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Trek Madone: compra em segunda mão?

Bk75

Member
Boa noite.

Sigo o fórum há já bastante tempo (e tenho aprendido bastante), mas este é o meu primeiro post. Estou a iniciar-me no ciclismo de estrada, agora que tenho mais disponibilidade, e surgiu-me a hipótese de comprar, em segunda mão, uma Trek Madone SL 5.9 de 2006 (não sei se a Andromeda ou se a Discovery Channel; apenas a pintura as diferencia), através de um amigo que está nos EUA. Foi-me garantido que está em muito bom estado.

Pergunto se vos parece que 1600 euros é um preço razoável pela bicicleta, atendendo às características que tem, bem como ao facto de já ser de 2006? Era um modelo de topo em 2006 e ainda o é? Ou faz mais sentido gastar um pouco mais (ir até aos 3000 euros, no máximo) e ter material novo e com tecnologia mais recente?

Foi-me dito que está em óptimo estado, mas ainda assim pergunto que cuidados é que um semi-leigo como eu deve ter ao inspeccionar a bicicleta?

Muito obrigado.
Pedro




FRAMESET
Sizes
50, 52, 54, 56, 58, 60, 62cm

Frame
OCLV 110 Carbon

Fork
Bontrager Race X Lite, carbon

WHEELS
Wheels Bontrager Race X Lite

Tires
Bontrager Race X Lite, folding, 700x23c


DRIVETRAIN
Shifters
Shimano Dura-Ace STI, 10 speed

Front Derailleur
Shimano Dura-Ace

Rear Derailleur
Shimano Dura-Ace

Crank
Shimano Dura-Ace 53/39

Cassette
Shimano Dura-Ace 11-23, 10 speed

Pedals
n/a


COMPONENTS
Saddle
Bontrager Race X Lite Pro

Seat Post
Bontrager Race X Lite Carbon

Handlebars
Bontrager Race Lite VR aluminum w/BzzzKill, 31.8mm

Stem
Bontrager Race XXX Lite Carbon, 12 degree, 31.8mm

Headset
Cane Creek S-8 w/cartridge bearings, sealed

Brakeset
Shimano Dura-Ace w/STI levers

Extras
Bontrager BzzzKill harmonic dampers by Mathews

Andromeda
Trek_Madone59_2005_Andromeda.jpg


Discovery Channel
madonesl59_silverblueteam.jpg
 

guzz

Member
Eu ia para uma nova !!! Mesmo que compres de 2011 as diferenças (5 anos) devem ser muitas !!! Como estou desde 2010 nestas andanças das fininhas nao conheço nada de bikes de estrada pra traz !!!
Boa sorte
 

Bk75

Member
Obrigado pelas opiniões. Terei entretanto de decidir (o meu amigo regressa agora dos EUA). Estava a contar ter também pareceres favoráveis à compra. Pessoalmente gosto muito da bicicleta, mas não me quero precipitar, e as opiniões que aqui obtiver serão importantes para mim. Há melhor por 1600 euros actualmente? Ou é o desgaste de 5/6 anos que vos põe de pé atrás? Obrigado.
 

guzz

Member
Se gostas desse modelo, entao compra !!! Mas nao por esse preço !!! 1100 euros seria o que eu dava, visto o material que tem e esse teu (verdadeiro) colega dizer que a bike esta impecavel !!! Abraço
P.S. Vai por ti !!!
 

RJLA

New Member
1600€ por uma bicicleta de 2006?? Não me parece grande negócio, mesmo tendo em conta que era uma bicicleta de topo na altura, mas em 5 anos muita coisa mudou e esse modelo começa por parecer ultrapassado logo em termos de formas e de estética. Se não dissesses que era um modelo de 2006 eu até diria que era mais antigo. Eu até gosto de bicicletas com linhas clássicas e até já tive uma Trek do mesmo ano e muito semelhante a essa (em termos de quadro, não em componentes), mas acho que 1600€ é abusivo. E se ainda por cima podes esticar o orçamento até 3000€ para uma nova, então abre-se um leque de opções enorme e com máquinas para todos os gostos.
 

Bk75

Member
Bem, penso que vou deixar passar o negócio, pelas opiniões aqui obtidas e por outras recolhidas noutros contextos, a não ser que consiga uma redução substancial do valor de compra. Preocupa-me sobretudo o desgaste do material, eventualmente não perceptível de imediato. Em contrapartida, não valorizo muito o facto de a geometria do quadro estar desactualizada, na medida em que essas tendências sao cíclicas. Aliás, gosto bastante de top tubes horizontais e, mais ainda, dos que descem do seat tube para o head tube (desconheço se existe uma designação para esses top tubes)... Sem procurar modificar o assunto do tópico, pergunto se alguém conhece e sugere algum quadro actual com essa geometria? Obrigado pela disponibilidade uma vez mais!
 

Bk75

Member
Para já, a compra em segunda mão ficou em stand-by (quando o meu amigo regressar de novo dos EUA, logo verei se fico com a bicicleta). Tenho ainda algumas dúvidas, uma delas relativa à questão da garantia do quadro, na medida que me foi transmitido que a Trek apenas dá garantia ao primeiro proprietário da bicicleta. Por isso, caso o quadro me dê problemas, é para esquecer; ou não? Alguém com experiência na matéria, pf?
 
