• Olá Guest , participa na discussão sobre o futuro desta comunidade neste tópico.

Working title: "La vélo duchene"

Marcos200

Member
duchene,

acertei em quase tudo....realmente uma excelente escolha.... um nivel muito acima, Uma bicicleta para a vida.

Parabens ..fantastico. Boa sorte com ela e boas peladalas. .
 
acpano.jpg


Eis que caiu o pano...

E o que detrás dele se escondia era apenas um quadro em titânio da Lynskey, modelo R230, tamanho L em acabamento escovado.

Pragmatismo total. Simples, sem corantes nem conservantes.

Isso é que um material Nobre feito para durar no tempo e resistir aos ataques das modas .....agora Duchene vou arriscar uma sugestão puramente personal naturalmente..eu sei que é material caro mas neste caso não podemos por um motor Ferrari numa Fiat;-): eu juntavo uma forqueta e trittico (avanço,curva,espigão) da Enve...são caros mas neste caso seria justificado..para ser coerente com a natureça do projecto americano;-)......ovvio depois rigorosamente um selin com estruttura em titanio....Chris King obligatoria na direção!!!...as rodas são por te:))).....

Complimenti para esta escolha intelligente no meio deste ciclismo bebedo de marketing que condiciona e afasta a gente da verdade:)....o Titanio é dineiro bem investido!!...

Fabry
 

Nuno Félix

Active Member
Por acaso ocorreu-me a ideia do Ti, visto ser o Duchene um adepto das grandes tiradas... Mas não quis arriscar...

No btt tenho uma Ti, ainda que não tão prestigiada como essa, e o conforto é algo que se nota bem...

Ficamos a aguardar pormenores.
 

duchene

Well-Known Member
MFMS, Moshinho, Marcos200 e pratoni.
Obrigado!

Armando
De facto foi esse um dos objectivos, vamos a ver se o resultado corresponde às expectativas.

Quanto à foto, estava a chegar à capela de S. Cristóvão, depois da simpática subida desde Resende.

Lo Scalatore
A receita de periféricos Enve, costuma ser o habitual nas montagens de topo em titânio. Mas para mim não funciona muito bem, porque não quero um avanço em carbono. O conjunto da Syntace continua a ser, por isso, uma excelente escolha.

A forqueta esteve equacionada e quase comprada. Mas entretanto uma loja on-line perdeu a cabeça e cortou o preço da Easton 90SL para metade. Tendo em conta que a Enve custaria assim três vezes mais do que o que paguei pela Easton, a americana exclusiva terá de esperar. Mas é um dos upgrades no horizonte. Só não é de todo prioritário.

Quando ao resto das sugestões, verás com agrado algumas delas incluídas na montagem final.

Grazie tante!

Grouk
Percebo a tua alfinetada...

Não que eu perca o sono com o defraudar ou não de expectativas alheias, afinal de contas os projectos pessoais pautam-se precisamente pelo facto de responderem a desejos do próprio e não de terceiros.

Obviamente que aprecio imenso o interesse com que seguem os meus projectos, mas quem tem acompanhado o meu percurso aqui no fórum, e já lá vão 4 anos e picos, já terá certamente percebido a minha filosofia no que toca a estas coisas das bicicletas.

Assim sendo, nunca trocaria um quadro de carbono tão impressionante como o BMC SLT01 por um outro quadro de carbono, muito menos um de uma marca badalada da praça. Entendo que deve haver espaço para esses projectos e há imensos colegas de pedaladas satisfeitos com as suas máquinas, mas eu permito-me fazer diferente, por vezes apenas por mero snobismo pessoal. Procuro, assim, fintar o óbvio, buscando claramente o inesperado.

À luz disto, a escolha para a mudança teria de passar mesmo pelo titânio. A dúvida que poderia restar era qual a marca escolhida para dar corpo a essa mudança de paradigma.

Naturalmente que haverá quem discorde das minhas escolhas, mas é também essa não concordância global que dá um colorido especial a isto dos fóruns. Especialmente quando há um salutar e fundamentado esgrimir de argumentos.

Nuno
Ainda não vou tecer comentários profundos ao comportamento quadro, porque o efeito placebo das novidades é tramado e por vezes ilusório. Mas notei ali qualquer coisa de especial. Entretanto vou fazer primeiro mais umas centenas de quilómetros antes de tirar conclusões mais profundas.

Fotos de pormenor e descritivo da montagem nos próximos dias.

--

Levantando um pouco o véu sobre o minimalismo da montagem (ou da sua falta de sal, diriam alguns)...
E só nesta foto já dá para ver 4 ou 5 das novidades que magiquei para o ramalhete.

aclynskey.jpg


Foto: Daniel Cardoso - Planalto da Gralheira, Montemuro.
 

paradawt

Moderador
Na minha humilde opinião, esta é a montagem que encaixa na perfeição em ti e no tipo de voltas que realizas.

Não podia ser melhor.

Quando mandei as minhas postas de pescada quanto à nova aquisição, ainda estive para falar em algo em TI. No entanto não fazia ideia para que marca te virarias.

