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Tubeless

SaintRider

Well-Known Member
Obrigado, já que estamos neste tema, para completar, outra questão que tenho é a largura dos pneus. Uso atualmente 25 de largura.
O que é "melhor" neste momento, 25 ou 28? Ou depende do gosto? Já não vou para 32 talvez seja demasiado largo na minha opinião...
Definitivamente 28......o unico problema relativo aos 28 foi ter andado com essa duvida durante algum tempo....devia ter trocado logo... :cool:. De 25 para 28 a diferença no conforto e na segurança a curvar por exemplo....sem qualquer duvida
 
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NDG

Active Member
Quem já esteve a felicidade de ter que usar tacos :rolleyes:, é algo fácil de aplicar ou é preciso tirar uma formação e existem alguns troques?!
 

Pires

Well-Known Member
Isso mesmo, no btt geralmente levo isso, na estrada opto por levar líquido extra.
Quem já esteve a felicidade de ter que usar tacos :rolleyes:, é algo fácil de aplicar ou é preciso tirar uma formação e existem alguns troques?!
Se souberes o que fazer é super simples.
Basicamente é passar a ferramenta com a parte rugosa (estilo limar o buraco num movimento vai e vem para garantir que não tem terra ou lixo), depois colocar a tacha de borracha na ponta de ferramenta (tanto pode ser um pedaço inteiro como metade, depende), introduzir no buraco, rodar ao tirar para ficar lá dentro, cortar o excesso mas não em demasia, não convém cortar rentinho ao pneu, com o rolar acaba por achatar e ficar bom.
Mas como o @SantosDaCasa disse, no YouTube deves encontrar lá material didático!

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petrix

Well-Known Member
Eu já levo o taco enfiado na ferramenta, caso seja necessário, é num instante que se coloca no pneu, basta depois só dar mais ar.
Em estrada geralmente uso os mais pequenos ou então a partir de um grande, corto longitudalmente para ficar mais fino, mas claro, depende dos furos.
 
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CarlosSilva

Active Member
Cá vai uma opinião de "bota de elástico"...
Estas tretas dos tubeless, das rodas 29'', das transmissões 1x12 (que claramente têm os dias contados - foi das coisas mais estúpidas que já inventaram), dos Di2 e sei lá o que mais são coisas que as empresas da indústria do ciclismo inventam para vender mais. É a estratégia de marketing mais eficiente no mundo inteiro: convencer os clientes de que precisam de algo. E não precisam...
Quando eu era puto e comecei a fazer ciclismo (anos 80) um gajo para ser respeitado na equipa tinha de usar boieux. Eu caí na esparrela de usar durante uns tempos porque não tive esperteza para perceber que os ditos cujos eram muito práticos para os ciclistas profissionais, que não têm de os pagar, colar ou remendar. Não tenho palavras para descrever o alívio que foi, na altura, mudar novamente para pneus.
Não estou a dizer que os tubeless sejam piores que os pneus convencionais (basta ler o que aqui foi escrito para perceber que têm algumas vantagens). A questão é: será que compensa o investimento ?
Eu continuo a usar os pneuzitos da ordem e não me apanham nessas modernices...
 

Pires

Well-Known Member
No BTT é inquestionável o uso do tubeless, na estrada é mais uma opção/alternativa, actualmente a diferença de preço dá que pensar.
 

Trizade

Well-Known Member
Cá vai uma opinião de "bota de elástico"...
Estas tretas dos tubeless, das rodas 29'', das transmissões 1x12 (que claramente têm os dias contados - foi das coisas mais estúpidas que já inventaram), dos Di2 e sei lá o que mais são coisas que as empresas da indústria do ciclismo inventam para vender mais. É a estratégia de marketing mais eficiente no mundo inteiro: convencer os clientes de que precisam de algo. E não precisam...
Quando eu era puto e comecei a fazer ciclismo (anos 80) um gajo para ser respeitado na equipa tinha de usar boieux. Eu caí na esparrela de usar durante uns tempos porque não tive esperteza para perceber que os ditos cujos eram muito práticos para os ciclistas profissionais, que não têm de os pagar, colar ou remendar. Não tenho palavras para descrever o alívio que foi, na altura, mudar novamente para pneus.
Não estou a dizer que os tubeless sejam piores que os pneus convencionais (basta ler o que aqui foi escrito para perceber que têm algumas vantagens). A questão é: será que compensa o investimento ?
Eu continuo a usar os pneuzitos da ordem e não me apanham nessas modernices...

