• Olá Guest , participa na discussão sobre o futuro desta comunidade neste tópico.

Volta a Portugal 2013

AndreNS

New Member
Grande atitude dos atletas da Onda e grande garra demonstrada pelos corredores da OMF.
No que toca à Efapel nota-se que a equipa está nas lonas, o Rui Sousa viu-se desamparado e dificilmente ganharão a volta.
Espero que haja espetaculo no contra-relógio tal como houve na etapa de hoje.
 
É verdade!! Mas também é verdade que a Efapel não tinha mais nenhum com capacidade para o fazer e hoje isso ficou provado mais uma vez, pois quando o treinador mandou o Broco atacar, ele não conseguiu mais do que ir à frente do grupo. Nem sequer se conseguiu distanciar um bocadito

A OFM vai fazer primeiro e segundo.

Muito provavelmente será isso mesmo
 

Armando

New Member
Agora percebo porque muitos não vão com a bola do Rui Sousa...não gostei nada da maneira como ele se portou hoje,sempre a mamar,quando se viu sozinho ainda a meio da subida desesperou,só olhava para os lados...no finzinho foi um pouco para frente porque ninguém tava para aturar aquela atitude...

1º O Rui Sousa não é um corredor "lider"! Ele é um corredor de trabalho, de ataque, de desgaste dos adversários e foi sempre nessas funções que ele se destacou.

2º O Rui Sousa ficou em pânico, porque ao fazer o papel de "lider", viu-se sozinho, sem ninguém para fazer o papel de "escudeiro", contra os outros que tinham todos um ajudante.

A equipa Efapel parecia muito forte, mas na verdade não o era o suficiente para fazer as diferenças desejáveis! Embora seja a melhor equipa do pelotão, na minha óptica, faltou-lhe "gente" com vontade de dar tudo em prol do líder.
Visto de fora, pareceu-me que todos diziam que o Rui era o líder, mas alguns tinham esperança de serem eles os vencedores.

Carlos Pereira vai ter que fazer uma grande remodelação para a próxima época, pois caso contrario arrisca-se a voltar a ser a equipa anterior ao tempo de David Blanco.
 

mrfo

Active Member
A Efapel tem bons corredores mas a nivel de tatica é zero. Desde a primeira etapa em Viana se percebeu isso, quando tinham o Joni na frente e de repente o Rui Sousa ataca contra um colega de equipa. hoje têm o Sérgio Sousa na frente e a equipa está no pelotão a fazer perseguição. Ontem o mesmo cenário. É cada um por si. Hoje o Broco (teoricamente o nº2 da equipa), andou sempre a chupar a roda do Rui Sousa, ainda antes da subida final. Se ele é o nº 2 devia ser o ultimo escudeiro do lider...ou não?
 

Armando

New Member
A táctica da Efapel hoje estava bem montada!! Os ciclistas é que não tiveram capacidade/Disponibilidade para a concretizar.

Sergio Sousa e Arkaitz Durand, estavam na fuga para ajudarem depois o líder a progredir no terreno.

Nuno Ribeiro e César Fonte, deveriam ser eles atacar antes do líder para desgastar os adversários, só que um (Nuno Ribeiro) ja não tem capacidade para fazer diferenças e o outro ( César Fonte)teve que trabalhar muito antes da subida final.

O Arkaitz Durad, não ajudou nada quando foi a vez dele trabalhar, só Sérgio Sousa fez um trabalho aceitável, mas que não teve continuidade.

O Hernani Broco, nem vale a pena falar dele!! Mas ainda assim vou dizer algo, ele pensou sempre no seu "Umbigo" e não ajudou como deveria ajudar, com a esperança de amanhã, após o contra-relógio, poder ficar no pódio. Razão tinha o Américo Silva, em o preterir sempre em detrimento de outros mais disponíveis a lutarem pelo seu líder.
 

