Desculpem lá a expressão mas deixem-se de punhet@s mentais!
De forma simplistas as 3 bicicletas de que se está aqui a falar tem propósitos diferentes:
- A Tarmac é a bicicleta “clássica” que acima de tudo pretende oferecer a melhor relação rigidez/peso. Portanto é uma bicicleta com um quadro que tenta ser o mais rígido possível com o menor peso. Esta filosofia privilegia sobretudo o desempenho em subidas.
- A Venge é uma bicicleta “aero” que tal como o nome indica tem como objectivo a eficiência aerodinâmica. Em termos de geometria não difere em muito da Tarmac. A principal diferença prende-se com a as formas dos tubos do quadro que estão pensados para melhorar a aerodinâmica. O “preço” que se paga por essa eficiência é em termos de peso. As bicicletas aero por norma são mais pesadas que as anteriores. Portanto, na teoria, aquilo que se ganha sobretudo em plano de certa forma penaliza quando se sobe.
- A Roubaix é uma bicicleta tal e qual como as outras duas mas que foi desenhada e concebida a pensar mais no ciclista do que propriamente na performance. Para isso em termos de desenho do quadro aumentou-se o comprimento da testa e a distância entre eixos assim como se “abriram” os ângulos dos tubos. Em termos da concepção do quadro também se privilegia um pouco mais a flexão do que a rigidez e isso traduz na forma como as camadas de fibra de carbono são colocadas. Tudo com o objectivo de tornar a bicicleta menos agressiva para o ciclista. Por isso é que se diz que são bicicletas pensadas para longas jornadas porque são menos “exigentes” para o corpo do comum mortal.
Já agora convém referir que apesar de nunca ter tido uma Venge tive a oportunidade de andar bastante nesse modelo.
Agora a realidade… Sidorio e os outros… Achas que para o comum mortal ou weekend warrior essas diferenças são assim tão gritantes. A verdade é que não são. Só a partir de determinados patamares é que essas diferenças se começam a tornar mais relevantes. Achas que vais fazer má figura, que te vão descarregar ou que não te vais desenrascar por ires numa Roubaix em vez duma Tarmac??? Haja pernas, pulmão e coração e não fazes má figura em nenhuma delas! Ao nosso nível não é por aí! Até te digo mais, dois tipos em igualdade de condições físicas, vai ter mais vantagem aquele que tiver a bicicleta em que melhor encaixar e puder ser mais eficiente do ponto de vista aerodinâmico… E antes que te ponhas com ideias de bicicletas aero… digo-te já que aquilo que te dá mais ganhos aerodinâmicos começa por ser a tua postura! Primeiro o ciclista e só depois é que vem o material.
Vê lá não faças como muita gente que conheço que tem uma bicicleta xpto de corrida e mandam logo cortar a forqueta mas depois as mãozinhas nunca vão nos drops porque não há flexibilidade para tal.
Sidorio, deixa-te de andar a pensar nas margens de lucro das grandes marcas e nas teorias de se é mais ou menos de corrida… Entre uma Tarmac SL4 Sport ou uma Roubaix SL4 Sport, as principais diferenças que qualquer comum mortal vai sentir é em termos posição, aceleração e reactividade. Vai a uma loja, coloca o problema e diz que queres experimentar os dois modelos no teu tamanho de preferência
… Tira as tuas próprias conclusões!
Se realmente queres opiniões úteis por parte do fórum, deixa de relatar o teu processo de decisão e fala-nos de ti… Se és alto/baixo, gordo/magro, se és flexível ou és um cepo, etc… São tudo informações mais relevantes para a escolha da geometria e do tamanho da bicicleta do que as voltas que dás ou as médias de velocidade que fazes… Se não te quiseres dar a esse trabalho… compra a que vier na cor que gostas mais! LOL