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Road Bike - 2000 €

pratoni

Well-Known Member
SOIGNEUR
O ideal é mesmo fazer antes!!!
Encontra um sítio que te permita experimentar diferentes setups/geometrias.
Por exemplo, quando reduzires a tua pesquisa a 2 ou 3 bicicletas, fazes um pré-bike fit e com as medidas dessas 2 ou 3 bicicletas, tu juntamente com o bikefitter conseguem avaliar qual será a melhor opção para ti.
E depois quando comprares a bicicleta é só levar de volta ao bikefitter para ele ajustar às medidas que encontraram no pré bike fit.
@nightcrawler lê e relê isto que o @Trizade escreveu.

A minha sugestão foi de uma endurance porque, tal como o @David Raquel referiu, é o que é o melhor para 90% dos mortais que não estão interessados em competição...
 

jpacheco

Well-Known Member
Aproveita agora que o IVA está baixo e fica com a garantia de uma bicicleta nova. Com esse orçamento, nunca compraria uma Pina nem outra marca de topo, a menos que conhecesse a pessoa que a está a vender.

Uma marca branca ainda é a melhor opção para esse orçamento, seja lá o que isso for. Já é difícil comprar uma bicicleta nova decente por menos de 2000 euros.

Ou consideras a ajuda de um bike fit, que avalia o ajuste medidas antes de comprares como diz trizade, ou vais às lojas, podes ter uma ideia para perceber se estás bem encaixado em determinado tamanho. Lembra-te sempre que, na posição em que te sentires, tens que te imaginar mais de 3 horas naquela posição. Se sentires algum desconforto, desconfia e muda de tamanho e modelo. Aproveita para visitar lojas e sentar-te em vários modelos e tamanhos. Nessa pesquisa, vais ganhar alguma experiência e conversar com os vendedores.

Vê videos de bike fit e informa-te dos ângulos que devem ter os braços as pernas o tronco etc. Os encaixes das travessas. Quanto mais leres e aprenderes agora menos serás "enganado" na compra.
 

invoid

Active Member
SOIGNEUR
Vinha aqui perguntar o mesmo.
Essencialmente perceber o porquê de uma VanRysel ser inferior a uma Specialized ou Trek.

Eu só quero mesmo perceber:
@nightcrawler qual o problema de estar associado a um distribuidor? É por acesso a garantia/reparações? Ou não queres dar dinheiro aos distribuidores e preferes dar a uma loja "de rua" do Sr Zé? E quek sabem até com isso teres algum desconto, uma relação mais próxima com o vendedor, etc
Tenho uma van rysel, e o serviço pós venda agradou-me. Manutenção geral faço no meu mecânico. De resto ajudaram sempre, e nunca paguei mais por isso..fui á procura de uma peça muito específica para o headset, uma borracha. Foi resolvido rapidamente, uns tempos de pois estalei uma roda, e fui lá, ao fim do mês deram me uma roda totalmente nova, e pelas minhas contas já não estava na garantia. Nunca paguei em nenhuma das vezes

Performance, é espetacular. Relativamente leve, rígida, e faz frente a muitas marcas conceituadas. Já roubou algumas tacinhas a umas treks e umas s-works. Dificilmente comprava uma bike tão boa com 105 por 1000€. Sendo a minha primeira bike, sem qualquer noção de ciclismo, com alguma ajuda na escolha do tamanho aqui no fórum, ao fim de praticamente 3 anos, continuo satisfeito. Se tivesse 3600 para gastar, não pensava muito. Pelo preço e o que oferece, é imbatível
 

Aslume

Well-Known Member
SOIGNEUR
A minha preferência é por marcas que andam nisto há muitos, muitos anos.
Dessas todas tenho ainda uma preferida, embora claramente fora do meu orçamento.
Daí que esteja a ponderar aumentar o orçamento para 2.5 ou 3k e até considerar uma usada...
Quando compro algo, procuro sempre saber algo da empresa que produz o produto. Nas bicicletas tenho duas marcas preferidas Trek e Scott. A Trek é uma marca (que me parece) ter uma componente ética muito forte. Pode-se consultar o relatório de sustentabilidade da marca, sem fazerem publicidade, repõe a diferença dos prémios da equipa feminina para terem o mesmo valor da equipa masculina, e todos os anos
em uma iniciativa conjunta com Word Bike Relief, onde convidam os simpatizantes da marca a fazerem uma contribuição, que eles igual o valor. Vale o que vale, mas a mim pessoalmente deixa-me confortável. A Dechatlon também preocupações ambientais, e das poucas vezes que lá fui, sempre me atenderam bem. Não critico quem compra só pelo preço. São opções que se tomam e que tem que ser respeitadas.
 

Negoci8er

Well-Known Member
Quando comprei a bike de estrada, (em 2018), também sonhava com a Pinarello.

Aliás, o bichinho da estrada despertou depois de ver um ciclista numa Pinarello. Até ali, apenas fazia BTT.

Compreendo o gosto pelas marcas, afinal olhar para algo com o que nos identificamos poderá ser mais um argumento para nos fazer sair e dar uma volta.
Para mim, o problema da Pinarello é a rede de distribuição (para além do preço).
Em Braga não tinha nenhum distribuidor... apenas conseguia comprar em loja física em Viana do Castelo. O comercial da marca informou-me (off-record) que estavam a negociar com um agente em Braga. Ainda questionei qual a loja, para tentar consultar a loja sobre... mas não me revelou.
Passados estes anos, penso que ainda não há agente Pinarello em Braga...
Acabei por comprar um modelo que na altura gostei (Orbea Orca Aero).

