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Semáforos - Sinal vermelho...como proceder?

RSilva

Well-Known Member
"mão levantada" e aconselho todos os outros a "levantarem" também ;)

para ser curto e grosso posso dizer que nos cruzamentos respeito os stops e vermelhos, apenas costumo passar vermelhos reguladores de velocidade (sem cruzamentos), que diga-se, não foram criados a pensar nas bicicletas que andam abaixo dos 50Km/h :rolleyes:
 

pratoni

Well-Known Member
SOIGNEUR
se eu um dia conseguir activar um semáforo de velocidade controlada a andar de bike, até tinha orgulho em parar no semáforo... :p
 

RSilva

Well-Known Member
eheheh...

pratoni isso também eu...

o problema são os carros que não respeitam os limites de velocidade (50 ou 70 Km/h) e deixam o sinal vermelho de presentinho aqui para a malta...
 

pratoni

Well-Known Member
SOIGNEUR
quando é assim é muito raro parar, só se houver uma passadeira e vir que há peões por perto...
 

Plobo

New Member
Já que estamos a falar nas regras de trânsito e em complemento ao post anterior onde indicava um artigo com as regras relativas à condução de bicicletas, cá vai um resumo das principais alterações do Código da Estrada, que entram em vigor no fim do ano (retirado do site da FPC):

Entre as mudanças mais significativas estão as seguintes:

- Na ausência de sinalização específica, passa a aplicar-se a regra geral de cedência de passagem, com prioridade para quem circula pela direita, independentemente de ser um automóvel ou uma bicicleta
- Passa a ser permitida a circulação a par de dois velocípdes
- Nas ultrapassagens os condutores devem guardar uma margem de segurança de 1,5 metros face aos ciclistas, devendo abrandar a velocidade para executarem a manobra de ultrapassagem
- Os ciclistas deixam de ser obrigados a circular em ciclovias quando estas coexistam com outras vias, podendo optar pelo percurso que considerem mais favorável
- Acaba a obrigatoriedade de circular o mais à direita possível, podendo os ciclistas reservar uma margem de segurança face à berma
- As passagens para velocípedes são equiparadas às "passadeiras" para peões, tendo os condutores de outros veículos de ceder a passagem às bicicletas nos atravessamentos das estradas por ciclovias
- Permissão para que as crianças até aos 10 anos circulem de bicicleta pelos passeios (Nota: "ai não se podia?")
- Autorização de transporte de crianças em atrelados em qualquer via

Infelizmente, e como já tinha mencionado por aqui a chamada regra do "IDAHO STOP" não foi contemplada. Essencialmente demonstra-se que desnecessário e até é MAIS PERIGOSO parar completamente num stop, que abrandar e passar com cuidado. No entanto, esta regra que é cada vez mais implementada em muitos países, não se aplica aos semáforos. Ou seja, mesmo onde não é obrigatório parar nos stops, a paragem no vermelho é considerada imprescindível.
 

pratoni

Well-Known Member
SOIGNEUR
eu acho que estas alterações já são um bom avanço em relação ao que existia, só falta é implementá-las e divulgá-las, e aí é que normalmente a coisa falha...
 

Plobo

New Member
Parece que a FPC começou uma campanha de divulgação:
RuiCosta_Site.jpg
 

gonpalco

Member
- Na ausência de sinalização específica, passa a aplicar-se a regra geral de cedência de passagem, com prioridade para quem circula pela direita, independentemente de ser um automóvel ou uma bicicleta
- Passa a ser permitida a circulação a par de dois velocípdes
- Nas ultrapassagens os condutores devem guardar uma margem de segurança de 1,5 metros face aos ciclistas, devendo abrandar a velocidade para executarem a manobra de ultrapassagem
- Acaba a obrigatoriedade de circular o mais à direita possível, podendo os ciclistas reservar uma margem de segurança face à berma
- As passagens para velocípedes são equiparadas às "passadeiras" para peões, tendo os condutores de outros veículos de ceder a passagem às bicicletas nos atravessamentos das estradas por ciclovias

Isto num pais nórdico (civilizado???), teria resultado prático.
No país onde (vivemos) vivo (grande Lx), e até prova em contrário, irei seguir as minhas regras:
De bike, é sempre com cuidado, nunca pensar que temos prioridade, e sempre (mas mesmo sempre!) estar na defensiva.
Andar sempre visível (colete), usar capacete
E a partir do 40/50, é ir no meio da via, que há scooters que andam a essa velocidade.



- Passa a ser permitida a circulação a par de dois velocípdes

Quanto a esta, e sendo também automobilista e motociclista, não posso estar de acordo e acho perfeitamente ridículo e perigoso (ao nível de tractores/carroças).
E lá está, a lei pode ser mudada, e podem estar cheios de razão.
No entanto, acontecendo algo errado, estarão cheios de razão no cemitério ou no deitados a recuperar....


PS - Tenho verificado uma mudança radical na postura dos condutores da Carris, onde no "antigamente", passavam tangentes (para ver que cor eram os parafusos do bidon!) e hoje, ultrapassam como gente grande. Talvez um dia, tal e qual como ocorreu com as motas, onde no príncipio nos 80s/90s, eram simplesmente encostados e outras coisas que sinceramente nem deixam vontade de comentar, hoje são "respeitados", havendo já muitos que ajudam no cozer do trânsito, cedem passagem, etc...
 

jmourao

New Member
eu acho que estas alterações já são um bom avanço em relação ao que existia, só falta é implementá-las e divulgá-las, e aí é que normalmente a coisa falha...

