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Rodas de carbono quais as melhores?

vitor bianchi

New Member
Boa noite caros colegas do forum...
Estou a pensar em comprar umas novas "jantes para o meu ferrari":D
Mas estou indessiso entre duas marcas que são:As fulcrum raicig carbon e as rodas zipp 404 ou 303 todas elas para de utilisação de peneu. Sera que me podem dar uma ajuda e dar a vossa opinião sobre a fiavilidade desempenho ? Muito obrigado e comprimentos...
 

NiKES

New Member
O que eu acho, é que para comprar um tal par de rodas, não compensa ser de pneu, tens que ir para os boyaux ;)
 

Sintace

New Member
ZIPP 303 é de certo uma boa compra. Isto é a minha opinião pois penso que as 404 já têm um aro demasiado alto para quem não faz competição, é certo que também n sei se o fazes ou não. As Fulcrum também são uma boa compra com certeza...

Mas queres um conselho...
Fast Foward. Têm um peso bastante bom e são mais baratas...Bastante mais!
Apesar de ser um bocadinho mais pesado iria para o Pneu pois se queres andar por aí com elas compensa, já que com o boyaux se furas ficas por ali pois n há mesmo remédio...No entanto se for para correr Boyaux sem dúvida.
 

moina

New Member
Na minha opinião iria para as Zipp 303 acho uma roda bastante versátil e muito boa, tem uma particularidade em questão de rolar parece um Rolex. Eu já mandei vir umas para mim.;)
 

ivan

New Member
ja pensas-te na gama da Ritchey nas Apex wcs ou nas Apex pro aqui são pouco conhecidas mas nos USA tem bom feedbak
 

duchene

Well-Known Member
Vitor, era do teu interesse colocares um pouco mais de informação para que te possam ajudar sem andar a atirar para o ar...

Qual o objectivo da compra das rodas? Tirar peso, ganhar aerodinâmica? Qual o orçamento? Que rodas pretendes substituir?

Tudo isto são dados que poderão ajudar a ajudar, passe a redundância...
 

vitor bianchi

New Member
Boas duchene...
Actualmente tenho umas rodas que são as mavic ksyrium sl e estou bastante satisfeito com elas pois são polivaletes e até hoje teem dado bem conta de si...
O meu objectivo é ficar com dois bons pares de rodas e nestas que pertendo comprar ganhar um pouco mais de aerodinamica e se possivel reduzir um pouco o peso...
comprimentos.
 

patrick pires

Well-Known Member
Se vives numa zona de montanha com algo de plano penso que tiras melhor proveito com as Zipp 303 de Tubular.. baixo peso (1,100kg), são polivalentes o suficiente.. ou as Zipp 202.
As zipp 404 de Tubular.. baixo peso (1,100kg)+/-, penso que estao mais indicadas pelo seu perfil para zonas planas, aí sim tiras o proveito delas..
Agora de pneu qualquer roda deste perfil pesa no minimo 1,700kg e muito sinceramente pelo preço para mim ficava com as que tens.. as mavic ksyrium, se vires bem o peso anda a rondar o mesmo!!
Imagina o que é subires uma montanha com umas rodas de perfil (pneu) e arrastar quase 2kg.. :rolleyes:
 

MJRocha

New Member
Primeiro de tudo tens que saber o que realmente pretendes com essas mesmas rodas, um pouco como quando se escolhe a bicla e o que é que se pretende dela, mais comforto, mais performance etc (se é que entendes onde quero chegar).
Vou deixar aqui a minha opinião baseado no que tenho lido e porque também tenho umas de perfil (38). Como já aqui disse á algum tempo (e retirado de opiniões de revistas), para quem não tem hipóteses de ter dois pares de rodas, a solução é definitivamente encontrar umas com um bom peso e já agora relativamente aerodinâmicas, e neste caso quase todas as opiniões convergem para as de aluminio, devido ao custo beneficio das mesmas.
Para quem pode ter dois pares diferentes de rodas, aqui já é um pouco mais complicado (e apenas vou falar nas de perfil porque é sobre estas que perguntas). Eu no meu caso comprei o tal segundo par de perfil e de pneu com a intenção de serem mais para rolar, até porque cerca de 80% das voltas que dou são mais roladoras que outra coisa (mesmo passando por rampas de 12%(poucas de preferência :D ), mas estas são sempre relativamente curtas e com altimetrias a rondarem os 800m para voltas de 70 Km) porque:
1º- Como sou pesado, só tenho a ganhar com o facto destas serem de perfil mais alto, pois são bastante mais rijas que qualquer umas de aluminio (não só devido ao tamanho do aro como do comprimento dos raios, e ainda por cima pouco mais pesadas do que as que eu tenho de perfil mais baixo, e também a maior parte das rodas de gama média anda entre 1500g e 1800g mais coisa menos coisa, por isso a diferença não é assim tão grande ( no meu caso anda á volta de 70g :) ).
2º- Queria uma roda prática para não me chatear muito com a historia de trocar de calços sempre que trocasse de rodas, no caso destas serem totalmente em carbono, devido ao facto de as poder vir a estragar devido a limalhas.
3º-Sendo pesado interessa-me bastante ter uma melhor performance na travagem, coisa que as de aluminio são bem melhores que as de carbono.
4º- De pneus devido uma vez mais a estas se tornarem mais praticas para mim, assim posso trocar de pneus em casa sem me chatear muito com a colagem, visto que gosto de ser eu a mexer na minha bicla, e a colagem dos tubys ainda dá um pouco de trabalho. Não ando também tão preocupado com os furos.
5º- Se calhar este até foi um dos factores mais importantes :D , a nivél estético a bicla sempre ficou um pouco mais apelativa, e já agora um pouco mais aerodinâmica, já que é a rolar que ainda dou alguma luta aos meus companheiros de volta :p .

