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Rodas Chinocas

Xrockyman

New Member
nmt, obrigado pela opinião. Eu peso 80 (sem roupa) e estou tentado em comprar umas, mal talvez com perfil 50 na traseira e 38 na frente para aumentar a resistência da roda traseira..

O meu dilema é comum..., vamos ver, o problema das rodas da china é saber quais é que foram construídas com uma qualidade decente..
 

Medroso#78

Active Member
Boas,

caro camarada nmt, como vivemos relativamente perto, pode ser que um dia destes nos cruzemos por aí... gostava de as ver ao vivo. :)

Pena não se saber o peso (curiosidade).
 

nmt

Well-Known Member
Boas,

caro camarada nmt, como vivemos relativamente perto, pode ser que um dia destes nos cruzemos por aí... gostava de as ver ao vivo. :)

Pena não se saber o peso (curiosidade).
É só uma questão de se combinar...
Quanto ao peso, a informação que recebi do vendedor era que pesavam 1560 grs, + ou - 50 grs. Face ao peso final que ficou a bike penso que estará correcto.
 

DMA

Well-Known Member
SOIGNEUR
Acho que há uma coisa que vós está a escapar nesta questão das rodas.
A diferença não está só nuns autocolantes como aqui já foi referido. Isso - com todo o respeito - é simplificar muito a questão.

O principal problema numas rodas de carbono é a pista de travagem.

A resina com o calor pode perder a solidez. Se a resina começa a "liquefazer-se" dado ter atingido a sua temperatura limite, a roda colapsa. O carbono não tem resistência estrutural nenhuma se a resina deixar de estar no estado sólido. E a resina não é nenhum metal, tem ponto de ebulição bem mais sensível.
Há formas de evitar isso:

- Tentando baixar a temperatura na zona de contacto com os calços. A Mavic por exemplo tem inserido Al no interior precisamente por isso. O Al conduz o calor duma forma muito mais eficaz que o carbono. O calor ao ser distribuído por uma área maior, é mais facilmente dissipado. No fundo o mesmo efeito alcançado por um radiador.
Há quem trabalhe os calços e as próprias pistas de travagem, por forma a terem o maior arrefecimento possível.

- Trabalhando a própria resina, utilizando resinas com pontos de ebulição superiores.

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Há também a questão da durabilidade da pista de travagem. Ter umas rodas destas e as pistas de travagem irem com os porcos em poucos kms é bastante chato.

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Há também a questão da travagem em dias de chuva

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Penso que é bastante naif pensar que uma empresa "chinoca" gasta o mesmo que a ENVE ou Reynolds em R&D. E que tem a mesma sabedoria acumulada a trabalhar o material. Ou que tem o mesmo controle de qualidade. E que tem o mesmo interesse em defender a imagem da marca.

A questão é que a olho nu, não se consegue diferenciar estes factores, logo parece tudo igual.
Para quem só ande em piso seco e terreno plano, se calhar é tudo igual. Poucas travagens e curtas, não irão expor os defeitos que referenciei anteriormente.
Se calhar um ciclista que ande numa zona serrana com frequência já terá uma opinião bem diferente.
 

Medroso#78

Active Member
Boas,
quando apareceu a ENVE, e outras, será que os "Chineses" já não estariam fartos de fazer rodas de carbono?! .....não, não estou a defender os "chinocas", é apenas uma dúvida/questão.:confused:
 

DMA

Well-Known Member
SOIGNEUR
O problema é que carbono é uma palavra, dá a ideia que é todo igual.
E não é. Há quem chame trabalhar com os materiais que no final dão a fibra de carbono a "magia negra".
Podes ter um carbono flexível, ou algo como uma rigidez incrível. Varia muito conforme as aplicações que se queira dar.
Logo há muito para explorar em R&D. Ser carbono não quer dizer nada, podemos estar a falar de materiais com propriedades completamente diferentes.

Não sou especialista, logo posso estar enganado.
A fibra de carbono nos primórdios, era algo usado pela indústria aeroespacial, F1. Nichos deste gênero.
Não estou a ver os chineses a terem sido os primeiros a fazer rodas de ciclismo em carbono.
Por exemplo na indústria automóvel, dos primeiros a explorar a área foi Horacio Pagani (o mesmo que agora fabrica os Pagani) quando ainda estava na Lamborghini. E era tudo manufacturado em Itália, ainda era tudo um bocado experimental.
Quase de certeza que as primeiras marcas a explorarem o carbono no fabrico de rodas eram europeias ou norte-americanas. E com volumes reduzidos, deveriam fazer nas casas mãe.