A Trek assim como quase todos os fabricantes, dá garantia apenas ao 1º proprietário (ao titular da factura).
Por vezes consegue-se contornar essa situação de duas formas:
-quando conhecemos o 1º proprietário e pedimos-lhe para activar a garantia em nome dele
-quando conheces o agente/loja onde a bike foi comprada e ele activa a garantia porque tem uma cópia da factura de compra e a garantia é processada como se fosse o 1º proprietário a pedir.

No teu caso, nenhuma das situações acima descritas poderá acontecer pois o 1º proprietário está nos EUA assim como a loja onde a bike foi comprada.

P.S. Apesar de gostar da marca TREK (eu tenho uma Fuel EX de BTT) e recomendar, este negócio não me seduz porque apesar de a bike ter bom material, este já tem 5 anos e se a bike teve uma utilização regular/normal já deve ter entre 10000 e 15000 kms o que traduz-se numa transmissão a precisar de reforma.
O que pode parecer um grande (bom) negócio pode transformar-se num grande pesadelo.
 

fuel100

New Member
Sim, de fato, a garantia vitalícia só funciona para o primeiro dono. Já tive duas Trek, uma delas, igualmente em versão Discovery Channel, mas mais modesta, em alumínio (de 2007) e com uma geometria em tudo identica a esta. Dizer que a estética está ultrapassada só porque não possui sloping? Até acho piada aos tempos em que o tubo horizontal possuia uma sloping inverso do atual, como é o caso desta, são modas vindas do BTT. Qualquer dia a coisa inverte-se de novo.
Relativamente ao material, aí é que já é outro problema, de fato deve estar desgastado e por isso o preço pedido é capaz de ser exagerado e o vendedor poderá estar induzido por fatores emocionais que sobrevalorizam a bike. Foi o que aconteceu comigo, quando quis vender a minha de alumínio. Estava convencido que a bike valia X€ e acabei por vendê-la por X-Y€, mas isso é natural.
Mas atenção que ainda o fator histórico. Esta é uma réplica muito aproximada da bike utilizada por Amstrong na sua última vitória no Tour e portanto é uma versão que tende a transformar-se de coleção. Eu considerava a minha 1400 Discovery Channel linda e só a troquei porque pretendia um quadro em carbono,que em 2010, que foi quando comprei a minha atual, já não existia.
Se o quadro e a forqueta estiverem em bom estado (é necessário um olhar atento e entendido), acho que seria um bom negócio, considerando uma baixa de preço. Relativamente à garantia numa bicicleta de estrada, a necessidade de acioná-la é uma questão muito relativa e ilusória. Se a bicicleta já possui um uso de 5 anos e não apresenta deficiências de tipologia consideradas pela Trek, passíveis de serem cobertas pela garantia, será difícil que as mesmas possam surgir agora, mas isso depende muito do trato que damos à bike e das estradas por onde andamos.
 

Bk75

Member
A Trek assim como quase todos os fabricantes, dá garantia apenas ao 1º proprietário (ao titular da factura).
Seria então uma questão de conseguir a factura do primeiro proprietário... julgo depois que o processo de garantia, a ser desencadeado, seria internacional (julgo). O melhor será informar-me junto da Trek.

este negócio não me seduz porque apesar de a bike ter bom material, este já tem 5 anos e se a bike teve uma utilização regular/normal já deve ter entre 10000 e 15000 kms o que traduz-se numa transmissão a precisar de reforma.
Não tenho a percepção de que a transmissão , desde que relativamente bem cuidada, se reforme tão cedo mas ok...

Dizer que a estética está ultrapassada só porque não possui sloping? Até acho piada aos tempos em que o tubo horizontal possuia uma sloping inverso do atual, como é o caso desta, são modas vindas do BTT. Qualquer dia a coisa inverte-se de novo.
Totalmente de acordo.

Mas atenção que ainda o fator histórico. Esta é uma réplica muito aproximada da bike utilizada por Amstrong na sua última vitória no Tour e portanto é uma versão que tende a transformar-se de coleção.
Pois também pensei nisso. Gostava aliás de a dar um dia ao meu filho, que nasceu em 2006. Não sei é se uma bicicleta de carbono se aguenta esses anos todos, eu que venho dos aços e alumínios...

Relativamente à garantia numa bicicleta de estrada, a necessidade de acioná-la é uma questão muito relativa e ilusória. Se a bicicleta já possui um uso de 5 anos e não apresenta deficiências de tipologia consideradas pela Trek, passíveis de serem cobertas pela garantia, será difícil que as mesmas possam surgir agora, mas isso depende muito do trato que damos à bike e das estradas por onde andamos.
A garantia é sempre uma mais-valia, mas concordo que é também uma questão relativa e ilusória, até porque há casos aqui no fórum de supostas garantias vitalícias que nunca foram atribuídas aos primeiros e únicos proprietários...
 
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