Olá camaradas das binas,
Para atualização da questão que coloquei poucas respostas acima:
Instalei, com sucesso, o kit de substituição Sram force eTap AXS, constituido por manetes, deviadores e pinças de travão (disco), em conjunto com cassete ultegra 12V 11-34, corrente
KMC 12-Speed X12, mantive pedaleiro shimano 105 R7000 com pratos 50-34.
As minhas dúvidas eram:
- O desviador traseiro instalado tem como limite máximo 33 dentes, será compativel com a cassete ultegra 11-34?
- O desviador frontal funciona com pedaleiro shimano 105 R7000? As minhas dúvidas prendiam-se com o facto de o pedalero R7000 estar projetado para 11V e o sistema instalado sram é de 12v; para além de a diferença máxima de dentes entre o prato pequeno e o prato grande dos pedaleiros da série Force é de 13 dentes, no 105 R7000 a diferença é de 16 dentes.
O sistema está instalado e a funcionar, aparentemente bem (apenas teste de oficina). Depois do teste real em estrada virei cá com fotos e comentários mais esclarecedores.
No entanto para já:
A nivel do desviador traseiro, tudo parece funcionar bem. O sistema é um pouco ruidoso, algo que já tinha lido nas criticas (sobretudo em relação do Di2, que desconheço). Não é nada de extraordinário, pode ser dos componentes ainda não teram acamado, pode ser de serem componentes de marcas diferentes, como poderá ser do próprio sistema... mas para já, nada de grave.
A nivel do desviador frontal: a passagem 50-34 é perfeita em ambos os modos (manual e automático), a passagem 34-50 não tão perfeita em ambos os modos, requer algum cuidado e trabalho na regulação do desviador. Veremos como corre o testes de estrada.
Primeiras impressões do sistema instalado:
- Sistama muito simplista e discreto;
- Fácil de instalar e regular (no meu caso que não sou mecânico, seguindo o manual)
- Muito certinho e fluido na passem das mudanças, mesmo em várias de seguida;
- O módo automático de passagem do desviador frontal parece muito bom, vamos ver na prática;
- Toque (nas manetes) é muito bom e a resposta é dada no tempo perfeito.
Do que menos gostei, para já:
- manetes são mais volumosas (ou altas) que as minhas anteriores do sistema shimano R7000 (igualmente de travões de disco hidraulicos)
- a capa de plástico que envolve as manetes é um pouco solta. As shimano são mais rubustas, neste aspeto. Já tinha reparado neste aspeto em bicicletas de colegas que usam Sram, julgando que era desgaste... mas parece que não.