Bruno E. Santos
New Member
Resolvi colocar aqui um texto que publiquei em outro fórum, sobre como era o nível de dureza e dificuldade do Tour de France, nas suas 2-3 primeiras décadas:
Há cerca de um século atrás, o próprio ciclismo de estrada era praticamente BTT e bastante mais duro que o ciclismo actual, nas suas várias vertentes:
- Deixo aqui duas fotografias do Tour de 1910, tiradas da Wikipedia, da subida ao "Col du Tourmalet" (2115 m)! Reparem na qualidade da "estrada"!
- Nesta época, a maioria das "estradas" não eram alcatroadas, sendo estradões ou de "macadame"!
- Para além das bicicletas pesarem mais de 20 kg nesta altura, os ciclistas tinham de carregar com eles todas as ferramentas e equipamentos de reparações, câmaras e alimentos (também podiam parar pelo caminho para os obter); pois não existiam carros de apoio e eram automaticamente desclassificados se outra pessoa lhes tocasse na bicicleta para efectuar reparações!
- Nesta época um Tour tinha aproximadamente 15 etapas! Só que muitas dessas etapas tinham entre 300 a 480 km de extensão, sendo que muitas vezes o vencedor de etapa fazia entre 14-20 horas para as concluir (havia um dia de descanso entre etapas)! Um vencedor de um Tour tinha na época aproximadamente 200-230 horas de prova total, contra 80-90 horas de um vencedor da actualidade!
- A distância total de um Tour nas primeiras décadas era de 4500-5500 km, contra cerca de 3500 km na actualidade!
- O Doping, na forma de Anfetaminas, só começou a aparecer no ciclismo em meados da década de 1930! Antes eram só as pernas, os pulmões e a cabeça dos ciclistas a trabalhar!
- Os sistemas de mudanças só foram autorizados no Tour de France em 1937! Antes, as bicicletas eram na prática "Single Speed", podendo os ciclistas transportar rodas dentadas individuais nas mochilas, com mais ou menos dentes; tendo que parar para as substituir e montar na bicicleta!
- Deixo aqui um exemplo de uma etapa no Tour de 1919, com 468 km de extensão, que o vencedor percorreu em 21h04'27"! 21 horas! (Clicar no link em baixo!)
http://www.letour.fr/HISTO/fr/TDF/1919/1400/etape.html
http://www.memoire-du-cyclisme.net/
Há cerca de um século atrás, o próprio ciclismo de estrada era praticamente BTT e bastante mais duro que o ciclismo actual, nas suas várias vertentes:
- Deixo aqui duas fotografias do Tour de 1910, tiradas da Wikipedia, da subida ao "Col du Tourmalet" (2115 m)! Reparem na qualidade da "estrada"!
- Nesta época, a maioria das "estradas" não eram alcatroadas, sendo estradões ou de "macadame"!
- Para além das bicicletas pesarem mais de 20 kg nesta altura, os ciclistas tinham de carregar com eles todas as ferramentas e equipamentos de reparações, câmaras e alimentos (também podiam parar pelo caminho para os obter); pois não existiam carros de apoio e eram automaticamente desclassificados se outra pessoa lhes tocasse na bicicleta para efectuar reparações!
- Nesta época um Tour tinha aproximadamente 15 etapas! Só que muitas dessas etapas tinham entre 300 a 480 km de extensão, sendo que muitas vezes o vencedor de etapa fazia entre 14-20 horas para as concluir (havia um dia de descanso entre etapas)! Um vencedor de um Tour tinha na época aproximadamente 200-230 horas de prova total, contra 80-90 horas de um vencedor da actualidade!
- A distância total de um Tour nas primeiras décadas era de 4500-5500 km, contra cerca de 3500 km na actualidade!
- O Doping, na forma de Anfetaminas, só começou a aparecer no ciclismo em meados da década de 1930! Antes eram só as pernas, os pulmões e a cabeça dos ciclistas a trabalhar!
- Os sistemas de mudanças só foram autorizados no Tour de France em 1937! Antes, as bicicletas eram na prática "Single Speed", podendo os ciclistas transportar rodas dentadas individuais nas mochilas, com mais ou menos dentes; tendo que parar para as substituir e montar na bicicleta!
- Deixo aqui um exemplo de uma etapa no Tour de 1919, com 468 km de extensão, que o vencedor percorreu em 21h04'27"! 21 horas! (Clicar no link em baixo!)
http://www.letour.fr/HISTO/fr/TDF/1919/1400/etape.html
http://www.memoire-du-cyclisme.net/