• Olá Guest , participa na discussão sobre o futuro desta comunidade neste tópico.

Técnicas para subidas...

jfalcao

Member
Caros Amigos do Pedal,

Neste momento ando a aumentar a cadência nas subidas... mas não sei se estou a fazer bem...

Existe alguma técnica que aumente o nosso rendimento nas subidas?

Abraços,:cool:
 

Scorpio

Banned
jfalcao tens aqui o melhor tutorial que pode existir:

[video=youtube;HRFNKhNhhJQ]http://www.youtube.com/watch?v=HRFNKhNhhJQ[/video]

Abraço
 

scottbear

Member
nao te cansares antes de la chegares ou nem te atreveres a subir....;) tava a brincar

para mim a melhor tecnica e manter um ritmo certo, mesmo que elevado, durante toda a subida
 

SaintRider

Well-Known Member
Aumentas a cadencia, aumenta a tua frequencia cardiaca.....a questão aqui é encontrares o teu "Sweet Spot", muito devagar ...vais subindo...muito depressa...a pulsação dispara....arriscas-te a não chegar lá acima.

Como já dizia a musica "Listen to your Heart"...:cool: ele é que manda.

O ritmo certo é o ideal.
 
Não há uma "fórmula" para encontrar a cadência certa para uma subida!
Existe sim um todo da qual fará parte por exemplo um plano de treinos, uma boa alimentação, eliminar algumas gordurinhas (se for o caso), porque a subir tudo conta lol!
Como já foi dito e reforço, atenção à gestão do esforço, caso contrário aparece o tipo da marreta e zau!!
 

VANSEL

New Member
Tal como diz o video de Scorpio, cada um tem a sua maneira de subir. Alguns sentem-se melhor levantando-se, outros sentados. Embora o mais aconselhavel é um equilibrio entre os dois. A cadencia alta ajuda a ter o pedaleo mais solto e por isso não custa tanto. Mas o pulso sobe um pouco mais. O importante é que te sentas cómodo nas subidas. Mantém Sempre a mesma cadencia até o final, sempre o mesmo ritmo.
E não te esqueças, como se diz aquí na minha terra, "o que mata não é a bala senão a sua velocidade" por isso com calma, sempre chegas a porto.
 

mario_ajp

New Member
O Problema é que não há santa cadência que nos valha quando a inclinação chega aos 10%, é nessas alturas que sonhamos com uma pedaleira compacta.
 

Tiago Torres

New Member
Depende sobretudo da subida, e do contexto. Se for uma subida muito inclinada... ganhas mais em pedalar de pé, dando uso á força. Se a subida for pouco inclinada, ganhas mais se pedalares sentado aumentando ligeiramente a cadência... no entanto, o que vai determinar isso é a velocidade a que sobes. Se for pouco inclinada mas subires devagar, acho que mais vale ir de pé. Embora não haja concenso nas varias opinioes sobre esse assunto. Alguns especialistas dizem que se pedalarmos a subida toda em pé, numa cadencia relativamente alta (estilo Contador) os ganhos vão ser maiores (o desgaste também). Comigo resultava nos treinos, embora depois nas corridas optá-se sempre por ir sentado a maioria das vezes, não se notando grande eficácia do treino que fazia. (talves porque fazia nas provas de forma diferente do que como treinava)

No fundo acho que depende da forma como cada um se sente melhor, mas haver um equilíbrio entre as duas posições parece-me o mais acertado.
 

scottbear

Member
Subir sempre em cranks e o melhor. Tava no gozo. Com o hábito acabas por descobrir a o ritmo. Claro que este varia de subida para subida mas torna tudomais fácil. Eu começo a um ritmo baixo e depois se possível vou amentando a cadência consoante a energia disponível. De vez em quando lá passa um ninja armado em garanhao e lá se vai o restinho de energia disponível.
 

Ruben_Pais

New Member
Eu pessoalmente quando vou a sofrer numa subida, sento-me na pontinha do selim, mãos nas manetes e tento ir numa posição mais aero :)
 

sfajardo

New Member
Li numa revista que sentados devemos chegarnos mais para trás, levar bem o calcanhar até abaixo e procurar uma possição em que consigamos respirar bem (a respiração é mais importante que a força/resistencia) uma vez que posições aerodinamicas tal como levar as mãos nos drops só vai contrair o diafragma e dificultar a respiração. Subimos a baixa velocidade pelo que a aerodinamica pouco vai influenciar...
E também aconselharam muito treino :cool: não é só chegar á subida e pensar que porque temos uma tecnica xpto para subir vai ser facil...
 

Pauloruy

New Member
Treinar claro que sim, sem isso nada se faz.. Mas manter a cadencia nas subidas sem nunca baixar ritmo é importantissimo..
 

paradawt

Moderador
sfajardo,

Li exactamente isso na Ciclismo a Fundo. É importante estar numa posição confortável e que nos permita respirar fluentemente.
 

sfajardo

New Member
paradawt,

Foi onde li, e tal como vem lá escrito a respiração é uma das coisas mais importantes. Se não respirarmos correctamente a pulsação sobe e consequentemente o rendimento vai ser afectado.
Nessa edição vem um plano de treino para Audaces também muito bom para quem está a começar (mas parece que falta lá parte do artigo, fala nas zonas de treino mas depois não explica como as calcular, algo muito importante para os iniciantes compreenderem os treinos).
 

pemartins

Well-Known Member
sfajardo as zonas de treino sao calculadas tendo em conta patamares de percentagem da fc e o limite do lactato que deve ser calculado conforme o teste indica.
 
Top