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TD - Trek Emonda SL6

otnemeM

Member
Eu não pretendo fulanizar com Canyon ou seja que marca for o vosso argumento de "preço = qualidade". Se fosse para falar de problemas de bicicletas nunca poderíamos fazê-lo com base nas queixas num fórum ou dois... mas isso sou eu que estou habituado a lidar com ciência e estatística.
Não, para mim é muito simples, se a Trek pode baixar imenso os preços e, sobre eles ainda fazer promoções, porque é que não podem outras marcas fazer qualidade no mínimo igual pelo mesmo preço? É complicado de perceber que o argumento do preço como "prova do algodão" não faz o mínimo sentido?
 

MigC77

Well-Known Member
Então vamos lá ver… como é que queres aferir os problemas que determinadas bicicletas apresentam? É que esse tipo de números não são públicos… Por muito que queiras aplicar a ciência e a estatística, acho que dificilmente verás uma marca divulgar o nº de incidências e reclamações que teve, portanto dificilmente poderás sequer aferir o que isso representa para uma única marca quanto mais comparar entre diferentes marcas.

Agora que informação é que podes tirar de um fórum ou de vários? Podes perceber se o teu caso foi um caso isolado ou se é um problema que se repete em outras bicicletas da mesma marca. Nas bicicletas não acontece tanto e menos num fórum “generalista”, mas se pegares nos exemplos dos automóveis em que existem fórum dedicados a determinadas marcas e modelos, vês que precisamente são usados para partilhar problemas e perceber como se resolvem. Aqui neste cantinho, há muito orgulho muito despique para que isso aconteça de forma mais generalizada… mas acima de tudo o que me chama a atenção é que certos problemas de determinadas marcas se repetem… quando falamos das forquetas aparecem n casos, recentemente foram as caixas de direcção, etc… Por cada um que fala quantos haverá que se calam?

Mas indo ao encontro do que referes que o argumento do preço não é como “a prova do algodão” dou-te um exemplo no sentido oposto. Eu considero que a Scott hoje em dia já não tem a qualidade que tinha há uns anos atrás e não são bicicletas baratas! Porque é que digo isto? Porque conheço várias pessoas com bicicletas desta marca de btt e estrada dos mais diversos valores que tiveram problemas e pior quando os tiveram não foi simples lidar com o pós-venda para resolver a questão. Eu próprio tenho um 27,5 na garagem,da minha mulher, que comprou pela cor :) que tem uma relação preço/qualidade péssima… E isto é uma marca com o nome e os anos que a Scott tem no mercado que, em tempos que já lá vão, chegou a ser uma marca inovadora e que hoje em dia “parou” no tempo e se limita a seguir tendências marcadas por outros.

Mas voltando ao caso da Trek Emonda especificamente, se fores ao site deles onde eles também vendem online para os EUA podes comparar os preços dos modelos 2016 vs 2017 e verás que as diferenças são de 100-200$ nas SL5 e SL6… Se comparares a SLR10, sim houve uma baixa de 4.000$ (custava 14.999$) mas porquê será? Talvez porque a S-Works Tarmac mais cara custa 9.500$???? E ainda assim é significativamente mais cara! Talvez porque a venda desta versão da Emonda tenha ficado aquém do que eles esperariam? A Trek nos últimos anos tornou-se uma marca muitíssimo cara, apostaram bastante na inovação e investiram na qualidade e robustez das suas bicicletas. Mas isso só não chega tem que ser competitivos em termos de preços sobretudo no seu principal mercado (EUA) onde competem ferozmente com a Specialized.
 

Medroso#78

Active Member
Boas,

tenho uma SL6, anda "todos" os dias, as estradas por cá, não são o melhor que se pode ter, voltas que por vezes incluem pavé, e até sterrato, até à data, stress off. Vamos lá ver até quando.... isto para não falar de conforto. Estou SUPER satisfeito.

Relativamente à baixa de preço, creio que se deva ao simples facto de pretenderem aumentar o numero de vendas. DE referir que, mesmo com a referida baixa de preços, mantêm margens de lucro principescas!!!!!! ;)
 

GMQ

Well-Known Member
Não creio que uma baixa de preço signifique uma baixa na qualidade do produto. Quem gere a marca sabe perfeitamente as margens que têm e que podem cortar e ainda ter lucro. Parece-me me mais uma estratégia comercial. Para além disso muitos outros elementos podem concorrer como baixa de preços das matérias-primas, mão de obra, etc. A Trek tem uma reputação no mercado que pretende manter. Mas como já referido tem perdido quota de mercado para a specialized e outras marcas. è normal que pretenda recuperar parte dessa quota e daí desça os preços.
 

jppina

Well-Known Member
A minha leitura é a seguinte. Aconteceram 2 coisas:

1. Nos USA os preços também desceram ligeiramente 100-200$… O que provavelmente tem como objectivo ganhar quota de mercado ao seu grande concorrente em terras tio Sam: a Specialized. As Trek já não devem vender da mesma maneira (números absurdos) como quando o Lance estava em alta.

Concordo com este argumento.