Estas foram as razões principais que me levaram a escolher estas rodas, quanto á minha experiência só tenho a dizer que gosto muito delas, noto que ganho em média 2 a 4 km/h, nos dias em que estou com pica :rolleyes:, mas apenas acima dos 28km/h, parecem mais confortaveis que as minhas de perfil mais baixo mas acho que a razão principal vem dos pneus (tenho uns gp4000s nas de 38 e uns Ultremo nas de perfil baixo), e como sou pesado a verdade é que quase nem noto diferença para as de perfil mais baixo a subir, porque tudo o que sobe para mim é martirio, mas esse problema é mais meu que das rodas :eek:, o único revés que encontrei foi a descer com muito vento cruzado em que tive de abrandar bastante, pois meteu cagaço ( tenho uma revista francesa em que o autor diz que numa descida do Mont Ventoux com umas rodas lightweight teve de ir abrandando até que quase parava, lembrei-me disso nesse dia).
Como informação, podes ficar com a ideia de que para quem tem um quadro mole um dos truques é colocar precisamente umas rodas mais rijas para se ganhar um pouco mais de performance (o oposto também é viavél).

Só um pouco mais de paleio, não te esqueças que a rolar conta mais a aerodinâmica do que o peso ( e até podes ganhar com um pouco mais de peso devido á energia cinética das mesmas que é menor num par mais leve, isto desde que tenhas pernas para as manter aceleradas).

Deixo aqui dois comentários que te podem ajudar ou confundir um pouco mais.

In summary, wheels account for almost 10% of the total power required to race your bike and the dominant factor in wheel performance is aerodynamics. Wheel mass is a second order effect (nearly 10 times less significant) and wheel inertia is a third order effect (nearly 100 times less significant). The best wheels in terms of performance are the ones that are lightweight, aerodynamic, don’t rub brake pads and are strong enough to get you to the finish line. The problem with these high performance wheels, though, is that they sacrifice on the other two key variables important in wheel selection: durability and price. High performance wheels are neither durable nor cheap. Nothing is ever easy, is it?

"tirado do site da Zipp, nota que foi com a versão pneu"
Using the PowerTap version of the 900 clincher, Jordan Rapp posted
the fastest bike split at Wildflower in 2009 and the bike course
record at Ironman Arizona in 2008

Desculpem a demasia no palavriado.

Boas pedaladas
 

patriota

New Member
Uso Mavic Cosmic carbone SLR em estrada:
-discretas
-aerodinamicas
-peso razoavel
-fiáveis
-pneus e calços de travão normais (aro de alumínio)

Já agora, uso Mavic Crossmax SLR no BTT:
-dispensam apresentações!

Mais uma opinião para baralhar...:)
 

hugos

New Member
"(...) já que com o boyaux se furas ficas por ali pois n há mesmo remédio...No entanto se for para correr Boyaux sem dúvida."

Andar de bike é muito bom mas um pouco de conhecimentos de mecânica - substituição de boyaux - não se perdia nada.

O pneu é fruto dos tempos modernos....

Pedalem!!
 

Sintace

New Member
Pronto ok...Dá para mudar, mas vais perder muito tempo certamente...

E com essa maneira de falar deves ser mesmo daqueles que percebe muito muito...Mas na hora de andar diz: "Ah e tal, não tenho treinado"...

Em inúmeros fóruns isso acontece, muita gente que anda muito é em casa sozinhos...Posso estar enganado mas não podes dizer isso de mim, que andar de bicicleta é muito bom e não sei o quê, pois se calhar o que fazes em Km em 1 ano faço eu em 4 meses ou 5.

Podem dar as opiniões, tudo bem, mas cuidado com a maneira rude de falar, porque se quisesse andava aqui a mandar bitaites a quem se arma em pró e depois é que era...

Abraço
 

hugos

New Member
Respondi num modo um pouco ou tanto satírico pela expressão empregue - “não há mesmo remédio” – pois poderia induzir em erro a um leigo nesta matéria.

Quanto às demais questões abordadas no post.. não arremeto em puerilidades.

O humor por aqui não é realidade farta…

Peço desculpa pelo off-topic
 

MJRocha

New Member
Um pouco de off-topic acerca de tubulares, dito por quem sabe.

