Por isso é nunca tive ENVE, excessivamente caros para a mais valia que não trazem...
ZIPP, para mim é como os carros: uma vez com má experiência nunca mais volto à mesma marca. Os cubos, pelo menos por cá, deram origem a imensas reclamações e nunca saneadas, apenas corrigidas até voltarem ao mesmo. Quanto aos aros (202 e 404) comportaram-se como se lhes exigia e, em boas mãos, provavelmente dos melhores investimentos quando se falam em valores já esticados.
CULT e WHITE INDUSTRIES, não me sendo familiares de casa, conheço apenas de artigos de websites e revistas, e associo a CULT ao mundo das Dirt Bikes... A ambas reconheço-lhes muita qualidade, mas não tenho bem certeza da sua fiabilidade / durabilidade, talvez porque não são muito comuns... Como nunca tive nas mãos essas peças (vertente Estrada), nem tão pouco montadas em nenhum set, fica difícil termos curiosidade em saber mais e partir para a experiência do uso próprio.
De certeza que não se aplica a mim, e muito dificilmente a muito poucos aqui do FORUM...
Por mim, os km's falam por si e justificam qualquer euro gasto nas biclas, na endumentária, e na manutenção do corpo escultural que tenho (se calhar não tenho, ou melhor, não tenho mesmo o espelho é que me engana...).
Em estrada, faço milhares de km's / ano e, nas vezes que não saio para a estrada compenso com saídas para o BTT. Pares de pneus, no mínimo 2 /ano, atualmente 2 pares de boyaux / ano (ops, já desvendei parte do set de rodas...)...
Só uma última constatação: felizmente para o Pedro, por aí, vive-se uma realidade bem diferente e distante não só no mundo velocipedico, mesmo que amador. E, por cá, funciona tudo igualmente muito diferente, e não diria para pior, mas com menor quantidade, qualidade, variedade de oferta e condições.
Estas duas últimas (oferta de mercado e condições), em muito moldadas pelos clientes, são apenas amenizadas e potenciadas com o que nos chega via online. Fisicamente, as lojas são pobres e se queres algo melhor "sim arranja-se, vou já encomendar, pode é demorar, e tal... mas tem de deixar um sinalzinho (70%!!!)".
Não que tenha motivos de queixa pessoais, bem pelo contrário, porque na minha zona de residência / trabalho tenho sido bafejado por boas relações com representantes, vendedores, mecânicos ou engalhadores de peças, mas por isso é que experimentar bicicletas antes da compra se torna uma aventura e é tão difícil, quanto mais dois ou três tamanhos. Para não falar em componentes como rodas ou equipamentos eletrónicos, que apenas surgem para testes quando o proprietário / mecânico da loja já não lhe dá uso pessoal, se é que me faço entender...
Cumprimentos,