cezinho,
Eis a velha questão!!!!
A diferença de peso andará perto de cerca de 200g a 300g. Depende das montagens, dos aros, etc...
Para mim roda de carbono é tubular, ponto final!
Como vês o pessoal anda com selantes da tufo e não tem tido problemas. Eu próprio não coloquei qualquer tipo de selante, tenho uns tubulares baratos para treinar e até ao momento não precisei de mudar nenhum na estrada.
Assim como nos pneus, a atenção à correcta pressão é fundamental. Nos tubulares ando sempre perto dos 10bar (máximo possível nos meus). Tem corrido bem! Além disso o tubular é mais resistente ao furo.
No bolso do jersey anda sempre um tubular suplente com cola dada e caso seja necessário, há que substituir. Em casa tenho o selante tufo extreme, para o caso de furar aplicar no sentido de o reparar.
Ainda não tenho os tubulares que pretendo (Veloflex) e acredito que aí sim a diferença sentida para um pneu normal também seja enorme. Mas que poupas também peso aí, isso poupas! Os custos deles são um pouco proibitivos. Provavelmente os aros para clincher também serão um pouco mais caros e depois tem a questão da pista de travagem. Num caso de clincher, acho que preferia sempre com pista em alumínio por causa do desgaste. Tens que ver que a pressão aplicada por um pneu é na laterial do aro e no caso do tubular é em direcção ao cubo (se é que me fiz entender).
No entanto, existe aí pessoal que percebe muito mais que eu do assunto porque fizeram montagens à la carte e certamente será de proveito também receberes o feedback deles. Neste tópico existe muito suma para espremer da fruta!
Abraço!