Parabéns pela escolha. Não podia ser melhor ;)
 

gonpalco

Member
pessoalmente, seria uma de titanio que compraria.
só quem andou em rígidas de titanio, sabe a "magia" do material.
não hav€ndo t€mpo actualmente, vem o que encomendei, e talvez um dia, venha adquirir algo em ti.

PS - atendendo ao tamanho da testa, e ao ler que as longas tiradas são algo do teu gosto, creio que não se poderia ter feito melhor escolha. Parabens. Essa é um "Keeper"!
 

pratoni

Well-Known Member
Como disse atrás e conhecendo a tua trajectória aqui no fórum, faz todo o sentido o Titânio!

Ainda pensei que fosses a algo mais artesanal, como por exemplo um quadro feito à medida, mas já me deste uma resposta a esse assunto e que faz todo o sentido.

Boa sorte com ela e mostra mais fotos.

Espero também que este seja o mote para novas crónicas, como tão bem fazias há uns tempos atrás...
 

grouk

Active Member
atençao que eu nao critico a tua escolha. mas confesso que que estava a pensar que ia sair uma pinarello ou uma cervelo ou um outro qualquer canhao em carbono. agora é claro que certamente tera sido uma exelente escolha e mais do que isso é a tua escolha e isso é que interessa
 

Bk75

Member
Ainda pensei que fosses a algo mais artesanal, como por exemplo um quadro feito à medida, mas já me deste uma resposta a esse assunto e que faz todo o sentido.

Agora fiquei com curiosidade sobre o porquê de não um quadro à medida.
 

duchene

Well-Known Member
duchene said:
Nada disso. O quadro tem a geometria base do fabricante, que até é um dos mais representativos players da indústria. Por isso nada de cycle chic, devaneios de um fabricante de nova geração com uma lista de espera de 2 anos e obras bajuladas nos melhores blogues de novas tendências do bike porn…

Na realidade muito poucos de nós precisam de um quadro com geometria personalizada, embora seja sempre motivo de grande orgulho exibir um quadro desenhado à medida. Mesmo que em alguns casos não se perceba patavina de como se acabou com aquele resultado final e, noutros raros casos, o resultado tenha sido pior do que o que seria alcançado com uma geometria genérica.

Ciclistas com proporções corporais muito peculiares, obviamente terão todo o benefício em encetar o processo de estudo ergonómico que culmine com a construção de um quadro adaptado a essas suas particularidades. Mas esses são uma franja muito pequena do universo de mamíferos pedalantes.

Para mim, que sou um tipo relativamente comum em termos de fisionomia, não vejo neste momento vantagem em entrar por esse processo. Antes pelo contrário, uma vez que seria um investimento avultado e de retorno no mínimo incerto.

Bk75, aqui tens a minha visão sobre o tema...
 

tranquilo

Active Member
Bem, Duchene, fico feliz se estás feliz :)
A meu ver, o único defeito das "titânicas" é que independentemente da marca, parecem todas iguais :(
Mas como na maior parte das tuas voltas não está lá ninguém para ver, não faz mal nenhum :D

Abraço e boas voltas.
 

fmm

Member
Boas

Adivinhei o material de construção, lalalalalala. ;)
Está muito sóbria a tua máquina.
Boa sorte e saúde para muitos kms.

Abraço

Filipe
 

RSilva

Well-Known Member
...mas eu permito-me fazer diferente, por vezes apenas por mero snobismo pessoal. Procuro, assim, fintar o óbvio, buscando claramente o inesperado.

@duchene

já agora uma pequena provocação, não me leves a mal...

essa busca pelo inesperado não deveria estender-se além da máquina, i.e. não deveria surgir também uma fatiota nova para o artista que nela pedala tentando fugir assim a uma "mera marca badalada da praça"?

aliás, essa paleta cromática parece já ter raízes no passado...
 

duchene

Well-Known Member
tranquilo
A intemporalidade tem esse pequeno preço. Preto, dourado e cromado nunca passam de moda. Já o vermelho, o verde e todas as outras cores... :)

Além do mais há estudos que comprovam que o gado Barrosão, os besouros Arouqueses, os caprinos do Gerês e os pássaros do Douro preferem claramente o monocromatismo do metal em bruto. E eu gosto de agradar à minha audiência... :D

fmm
Faltou o mais difícil, a marca! ;)

RSilva
Se estás a falar de camisolas de merino da Rapha ou similares, esquece. Não gosto nem do estilo nem do material. E a generalidade das tradicionais marcas italianas são demasiado justas para mim.

Não tenho problemas nenhuns em vestir Assos da cabeça aos pés (que é o que acontece na foto) porque, para mim, a qualidade deles é do mais altíssimo nível. Depois têm uma característica ainda mais importante: O corte é adequado à minha fisionomia. Nem imaginas a quantidade de calções que tenho ali com apenas uma saída, porque não me encaixam como uma luva, tal como acontece com os Mille. Não tenho um guarda vestidos enorme só para ciclismo. Uns calções excepcionais e um jersey excepcional. Alguns calções bons e alguns jerseys bons. Como normalmente coloco cá fotografias das voltas que exigem um conforto excepcional, acaba por surgir sempre o mesmo kit.