As alterações são muito boas, mas se os senhores ciclistas continuam a passar vermelhos creio que o trabalho todo que a MUBI entre outras organizações tiveram vai ser desperdiçado, diria em vão mesmo
 

pratoni

Well-Known Member
SOIGNEUR
Parece que a FPC começou uma campanha de divulgação:
RuiCosta_Site.jpg

Não quero parecer do contra e acho bem aproveitarem a (ainda pequena) notabilidade do Rui Costa para criar mais impacto.

Mas o que é que esse cartaz traz de novo em termos de divulgação da novas regras que, lembremos, ainda não estão em vigor?

O texto da bola azul não dará para ler a mais de 1 metro de distância...

Este poster serve para sensibilizar apenas, o que já é um passo...
 

Dono do asfalto

New Member
Estas regras entram em vigor em 2014? Gostei do que li, acho que é uma forma de proteger cada vez mais os ciclistas. O ter de parar nos vermelhos em qualquer circunstância sinceramente acho que tem de ser igual para todos, poder optar pela estrada em vez da ciclovia acho muito bem pois uma bike de estrada...é para isso mesmo, andar na estrada. Como já foi dito aqui, ciclovias em Portugal não há assim tantas, e as que existem (aqui na EA existe), para quem treina é sempre chato pois apanhamos nas ciclos pessoal a correr, caminhar e muitas vezes crianças a andar de bike. Antes de ter a bike de estrada, andava numa bike de montanha e sempre que escolhia a EA para andar, colocava-me sempre na ciclovia. Agora com a de estrada...sinto-me mais confortável na estrada. No entanto há que respeitar todos os utentes que nela circulam.
Boas pedaladas;)

Já que estamos a falar nas regras de trânsito e em complemento ao post anterior onde indicava um artigo com as regras relativas à condução de bicicletas, cá vai um resumo das principais alterações do Código da Estrada, que entram em vigor no fim do ano (retirado do site da FPC):

Entre as mudanças mais significativas estão as seguintes:

- Na ausência de sinalização específica, passa a aplicar-se a regra geral de cedência de passagem, com prioridade para quem circula pela direita, independentemente de ser um automóvel ou uma bicicleta
- Passa a ser permitida a circulação a par de dois velocípdes
- Nas ultrapassagens os condutores devem guardar uma margem de segurança de 1,5 metros face aos ciclistas, devendo abrandar a velocidade para executarem a manobra de ultrapassagem
- Os ciclistas deixam de ser obrigados a circular em ciclovias quando estas coexistam com outras vias, podendo optar pelo percurso que considerem mais favorável
- Acaba a obrigatoriedade de circular o mais à direita possível, podendo os ciclistas reservar uma margem de segurança face à berma
- As passagens para velocípedes são equiparadas às "passadeiras" para peões, tendo os condutores de outros veículos de ceder a passagem às bicicletas nos atravessamentos das estradas por ciclovias
- Permissão para que as crianças até aos 10 anos circulem de bicicleta pelos passeios (Nota: "ai não se podia?")
- Autorização de transporte de crianças em atrelados em qualquer via

Infelizmente, e como já tinha mencionado por aqui a chamada regra do "IDAHO STOP" não foi contemplada. Essencialmente demonstra-se que desnecessário e até é MAIS PERIGOSO parar completamente num stop, que abrandar e passar com cuidado. No entanto, esta regra que é cada vez mais implementada em muitos países, não se aplica aos semáforos. Ou seja, mesmo onde não é obrigatório parar nos stops, a paragem no vermelho é considerada imprescindível.
 

plx

New Member
Eu tento cumprir com as regras se bem que nem sempre é fácil cumprir na totalidade. :p
Tenho muita dificuldade em parar nesses semáforos de controlo de velocidade quando já vou bem embalado e ainda por cima foi outra pessoa que o activou...
É proibido circular na berma mas se não fosse a berma eu já teria sido atingido pelo menos umas duas vezes porque os condutores não se esforçam para dar o mínimo de espaço quanto mais os 1.5m. Quando sinto um carro por trás quase a ultrapassar-me encosto-me um pouco para a berma e por 2 vezes se não o tivesse feito com a trajectória que o carro demonstrou teria ido logo ao tapete :mad:

Aqui ha muito condutor estrangeiro e verifiquei uma tendência curiosa. Mais de 90% dos condutores que me ultrapassam com a distancia de segurança são estrangeiros.
E não são espanhóis! Aqui há muitos mas entre eles e os portugueses venha o diabo e escolha. :mad:
Isto generalizando. É obvio que há gente boa e ma em todo o lado
 

Plobo

New Member
se eu um dia conseguir activar um semáforo de velocidade controlada a andar de bike, até tinha orgulho em parar no semáforo... :p

Eu acho que para além de ser obrigatório parar, deviam aparecer duas "meninas da volta" e um fotógrafo, para registar condignamente o momento.
Quanto à história de parar nos STOPS, fica aqui este vídeo, que explica bem a diferença entre andar de carro de de bike. É que, por idiota que pareça para os ciclistas, muitos problemas só existem porque grande parte dos condutores (e dos legisladores) nunca sentou o rabo numa bicicleta.

[video=vimeo;4140910]http://vimeo.com/4140910[/video]
 

Dono do asfalto

New Member
E capacete? Ainda não é obrigatório usar???? E porque pergunto isto? É que hoje cruzei-me com 2 ciclistas (2 fulanos na casa dos 50 anos com bikes de estrada antigas) que não levavam capacete. Não sei se são antiquados, mas mete-me impressão qualquer pessoa que ande de bike não usar capacete. Acho que devia ser obrigatório, e não apenas aconselhável. Ah, e hoje já fiz a acção do dia, parei num vermelho mesmo sabendo que não havia carros do outro lado...acho que não estive mal;);););) E a partir de agora paro sempre:)
 
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