Só porque sim, o 51, não faz diferença nenhuma para 50
Eu também faço BTT, ainda não tenho só 1 prato à frente, mas percebo claramente a vantagem, já várias vezes desejei ter monoprato. Em estrada, depende da utilização... 12xs com monoprato já chega para gravel, ciclocross, cicloturismo. E dependendo das pernas do ciclista pode também já chegar para tudo o resto.
A progressão num prato 48 logicamente deverá ser mais fácil do que num 50, e uma cassete com um prato de 33 torna-se mais leve do que com prato de 34. Ganhos marginais, mas reais. E acredito que ainda vamos ver pratos mais pequenos e cassetes maiores, eplorando a mesma lógica de funcionamento.
Dito isto, eu tenho Shimano em BTT e estrada, e gosto! Em BTT quando fizer upgrade para monoprato não ponho de parte a hipótese de mudar para 1x11 Shimano. Gostaria mesmo era de ver a Shimano a lutar no mercado tato a taco com a Sram e a Campagnolo - perderam muito do mercado de BTT para a Sram, e vão perde outra vez em estrada! E provavelmente quando conseguirem apanhar a Sram em estrada já eles inventaram mais alguma coisa!