2. A tradução dos preços norte-americanos tem em conta o câmbio. Ou seja um preço 2400$ já não se traduz em 2400€ na Europa mas sim em 2000€.

Abraço

Não concordo com este. A variação do câmbio do dolar nos últimos 2 anos tem sido insignificante. Não é fruto do câmbio que os preços desceram.
 

jppina

Well-Known Member
Boas,

Relativamente à baixa de preço, creio que se deva ao simples facto de pretenderem aumentar o numero de vendas. DE referir que, mesmo com a referida baixa de preços, mantêm margens de lucro principescas!!!!!! ;)

Não creio que uma baixa de preço signifique uma baixa na qualidade do produto. Quem gere a marca sabe perfeitamente as margens que têm e que podem cortar e ainda ter lucro. Parece-me me mais uma estratégia comercial. Para além disso muitos outros elementos podem concorrer como baixa de preços das matérias-primas, mão de obra, etc. A Trek tem uma reputação no mercado que pretende manter. Mas como já referido tem perdido quota de mercado para a specialized e outras marcas. è normal que pretenda recuperar parte dessa quota e daí desça os preços.

Exatamente. E falando de margens principescas, como diz o medroso, acho que as da Scott são mesmo de bradar aos céus!!
 

otnemeM

Member
Então vamos lá ver… como é que queres aferir os problemas que determinadas bicicletas apresentam? É que esse tipo de números não são públicos… Por muito que queiras aplicar a ciência e a estatística, acho que dificilmente verás uma marca divulgar o nº de incidências e reclamações que teve, portanto dificilmente poderás sequer aferir o que isso representa para uma única marca quanto mais comparar entre diferentes marcas.

Agora que informação é que podes tirar de um fórum ou de vários? Podes perceber se o teu caso foi um caso isolado ou se é um problema que se repete em outras bicicletas da mesma marca. Nas bicicletas não acontece tanto e menos num fórum “generalista”, mas se pegares nos exemplos dos automóveis em que existem fórum dedicados a determinadas marcas e modelos, vês que precisamente são usados para partilhar problemas e perceber como se resolvem. Aqui neste cantinho, há muito orgulho muito despique para que isso aconteça de forma mais generalizada… mas acima de tudo o que me chama a atenção é que certos problemas de determinadas marcas se repetem… quando falamos das forquetas aparecem n casos, recentemente foram as caixas de direcção, etc… Por cada um que fala quantos haverá que se calam?
Eu ponho-te a questão ao contrário: por cada um que fala, quantos estão perfeitamente contentes e sem razão de queixa?
E respondo-te: não sabes, tal como eu não sei. E como na ausência de prova é tudo no máximo extrapolação, evito dizer asneiras.

Mas indo ao encontro do que referes que o argumento do preço não é como “a prova do algodão” dou-te um exemplo no sentido oposto. Eu considero que a Scott hoje em dia já não tem a qualidade que tinha há uns anos atrás e não são bicicletas baratas! Porque é que digo isto? Porque conheço várias pessoas com bicicletas desta marca de btt e estrada dos mais diversos valores que tiveram problemas e pior quando os tiveram não foi simples lidar com o pós-venda para resolver a questão. Eu próprio tenho um 27,5 na garagem,da minha mulher, que comprou pela cor :) que tem uma relação preço/qualidade péssima… E isto é uma marca com o nome e os anos que a Scott tem no mercado que, em tempos que já lá vão, chegou a ser uma marca inovadora e que hoje em dia “parou” no tempo e se limita a seguir tendências marcadas por outros.

Mas voltando ao caso da Trek Emonda especificamente, se fores ao site deles onde eles também vendem online para os EUA podes comparar os preços dos modelos 2016 vs 2017 e verás que as diferenças são de 100-200$ nas SL5 e SL6… Se comparares a SLR10, sim houve uma baixa de 4.000$ (custava 14.999$) mas porquê será? Talvez porque a S-Works Tarmac mais cara custa 9.500$???? E ainda assim é significativamente mais cara! Talvez porque a venda desta versão da Emonda tenha ficado aquém do que eles esperariam? A Trek nos últimos anos tornou-se uma marca muitíssimo cara, apostaram bastante na inovação e investiram na qualidade e robustez das suas bicicletas. Mas isso só não chega tem que ser competitivos em termos de preços sobretudo no seu principal mercado (EUA) onde competem ferozmente com a Specialized.
Eu continuo a repetir o meu argumento inicial. Porque é que se umas marcas conseguem igualar o preço da Canyon continuam a estar acima de qualquer suspeita e a Canyon por praticar esses preços é a criadora do pecado original? É que no caso da Canyon, preço baixo = "aqui há gato! olhem para as specs, peso e preço? cheira mal!". Trek iguala preço da Canyon para bicicletas em tudo semelhantes = "sim senhor, impecável, tudo normal".
Para dar mais uma prova de que isto pode acontecer e da ideia das margens que podem baixar, vejam os descontos que aparecem na edelrad.de assim que começa a cheirar a modelo novo. E aquilo é stock, ergo, não é desconto na origem.

E mais uma vez repito, não estou a fulanizar por ser Canyon, Trek ou Rose/Ribble/Merida, ou Spec/Cervélo/BMC/Felt/...
 

