Carolina
Well-Known Member
Aplica-se a outras vertentes que não contra relógio / triatlo? Porquê?
O que é que se aplica? É isso que não estou a perceber na tua pergunta.
Aplica-se a outras vertentes que não contra relógio / triatlo? Porquê?
Sem andarem em contra relógio, também usam essa postura? Ou numa etapa normal andam com o joelho mais atrás do que no dia seguinte quando fazem contra relógio?O que é que se aplica? É isso que não estou a perceber na tua pergunta.
Não vais dar cabo dos joelhos só por teres os mesmos avançados em relação aos pedais, simplesmente podes é perder alguma eficiência na transferência de potência ao pedal. A técnica do fio de prumo parte do pressuposto que o pico de força aplicada ao pedal ocorre aproximadamente naquela posição do crank (onde entra também a força da gravidade), isto para uma posição "normal". Numa posição mais "aero" em que o tronco vai mais deitado e o ângulo com a perna é mais fechado, já não vais conseguir aplicar o máximo de força ao pedal no mesmo ângulo de crank, logo o teu joelho pode perfeitamente estar mais avançado (que é o que acontece nas bicicletas de TT).Pronto, vou experimentar da próxima vez que fizer rolo - é mais fácil andar com o selim para trás e diante do que num passeio na rua.
Eu sinto que em subidas mais difíceis tenho mais força se me chegar mais para a frente no selim, mas fico sempre na dúvida se não estarei a dar cabo dos joelhos - há de haver um ponto a partir do qual seja demais...
O que sentias que te fez mandar o fio de prumo às urtigas? E como determinaste "já chega"?
Sem andarem em contra relógio, também usam essa postura? Ou numa etapa normal andam com o joelho mais atrás do que no dia seguinte quando fazem contra relógio?
É uma questão de hábito. Eu até gosto de avanços curtos, acho mais fácil levar a bici para onde eu quero.Malta, lá troquei o avanço por um de 80 graças à generosidade de um companheiro do fórum e a posição parece-me agora muito mais confortável, e sem dores. Talvez um nadinha mais instável ao nível do guiador, mas nada de especial.
É como passar de um carro de 4 velocidades para um de 6...Com aumento de uma velocidade, de 9 para 10, talvez não se note muita diferença, agora de 9 para 11 tem de se notar, ou então a indústria andava toda enganada há anos...Noto também clara diferença entre o grupo 105 e o Sora, questão tanto por aí debatida.
É como passar de um carro de 4 velocidades para um de 6...Com aumento de uma velocidade, de 9 para 10, talvez não se note muita diferença, agora de 9 para 11 tem de se notar, ou então a indústria andava toda enganada há anos...
Foi precisamente essa a grande diferença que também notei.Eu também passei de sora (9v) para 105 (11v) e onde notei mais foi na suavidade e precisão na utilização, não tanto por ter mais carretos atrás.
Eu ainda tenho um Tiagra de 9 que é muito suave e preciso, mais do que o outro Tiagra de 10 que tenhoFoi precisamente essa a grande diferença que também notei.
PS - Enfim, é um híbrido - manetes Tiagra de 9v, desviador XT. Muitíssimo preciso!E
Eu ainda tenho um Tiagra de 9 que é muito suave e preciso, mais do que o outro Tiagra de 10 que tenho
Tenho o mesmo tamanho e EP que tu, o meu é de 90 e foi trocado ( tinha 120) talvez um dia experimente de 80. Mas not sure, mas entendo que fique mesmo no ponto assim. Boa pedaladas.Malta, lá troquei o avanço por um de 80 graças à generosidade de um companheiro do fórum e a posição parece-me agora muito mais confortável, e sem dores. Talvez um nadinha mais instável ao nível do guiador, mas nada de especial.
Já agora, caso ajude alguém no futuro, posso dizer que estou bastante satisfeito com a bicicleta. Estava um pouco relutante em relação à Triban (tenho por vezes usado uma Triban flat bar com a geometria anterior) e o meu orçamento era bastante mais folgado mas estando quase tudo esgotado acho que fiquei muito bem servido com esta para a iniciação à estrada. Noto também clara diferença entre o grupo 105 e o Sora, questão tanto por aí debatida.
Agora, é pedalar.
Muito obrigado a todos.
Também numa Triban RC520? Tamanho M que tinha avanço de 120?!Tenho o mesmo tamanho e EP que tu, o meu é de 90 e foi trocado ( tinha 120) talvez um dia experimente de 80. Mas not sure, mas entendo que fique mesmo no ponto assim. Boa pedaladas.
Numa vanrysel. Tenho de 90, mas as vezes talvez esteja esticado, mas fica dificil de descobrir porque tb nao tenho referencias. Mas a descer está bem, a subir é que não sei ao certo. Tinha porque o ex- dono trocou, de fábrica vem com 100.Também numa Triban RC520? Tamanho M que tinha avanço de 120?!
Eu com o de 80 estou bem. Não pude experimentar o de 90 mas custa-me acreditar que ficasse melhor com 90. Mas imagino que o hábito e treino/flexibilidade possam compensar essa pequena diferença.
Sim é capaz, mas pronto. Um dia experimento , mas este está ok. Como já disseram aqui e já li \ vi noutros locais a decatlon tem tamanho grandes a +.A Van Rysel terá uma geometria mais desportiva que a Triban, com reach ligeiramente maior se não estou enganado.
Pois, decisão complicada. Eu com 1,76m (e 78cm de cavalo) estou bem com quadro M e avanço de 80. Se estaria melhor com um quadro S, só experimentando. Mas pelo que fui lendo, fiquei com a ideia de que a solução estaria mais do lado de se encurtar o avanço do que ir para o quadro tamanho abaixo.
Por acaso passei hoje na Decathlon de Alfragide e reparei que apesar de não haver stock de nada têm alguns modelos de exposição (o que não acontece nas lojas de Cascais, Sintra, etc). Talvez valha a pena espreitares...
Tens exatamente a mesma medida que eu tanto em altura como de pernas...Pois, decisão complicada. Eu com 1,76m (e 78cm de cavalo) estou bem com quadro M e avanço de 80. Se estaria melhor com um quadro S, só experimentando. Mas pelo que fui lendo, fiquei com a ideia de que a solução estaria mais do lado de se encurtar o avanço do que ir para o quadro tamanho abaixo.
Por acaso passei hoje na Decathlon de Alfragide e reparei que apesar de não haver stock de nada têm alguns modelos de exposição (o que não acontece nas lojas de Cascais, Sintra, etc). Talvez valha a pena espreitares...