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Tubular - Montagem e acessórios

MSerra

New Member
Boas!

Adquiri umas rodas de carbono para tubular e enquanto aguardo a entrega, solicito a vossa opinião para diversas questões relacionadas com a montagem dos pneus, para juntamente com aquilo que conheço / leio possa formar uma opinião.

Não pretendo o topo mas material com uma boa relação preço/qualidade até porque as rodas já forma um bom investimento.

Se possivel indiquem também onde comprar (barato) alguns dos artigos.

Pneu Tubular – Qual escolher?

Orçamento: Máximo 35/40€ a unidade.

Ouvi falar bem dos seguintes mas estou aberto a sugestões.
- Continental Sprinter 22mm
- Continental Sprinter Gatorskin 22mm

Cola ou Fita?

A cola parece-me melhor opção.

- Continental Carbon Rim Cement

Selante

Opções de selante para tubular??

Colocar logo no tubular (prevenção) ou só quando há um furo? Com pneu em 2 anos nunca tive um furo.

Extensor de válvula
As rodas são 38mm e pelo que li os continental trazem já uma válvula de 42mm, pelo que não seria necessário este investimento.

Montagem

Após variada pesquisa cheguei ao seguinte procedimento:
1 Colocar os tubulares cheios no aro durantes 24 horas para esticarem
2 Colocar cola no pneu e no aro e deixar secar 24 horas
3 Colocar cola no aro novamente e passados 5 minutos colocar o pneu tentando que este fique o mais alinhado possível.
4 Deixar secar mais 24 horas.

Calços

As rodas já trazem calços pelo que vou esperar para ver, no entanto e pelo que li os Swiss Top serão uma futura aquisição.

Julgo que não falta mais nada!

Boas Pedaladas
 

Paulo986

New Member
Tubular
Continental Sprinter Gatorskin
se bem que tenho um e não durou assim muito tempo, já se está a esfarelar todo, mas ao menos não furou.
O próximo a experimentar será um tufo

Cola ou Fita
FITA, USA FITA
com cola tens de esperar sempre 24h para poderes rolar com a roda, e se furas e tens de trocar de boyaux é um pincel para limpar a roda.
Com a fita é muito mais simples, pratico e higiénico.
e nem te passa pela cabeça o poder de colagem que a fita tem.
A fita é a Tufo Gluing Tape

Selante
Tufo Selant (o de tampa amarela) para prevenção
Tufo Extreme Selant (o de tampa laranja) para quando furas e o de prevenção não resolve o problema.
Em último caso ter sempre o telemóvel para ligar a alguém para te ir buscar.
 

MSerra

New Member
Cola ou Fita
FITA, USA FITA
com cola tens de esperar sempre 24h para poderes rolar com a roda, e se furas e tens de trocar de boyaux é um pincel para limpar a roda.
Com a fita é muito mais simples, pratico e higiénico.
e nem te passa pela cabeça o poder de colagem que a fita tem.
A fita é a Tufo Gluing Tape

A relutancia em relação à fita tinha mais a ver com o receio de aquilo não agarrar bem... Pois de facto a montagem parece bem mais simples e limpa com a fita!
 

paradawt

Moderador
MSerra,

A minha opinião ok? Vale o que vale...

Tubular? Continental Gatorskin. Se o teu aro der para colocar 25mm tanto melhor. Caso contrário, 23.

Usar cola da Continental da seguinte forma. Quando as rodas chegarem dás 1 camada nos aros e nos boyauxs. Deixas secar 24h, dás outra camada em ambos e colocas ao sítio. Deixas secar mais 24h.

Para urgências? Usar um tubular Giro no bolso do jersey já com 1 camada de cola. Se furares tiras e colocas o Giro no sítio. Existem vídeos no youtube de como enrolares o boyaux de forma a ele ficar compacto no bolso. Nestas situações nunca ficas apeado a menos que tenhas um 2º furo.

Extensores de válvula? Coloca porque vais precisar de margem para colocares a válvula da bomba. Convém teres uma bomba em condições para colocares os 12bar no boyaux ok?

