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Subir vs Descer vs Rolar

Morg

Well-Known Member
Há umas semanas experimentei forçar a respiração "correcta", encher a barriga quando se inspira e os batimentos baixam ligeiramente.
 
Fico cansado demais para o que seria a minha expectativa... :)


Subida média 69 rpm, max 106 rpm (normalmente subo a 80-85 mas aquela subida é inclinada :) )
Rolar média 85 rpm, max 104 rpm

Realmente confere!

No caso de ontem, um ponto que tb ajuda e que eu estava com compacto 50x11 e ele com 52x11 e fomos a abrir (top10 no strava). Att estou a pegar neste caso, mas é algo que já senti anteriormente, quando vou à frente canso-me muito. Vou experimentar ir com menos rotação e ver o que dá!

Tenta incluir no teu treino algum trabalho de cadência. Faço todas as semanas pelo menos um treino de 1 hora sem estar a aplicar muita potência mas com cadências médias bem acima de 100 rpm. Depois de algumas semanas deves sentir bastante diferença na facilidade em rolar a cadências mais altas. É algo que, para mim, dá bastante jeito, até pelas mudanças que tenho.

Vou dar-te um exemplo concreto: antes de fazer este treino de cadência, custava-me muito mais passar do 19 para o 17 dentes (não tenho o 18, obviamente). Sentia que quando o fazia, estava a pedalar em cadências bastante baixas, mais em força. Agora, faço-o de forma muito mais eficaz pois, quando meto o 17 dentes, já levo uma cadência suficientemente alta para não acabar a pedalar tanto em força.
 

Wawando

Well-Known Member
Obrigado pelas dicas. Acho que é capaz de ser falta de mais treino de endurance (ando nisto das biclas há pouco tempo).
Vou experimentar treinar cadências rápidas e variar a rotação. Eu acima das 100rpm fico desconfortável (a bicicleta "saltita"), tenho mesmo que treinar isto porque com compacto quando vamos depressa não há outra hipótese.
Eu acho que até me oriento bem com a respiração, e utilizo-a para baixar o bpm qd está em stress "sem razão aparente". Já agora para dar o filme completo, o meu bpm max são 194bpm e o ftp 340w (já testados e comparados várias vezes para ver se são mesmo correctos).
A ver vamos!
 

plx

New Member

jpacheco

Well-Known Member
Já reparei que quando estou a rolar o simples facto de baixar a cabeça no momento da expiração ajuda a expelir o ar (que acho ser o grande problema de quem começa a fazer desporto)... houve uma volta que usei essa "técnica" de 3 em 3 ciclos de respiração e pareceu-me bem :D Encurtando de 2 em 2 ciclos quando aumentava o ritmo. Baixar da cabeça sinto o "apertar" do externo e do pulmão que funciona como ajuda a expelir o ar. Ajuda também a definir ritmos de respiração para quem não sabe respirar :D

Depois vai de cada um... também quando estou nos drops sinto maior dificuldade na inspiração pelo facto de estar mais "apertado". São sensações marginais que em 100km fazem a diferença. Ninguém pensa nisso ate começar a dar o berro e depois pensa, "devia-me ter controlado melhor atrás" :D
 

plx

New Member
Isso é das mentalidades também. No ciclismo ha muito o habito de subestimar os pequenos detalhes. "Eh isto não faz diferença, aquilo tb nao" depois admiram-se quando chegam pessoas de outro lado e revolucionam tudo.
 

Carolina

Well-Known Member
eu acredito que a sky tenha revolucionado muita coisa, mas também muito do que dizem é bullshit.

em 2012 o wiggo não atacava porque "subir aos ataques" não era rentável, cansavas-te mais, bla bla bla, mas o froome ainda no outro dia subiu dessa forma.

se isso for mesmo uma técnica que funciona, de certeza que todos na equipa a experimentaram, no entanto só um é que a utiliza. isto leva a crer que essa conversa de ser uma técnica de respiração melhor é treta.

o froome anda daquela maneira porque se deve ter habituado a andar assim ou se sente mais confortável dessa forma.

para quem se quiser rir um bocado: http://chrisfroomelookingatstems.tumblr.com/
 

pratoni

Well-Known Member
em 2012 o wiggo não atacava porque "subir aos ataques" não era rentável, cansavas-te mais, bla bla bla, mas o froome ainda no outro dia subiu dessa forma.

Ao ler isso diria que quereriam dizer que não era rentável para ele porque ele de explosivo não tem nada...
 

Wawando

Well-Known Member
VOltanto aqui ao ciclista básico :), já cheguei a uma primeira conclusão que foi rápida: falta de treino a andar nos drops.
- Ao fim de 30 min a pedalar nos drops, tenho que andar um bocado com a cabeça para baixo pq fico com o pescoço todo lixado... Acho que vou ter que andar à froome :)
- Quando passo para os drops mantendo o mesmo power, a velocidade aumenta 2km/h mas a pulsação sobe 4bpm (!) WTF?? Tenho que fazer YOGA!

Falando com o meu amigo da bicla aero, quando ele põe nas aerobars na bicicleta, avança o banco para a frente cerca de 4cm) para compensar a mudança de posição.
A média de power dele no segmento a rolar foi 233w vs os meus 278w

Practice, practice, practice!!!
 

Carolina

Well-Known Member
Ao ler isso diria que quereriam dizer que não era rentável para ele porque ele de explosivo não tem nada...

Team Sky has been criticised for the often clinical, finely calculated way it rides and win many of the sport's biggest stage races. The dominant way they controlled the Tour de France and set up Bradley Wiggins and Chris Froome quickly lead somewhat malicious comparisons to Lance Armstrong's powerful US Postal Service team.

Again Brailsford throws back any criticism and insinuation.

"If people want the entertainment value of riders attacking each other, stopping, attacking each other again and again, then go back to 'old cycling', which will give you the capability to do that," he said.

"If you want clean sport and clean cycling, then it's going to be different.
You can't have it both ways. There's an element of reality about what were doing."

http://www.cyclingnews.com/news/brailsford-hits-back-at-accusations-and-criticism-of-team-sky
 

eletric0

Member
VOltanto aqui ao ciclista básico :), já cheguei a uma primeira conclusão que foi rápida: falta de treino a andar nos drops.
- Ao fim de 30 min a pedalar nos drops, tenho que andar um bocado com a cabeça para baixo pq fico com o pescoço todo lixado... Acho que vou ter que andar à froome :)
- Quando passo para os drops mantendo o mesmo power, a velocidade aumenta 2km/h mas a pulsação sobe 4bpm (!) WTF?? Tenho que fazer YOGA!

Falando com o meu amigo da bicla aero, quando ele põe nas aerobars na bicicleta, avança o banco para a frente cerca de 4cm) para compensar a mudança de posição.
A média de power dele no segmento a rolar foi 233w vs os meus 278w

Practice, practice, practice!!!

A elasticidade/flexibilidade nos drops faz todo o sentido baixar as bpm's pois tu com o desconforto em alguma coisa na bike fazem subir os bpm! Nos drops os lombares e a volta do pescoço também se treina!! Eu mais facilmente fico com as mãos dormentes a andar nos drops do que com dores no pescoço ou costas! É uma questão de habito!! :D
 

plx

New Member
Experimenta fazer este exercício. Aguentar a posição durante 1min e durante esse minuto ir aumentando a pressão. É um exercício que ajuda muito na bicicleta especialmente quem passa muito tempo sentado ou a conduzir e fica com essa zona muito comprimida.

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