MigC77

Well-Known Member
@pina, o que quis dizer é que durante muito tempo e não apenas com este exemplo mas com outro tipo de produtos, havia certas marcas que colocavam um preço de por exemplo 599$ nos EUA e na Europa esse mesmo produto custava 599€… Ou seja não se tinha minimamente em conta o câmbio para ajustar os preços entre a Europa e EUA. O número era o mesmo só mudava a divisa.

@otnemeM, tens toda a razão quando dizes que não sei quantos estão 100% satisfeitos, nem na realidade quantos se sentem defraudados, etc… Mas aqui faltou-te incluir o sub-grupo daqueles que andam todos contentes com a sua bicicleta e que nem conseguem identificar ou não ligam a determinados problemas… Agora quando de um momento para o outro um user relata um problema e surgem outros a afirmarem o mesmo… Eu desconfio de duas coisas: produção pouco rigorosa e baixo controlo de qualidade. Portanto a questão de ter sido um lote defeituoso de certa forma está colocada de parte… Porque repara que neste caso são bicicletas compradas em alturas diferente de diferentes materiais…

Eu não ganho nem perco nada que a Canyon dê problemas… Aliás até houve uma pessoa aqui do fórum que quando teve um problema com sua me prontifiquei a ajudar. De estrada nunca pedalei em nenhuma, mas de btt sim e não gostei… Mas isto é apenas a minha opinião e minha visão das coisas partilho-a de forma honesta aqui sem segundas intenções.

Em relação à Trek igualar os preços da Canyon, julgo que estás enganado… Compara bem os preços das gamas equivalentes: as Emonda SLR’s com as Ultimate SLX e as Emonda SL com as Ultimate SL…

Dei a minha opinião acerca da baixa de preços mas posso estar enganado e dever-se a uma redução de custos que venha ter repercussões na qualidade do produto final. Isso só o futuro dirá.
 

otnemeM

Member
Agora não encontro os preços promocionais porque estou com pressa (mas acho que até os referiram neste tópico), mas a Emonda SL 5 (2017) está a 1999€ sem promoção e a Ultimate SL CF 7.0 a 1599€. 300€ de diferença que, com promoções ao nível do que aqui se referiu, vão ao ar num ápice - que é exactamente ao que me refiro acima, a tal margem que de repente estas marcas todas têm para baixar e mesmo assim nem começam a suar. Vejo, por exemplo, na edelrad, descontos de MILHARES... e isso para mim não cabe na cabeça que tenha que ver com diferenças de qualidade alguma.
 

DMA

Well-Known Member
Ainda...

Também nem têm 2 meses, se bem que hoje, o de trás ficou quase quadrado a evitar a minha entrada (que seria espetacular) na traseira de um skoda octavia. A sorte que o carro teve...


Abraço

Isso é um crime! :)
Anda lá que uma máquina dessas pede uns pneus à maneira. Há várias opções excelentes. Não são baratas, mas são dos melhores upgrades que podes fazer à bike :)
 

DMA

Well-Known Member
Neste momento há várias opções excelentes pois as marcas andam a investir bem e deram um belo salto evolutivo.
Temos a Continental com os famosos GP 4000 S II, a gama Power da Michelin, a gama Graphene da Vittoria e os Schwalbe One (ou Pro One). Neste momento estamos (enquanto consumidores) bastante bem servidos em termos de alternativas.
 

Medroso#78

Active Member
Boas,
tenho os Michelin GP4000sII, e os ultra sport (também Michelin), pouco mais de metade do preço (18€ cada), ligeiramente mais pesados, mas ainda mais resistentes.... não quero outros. ;)
 

mndf

New Member
Lamento, mas enquanto não derreter estes não vou trocar. Na antiga é que tenho os Continental, mas salvo erro são os Ultra Sport, e a partir de hoje é esta que vai começar a rolar, pelo menos nos dias mais húmidos ou de chuva vai ser assim.
 

gfrmartins

Well-Known Member
Boas,
tenho os Michelin GP4000sII, e os ultra sport (também Michelin), pouco mais de metade do preço (18€ cada), ligeiramente mais pesados, mas ainda mais resistentes.... não quero outros. ;)

Tens uns Michelin GP4000sII e uns Michelin Ultra Sport? Não terás antes uns Continental GP4000sII e uns Continental Ultra Sport?
 

DMA

Well-Known Member
Lamento, mas enquanto não derreter estes não vou trocar. Na antiga é que tenho os Continental, mas salvo erro são os Ultra Sport, e a partir de hoje é esta que vai começar a rolar, pelo menos nos dias mais húmidos ou de chuva vai ser assim.

Atenção eu disse que "era um crime" em tom de brincadeira; longe de mim querer "impingir" o que quer que seja :)
 

mndf

New Member
Atenção eu disse que "era um crime" em tom de brincadeira; longe de mim querer "impingir" o que quer que seja :)

Caríssimo, sem stress, e também o entendi dessa forma. Mas garanto que quando acabar com estes, vem para cá outra loiça! e possivelmente uma jantes também...mas na altura consulto aqui a bíblia...;)

Abraços!
 
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