• Olá Guest , participa na discussão sobre o futuro desta comunidade neste tópico.

Sustituir a transmissão

Daniel

Member
Boas, ainda não preciso de o fazer mas tenho curiosidade no seguinte:

- Quando se troca de pratos e/ou cassete é costume trocar também a corrente?

Já agora, normalmente, acontece coíncidir a substituição da cassete com o(s) prato(s)? Qual o componente da transmissão que costuma ser substituido primeiro?
 
Amigo o componemte que se troca primeiro é a corrente,2.500km e vai para o lixo.Porque se nao começa a danificar a cassete e pedaleira.
A cassete e pedaleira ja ouvi falar em pessoal que fez 30.000km e estava quase nova.
Por isso corrente comigo so faz 2.500KM.
 

Burning Dogma

New Member
O nosso colega Override uma vez ensinou-me o seguinte:

1ª corrente - 3500kms
2ª corrente - outros 3500kms
3ª corrente - até ao final da cassete e aí muda-se tudo

Com isto consegue-se que a cassete dure alguns 14000kms, o que é bastante bom. Os 3500kms é em correntes Campagnolo que alongam bem menos que as Shimano. Nas Shimano talvez seja bom mudar um bocado antes.
 

Tremoço

Member
Eu como ando ando sempre com ela bem limpinha o meu mecanico disse que por volta dos 4000km era para mudar, mas a minha ate começar a fazer barulhos durou 4800 depois mudei logo....
 

NO FLATS

New Member
Em relação aos pratos, tenho um colega meu com uma pedaleira 105 em que o prato 53 tem mais de 40000km claro que está pronto para ir para o lixo. As minhas correntes por norma troco-as por volta dos 4000km mais coisa menos coisa. Se for de Inverno dura menos.
A cassete é quando já não aceita corrente nova.
 

Burning Dogma

New Member
Eu como ando ando sempre com ela bem limpinha o meu mecanico disse que por volta dos 4000km era para mudar, mas a minha ate começar a fazer barulhos durou 4800 depois mudei logo....

Com 4800kms mudaste tudo? Isso é muito pouco, especialmente para material Campagnolo. Uma cassete faz 13000kms na boa e os pratos ainda fazem mais. Convém é ir mudando as corrente com alguma frequência, como referi no post acima.
 

Burning Dogma

New Member
Xiça, ou vocês andam muito ou gostam de deitar material bom para o lixo:eek:

3 correntes por cassete dá para muitos kms mesmo e não acredito que haja aqui muita gente a fazer 15000 ou mais por ano.
 

pedrofeijo

New Member
Hoje em dia tento muda-la assim que esta começa a fazer barulhos,penso que devido às folga que ganha.De forma a que não me danifique a cassete e os pratos do pedaleiro_Outra parte importante é não descurar a sua limpeza e lubrificação.De forma a garantir a sua longevidade.
 

patrick pires

Well-Known Member
Bem as minhas correntes não fazem mais de 4000km..
agora a cassete e pratos vao aguentar bastante, a que tenho neste momento ja deve andar a rondar os 20000km e ainda vai durar mais, isto porque os dentes ainda estão bons.
Mas ja tive uma corrente que me fez 25000km!!! claro esta foi até partir, a cassete fez uns 30000km.. mas ainda aguentava mais.
 
meus amigos isso de mediar as correntes ao Km é apenas uma estimativa tanto podem pecar por defeito como por excesso.
o que provoca o desgaste dos componentes é o alargar da corrente, a liga utilizada nas correntes por mais resistente que seja com a pressão exercida vai esticando, quando estica mais de 1% do seu tamanho original provoca desgaste não os na corrente como dentes da pedaleira e cassete.
o ideal seria mudar quando estica-se 0.75% mas para também não sermos mesquinhos nem desleixados façam o seguinte... comprem uma régua de medir correntes, pois elas existem e cada um de nos devia ter uma isso e barato e a longo prazo recuperam o dinheiro da régua.