Bruso

Well-Known Member
Também acho que a Efapel teve bem hoje. O 1º objetivo era descolar do Pardilla. E conseguiram isso facilmente. Depois disso faltou pernas a alguns elementos e como o Armando disse o Hernani parece que não considera o Rui Sousa o líder.
Quantos aos homens em fuga, foram lá colocados claramente para mais tarde fazerem a ponte para a restante equipa. Foi isso que fez Sérgio Sousa fez muito bem

A verdade é que desde a 2ªetapa que é sempre a Efapel a assumir a frente do pelotão e tem colocado sempre homens nas fugas. Tem assumido as despesas e talvez por isso tenha mostrado algumas debilidades nos momentos cruciais.
Dentro da Efapel dou todo o destaque para um ciclista que ainda nao foi falado aqui: Joni Brandão. O rapaz tem dignificado muito bem o equipamento que veste. Sempre em fugas, sempre muito forte a puxar pela equipa. Hoje por duas vezes assumiu a frente do pelotão.

Rádio Popular é que continua a surpreender. Muito pela calada, sem ter muit impacto nos media mete sempre dois homens na luta pelas etapas.
 
Voltando um pouco atrás, se na Senhora da Graça o Rui Sousa não tivesse ficado à espera não se de quê e tivesse agarrado a roda do Pardilla...

Hoje a estratégia (ou falta dela) da Efapel foi notória. Não percebi muito bem a jogada do Brôco, quando chega a altura de dar o corpo ao manifesto simplesmente parece que o motor agarrou. Mas à medida que a corrida foi avançando ele estava bem próximo, quanto a mim podia e devia ter feito mais um pouco, não bastava estar ali, devia ter ajudado o pseudo-líder.
Já agora, o "manager" da equipa é um pouco rude a falar ou é impressão minha?

Quanto às criticas ao Rui Sousa por querer "mama", houve mais que nunca puxaram nada e até ganharam a etapa, eventualmente até a Volta.

Grande demonstração de poder da Onda, daqui o meu obrigado, é por isto que gosto de ver ciclismo!
 

EliteDetail

New Member
Com isto tudo....uma grande equipa hoje que se portou 5*!!!! A Onda claro, para a comunicação social "Li algures"...lol... que foram buscar um Espanhol para ganhar uma etapa...lol...viu-se hoje...muito discreta mas tem feito uma excelente prova, tive o prazer de passar uma semana de férias no mesmo sitio onde eles estavam a preparar a Volta... logo ás 9:30 assim que saiam do Hotel era logo 12 km a subir o Gerês em direcção a Espanha :p, os meus parabéns á equipa!!! :)
 

Armando

New Member
Dentro da Efapel dou todo o destaque para um ciclista que ainda nao foi falado aqui: Joni Brandão. O rapaz tem dignificado muito bem o equipamento que veste. Sempre em fugas, sempre muito forte a puxar pela equipa. Hoje por duas vezes assumiu a frente do pelotão.

Rádio Popular é que continua a surpreender. Muito pela calada, sem ter muit impacto nos media mete sempre dois homens na luta pelas etapas.

Mas alguém ja viu alguma vez um Campeão Nacional, mostrar a camisola como este "Valente" atleta o tem feito?
Claro que não!! Este mediatismo só é feito, porque ele é um atleta de ataque e não tem medo de arriscar. O Joni ainda não é um "líder", para se situar na cabeça do pelotão e só atacar na devida altura. Tem que ganhar mais maturidade.

Quanto à Radio popular!! Tem dois "Velhos" trabalhadores do melhor que há, Vergilio Santos e Celio Sousa e tem em Daniel Silva, um ciclista ainda em progressão, que poderá ser um caso serio muito brevemente.
 

wazosky

Member
parece que antevi o que se ia passar os atletas da ofm a defenderem-se muito bem , quando a quebra dos dois grupos o veloso fica mas o marque não vai e o delio num ultimo esforço volta a leva-lo la , coisa que nunca vimos na efapel , parece que na efapel há ali dois grupos dentro da equipa e cada grupo tem o seu líder , hoje a faltar 18km a efapel ataca e parecia que tinha rebentado uma bomba e tinha acertado em todos os da efapel so ficou o rui sousa , mais tarde apareceu o broco mas que não estava para se cansar visto amanha ainda pode fazer um bom lugar no contra relogio , o veloso não temos referencias dele , mas o marque amanha e se tudo correr pelo normal e para dar mais de 1 min ao rui sousa .

Quanto ao joni acho que mais bem aproveitado tinha ficado em melhor posição na geral penso que por vezes desgastou-se em demasia mesmo com os seus colegas a atacarem-no , e fica um sabor amargo daquela queda no fim da etapa , prepositada ou não mas a verdade e que se a equipa não reduz a desvantagem daquela maneira a vitoria tinha sido para ele .

