• Olá Guest , consideras uma subscrição anual de 16€ para manter o fórum online? Se alinhas deixa a tua mensagem neste tópico.

SRAM eTAP AXS

jppina

Well-Known Member
Se já está comprado é montar e experimentar!! E depois vens cá dizer para todos ficarem a saber...

Na frente não vejo que possa haver problema, atrás por 1 dente também não deve haver crise...
 

petrix

Well-Known Member
SOIGNEUR
Na frente funciona sem problema, eu tenho pedaleira Ultegra R8000 50/34 com o desviador Force AXS... penso que em relação á cassete é que não deve funcionar bem, só mesmo testando... eu uso cassete e corrente Red.
 

petrix

Well-Known Member
SOIGNEUR
A questão do número de dentes ser 11/34 não é relevante, o desviador de caixa curta da sram dá para 10/33, ou seja a diferença é a mesma do que o 11/34, o problema é se trabalha bem em termos de afinação.
 

jppina

Well-Known Member
A questão do número de dentes ser 11/34 não é relevante, o desviador de caixa curta da sram dá para 10/33, ou seja a diferença é a mesma do que o 11/34, o problema é se trabalha bem em termos de afinação.
Não é aí que reside o eventual problema, de 10-33 para 11-34 é a mesma diferença, mas 34 dentes é um diâmetro maior que obriga a um "braço" (caixa) maior para lá chegar. Não antevejo problema nenhum por causa de 1 dente, mas como disse, é experimentar.

Em termos de afinação não há problema, o espaçamento de 12v é idêntico (tal como nas 11v - quando era 10v é que havia diferença e era com a Campagnolo...).
 

petrix

Well-Known Member
SOIGNEUR
Não é aí que reside o eventual problema, de 10-33 para 11-34 é a mesma diferença, mas 34 dentes é um diâmetro maior que obriga a um "braço" (caixa) maior para lá chegar. Não antevejo problema nenhum por causa de 1 dente, mas como disse, é experimentar.

Em termos de afinação não há problema, o espaçamento de 12v é idêntico (tal como nas 11v - quando era 10v é que havia diferença e era com a Campagnolo...).
Desculpa discordar, mas o diâmetro não tem nada a ver com o tamanho do braço, isso é afinado com um parafuso... o tamanho do braço é que dita a diferença de dentes que o desviador consegue aguentar, daí o de caixa longa ter um braço maior.
 

Arrombaj

New Member
Já me deixaram mais animado
Obrigado pelas vossas opiniões. Quando montar e testar reporto.

Também já tinha lido por aí que em termos de afinação não deverá ser o problema no desviador. É só mesmo se ele consegue lançar a corrente para o prato 34 da ultegra. Vamos a ver.
 

petrix

Well-Known Member
SOIGNEUR
Já me deixaram mais animado
Obrigado pelas vossas opiniões. Quando montar e testar reporto.

Também já tinha lido por aí que em termos de afinação não deverá ser o problema no desviador. É só mesmo se ele consegue lançar a corrente para o prato 34 da ultegra. Vamos a ver.
Nos pratos o "problema" é quando passas do prato pequeno para o grande, não podes aplicar muito esforço na pedalada e tem que estar bem afinado, mas atenção para não afinar o desviador demasiado para fora pois depois toca no crank.
 

Arrombaj

New Member
Nos pratos o "problema" é quando passas do prato pequeno para o grande, não podes aplicar muito esforço na pedalada e tem que estar bem afinado, mas atenção para não afinar o desviador demasiado para fora pois depois toca no crank.
Impecável. Obrigado pelas dicas.
 

Arrombaj

New Member
Olá camaradas das binas,
Para atualização da questão que coloquei poucas respostas acima:

Instalei, com sucesso, o kit de substituição Sram force eTap AXS, constituido por manetes, deviadores e pinças de travão (disco), em conjunto com cassete ultegra 12V 11-34, corrente KMC 12-Speed X12, mantive pedaleiro shimano 105 R7000 com pratos 50-34.

As minhas dúvidas eram:
- O desviador traseiro instalado tem como limite máximo 33 dentes, será compativel com a cassete ultegra 11-34?
- O desviador frontal funciona com pedaleiro shimano 105 R7000? As minhas dúvidas prendiam-se com o facto de o pedalero R7000 estar projetado para 11V e o sistema instalado sram é de 12v; para além de a diferença máxima de dentes entre o prato pequeno e o prato grande dos pedaleiros da série Force é de 13 dentes, no 105 R7000 a diferença é de 16 dentes.

O sistema está instalado e a funcionar, aparentemente bem (apenas teste de oficina). Depois do teste real em estrada virei cá com fotos e comentários mais esclarecedores.

