Primeiro de tudo tens que saber o que realmente pretendes com essas mesmas rodas, um pouco como quando se escolhe a bicla e o que é que se pretende dela, mais comforto, mais performance etc (se é que entendes onde quero chegar).
Vou deixar aqui a minha opinião baseado no que tenho lido e porque também tenho umas de perfil (38). Como já aqui disse á algum tempo (e retirado de opiniões de revistas), para quem não tem hipóteses de ter dois pares de rodas, a solução é definitivamente encontrar umas com um bom peso e já agora relativamente aerodinâmicas, e neste caso quase todas as opiniões convergem para as de aluminio, devido ao custo beneficio das mesmas.
Para quem pode ter dois pares diferentes de rodas, aqui já é um pouco mais complicado (e apenas vou falar nas de perfil porque é sobre estas que perguntas). Eu no meu caso comprei o tal segundo par de perfil e de pneu com a intenção de serem mais para rolar, até porque cerca de 80% das voltas que dou são mais roladoras que outra coisa (mesmo passando por rampas de 12%(poucas de preferência
), mas estas são sempre relativamente curtas e com altimetrias a rondarem os 800m para voltas de 70 Km) porque:
1º- Como sou pesado, só tenho a ganhar com o facto destas serem de perfil mais alto, pois são bastante mais rijas que qualquer umas de aluminio (não só devido ao tamanho do aro como do comprimento dos raios, e ainda por cima pouco mais pesadas do que as que eu tenho de perfil mais baixo, e também a maior parte das rodas de gama média anda entre 1500g e 1800g mais coisa menos coisa, por isso a diferença não é assim tão grande ( no meu caso anda á volta de 70g
).
2º- Queria uma roda prática para não me chatear muito com a historia de trocar de calços sempre que trocasse de rodas, no caso destas serem totalmente em carbono, devido ao facto de as poder vir a estragar devido a limalhas.
3º-Sendo pesado interessa-me bastante ter uma melhor performance na travagem, coisa que as de aluminio são bem melhores que as de carbono.
4º- De pneus devido uma vez mais a estas se tornarem mais praticas para mim, assim posso trocar de pneus em casa sem me chatear muito com a colagem, visto que gosto de ser eu a mexer na minha bicla, e a colagem dos tubys ainda dá um pouco de trabalho. Não ando também tão preocupado com os furos.
5º- Se calhar este até foi um dos factores mais importantes
, a nivél estético a bicla sempre ficou um pouco mais apelativa, e já agora um pouco mais aerodinâmica, já que é a rolar que ainda dou alguma luta aos meus companheiros de volta
.
Estas foram as razões principais que me levaram a escolher estas rodas, quanto á minha experiência só tenho a dizer que gosto muito delas, noto que ganho em média 2 a 4 km/h, nos dias em que estou com pica
, mas apenas acima dos 28km/h, parecem mais confortaveis que as minhas de perfil mais baixo mas acho que a razão principal vem dos pneus (tenho uns gp4000s nas de 38 e uns Ultremo nas de perfil baixo), e como sou pesado a verdade é que quase nem noto diferença para as de perfil mais baixo a subir, porque tudo o que sobe para mim é martirio, mas esse problema é mais meu que das rodas
, o único revés que encontrei foi a descer com muito vento cruzado em que tive de abrandar bastante, pois meteu cagaço ( tenho uma revista francesa em que o autor diz que numa descida do Mont Ventoux com umas rodas lightweight teve de ir abrandando até que quase parava, lembrei-me disso nesse dia).
Como informação, podes ficar com a ideia de que para quem tem um quadro mole um dos truques é colocar precisamente umas rodas mais rijas para se ganhar um pouco mais de performance (o oposto também é viavél).
Só um pouco mais de paleio, não te esqueças que a rolar conta mais a aerodinâmica do que o peso ( e até podes ganhar com um pouco mais de peso devido á energia cinética das mesmas que é menor num par mais leve, isto desde que tenhas pernas para as manter aceleradas).
Deixo aqui dois comentários que te podem ajudar ou confundir um pouco mais.
In summary, wheels account for almost 10% of the total power required to race your bike and the dominant factor in wheel performance is aerodynamics. Wheel mass is a second order effect (nearly 10 times less significant) and wheel inertia is a third order effect (nearly 100 times less significant). The best wheels in terms of performance are the ones that are lightweight, aerodynamic, don’t rub brake pads and are strong enough to get you to the finish line. The problem with these high performance wheels, though, is that they sacrifice on the other two key variables important in wheel selection: durability and price. High performance wheels are neither durable nor cheap. Nothing is ever easy, is it?
"tirado do site da Zipp, nota que foi com a versão pneu"
Using the PowerTap version of the 900 clincher, Jordan Rapp posted
the fastest bike split at Wildflower in 2009 and the bike course
record at Ironman Arizona in 2008
Desculpem a demasia no palavriado.
Boas pedaladas