Bem...o certo é que esta filosofia "aero" parece estar a ganhar fôlego. Eu assumo-me um pouco céptico. Mas estou sempre disposto a aprender com quem perceba de física (já que eu sou literalmente nabo nesse aspecto)
É que olhando de frente para o conjunto bike + ciclista, não será de esperar que o grosso da resistência ao fluxo do ar venha do ciclista e não da bike? O que me leva a questionar: o que de facto se ganha com estes quadros? Não estaria eu melhor servido, poupando os +5000 euros e melhorando a minha posição na bicicleta?
Agora se me disserem que, num conjunto perfeitamente optimizado do ponto de vista aerodinâmico, este quadro poupa umas dezenas de joules, eu calo-me. Mas também digo que aí já entramos no capítulo da performance competitiva, onde reza o cliche que cada segundo conta.
Este é a meu ver o grande problema dos dias de hoje. Ao ler a propaganda das marcas é preciso ter em atenção se as soluções apresentadas funcionam; se se adequam à minhas necessidades e, finalmente, se valem o que custam.
É que olhando de frente para o conjunto bike + ciclista, não será de esperar que o grosso da resistência ao fluxo do ar venha do ciclista e não da bike? O que me leva a questionar: o que de facto se ganha com estes quadros? Não estaria eu melhor servido, poupando os +5000 euros e melhorando a minha posição na bicicleta?
Agora se me disserem que, num conjunto perfeitamente optimizado do ponto de vista aerodinâmico, este quadro poupa umas dezenas de joules, eu calo-me. Mas também digo que aí já entramos no capítulo da performance competitiva, onde reza o cliche que cada segundo conta.
Este é a meu ver o grande problema dos dias de hoje. Ao ler a propaganda das marcas é preciso ter em atenção se as soluções apresentadas funcionam; se se adequam à minhas necessidades e, finalmente, se valem o que custam.