Cada um tem as suas preferências como é óbvio.
Mas se a diferença de preços entre um pneu tubeless e um pneu "normal" não for uma coisa abismal, claramente o tubeless tem muito mais vantagens do que um não tubeless...
Perdi a conta à quantidade de vezes que furei com tubeless e nem dei conta que tinha furado até chegar a casa e ver que o liquido tinha selado o furo. Só isso para mim vale bem a diferença de preços...
É literalmente "set and forget"...
Ninguém precisa de tubeless. Ou mudanças electrónicas, ou bicicletas de carbono... Mas a decisão de querer usar ou não parte de cada um, da sua preferência e da sua carteira como é óbvio, mas da maneira como falou até parece que todas as evoluções do ciclismo são banha da cobra, quando claramente não é esse o caso...
 

CarlosSilva

Active Member
Cada um tem as suas preferências como é óbvio.
Mas se a diferença de preços entre um pneu tubeless e um pneu "normal" não for uma coisa abismal, claramente o tubeless tem muito mais vantagens do que um não tubeless...
Perdi a conta à quantidade de vezes que furei com tubeless e nem dei conta que tinha furado até chegar a casa e ver que o liquido tinha selado o furo. Só isso para mim vale bem a diferença de preços...
É literalmente "set and forget"...
Ninguém precisa de tubeless. Ou mudanças electrónicas, ou bicicletas de carbono... Mas a decisão de querer usar ou não parte de cada um, da sua preferência e da sua carteira como é óbvio, mas da maneira como falou até parece que todas as evoluções do ciclismo são banha da cobra, quando claramente não é esse o caso...
Claro que nem todas as evoluções são banhadas. Um claro exemplo disso são os travões de disco hidráulicos (eu tenho uns a cabo e travam pior que os Gipiemme que tinha em 1985). Mas as transmissões 1x12, é preciso ser-se cego para não ver que aquilo só é bom para os fabricantes e lojas... Mais atrito, menos desmultiplicações... Mais inércia na roda de trás...Mas como está na moda, o pessoal vai todo comprar. Um gajo que não ande por aí com o carreto grande a arrastar no alcatrão é logo olhado de lado :).
 

cou7inho

Well-Known Member
Mas as transmissões 1x12, é preciso ser-se cego para não ver que aquilo só é bom para os fabricantes e lojas... Mais atrito, menos desmultiplicações... Mais inércia na roda de trás...Mas como está na moda, o pessoal vai todo comprar. Um gajo que não ande por aí com o carreto grande a arrastar no alcatrão é logo olhado de lado :).
A simplicidade do sistema 1x12 é fantástica. Há limitações? Há. corrente mais cruzada e, acima de tudo, para andar em plano pode ser muito limitado se se usar um prato pequeno (32, por exemplo). Mas em geral, pelo menos na minha opinião, é um ótimo sistema.
Inquestionável ? Eu fiz anos de BTT com câmaras de ar... Ainda faço às vezes.
Isso não quer dizer muito.
Tubeless permite andar com pressões muito mais baixas e isso faz muita diferença, principalmente no BTT. Além disso evita muitas chatices como já aqui falaram. Pode-se furar e nem se dá conta.

Se dá para andar com um grupo 3x8, câmara de ar, com um quadro em aço e mais não sei o que? claro que sim Mas que as novas evoluções fazem diferença, fazem. Se é para todos? Não. cada um deve saber o que precisa e quanto quer gastar.
 

