Saint Rider, (Nesta discussão saudável), estás-te a esqiuecer de um pormenor muito importante. Ao aumentares a velocidade do exercício, estás nada mais nada menos do que a fazer um treino de capacidades rápidas. A resistência dos rolos devem sempre aumentar para que faça sentido aumentar a intensidade.
Vou tentar ser mais claro.
A potência é resultado da relação entre a força e a velocidade (FxV), e existe uma relação entre as mesmas. Se aumentas muito na força, vais perder na velocidade, se aumentas muito na velocidade vais perder na força. No entanto, o ciclismo, como já demosntrado cientificamente, é um desporto de potência. aumentar a velocidade, não te vai trazer mais potência, no máximo dos máxiimo estarás a fazer a mesma potência mas de forma mais rápida. (a não ser que aumentes a resistencia dos rolos, aí sim já estás a entrar no trabalho que o ciclista deve ter)
Ao guiares-te pela velocidade, estás a ter uma própria noção errada do esforço que estás a fazer, pois não estás a treinar em potencia. logo, a intensidade do treino é quase sempre a mesma.
É a mesma coisa do que quando um dos meus ciclistas se vira para mim e diz: hoje fiz um treino de 50km. Isso dito assim a mim não me diz nada. 50 km depende do tempo em que foi feito, do percurso etc. Se me falar em tempo de treino, ai sim já dá para ter uma ideia mais real.
De qualquer maneira, e como já foi dito, basta que a pessoa em questão se guie pela FC para controlar a intensidade, e pelo tempo para controlar o volume do treino. Claro que o grau de precisão não é 100%, mas para quem não tem grandes meios, é o aconselhadoo.