Quanto à paleta da jersey não tem necessariamente a ver com a BMC. Sou um confesso admirador da cena helvética e por isso a compra foi feita nessa perspectiva.

Dito isto, um novo jersey está nos planos, mas para já as fotografias onde apareço vão sendo como os quadros de titânio, todas iguais! ;)
 

Paulo V.

New Member
Viva André,
Quando falei contigo na ultima sexta-feira em Valongo naquela loja de bikes, estava longe de imaginar que o teu projecto passasse pelo titanio. Tinha em mente que o teu projecto passaria por algo raro em carbono, feito sob medida e manualmente.
Quem tem/tinha uma BMC, uma bicicleta também rara até há bem pouco tempo atrás cá no nosso Portugal, só podia ir para algo com algum quê de exótico e o titanio trouxe-te isso, olhando para a geometria do teu novo quadro, todo ele respira grandes distancias e aquela testa alta dá aquele conforto extra que quem faz grandes tiradas tanto aprecia.
Quero dar-te os parabéns pois tens aí uma grande maquina e algo que sem sombra de duvidas se enquadra naquilo que é a tua filosofia deste desporto e que tu sabes muito bem como nos cativar para ler as tuas aventuras.

Agora vou dar-te a minha opinião sobre o titanio, eu nunca andei em nenhuma bicicleta de titanio, por isso vou aguardar os teus relatos e sensações para ficar com a ideia aquilo que a transição carbono-titanio pode trazer em beneficio de conforto (sendo que o carbono já é muito bom nesse aspecto, dependendo sempre da geometria do quadro).
Agora a opinião que eu tenho do titanio, já vi algumas bicicletas ao vivo em titanio e ainda não tive uma que eu dissesse que me enchesse o olho, as bicicletas em titanio que eu vi parecem muito as classicas, não quero dizer que são feias - aliás as bicicletas de desenho classicas estão a voltar ao uso - mas comparando com aquilo que o carbono nos oferece em termos visuais, o titanio está assim um pouco para o "pobre", claro que sendo um material nobre não permite os desenhos arrojados do carbono.
Aguardo os teus relatos e sensações ao comando na nova maquina para formar uma ideia daquilo que o titanio te trás em novas sensações e claro desejo-te as maiores felecidades em cima da bike e que nunca tenhas azares nela.
 

ERIC CANTONA #7

Well-Known Member
Primeiramente, devo congratular o "Duchene", quer pela escolha do quadro (e sua justificação) quer pelo resultado final que me parece muito bom. Talvez uma sessão fotográfica com algum pormenor que nos esteja a escapar ilucidem melhor a máquina.

Depois, e mais uma vez, pela "coragem" em partilhar um outro projeto (e qual deles o melhor - a subjetividade será sempre preponderante na classificação pessoal de cada um - eu gosto e muito).

Ainda, e pelo que pude já conferir, existem algumas expressões que me deixam uma pulguinha atrás da orelha como que a incitarem "pergunta pá, alguma coisa te devem esclarecer..."

Ou seja,

"só quem andou em rígidas de titanio, sabe a "magia" do material"

"É o conforto para grandes tiradas!"

"Por acaso ocorreu-me a ideia do Ti, visto ser o Duchene um adepto das grandes tiradas"

"Ainda não vou tecer comentários profundos ao comportamento quadro, porque o efeito placebo das novidades é tramado e por vezes ilusório. Mas notei ali qualquer coisa de especial. Entretanto vou fazer primeiro mais umas centenas de quilómetros antes de tirar conclusões mais profundas."

"vou aguardar os teus relatos e sensações para ficar com a ideia aquilo que a transição carbono-titanio pode trazer em beneficio de conforto"


quer dizer que o titanio é nitidamente melhor que o carbono? Ou pelo menos ganha aos pontos, ou melhor, tem mais vantagens do que desvantagens?

E, assim sendo, só não se vêm mais montagens deste tipo, principalmente pelos preços muitos díspares em relação a outros materiais?

E já agora, porquê que a nível profissional (e porque não lhes sai nada do bolso e têm acesso ao que de melhor o mercado apresenta) não existe nada nem ninguém com este tipo de quadros - até porque se há justificação para grandes tiradas, e se se fabricam quadros específicos para algumas clássicas, provas como Paris - Robauix ou Liége - Bastone - Liége, encaixariam como luvas e trariam ainda mais o repetido "conforto" quer pelos percursos, quer pelas distâncias...

Obviamente, que muita da minha ignorância está há muito saldada, apenas resta-me confirmar com experiências reais (como esta) e poder absorver e, porque não, partilhar outras tantas.

Obviamente também, que se não for oportuna esta discussão neste tópico, facilmente o podem remover, o que compreenderei perfeitamente.

E não menos importante, é um assunto pode ser diluído no tempo à medida que o "Duchene" for partilhando todos os toques e sensações que fôr experimentando.

A todos, pela partilha, e ao "Duchene" em particular, o meu obrigado!

Cumprimentos,
 
Top