NDG

Active Member
Isso mesmo, no btt geralmente levo isso, na estrada opto por levar líquido extra.

Se souberes o que fazer é super simples.
Basicamente é passar a ferramenta com a parte rugosa (estilo limar o buraco num movimento vai e vem para garantir que não tem terra ou lixo), depois colocar a tacha de borracha na ponta de ferramenta (tanto pode ser um pedaço inteiro como metade, depende), introduzir no buraco, rodar ao tirar para ficar lá dentro, cortar o excesso mas não em demasia, não convém cortar rentinho ao pneu, com o rolar acaba por achatar e ficar bom.
Mas como o @SantosDaCasa disse, no YouTube deves encontrar lá material didático!

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Obrigado pela partilha da experiência ;)
Sim já tinha visto alguns vídeos no youtube, mas nem sempre o que é mostrado, é o que realmente é no terreno, ou porque não temos a experiência necessária ou por outro motivo, e na verdade, a experiência não foi tão positiva como o esperado. ;)
boas pedadas
 

GuilhermeOliveira

Well-Known Member
No btt que é onde uso o tubeless, é inquestionável a vantagem para mim, só me lembro de um vez não safar a coisa, numa prova apareci na meta com umas 5 câmaras de ar, tal a quantidade de furos é trilhancos que tive, até uma embalagem de spray, acabei a pé e ainda foi uns km do Monsanto até ao parque Eduardo 7, a ultima que usei fez as descida, cá em baixo passei por cima e um tronco e foi o fim

Na estrada ainda não vi necessidade de trocar, porque nos km que fiz até hoje devo ter tido para aí uns 4
 
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Trizade

Well-Known Member
Inquestionável ? Eu fiz anos de BTT com câmaras de ar... Ainda faço às vezes.
Tal como disse, o valor que se dá às inovações depende do gosto pessoal de cada um e da carteira de cada um.
Se calhar teve sorte e não furou muitas vezes, mas isso não é um argumento que se deva utilizar para demonstrar que o Tubeless é mera propaganda das marcas e que não tem valor acrescido quando comparado com um pneu normal...
Tal como já foi referido aqui, além da vantagem de às vezes se furar e nem se dar conta, também já foi referido o facto de se poder utilizar pressões muito mais baixas aumento assim drasticamente o conforto...
Volto a repetir que ninguém é obrigado a utilizar tubeless, ou 1x12, ou bicicleta de carbono ou qualquer outra inovação que queira mencionar, mas o facto de não a usar, não quer dizer que não seja útil ou que é meramente propaganda das marcas para levar os utilizadores a gastar dinheiro...
O que funciona para si, pode não funcionar para os outros. Por gosto pessoal ou por experiências passadas...
Acho que está a generalizar demais e a usar a sua opinião/gosto pessoal para definir certas invenções/evoluções no ciclismo como inúteis para o utilizador comum e na minha opinião não tem razão nos seus argumentos.
 

elchocollat

Well-Known Member
, além da vantagem de às vezes se furar e nem se dar conta,

Carago, cada vez que me lembro que me ia espalhando porque tinha um furo e não dei conta... Até borro a cueca!
Já ia furado há algum tempo mas não dei conta... Quando vou dar a curva, ainda por cima com piso húmido... :D
Felizmente não aconteceu nada

Só para partilhar a minha experiência. Eu não posso sequer utilizar tubless.
 

SantosDaCasa

Well-Known Member
Tive umas rodas de BTT em que não podia usar tubless, usavas câmaras com selante, nunca senti falta do tubless. Nas rodas atuais tenho tubless, na esperança de poupar peso...
Confirmo que câmaras com selante são um boa alternativa, apesar de também nem sempre conseguirem tapar os furos.
Basicamente, uma solução de meio-termo entre tubeless e câmaras de ar sem liquido.
 
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