Quanto a efapel a tactica esta errada e isso já todos nos vimos , agora se e o diretor desportivo ou se anda ali algumas ovelhas a estragar o rebanho e isso que a seguir a volta vamos saber .
 

trepadores da Figueira

Well-Known Member
Vou também dar aqui um bitaite a respeito da volta.
Eu preferia que vencesse a volta um tuga e de preferência de uma equipa Portuguesa , ou senão um tuga de uma equipa estrageira, e por fim que vença uma equipa Portuguesa .

Gosto da Efapel >> mas volta que mal jogado tacticamente , primeiro erro em Viana quem vencia a etapa eram sem duvida o JONI ( se era o Joni na frente o porque de Efapel fazer aquele trabalho ) tem sido sempre assim , sempre mal jogado ( têm uma desculpa não têm rádios.
Ontem sim era dia de terem atacar fortemente o Pardilha e eram menos um.

Rui Sousa já não gostei em Viana pois poderia ter dados umas palavras de apreço ao Joni.

E hoje o Rui enquanto teve gente da Efapel não se importou minimamente com o resto do GRUPO assim que atacou e não teve pernas para fazer diferença e viu na sua peugada os 3 da Onda Radio Popular e também os da OFM e os La Alumínios Antarte a triste figura de estar a pedir ajuda.

Pois por isso quero ver qual vai ser o discurso hoje do arrogante >> Carlos Pereira.

E já chega

Mas gostava que vencesse a nossa volta uma tuga de uma equipa tuga com esta conjuntura poderia ser o Daniel da Onda Radio Popular
 

consciouness

Active Member
Grande Carlos!! sempre ao seu estilo:) Eis uma análise correcta do que tem sido esta volta. Era bonito se o vencedor fosse alguém da Onda-Boavista, mas será muito difícil. Era um prémio também para o professor José Santos, o decano dos directores desportivos portugueses. Ele que se calhar vai abandonar o ciclismo para se dedicar à política. Vou levar com ele como meu presidente da junta? Vamos ver. Bom fim de semana a todos, que amanhã é dia de grande treino para os lados de Momtemuro, Lamego, Régua, etc...
 

plx

New Member
Eis a classificação geral antes do contrarrelógio e o perfil do mesmo

43TjD.png


altimetria.jpg
 

plx

New Member
O CR é mais duro do que aparenta o que sempre ajuda um pouco a reduzir as diferenças entre os especialistas e os trepadores.
Quem acham que vai ganhar a Volta? :cool:

Eu acho que os dois primeiros lugares do pódio vão ser ocupados pelo Gustavo César e pelo Alejandro Marque.
No 3º lugar gostava de ver o Daniel Silva mas o Hernani Broco vai dar muita luta
 

osicran

New Member
Gosto de ler aquilo que todos vocês escrevem e confrontar as vossas opiniões com a minha própria visão do que tem sido a corrida, que tenho acompanhado nas transmissões televisivas, mas por cima das nossas próprias ideias, acho que há um facto irrefutável que devemos realçar, que é estarmos a ter uma grande prova ciclista!
Vamos esperar o final para as conclusões definitivas, mas é evidente que alguns nomes já fizeram o suficiente para entrar na galeria dos notáveis desta Volta, mesmo que no final não fiquem nos primeiros lugares. Enquanto dois ou três que lá estão pouco tenham feito para isso, a não ser andarem ali muito calculisticamente sem fazer ondas...
 

wazosky

Member
também aposto no marque e veloso e no terceiro gostava que ficasse o rui sousa porque ainda que a efapel tivesse em termos colectivos falhado nalguns momentos , como disse e bem o osicran há alguns que estão na disputa sem terem feito diferenças para isso , por isso e como ainda assim o rui ainda tentou depois do arranque fortíssimo do veloso e pelo esforço do marque que não e trepador e se defendeu daquela maneira estes são os meus favoritos , mas isto e a minha opinião e na estrada as coisas não são assim tao lineares .
 

Armando

New Member
Não vou apostar em nenhum, pois entre Veloso e Marque, para mim é completamente indiferente as suas posições!

Apenas dizer, que gostava que o Rui Sousa ganhasse e se não fosse ele, poderia ser o Daniel, ou o Edgar.
 
Top