No entanto para já:
A nivel do desviador traseiro, tudo parece funcionar bem. O sistema é um pouco ruidoso, algo que já tinha lido nas criticas (sobretudo em relação do Di2, que desconheço). Não é nada de extraordinário, pode ser dos componentes ainda não teram acamado, pode ser de serem componentes de marcas diferentes, como poderá ser do próprio sistema... mas para já, nada de grave.
A nivel do desviador frontal: a passagem 50-34 é perfeita em ambos os modos (manual e automático), a passagem 34-50 não tão perfeita em ambos os modos, requer algum cuidado e trabalho na regulação do desviador. Veremos como corre o testes de estrada.

Primeiras impressões do sistema instalado:
- Sistama muito simplista e discreto;
- Fácil de instalar e regular (no meu caso que não sou mecânico, seguindo o manual)
- Muito certinho e fluido na passem das mudanças, mesmo em várias de seguida;
- O módo automático de passagem do desviador frontal parece muito bom, vamos ver na prática;
- Toque (nas manetes) é muito bom e a resposta é dada no tempo perfeito.

Do que menos gostei, para já:
- manetes são mais volumosas (ou altas) que as minhas anteriores do sistema shimano R7000 (igualmente de travões de disco hidraulicos)
- a capa de plástico que envolve as manetes é um pouco solta. As shimano são mais rubustas, neste aspeto. Já tinha reparado neste aspeto em bicicletas de colegas que usam Sram, julgando que era desgaste... mas parece que não.
 

petrix

Well-Known Member
SOIGNEUR
Olá camaradas das binas,
Para atualização da questão que coloquei poucas respostas acima:

Instalei, com sucesso, o kit de substituição Sram force eTap AXS, constituido por manetes, deviadores e pinças de travão (disco), em conjunto com cassete ultegra 12V 11-34, corrente KMC 12-Speed X12, mantive pedaleiro shimano 105 R7000 com pratos 50-34.

As minhas dúvidas eram:
- O desviador traseiro instalado tem como limite máximo 33 dentes, será compativel com a cassete ultegra 11-34?
- O desviador frontal funciona com pedaleiro shimano 105 R7000? As minhas dúvidas prendiam-se com o facto de o pedalero R7000 estar projetado para 11V e o sistema instalado sram é de 12v; para além de a diferença máxima de dentes entre o prato pequeno e o prato grande dos pedaleiros da série Force é de 13 dentes, no 105 R7000 a diferença é de 16 dentes.

O sistema está instalado e a funcionar, aparentemente bem (apenas teste de oficina). Depois do teste real em estrada virei cá com fotos e comentários mais esclarecedores.

No entanto para já:
A nivel do desviador traseiro, tudo parece funcionar bem. O sistema é um pouco ruidoso, algo que já tinha lido nas criticas (sobretudo em relação do Di2, que desconheço). Não é nada de extraordinário, pode ser dos componentes ainda não teram acamado, pode ser de serem componentes de marcas diferentes, como poderá ser do próprio sistema... mas para já, nada de grave.
A nivel do desviador frontal: a passagem 50-34 é perfeita em ambos os modos (manual e automático), a passagem 34-50 não tão perfeita em ambos os modos, requer algum cuidado e trabalho na regulação do desviador. Veremos como corre o testes de estrada.

Primeiras impressões do sistema instalado:
- Sistama muito simplista e discreto;
- Fácil de instalar e regular (no meu caso que não sou mecânico, seguindo o manual)
- Muito certinho e fluido na passem das mudanças, mesmo em várias de seguida;
- O módo automático de passagem do desviador frontal parece muito bom, vamos ver na prática;
- Toque (nas manetes) é muito bom e a resposta é dada no tempo perfeito.

Do que menos gostei, para já:
- manetes são mais volumosas (ou altas) que as minhas anteriores do sistema shimano R7000 (igualmente de travões de disco hidraulicos)
- a capa de plástico que envolve as manetes é um pouco solta. As shimano são mais rubustas, neste aspeto. Já tinha reparado neste aspeto em bicicletas de colegas que usam Sram, julgando que era desgaste... mas parece que não.
Tal e qual eu tinha dito...;)
Em relação ao ruído, compras uma cassete Red e ficas com o problema resolvido... eu sei que tens uma cassete Shimano, mas mesmo da cassete Force para uma Red, em termos de funcionamento e ruído, é uma diferença abismal.
Estou á espera de uns pratos Absolute Black para os cranks Shimano, depois dou feedback em termos de funcionamento.
 

jppina

Well-Known Member
Para ele montar uma cassete Red tinha de trocar o cepo das rodas dele... Cassete Red + cepo XDR não fica barato para reduzir o ruído... eu cá preferia ficar com o ruído :D:D, mas cada um sabe de si ;)
 

petrix

Well-Known Member
SOIGNEUR
Para ele montar uma cassete Red tinha de trocar o cepo das rodas dele... Cassete Red + cepo XDR não fica barato para reduzir o ruído... eu cá preferia ficar com o ruído :D:D, mas cada um sabe de si ;)
Sim, é coisa para mais de 350€...:p
 
Top Bottom