facilmente e aplicado! E verdade!

No entanto esquecem-Se que Isso funciona num movimento de 60 a 180 graus no maximo! Porque depois de desapertada Se eles tiverem que girar a alavanca a andar a ronda de 360 grauS Como se fosse uma torneira?

Ai? O que que eles fazem?

Ahhhh Pois e!!!

Dizem Assim, puta que pariu o tubo! Tiram o tubo fora e giram com as maos! ;)

Logo potencia? Power transfer? E igual a cadencia/rotacao + Forca/resistencia

Sem uma NAO ha outra! Logo NAO ha power!

Por Isso Como e para rodar em 360 graus constantemente Ou seja, as pernas NAO pressionam so para baixo, tambem levantam para cima e Tem pontos a 360 e a 0 graus que Sao noutros, Ou seja as 12 horas e as 6 horas da pedalada, que Sao os pontos de troca e transicao, quanto Mais pequeno for o cranck Mais rapida e a troca de pernas, logo Mais power e aplicado!

Para NAO falar nas outras vantagens Como mencionas-Te... A nivel de lesao! Melhor posicao, maior conforto etc...etc...

@NULL NAO ha Volta a dar!

Nem sequer ha discussao! Digam eles o que disserem! Contra ciencia e contra factos e numeros NAO ha argumentos!

Agora quem estiver habituado a comer no sofa! Dificilmente vai comer confortavelmente a Mesa!

No entanto o melhor sitio para Se comer e a Mesa!

Isso Ai e inegavel! E aceito que o individuo que come no sofa Desde pequeno, me diga que Ja NAO consegue comer a Mesa! Come no sofa e esta satisfeito! Aceito!

Mas NAO perdo-o! Nem tolero! Que ele diga que eu e os Meus e que estamos errados Por comer a Mesa! Entendes?

Por Isso responde-me

Qual destas e Mais rapida? Melhor? Mais confortavel? Porque que viemos disto AQUI

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Para isto?

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Null, Quando eu Te Digo que AQUI e o melhor forum de ciclismo do mundo! NAO ponhas duvidas! Estando AQUI e mantendo uma boa atitude, Como tens feito, NAO precisas de Mais nada! Aprendes tudo!! Tudo!! acerca da modalidade e da forma Mais correcta! Ir a outros sitios Por vezes e para desaprender!

Cuidado com quem falas, cuidado com o que les e o que ouves!

Ha muito interesseiro e enganador Por Este mundo fora!

AQUI o Ti Americo pode ser Tudo e Mais alguma coisa, Mas o seu unico interesse e o melhor para os Amantes da modalidade!

Grande abraco...
 

Kongas

Active Member
@NULL ja foi Mais que debatido o assunto!

Em primeiro lugar os pros NAO Sao exemplo para ninguem!

Sábias palavras Alberto. Estas histórias das relações de transmissão e do que o pros usam e não usam faz-me sempre lembrar os meus tempos de jovem, em que via o Ulrich a fazer ITTs com aquelas cadencias baixíssimas e saía para a rua a tentar imitá-lo com 53/40 à frente e 11/24 na cassete.

O mais incrível é que na altura conseguia andar à Ulrich, fazia plano, descidas, subidas, tudo nas relações mais pesadas. Um gajo quando é novo parece que nunca se cansa. Hoje, depois de mais de uma década afastado destas coisas, meto-me em cima da bicicleta com 50/34 à frente e 12/32 atrás e penso "fod@-se, mas como é que eu fazia subidas com aquela merd@?".
 

NULL

Moderador
Staff member
Caríssimos, não respondi às mensagens porque ainda estou a assimilar tudo, não estou esquecido das vossas preciosas contribuições! Agradeço-vos a participação!
 

Jacc

Active Member
Boas, já alguém que tenha o grupo 105 5700 10v experimentou colocar cassete tiagra 10v? Se sim, nota-se alguma diferença de funcionamento/durabilidade? Pergunto isto porque a diferença de preços entre uma cassete 105 e tiagra poderá não justificar-se para quem como eu, andade bike apenas por lazer.
 

Carolina

Well-Known Member
Funciona perfeitamente, é apenas uma diferença de peso.

Tenho ali uma 12-27 que já não uso, se a quiseres manda pm :)
 
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