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Travagem

mariz

Member
Comecei a pouco tempo a dar umas voltas em bike de estrada e tenho tido algumas dificuldades na altura de travar. Na minha ultima volta apanhei uma descida bastante acentuada em que precisei mesmo de usar os travões e foi aí então que tive dificuldades.
Com as mãos em cima não consigo transmitir força suficiente as menetes e com as mãos em baixo vejo-me "grego" para chegar as mesmas.

Se tivesse mesmo que parar na dita descida duvido que o tenha conseguido. Até as mãos me ficaram a doer de tanta força fiz nas manetes.

O que posso fazer para melhor o conforto na travagem?
 

Burning Dogma

New Member
Com as mãos em cima nunca vais conseguir travar tanto como em baixo. Eu cada vez que vejo gajos a fazer descidas à maluca com as mãos em cima.... Se com elas em baixo tens dificuldade em chegar às manetes, ou mudas a posição das manetes no guiador de modo a que fiquem mais próximas ou tens que mudar de guiador. Eu antes tinha um guiador anatómico e só chegava às manetes mesmo com a ponta do dedo indicador, agora tenho um redondo e chego muito mais facilmente.
 

Fevereiro

Member
A posição das manetes no guiador também influencia muito.
Eu no inicio tambem tive um pouco esse problema.
Neste momento com as mãos por baixo consigo travar muito bem com pouca força, e mesmo com as mãos por cima consigo bloquear as rodas sem grande esforço.

Os travoes se flectirem muito também não ajuda nada.
 

duchene

Well-Known Member
Depende do sistema que tiveres.

Tradicionalmente na shimano terás de inserir umas pequenas peças de plástico na manete que basicamente impedem que recue tanto (se afaste do guiador) quando regressa à posição de descanso.

Ora essas peças são vendidas em separado.

Ajustar as manetes no guiador também poderá resolver, no entanto isso implica colocar fita nova, uma vez que deverá ser difícil aproveitar a actual.

Tens aqui em inglês um artigo que fala sobre essa problemática:
http://www.bikecyclingreviews.com/Shorter_Reach_Brake_Gear_Levers.html


Aproveito também para falar da importância das espirais usadas.

Agora na troca de quadro mudaram-me a espiral do travão traseiro para uma BBB e o aumento de flexibilidade foi notório face ás espirais jagwire que tinha. E com isto o poder de travagem também diminuiu.

Portanto, se eventualmente fores mexer a fundo, pensa também em colocar umas boas espirais nos travões.
 

20fps

Member
Tb tive esse problema e apanhei uns belos sustos. Com a prática acabei por me habituar e hoje a coisa vai. De qqcforma estou para comprar as tais peças, pode ser que esta semana o faça.
 

Cancellara

New Member
Não pode ser também um problema de qualidade dos calços? Não faço ideia do material que tens. Na minha tenho travões 105 (gama média) e consigo travar sem problemas mesmo com as mãos em cima.

O meu problema mesmo é quando levo as mãos na parte recta do guiador (junto ao avanço) e tenho que travar numa emergência. Ainda não ganhei o instinto de conseguir levar as mãos aos travões com rapidez. À conta disso já levo uma queda :(
 

pedrofeijo

New Member
Também quando comecei a andar, em especial em descidas técnica e longas ficava com as mãos dormentes, e doridas.Porém hoje em dia já não tenho esse problema,desde que comprei uns travões da Sram force ,a força que necessito de exercer nas manetes reduziu-se drasticamente.Penso que com um calços melhores(ou novos travões),a recolocação das manetes e com a habituação acabarás por deixar de ter esse problema.
 

mariz

Member
Os calços tambem não devem grande coisa. São os que vêm de origem com os SORA aliado a não estar abituado a travar na fininha dá nisto. De qualquer forma, vou fazer mais uns km assim a ver se acabo por me sentir mais a vontade na hora de travar. Caso não aconteça compro as tais peças de ajuste da manete. Se mesmo assim não resultar....tirar a fita e mudar as manetes de posição ficando para ultima opção a muda do guiador.
 

Burning Dogma

New Member
Como eu disse antes, o formato do guiador também influencia imenso. Basta ver aqui:

http://www.bikecyclingreviews.com/0406handlebars.html

A distância entre a manete e o guiador é muito maior no anatómico que no redondo e o conforto é totalmente diferente. Sinceramente, não sei quem é que teve a ideia de inventar guiadores pseudo-anatómicos, deve ser para aqueles pessoas com mãos do tamanho das de um gorila:eek:
 

Cancellara

New Member
A fita comum é bastante frágil e rasga-se ao ser retirada. Por isso, se pensares em mudar as manetes de posição, o mais certo é precisares de colocar fita nova.

O meu guiador de origem também era "anatómico". Não gostei. Raras vezes andava com as mãos em baixo, pois parecia que as mãos escorregavam para as pontas do guiador.
 

mariz

Member
Ainda é uma diferençã grande dos anatomicos para os redondos.
É verdade o que o artigo fala, que os redondos são dificeis de arranjar nas lojas porque vão todos para os pros sobrando pra nos os anatomicos?

As minhas mãos não escorregam....não chegam é aos travões lol. Não me dava jeito nenhum neste momento tar a desfazer o guiador todo.
 
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20fps

Member
Passei ontem pela loja e pedi as peças para recuar as manetes. Já as tenho, umas de 4º e outras de 8º. Montei as de 4º em 30s. Ainda não experimentei na estrada, mas assim às primeiras chego bem melhor aos travões.
 

orrap

Member
Também tenho este problema...não chego ao manipulo com potencia suficiente, seja por baixo ou por cima e tenho umas mãos "normais", joguei Andebol e sempre agarrei na bola.
Agora que tenho feito mais Km's tenho as pontas dos dedos dormentes e a ligação entre os polegares e os manos já tem uma dor crónica. Não sei o que fazer...tenho um medo horrível a descer porque parece que os cabos se vão partir. Será dos tubos??? dos cabos. Já pensei montar TD mas depois dizem que fica mal...
Hoje fiz um UP-GRADE, instalei calços DURA-ACE no meu 105, amanhã vou ver a diferença!!!!
Bons treinos
 

ivan

New Member
amigo orrap desculpa que seja eu a dizer esses calços suck não travam m...a nenhuma e a chover nem se consideram abrandadores, alem de consumirem o aro, mude para uns calços mais suaves Swissstop, Ritchey eu até hoje foram os melhores que coloquei na bike. quando andava com os dura-ace estraguei os aros das K ES e estive para ter algumas idas ao mato por causa de não terem reacção em condições adversas. mas isto foi a minha experiência com esses calços. poderá haver alguém que opine em contrario
 
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