Existe muita discussão acerca deste assunto, ainda mais que chegaram os tubless. Desculpem não traduzir, mas além de ser bastante matéria, acho que fica melhor o copy paste :).

Fonte Velonews

Dear Dustin,
I think that it is clear from all of the links here, that tubulars perform worse relative to a clincher on a smooth roller than on a more realistic surface. To eliminate enough variables to make something measurable also often means throwing out the baby with the bath water; it is not easy to come up with an accurate rolling-resistance test that exactly simulates real-world riding conditions.

If you study this more, I think you’ll find as I have that the answer is not as black and white as we would all like it to be. I was as dyed-in-the-wool of a tubular devotee as you could find until this debate started in my column a couple of years ago. I was certain that tubulars always were going to be faster. But now I’m not so sure.
Lennard

From Vittoria

Dear Lennard,
I don’t know which is the starting document from what it all started, but I’d like to make clear what many tests (not only those by us) state: tubulars roll better than clinchers.

The reason why is inside the casing, and it’s all about one word: flexibility. A more flexible casing is able to absorb vibrations as well as bigger hits with road roughness (such a small piece of stone or general dirt or discontinuity of the road surface), instead of transferring them to the rest of the system (rim ? spokes ? hub ? fork ? headset ? frame ? rider).

Attached you can find a slide that sums up this very simple concept in just two images, nothing more is needed to explain it. It comes from physic: the deformation of the casing absorb the energy that comes from the hit, and that is in the opposite direction of the bike’s rolling.
The influence of casing
The influence of casing

Photo:

This means rolling over the obstacle faster.

This is true at any ‘sizing’ you consider the matter, from little stones you find of the road, to micro-roughness of a tarmac surface, to the bigger rocks you hit on a mountain bike (but here the compromise with strength play a major rule).

Stating that, the difference from a clincher to a tubular stays in his connection with the rim shoulder: the bead area of a clincher, pushed by the air pressure too, makes a stiff junction between the two parts (rim and casing), losing most of the flexibility we have just told. A tubular simply doesn’t have it, and in fact the overall flexibility and also the way it deforms are much different and much more ‘smooth.’

This is the main reason why keeping all the other parameters the same, a tubular will roll faster than the same clincher version, by heritage.

Furthermore, a tubular holds an higher pressure than a clincher, and thanks to this properties it can still be comfortable and flexible enough at that high pressures, multiplying this concept to even more advantages in the case of track riding.

That’s all. We can spend hours talking about all the other factors that play into determining rolling resistance (rubber compound is another important one), but I don’t want to go out of topic.
Samuele Bressan
Vittoria & Geax Product Manager & Designer

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Answer from Schwalbe

We are also wondering for years already why the professionals are still so keen on riding tubulars and why the sales figures of tubulars are even rising again. In terms of rolling resistance or weight we can achieve at least the same result with a good folding tires. But there are some arguments for pros to use tubular.

1. Safety
When you have a sudden blow out, the tubular does not come off of the rim.

2. Weight
You can hardly save any weight on the tire. But you can save quite some weight on the wheel, because the rim does not need to have (pressure proof) hooks.

So all the extreme lightweight wheelsets are made for tubulars.

3. Suplesse
That is what the pro riders claim. The “feeling” would be better. There is more “life” inside the tire, meaning the rolling and cornering properties of the tires would be better.

And if we are talking of real handmade tubulars (in contrast to a vulcanized tubular) the complete construction is indeed more flexible and adaptive. We cannot measure the difference with our test equipment in the lab but on the more rough surface in the real world this can be an advantage.

4. Pressure
And this argument counts only for the track. You can ride tubulars with higher pressures. This makes only sense on the very smooth surface of a track. On a road it would be no good to use pressure of more than 10 bar (140 psi).

Our conclusion: Tubulars are fine if you want to ride same tire as the pros ride and if money and time do not matter for you. In the ideal case, you have a sponsor who is paying for the expensive handmade tubulars and a mechanic who is doing the nasty and time-consuming tire mounting for you.
Carsten Zahn
Schwalbe tire product manager
 

consciouness

Active Member
Se queres umas rodas de carbono para pneu e leves tens de gastar dinheiro. Se não ou compras para boyaux, ou não te compensa gastares dinheiro numas rodas que se calhar pouco menos pesam que as tuas. Zipp, FFWD, Easton, são muito boas, só que o peso não é nada de especial. Só há uma marca que tem rodas leves de carbono para pneu: Lightweight modelo standard 3. O resto, meu amigo, compre umas boas rodas de aluminio que são leves e muito mais baratas e não têm grandes restrições comparadas com as de carbono.
 

consciouness

Active Member
"(...) já que com o boyaux se furas ficas por ali pois n há mesmo remédio...No entanto se for para correr Boyaux sem dúvida."

Andar de bike é muito bom mas um pouco de conhecimentos de mecânica - substituição de boyaux - não se perdia nada.

O pneu é fruto dos tempos modernos....

Pedalem!!
Boyaux para competir. Pneu para o dia a dia é de longe a melhor opção.
 
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