Uma coisa. O problema não é ser chines ou de outro país asiático. O problema é não teres garantias nenhumas nas áreas que referenciei no post anterior.
Uma marca como a Zipp, se deslocalizar para lá, ou montará a sua linha de montagem, ou sub-contratará um fabricante que consiga atingir os padrões que ela especifica. E que serão bem restritos. O problema é esse, atingir esses padrões de qualidade. É que não fica barato produzir fibra de carbono em condições, para aguentar o stress a que elas podem ser sujeitas. E que podem só rolar em plano. Como podem ir parar as mãos de um maluco que as leva para descer o Mortirolo ou a Serra da Estrela em direcção à Covilhã.
 

grouk

Active Member
há 20 anos atrás fui aprender mecânica ( naqueles tempos em que nas férias se ia trabalhar) para uma oficina de um individuo que tinha vindo da Alemanha cheio de ideias inovadoras a nível do tuning e competição automóvel e nessa altura já lá se faziam capot´s e para choques em carbono, fazer uma peça em carbono em que apenas se queira que esta seja resistente nao custa nada é colar camadas impregnar com cola e levar a curar, agora se quiseres que esta tenha propriedades de flexibilidade e torção ai já tens que pensar a direcção e tipo das fibras.
 

Bruso

Well-Known Member
SOIGNEUR
Acho que os comentários do DMA e do grouk dizem tudo. Uma coisa é fibra de carbono e outra completamente diferente é o material compósito utilizado nas rodas. Qualquer pessoa faz um quadro de carbono em casa, há vários vídeos DIY espalhados pela net sobre o assunto. Mas não é qualquer um que o faz com consciência das zonas que sofrem mais torção, das zonas onde o quadro deve ficar mais flexivel etc etc. A orientação das fibras (neste caso devem vir em laminados), o número de camadas e a resina utilizada é o mais importante. Existe uma grande variedade de resinas, cada uma com finalidade diferente e que oferecem caracteristicas diferentes ao produto final.

Agora é como o DMA disse e bem, dependendo da utilização até pode ser uma boa opção. Mas não faz sentido continuar a falar apenas em autocolantes...
 

Medroso#78

Active Member
Sim, é verdade! A mesma regra se aplica a todos e quaisquer artigo. De qualquer forma, haverão sempre duvidas (isto pq as "originais" também "partem"). Não levem a minha observação como um tipo de "defesa" aos chinocas. São apenas duvidas.

Abraços, e boas festas. ;)
 

Portelix

New Member
Entretanto estas rodas vindas da Alemanha deixaram de estar disponíveis. Alguém conhece outro sítio de onde mandar vir as mesmas sem pagar taxas alfandegárias?
 

Override

Member
Eu ja tive um problema com o aquecimento dos aros de carbono.
No meu caso os aros mantiveram-se intactos, o que aconteceu foi que a cola da fita do tubular aqueceu tanto que o mesmo rodou ligeriamento no aro. Tive que o descolar e colocar uma fita de melhor qualidade (tufo)
 

Portelix

New Member
Eu ja tive um problema com o aquecimento dos aros de carbono.
No meu caso os aros mantiveram-se intactos, o que aconteceu foi que a cola da fita do tubular aqueceu tanto que o mesmo rodou ligeriamento no aro. Tive que o descolar e colocar uma fita de melhor qualidade (tufo)

Rodas chinocas ou de marca?
 

Override

Member
Rodas de marca... mas o problema foi mesmo na fita que era manhosa. Instalei uma fita tufo e nunca mais tive desses problemas.
Estamos a falar tambem de uma descida de cerca de 4km com pendentes a ultrapassar os 20% em que é impossivel nao tirar a mão do travão pois ha muitas curvas tipo joelho e muito inclinadas.
 

nmt

Well-Known Member
@nmt

como vao as rodas? entretanto ja nao ha rodas a virem da alemanha :S

Os raios já foram afinados mas com a chuva dos últimos tempos tenho dado preferência ao btt, já não vou para a estrada à cerca de um mês... e se continuar a chover, vou tirar as rodas de carbono e montar as antigas Mavic Aksium, melhor travagem e menos sujeitas a estragos nos buracos tapados pela água.
 

GMQ

Well-Known Member
Nunca ouvi falar de tal coisa. Já lá fiz compras mas tudo coisas de baixo valor. Estou é a aguardar uns ass savers que tardam em chegar a portugal.-----------
 

grouk

Active Member
Nåo sei mas o que é certo é que ando a trocar uns mails com a farsports um fabricante de componentes em carbono e eles garantem me que o valor que me apresentam é o que tenho apenas que pagar nem mais um € já contando com despesas alfandegárias.
 
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