Quanto à geometria...
Os modelos de endurance são mais tolerantes para menores flexibilidades e baixas de forma. A minha experiência diz-me que se gostares de um modelo com uma posição mais agressiva, o corpo habitua-se. Fazes alongamentos para melhorar a flexibilidade e com o hábito de treino acaba por assentar que nem uma luva! :)

Escolhe aquilo que mexe com o coração e que a carteira permite! ;)
 
Para quem quer uma all-rounder, como eu, a partir de que peso é que acham que deixa de fazer sentido? (tendo em conta as opções atuais, porque claro que aquilo que hoje é considerado pesado, ontem era leve)

Entre 8.5 e 9 kg já é demasiado pesado?
Por outras palavras, 8.2 e 8.9 é uma diferença a ter em conta ou na prática é quase irrelevante?
 

Negoci8er

Well-Known Member
Imagina no inicio da volta tens a garrafa de água cheia, no final está vazia.
Uma garrafa 750g, duas garrafas 1,5 kg...

Ou seja, para quem faz competição, os marginal gains são importantes...

Para quem "corre por gosto" é indiferente. ;)
 
Imagina no inicio da volta tens a garrafa de água cheia, no final está vazia.
Uma garrafa 750g, duas garrafas 1,5 kg...

Ou seja, para quem faz competição, os marginal gains são importantes...

Para quem "corre por gosto" é indiferente. ;)

Quando eu falei em fazer diferença ou ser irrelevante era em termos da sensação e da experiência que é uma e outra, não em termos de tempo, porque isso sim é absolutamente indiferente.
 

Trizade

Well-Known Member
SOIGNEUR
Quando eu falei em fazer diferença ou ser irrelevante era em termos da sensação e da experiência que é uma e outra, não em termos de tempo, porque isso sim é absolutamente indiferente.

Se o tempo não interessa, então uma diferença de 400g é irrelevante. Não a vais sentir acredita...
Pensa assim, pega num bidon cheio. Dá uma volta. Depois despeja o bidon e dá outra volta. Garanto-te que não vais sentir diferença nenhuma.
 

tuga

O plano? Morrer jovem, o mais tarde possível ;)
SOIGNEUR
Quando eu falei em fazer diferença ou ser irrelevante era em termos da sensação e da experiência que é uma e outra, não em termos de tempo, porque isso sim é absolutamente indiferente.
Se o tempo não interessa, então uma diferença de 400g é irrelevante. Não a vais sentir acredita...
Pensa assim, pega num bidon cheio. Dá uma volta. Depois despeja o bidon e dá outra volta. Garanto-te que não vais sentir diferença nenhuma.

Além de haver bikes que mesmo com 0,5-1Kg mais que outras são bem mais desportivas, mais dinamicas de conduzir, não estilo semi-reboque.

edit: O @pratoni tem razão n post acima.
 

nunokas

Well-Known Member
SOIGNEUR
Nighcrawler, olha aqui o que procuras:

Isto é preço canhão com di2.
 
Se calhar em vez de ter perguntado pelo peso, devia ter perguntado pela geometria. E se calhar não o fiz com medo das respostas. :oops:
De qualquer forma os olhos e o coração pendem para as aero e acho que não há muito a fazer...
Ocasionalmente poderei fazer uma serra ou outra, mas apenas isso. Não vou propriamente subir à Torre ou ao Alpe d'Huez... :p
 

elchocollat

Well-Known Member
SOIGNEUR
Por mais que gostes da geometria aero, pensa nas horas que vais andar em cima dela.
A flexibilidade é muito importante, e se não a tens, a geometria aero não te vai ajudar, antes pelo contrário.
Se não vais fazer um bike fit antes de comprar, compra ao menos uma bicicleta que se ajuste a ti
 
Por mais que gostes da geometria aero, pensa nas horas que vais andar em cima dela.
A flexibilidade é muito importante, e se não a tens, a geometria aero não te vai ajudar, antes pelo contrário.
Se não vais fazer um bike fit antes de comprar, compra ao menos uma bicicleta que se ajuste a ti

Sim, já pensei nisso, mas por um lado não é para andar muito tempo seguido, pelo menos não de forma regular. Depois acho que ainda tenho alguma flexibilidade. Cada vez menos, é certo, mas não creio que isso seja problema. Quanto muito poderei ter um período de habituação maior (quanto mais agressiva for a geometria) mas acabarei sempre por me adaptar.

Quanto ao bike fit, ainda não sei. Depende de quando a comprar, mas é possível que só o consiga fazer depois.
 

pratoni

Well-Known Member
SOIGNEUR
Sim, já pensei nisso, mas por um lado não é para andar muito tempo seguido, pelo menos não de forma regular. Depois acho que ainda tenho alguma flexibilidade. Cada vez menos, é certo, mas não creio que isso seja problema. Quanto muito poderei ter um período de habituação maior (quanto mais agressiva for a geometria) mas acabarei sempre por me adaptar.

Quanto ao bike fit, ainda não sei. Depende de quando a comprar, mas é possível que só o consiga fazer depois.
Se fosse para andar de forma regular é que faria sentido uma geometria mais agressiva porque, mais cedo ou mais tarde, ias-te adaptar.

Agora de for para andar só de vez em quando e se a geometria não for a mais adequada, sempre que andares vai ser um suplício e podes vir a perder a vontade de andar por causa disso.
 
Se fosse para andar de forma regular é que faria sentido uma geometria mais agressiva porque, mais cedo ou mais tarde, ias-te adaptar.

Agora de for para andar só de vez em quando e se a geometria não for a mais adequada, sempre que andares vai ser um suplício e podes vir a perder a vontade de andar por causa disso.

É para andar de forma regular. (minimo 2x/semana)
Grandes etapas é que não é para fazer de forma regular.
 
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