A primeira vez que fizeste este trabalho, provavelmente vais sujar o aro todo com cola. Depois com a prática já não acontece. Para retirar a cola do aro usa Acetona das unhas ;)
 

Paulo986

New Member
A fita da tufo é excelente, nunca tive qualquer problema com ela.
o único problema que tenho é quando quero descolar o boyaux do aro, tenho de fazer uma força medonha, a fita é mesmo muito boa.
 

paradawt

Moderador
Paulo986,

Não digo que a fita não segure. E é mais limpa, na primeira vez que se coloca um boyaux. Porque na segunda já não se faz a lixeira que se fez na primeira com a cola.

Mas por algum motivo especifico nenhuma equipa profissional corre com fita ;)
 

Paulo986

New Member
sim, compreendo que nenhuma corra com fita, porque ali se trocam de rodas e não de boyaux's :p
sempre usei fita e nunca notei o boyaux a mexer no aro, mas também nunca testei cola, quando comprei as rodas aconselharam-me logo a fita, por ser mais higiénico e mais rápido no "pronto a usar"
 

grouk

Active Member
eu ja a algum tempo que uso a seguinte receita

tubulares gatorskin na bike disconte a 35,99
cola shuable bisnaga de 120ml a 10€
selante tufo extreme mas so ponho quando furo, ao pores uma vez não precisas voltar a por quando furares ouves o furo a vazar e duas ou três voltas deixas de ouvir quer dizer que tapou o furo
como tenho rodas 50mm uso extensor de 40mm
para remover a cola acetona 1l 4€ no aki, mas melhor que acetona um jarro eléctrico deitas agua quente em cima da cola e ela sai como se fosse um autocolante


para colar

deixo 2 ou 3 dias a esticar
depois uma camada de cola no aro e outra no tubular
no dia seguinte so uma no tubular
colocar o tubular alinha-lo limpar a cola que borrou a roda
no dia seguinte já saio

ha uns tempos colei um pneu na sexta, fiz tudo na sexta e no sábado de manha já estava a andar, ele estava colado mas é melhor não facilitar

quanto aos tufos eu tive uns hi composite e o meu da frente durou 10000kms o de trás ainda não tinha 2000kms e abriu todo de lado
 

David Raquel

Well-Known Member
Serei o único que não se considera satisfeito com os Gatorskin? Andei com um par e o de trás fez nem 1500km até se começar a esfarelar todo...

Experimentei os Tufo S33Pro e fiquei fã! Leves, baratos e, nas minhas mãos, bem mais resistentes/duráveis que os Continental. O pneu de trás já está praticamente a chegar ao fim de vida e furos, zero!
Admito que não seja, contudo, dos melhores tubulares no que toca à performance. A diferença de atrito que o S33Pro faz comparativamente ao Sprinter Gatorskin é notável, mas não me preocupa....é-me mais importante ter a segurança de chegar a casa!
 

grouk

Active Member
eu vou no segundo gatorskin a tras, o primeiro fez 2000kms, mas devido a uma derrapagem ficou com as lonas a vista e acabou por rebentar, este ja vai com 1000kms e esta com bom aspecto mas sim admito que nao faça muitos kms, adorava descobrir um pneu que me desse para uns bons meses sem mecher mas ainda nao descobri, ja vou no terceiro, tufo hy composite, vittoria corsa cx2 e gatorskin e nenhum deles é um campiao dos kms
 

paradawt

Moderador
Opá eu ainda ando com Sprinter mas quando trocar para 25mm vou avançar para os Gatorskin.

O Jorge andou com uns e o que notei é que não surgiam tantos cortes como nos Sprinter.

Os meus dois pares de Sprinter fizeram bem mais de 2000kms. Agora não sei precisar ao certo, mas bem mais...
 

freitas

Member
Meti um tubular na roda da frente Continental Sprinter 22 para já está aprovado vamos ver a duração, uma coisa que noto em relação ao Mavic que uso atrás é que o Continental quase não perde ar durante uma semana e o Mavic perde...
Meti também calços Swissstop Flash Pro amarelos e aquilo trava mesmo, mas deixa a pista de travagem amarela e com borracha dos calços.
 

paradawt

Moderador
Atenção que os Black Princess são um pouco mais moles e com isso não têm a durabilidade dos yellow King. Mas sim, têm a grande vantagem de não se notar nos aros.
 

paradawt

Moderador
Os Black Princess são muito bons. Como não são tão duros, reduzem consideravelmente a temperatura dos aros.

E não pintam... Hehe
 
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