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Rodas para competição

X-Lite 500

New Member
Boas pessoal!

Estou a abrir este tópico porque eu estou a precisar de comprar umas rodas para competição e estou mesmo muito baralhado pois há muito por onde escolher.
Eu neste momento estou muito "inclinado" para as Zipp 404 Carbon Clincher, pelo facto de serem todas em carbono, para pneu e um aro de 58mm. Só que eu gosto dos aros em em forma de "V" ou não mais largos que a pista de travagem, o que não acontece com as Zipp.
Pessoal, acham que por esta razão (a dos aros das Zipp serem "largos") devo ponderar a sua compra? É que sendo elas umas das mais leves do mercado e penso eu serem feitas de bom material seria uma boa escolha.
Qual a vossa opinião? Conhecem ou têm estas rodas?
Se tiverem outras sugestões também aceito.

Agradeço a colaboração,
Abraço.
 

X-Lite 500

New Member
Mas em tubular é para quem está numa equipa onde os mecânicos tratam das bicicletas quase todos os dias. Enquanto for eu a "sustentar" a minha bicicleta será em pneu. Mas aceito a vossa opinião.
 

ALNM

Member
Porque é que tubular "é para quem está numa equipa onde os mecânicos tratam das bicicletas quase todos os dias"? :confused:
Existem equipas "onde os mecânicos tratam das bicicletas quase todos os dias"? :)

P.S: não há muitas rodas de carbono para "clincher" que tenham a pista de travagem em carbono. A Zipp lançou muito recentemente esse modelo. Eu esperaria para verificar o resultado.
 

X-Lite 500

New Member
Tubular precisa de mais manutenção do que um pneu e além de ser mais caro. E imaginemos, ocorre um problema qualquer numas rodas que tenho para treinar, é mais prático e mais fácil substituir uma câmara de ar do que um pneu tubular. Estou certo?

A frase que usei "é para quem está numa equipa onde os mecânicos tratam das bicicletas quase todos os dias" não foi muito bem escrita mas queria-me referir á questão da manutenção de que os pneus tubulares precisam.

Corrijam-me se o meu pensamento estiver enganado...
 

SBRDYDY

Well-Known Member
não precisa de nenhum tipo de manuntenção e colar, encher de liquido tapa furos para ter mais segurança contra furos e andar nelas.
agora para treinar melhor levar uma roda com pneus sem duvida.
mais para competir sem duvida o tubular é muito melhor.
da só uma olhada nos que os profissionais usam.
 

X-Lite 500

New Member
Sim, eu sei que os elites usam Tubular e raros são os que usam pneu.
Mas também posso dizer que um elite me aconselhou a comprar rodas de pneu.
E hoje em dia já existem pneus muito semelhantes aos tubular. o caso dos pneus que tenho agora Continetal GP Supersonic.
Mas o que quero não é uma roda somente para competição, quero uma roda que se por acaso existir um percalço eu possa leva-la para treinar. Por esta mesma razão e que decidi que era melhor escolher uma roda de pneu.
 

spartaan

New Member
Boas,
Eu no teu lugar escolheria umas para clincher, já tive tubular há uns anos atrás e apesar de nunca ter furado, acabei por desistir de as usar. Deixo-te aqui um site, pode ser que vejas algo do teu gosto, mas como dizes, e bem, há muito por onde escolher. Eu até estou inclinado para as Furka Competition, e já agora para além do site do fabricante, dou-te um outro onde são mais (baratas).
Nota: As Furka Supersport podem ser utilizadas com (STANDARD brake pads), que é muito bom.

http://www.edcoengineering.nl/bicycle-components/wheels/road-2011.html

http://www.vosdfd.nl/documents/online_editable_page_3.php

Cumprimentos,

A.da Silva
 

X-Lite 500

New Member
Obrigado, spartaan!

Mas a minha opinião é mesmo comprar umas rodas como referiu, de pneu ou clincher como lhe quiser chamar.

Abraço.
 

ALNM

Member
X-Lite 500, eu acho que criaste uma grande confusão porque pediste a opinião de umas rodas de carbono e de perfil alto para competir. Eu estou totalmente de acordo com o SBRDYDY por isso fiz aquele comentário. De facto aquilo é só colar e encher.

Nem vale a pena discutir as vantagens/desvantagens do tubular em relação ao pneu normal. O que está aqui em causa é outra coisa: basta pensar que não existem muitas marcas de rodas de carbono para clincher que tenham a superficie de travagem também em carbono. A razão é que, devido à forma como a câmara de ar encaixa no aro, um pneu de câmara de ar, ao contrário do tubular, sujeita a zona exterior do aro (onde está a superficie de travagem) a forças de corte às quais o carbono não é tão resistente como o alumínio. Por isso, a maior parte das rodas de carbono para pneu têm a superfície de travagem em aluminio o que penaliza significativamente o peso. A Reynolds foi das primeiras a introduzir, há muitos anos, rodas totalmente em carbono para pneu.

Recentemente outras marcas - muito poucas - também têm vindo a fazê-lo. Das conceituadas a Zipp introduziu agora essas que referes. Por serem novas (neste aspecto) eu procuraria por uma opinião, não sobre as Zipp 404 em geral, mas sobre estas especificamente.

Por outro lado deduzo do teu último comentário que afinal também quererás utilizá-las em treino. Pior ainda... mais cuidado eu teria.
 
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