PS: se em alguma loja de bikes alguém dizer que não precisam de régua ou nem as tem ou desvalorizam a sua utilidade, não confiem muito nessas pessoa o que eles querem e vender correntes e cassetes.
 
mais uma coisa, quando se compra qualquer componente que seja de marca com qualidade (ex:shimano e campagnolo) vem um manualzinho de como se monta e que cuidados a ter, descobri que muitos mecânicos nem isso fazem pois já troquei um quem me montou a corrente ao contrario e outro após me colacar a corrente 300km depois arrebenta-me em pleno sprint e fui bater na beira do passeio (cravou mal os elos). a partir dai comecei eu a fazer a minha mecânica e não voltei a ter problemas.
 

Burning Dogma

New Member
Nem mais, eu sigo os manuais à risca para evitar problemas. E também não quero que outros mexam na minha bike, prefiro ser sempre eu a fazer. A maioria dos mecânicos deve perceber menos de bikes do que qualquer um de nós.

Quanto às réguas, são boas para correntes Shimano. Nas da Campagnolo, indicam sempre menos do que na realidade. Isto porque as correntes da Campagnolo alongam muito menos que as da Shimano. A régua pode indicar que a corrente ainda nem alongou 0,5% e ela já passou de 1. No entanto, a corrente vai desgastando. Eu vou mudo consoante os kms vão sendo feitos.
 

salpicão

Member
Boas,
ao pedalar sinto um barulho tipo "tec, tec, tec" já verifiquei os prolongadores de vávula e outros componentes sujeitos a este barulho. Não tenho medidor de corrente. Será que a corrente está no fim?
Abraço.
 

ivan

New Member
pode ser corrente nas ultimas ou a partir como é o caso das 6700 e 7900 que foram substituidas pelas 6701 e 7901, pode ser os pedais algum rolamento gripado ou os cleats a dar as ultimas.
um caso engraçado pode ser o fecho do casaco a pegasita a bater no fecho e faz tec tec no meu casaco da cofides faz isso, E ENERVA-ME IMENSO hehe
a corrente se nao tens medidor ve nos elos a folga que tem e se os consegues torcer bastante
 

mariz

Member
Lol acho que tenho que mudar a corrente da minha bike. Já deve ter pra cima de 5000 km. Se mudar a corrente e pratos visto que quero meter uns maiores, acham que vou ter problemas com a cassete?
 

ivan

New Member
eu tenho uma mistura de componentes na transmisao e idades deles nem digo e funcionam bem,
em principio nao deves de ter problema na cassete, a corrente se queres um conselho compra wippermmann ou a KMC salvo erro o pessoal gosta bem delas, eu tenho usado da wippermmann e nao quero outra corrente sao resistentes em mais 30% que uma dura-ace.
Tem umm artigo numa Ciclismoafondo (espanhola) em que eles levaram um grupo Ultegra SL a teste e a corrente durou 18000 kms (diziam eles se fosse Dura-ace fazia mais 2000 pelo menos), algo que contradiz muito as tendencias de alguns vendedores e pessoal do forum, ja comigo normal as correntes passam os 10000 kms mas sempre com muito cuidado na limpesa e lubrificaçao
 

Override

Member
Eu sempre usei material campagnolo, e ate agora tem sido 5 estrelas.
Como disse o Dogma e muito bem, na estrada uma corrente que ande sempre limpa e lubrificada dura entre 3000 e 4000 km, dependendo do da força bruta do atleta e do tratamento que lhe da, nomeadamente aquelas trocas de mudanças em carga que até doi so de ouvir, ou entao andar a malhar num 53x25 com a corrente com um desvio colossal (expressão da moda).
Geralmente, fazia... 3 correntes para uma k7. Já os pratos, ui isso é como as pilhas duracel, ainda tenho os Chorus originais ja com mais de 35000 e estao la para durar.
Como se falou atras e bem, quando nos referimos ao btt as kilometragens por corrente diminuem para menos de metade devido ao desgaste provocado pelas areias.
 
Top